Autor Tópico: Tem duas Rodas e não é mota, mas...  (Lida 1825 vezes)

Junho 23, 2021, 15:13:33, 15:13
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JoãoPVCarvalho

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Olá Malta.

Pandemia, stress, rotinas todas maradas e um gajo ou arranja com que se entreter ou fica maluquinho.
Assim, tendo em conta que adquiri recentemente uma cabrita do mato, tornou se necessário transportar a bicha de um lado para o outro por distâncias consideráveis, nada recomendadas para ela. Logo, a necessidade deu lugar ao engenho e passei um fds entretido com mais um projecto DIY.

As follows :






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« Última modificação: Junho 23, 2021, 15:26:07, 15:26 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 23, 2021, 15:19:38, 15:19
Responder #1

SARider

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Belo projecto!

Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver foto com a guzzi), não irá colocar demasiado peso na lança?


« Última modificação: Junho 23, 2021, 17:10:11, 17:10 por SARider »
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Junho 23, 2021, 15:27:33, 15:27
Responder #2

JoãoPVCarvalho

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Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver 2ª foto), não irá colocar demasiado peso na lança?
A Lança é para 300kg.

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Junho 23, 2021, 16:30:14, 16:30
Responder #3

2low

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Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver 2ª foto), não irá colocar demasiado peso na lança?
A Lança é para 300kg.

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E quanto pesa a tua Guzzi+atrelado?  :pensador:
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Junho 23, 2021, 16:41:46, 16:41
Responder #4

JoãoPVCarvalho

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Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver 2ª foto), não irá colocar demasiado peso na lança?
A Lança é para 300kg.

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E quanto pesa a tua Guzzi+atrelado?  :pensador:
A Lança do atrelado é para 300kg...
A do carro é para 2000... Arquitetos!!! Bfff

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Junho 23, 2021, 16:45:35, 16:45
Responder #5

2low

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Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver 2ª foto), não irá colocar demasiado peso na lança?
A Lança é para 300kg.

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E quanto pesa a tua Guzzi+atrelado?  :pensador:
A Lança do atrelado é para 300kg...
A do carro é para 2000... Arquitetos!!! Bfff

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Estás a esquecer-te de um factor importante... 300kg estático é bem diferente que 300kg em movimento e com esforço do vento...
Arquitectos...  ::P:

nota: em todo o caso... também não se perde grande coisa pelo caminho...
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Junho 23, 2021, 16:54:59, 16:54
Responder #6

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito bem.
Belo DIY, sim senhor... 👌

A própria rampa é comprida o bastante para que não haja um ângulo difícil (ou de maior esforço) na altura de empurrar a moto ou retirá-la de cima do atrelado.

Inclusivamente essa rede metálica soldada por cima foi bem pensada e aparenta ser forte o suficiente

Ficou muito porreiro.
Isso a moto bem agarrada com cintas a pontos de fixação, nem mexe.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 23, 2021, 16:56:43, 16:56
Responder #7

SARider

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A Lança é para 300kg.

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E quanto pesa a tua Guzzi+atrelado?  :pensador:
A Lança do atrelado é para 300kg...
A do carro é para 2000... Arquitetos!!! Bfff

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O atrelado não sei, mas deverão ser os tais 300ks no eixo traseiro, e porque acima disso teria que ter matricula própria...agora o carro , certamente pode rebocar 2000kg, o que é diferente de ter 2000kg adicionados  1metro atrás do eixo traseiro, ao não ser que seja uma toyota dyna...
 A minha pergunta surge porque na foto com a Guzzi, a carga parece estar muito mais á frente , o que é o mesmo que dizer que será a suspensão do carro a suportar parte desse peso, em vez do atrelado.

