Autor Tópico: Tiger 800 XRx  (Lida 2426 vezes)

Novembro 26, 2019, 12:03:35, 12:03
Lida 2426 vezes

Brnardo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Tiger 800 XRx
  • Localidade: Almada
Bom dia companheiros,

Venho partilhar convosco a minha experiência com a Tiger 800 XRx, adquirida nova em 2017. Curiosamente esta mota só me começou a dar alegrias recentemente, após algumas alterações que foram efetuadas gradualmente. Quando adquiri a moto não tive oportunidade de realizar um test drive completo, não me tendo apercebido da aerodinâmica (ou da ausência dela) neste modelo. O windshield de origem não tem grande utilidade, tendo optado por comprar o touring, alguns centímetros mais alto. A condução melhorou mas pouco, só tendo resolvido o problema da estabilidade e do buffeting com um Madstad e aí sim, a moto ficou completamente diferente. Ganhou estabilidade, permitiu-me fazer outro tipo de condução,  mais próxima da que fazia com as anteriores. Foi a melhor aquisição que fiz para este modelo e não me arrependo de um unico euro gasto nela. Também mudei o pinhão de ataque para um de 15 dentes. O original tem 16. Pode parecer pouco, mas é o equivalente a mais três dentes na traseira. Esta alteração foi efetuada por sentir a moto sem baixas, era embraiagem para a frente o que a tornava pouco àgil. Melhorou significativamente, a condução ficou mais viva. Não senti que comprometesse os consumos. No modelo de 2018 esta relação de caixa já sofreu alteração, logo não precisa de mudar o pinhão.Com estas duas alterações, fiquei com uma moto completamente diferente em termos de prazer de condução. O motor tricilindrico é algo de fantástico, a caixa super precisa, a eletrónica suberba, reconciliei-me com a moto. Falta só uma alteração, os Metzeler Tourance Next. Há quem diga que as medidas do pneu dianteiro não são as melhores , devendo colocar a medida alternativa 110 80R 19. Esta medida já implica um pneu de construção radial, o que não acontece com o de origem 100 90 19.
Quanto à manutenção estou muito satisfeito com a manutenção na marca, é um facto que dá muita tanquilidade a quem quiser adquirir um modelo Triumph. A boa relação com o cliente mantém-se depois da venda. Esta confiança poderá ser decisiva quando decidir por um upgrade.
Deixo uma sugestão a quem quiser comprar a XRx -  que no test drive não fique apenas pelo circuito urbano pois este não é conclusivo de todo. Que tente fazer um percurso de auto-estrada até Alverca, por exemplo, para perceber o que poderá estar a comprar em termos de aerodinâmica. Veremos como vai saír a 900.
Um abraço

WP-20170826-13-14-43-Pro" border="0

« Última modificação: Novembro 26, 2019, 23:42:04, 23:42 por Brnardo »

Novembro 26, 2019, 12:18:51, 12:18
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Actualmente quase todas as motos vêm com vidro pequeno para serem adquiridos os acessórios da marca aquando a compra da moto nova, nomeadamente os vidros mais altos.
Não é um "problema" exclusivo desse modelo.

Tenho igualmente boa opinião sobre a oficina da marca e só não vou lá porque tenho um mecânico e Amigo que trata bem a minha Triumph, e julgo que os valores não sejam assim tão diferentes.

Desconhecia essa liberdade para fazer o test drive,  :cool:

Quando for lá finalmente fazer os dois recalls à minha moto (que nunca fez) ainda vou ver se consigo testar a nova Street Triple RS (765) e a Speed Triple RS (1050 - 150cv)

Sobre o "gostinho" pelo 3 cilindros da Triumph... é um mal geral que apenas os proprietários de Triumph's sabem o que é bom...  8)
Mas é subjectivo...
...há quem prefira os 4 cilindros das outras marcas e que goste de os explorar onde eles são rei - lá bem em cima...
...e ainda há quem prefira os 2 cilindros ou 1 cilindro das outras marcas...
Os três cilindros são fantásticos para quem goste de explorar os médios regimes e mantendo a força nos baixos regimes.