Mas ok... Se servir para a UM, e não sentes comportamento estranho na condução, tudo bem.
 :convivio:

Editado:
 O peso ou força descendente no engate do atrelado deve ser entre 10 a 15% do peso bruto do atrelado com a sua carga, ou seja,  230kg para a guzzi e mais uns 100ks para o atrelado, deverás ter entre 30 a 50kg no maximo de peso no engate. 
 Podes sempre validar isso e  garantes que não vai alterar a condução, e principalmente a travagem.
« Última modificação: Junho 23, 2021, 17:27:48, 17:27 por SARider »
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Junho 23, 2021, 17:33:42, 17:33
Responder #8

JoãoPVCarvalho

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Para além de já levar uns milhares de Kms a puxar a roulote com a tralha toda que lá metem dentro para 15 dias, 2 adultos e 2 crianças mais 4 bicicletas, a lança do carro já fez 600kms com esse atrelado com a mota que se pode ver nas fotos. Aliás, foi precisamente por essa razão que resolvi fazer estas modificações.

You people of little faith!!!





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« Última modificação: Junho 23, 2021, 17:35:30, 17:35 por JoãoPVCarvalho »
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by JDilemas

Junho 23, 2021, 22:59:05, 22:59
Responder #9

JoãoPVCarvalho

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Só uma questão, ou duvida se o entenderes...
 Como ficou o equilíbrio de peso do atrelado? é que ao colocares o eixo dianteiro da moto assim á frente (ver 2ª foto), não irá colocar demasiado peso na lança?
A Lança é para 300kg.

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E quanto pesa a tua Guzzi+atrelado?  :pensador:
A Lança do atrelado é para 300kg...
A do carro é para 2000... Arquitetos!!! Bfff

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Estás a esquecer-te de um factor importante... 300kg estático é bem diferente que 300kg em movimento e com esforço do vento...
Arquitectos...  ::P:

nota: em todo o caso... também não se perde grande coisa pelo caminho...
Exactamente.

Não foi por acaso que fiz o atrelado com medidas para um batelão cueca.

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Junho 24, 2021, 12:02:56, 12:02
Responder #10

2low

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A Lança é para 300kg.

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Arquitectos...  ::P:

nota: em todo o caso... também não se perde grande coisa pelo caminho...
Exactamente.

Não foi por acaso que fiz o atrelado com medidas para um batelão cueca.

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Não serve... é pequeno/curto!
 :lolol:

A única vez que precisou e que andou de "atrelado" foi assim:


Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Junho 24, 2021, 12:29:13, 12:29
Responder #11

TMXR

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Concordo com a opinião da malta…. Isso tem aí um problema estrutural  ::P:

O melhor e vir trazer cá casa que eu fico com isso mesmo assim  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 24, 2021, 13:33:45, 13:33
Responder #12

Rodrigues1

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Bom trabalho sim senhor... :nice:

Mais vale ter peso na frente do atrelado do que na traseira desde que o carro tenha arcaboiço para suportar o peso extra na bola de reboque.


Junho 28, 2021, 09:47:34, 09:47
Responder #13

JViegas

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 :pensador:

Estava aqui a pensar no seguinte:

Não existirão problemas relacionados com a carga a sair fora das dimensões do atrelado?

Ou seja, será legal transportar "mercadoria" fora da área de transporte do próprio atrelado?

Não irão as forças da autoridade "embirrar" ou pelo menos ter duvidas no transporte da mota nesses termos (fora da área do atrelado)?

Junho 28, 2021, 18:04:59, 18:04
Responder #14

carlospira

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Estava aqui a pensar no seguinte:

Não existirão problemas relacionados com a carga a sair fora das dimensões do atrelado?

Ou seja, será legal transportar "mercadoria" fora da área de transporte do próprio atrelado?

Não irão as forças da autoridade "embirrar" ou pelo menos ter duvidas no transporte da mota nesses termos (fora da área do atrelado)?

Se fosse  o excesso de comprimento para a traseira, talvez embirrassem...( Mas mesmo assim existe uma margem  que sendo assinalada com placa vermelha homologada não deveria haver dificuldades com as autoridades ) Como é na frente não deve haver problemas com isso.

Boas curvas

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  41 mil  para já...

Julho 04, 2021, 22:15:24, 22:15
Responder #15

JoãoPVCarvalho

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A estrutura do atrelado foi obviamente reforçada à boa maneira Tuga, ou seja, na dúvida é melhor um pouco de ferro a mais que uma estrutura frágil.

Quanto a dimensões não há qualquer problema em primeiro lugar porque a carga não excede as dimensões do atrelado nem a sua tara e sendo um atrelado de peso bruto inferior a 700kg não tem DUA. Tem apenas a chapa de homologação onde consta o número de eixos, a tara o PB rebocável sem mensionar dimensões.

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« Última modificação: Julho 04, 2021, 23:27:15, 23:27 por JoãoPVCarvalho »
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Julho 04, 2021, 23:45:02, 23:45
Responder #16

SARider

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A estrutura do atrelado foi obviamente reforçada à boa maneira Tuga, ou seja, na dúvida é melhor um pouco de ferro a mais que uma estrutura frágil.

Quanto a dimensões não há qualquer problema em primeiro lugar porque a carga não excede as dimensões do atrelado nem a sua tara e sendo um atrelado de peso bruto inferior a 700kg não tem DUA. Tem apenas a chapa de homologação onde consta o número de eixos, a tara o PB rebocável sem mensionar dimensões.

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Tinha quase a certeza que acima de 300kg peso bruto era necessário matricula -> DUA -> Seguro próprio.
 Acima de 700 ou 750kg de peso bruto era obrigatório travão de inercia, certo?

Pelo menos era assim há uns anos na altura que fazia uns kms com atrelado... e olha que a multa não era coisa pouca.
 :convivio:

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Julho 05, 2021, 00:02:04, 00:02
Responder #17

JoãoPVCarvalho

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A estrutura do atrelado foi obviamente reforçada à boa maneira Tuga, ou seja, na dúvida é melhor um pouco de ferro a mais que uma estrutura frágil.

Quanto a dimensões não há qualquer problema em primeiro lugar porque a carga não excede as dimensões do atrelado nem a sua tara e sendo um atrelado de peso bruto inferior a 700kg não tem DUA. Tem apenas a chapa de homologação onde consta o número de eixos, a tara o PB rebocável sem mensionar dimensões.

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Tinha quase a certeza que acima de 300kg peso bruto era necessário matricula -> DUA -> Seguro próprio.
 Acima de 700 ou 750kg de peso bruto era obrigatório travão de inercia, certo?

Pelo menos era assim há uns anos na altura que fazia uns kms com atrelado... e olha que a multa não era coisa pouca.
 :convivio:
700 ou mais kg, é necessário DUA, matrícula própria "L- 99999", travão de inércia, inspecção períodica e carta B + E

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Julho 05, 2021, 08:02:15, 08:02
Responder #18

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A estrutura do atrelado foi obviamente reforçada à boa maneira Tuga, ou seja, na dúvida é melhor um pouco de ferro a mais que uma estrutura frágil.

Quanto a dimensões não há qualquer problema em primeiro lugar porque a carga não excede as dimensões do atrelado nem a sua tara e sendo um atrelado de peso bruto inferior a 700kg não tem DUA. Tem apenas a chapa de homologação onde consta o número de eixos, a tara o PB rebocável sem mensionar dimensões.

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Tinha quase a certeza que acima de 300kg peso bruto era necessário matricula -> DUA -> Seguro próprio.
 Acima de 700 ou 750kg de peso bruto era obrigatório travão de inercia, certo?

Pelo menos era assim há uns anos na altura que fazia uns kms com atrelado... e olha que a multa não era coisa pouca.
 :convivio:
700 ou mais kg, é necessário DUA, matrícula própria "L- 99999", travão de inércia, inspecção períodica e carta B + E

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 8)
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Julho 05, 2021, 13:07:44, 13:07
Responder #19

SARider

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A estrutura do atrelado foi obviamente reforçada à boa maneira Tuga, ou seja, na dúvida é melhor um pouco de ferro a mais que uma estrutura frágil.

Quanto a dimensões não há qualquer problema em primeiro lugar porque a carga não excede as dimensões do atrelado nem a sua tara e sendo um atrelado de peso bruto inferior a 700kg não tem DUA. Tem apenas a chapa de homologação onde consta o número de eixos, a tara o PB rebocável sem mensionar dimensões.

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Tinha quase a certeza que acima de 300kg peso bruto era necessário matricula -> DUA -> Seguro próprio.
 Acima de 700 ou 750kg de peso bruto era obrigatório travão de inercia, certo?

Pelo menos era assim há uns anos na altura que fazia uns kms com atrelado... e olha que a multa não era coisa pouca.
 :convivio:
700 ou mais kg, é necessário DUA, matrícula própria "L- 99999", travão de inércia, inspecção períodica e carta B + E

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Creio que não é bem assim. A partir de 300kgs de peso bruto é necessário Matricula e respectivo DUA e seguro proprio. (provavelmente a Guzzi já deve passar do limite)
 Como disse antes, era assim há 10 anos atrás, e segundo o que pesquisei, ainda continua a ser.

Fonte - pagina toniauto - seção legislação:
https://www.toniauto.com.pt/informacao-util/

"Todos os atrelados com Peso Bruto Até 300 Kg inclusive, não necessitam de matrícula própria nem seguro próprio, contudo deverá estar averbado no seguro da viatura que o reboca;

Todos os atrelados com Peso Bruto Superior a 300 Kg, são obrigados a possuir o Documento Único (antigo Livrete + Registo de Propriedade) e Seguro de Responsabilidade Civil;

Todos os atrelados com peso bruto superior a 750 Kg, deverão possuir travão de inércia.

Que tipo de carta é necessário para conduzir com reboques?

Categoria B (carta ligeiros): Veículo até 3500Kg de peso bruto + reboque até 750Kg Peso Bruto ou Conjunto do  peso bruto do  veículo +  peso bruto do reboque,  não podem ultrapassar os 3500Kg de peso bruto (ou seja, o total dos 2)
Categoria B + E (ligeiro com Atrelado) : Veículo de categoria B + reboque até 3500Kg de peso bruto. Veículo + reboque com peso bruto superior a 750 Kg
."

Esta informação está idêntica no IMT, mas de forma menos directa:
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/PerguntasFrequentes/Veiculos/Paginas/Questao3.aspx

E já agora, na mesma pagina de um especialista em atrelados, algumas boas práticas a ter em consideração, que se pode ou não seguir , não deixando de ter o seu valor:

"...
Antes de sair para a estrada com o seu atrelado, verifique se:...
A carga está repartida de forma equilibrada, com um máximo de 10% sobre a lança (o centro de gravidade deve coincidir o mais possível com o eixo do atrelado);

...
A carga que pretende transportar é igual ou inferior ao peso/carga indicado no Documento Único do seu atrelado
..."


aqui na secção conselhos úteis:
https://www.toniauto.com.pt/informacao-util/

Obviamente não pretendi fazer criticas destrutivas, e procurei apenas alertar para alguns detalhes que embora se esteja a falar de cargas reduzidas, não é de todo irrelevante, especialmente após a partilha  da foto da Guzzi "pronta para transporte" em cima do atrelado, cujo conjunto deverá ficar próximo do limite de 300kg. Afinal cada um faz o que quiser com aquilo que é seu, e nem eu nem ninguém tem nada a ver com o assunto.
 
Apenas questionei pois sinto que é importante clarificar os dados ou afirmações que poderão não estar correctos, de forma a não induzir ninguém em erro.

Digo muitos disparates e engano-me em inumeras situações, por isso se alguma das minhas afirmações acima não estiver correcta, por favor alertem de forma poder a corrigir ou mesmo apagar  o post...

 :convivio:


« Última modificação: Julho 05, 2021, 14:45:26, 14:45 por SARider »
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