« Última modificação: Novembro 26, 2019, 12:25:43, 12:25 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 26, 2019, 18:24:38, 18:24
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A Tracer actual tem um vidro bem alto, não circulei com ela porque desisti do negócio por razões alheias à mota, mas estive mais que uma vez sentado nela e pareceu - me que o vidro era satisfatório, pelo menos para a minha altura
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 26, 2019, 18:52:21, 18:52
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A Tracer actual tem um vidro bem alto, não circulei com ela porque desisti do negócio por razões alheias à mota, mas estive mais que uma vez sentado nela e pareceu - me que o vidro era satisfatório, pelo menos para a minha altura

Moto2Cool, desconheço se ainda seja comercializada o modelo normal da Tracer, sem ser na versão GT, pois a GT tem defacto um vidro mais alto mas a normal tinha/tem esse vidro como acessório...

O primeiro modelo da Tracer (2014/2015) julgo que tinha um vidro ainda mais curto.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 26, 2019, 20:03:12, 20:03
Responder #4

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Admito que o meu conceito de vidro alto possa ser vidro baixo para outros. Para mim era alto


« Última modificação: Novembro 26, 2019, 21:43:06, 21:43 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 26, 2019, 20:12:07, 20:12
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela partilha.  :nice:

Fico com ideia que pretendias colocar uma foto logo no início, mas não ficou.

Apenas vejo a tentativa de a colocar [img][/img*].  :)

Quanto a custos de manutenção, que valores podes partilhar connosco? Em tempos apenas li algo muito concreto sobre a 1200 (não a 800) e ainda por cima num site Alemão.

Assim, a partir da 2a revisão, pode-se contar +/- com que números?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 26, 2019, 23:09:15, 23:09
Responder #6

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Também pensei nesta hipótese,  antes de avançar para a Tracer 900Gt. Mas yeria de ser a mais de estrada, pois eu no castanho não percebo nada. E a 1200 também me ficou no olho, sobretudo pelo cardan, mas depois para andar com o panzer na cidade...ui,ui.
Vai dando notícias da triiii.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Novembro 26, 2019, 23:17:56, 23:17
Responder #7

Brnardo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Tiger 800 XRx
  • Localidade: Almada
WP-20170830-13-00-26-Pro" border="0
Ainda não fiz a revisão dos 20000Km, a mais cara, mas estou a contar com 400EUR, conforme o que precisar além da rotação de válvulas. As outras ficam abaixo dos 200EUR. De 20000Km em 20000Km tens que abrir os cordões à bolsa.
« Última modificação: Novembro 26, 2019, 23:40:31, 23:40 por Brnardo »

Novembro 26, 2019, 23:51:07, 23:51
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela partilha.


E um modelo que está na lista de motos a adquirir e conviver durante algum tempo. Vou seguir toda a informação que postares
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 27, 2019, 08:02:56, 08:02
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A revisão desses 20.000kms, a custar os mencionados cerca de 400€, deve ter então umas quantas horas de mão de obra.

Não acredito que seja propriamente com muito material a ser substituído com essa quilometragem.  :nice:

Boa sorte e vai mantendo o tópico actualizado, sempre que possível.  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2019, 09:54:43, 09:54
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado pela tua partilha, esse motor deve ser um "must".

Felicidades.

Vai partilhando. Irei acompanhar.

Novembro 27, 2019, 11:22:30, 11:22
Responder #11

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Bom dia companheiros,

Venho partilhar convosco a minha experiência com a Tiger 800 XRx, adquirida nova em 2017. Curiosamente esta mota só me começou a dar alegrias recentemente, após algumas alterações que foram efetuadas gradualmente. Quando adquiri a moto não tive oportunidade de realizar um test drive completo, não me tendo apercebido da aerodinâmica (ou da ausência dela) neste modelo. O windshield de origem não tem grande utilidade, tendo optado por comprar o touring, alguns centímetros mais alto. A condução melhorou mas pouco, só tendo resolvido o problema da estabilidade e do buffeting com um Madstad e aí sim, a moto ficou completamente diferente. Ganhou estabilidade, permitiu-me fazer outro tipo de condução,  mais próxima da que fazia com as anteriores. Foi a melhor aquisição que fiz para este modelo e não me arrependo de um unico euro gasto nela.

Boas Companheiro Brnardo, ainda bem que encontraste forma de melhorar a questão da aerodinâmica da tua máquina. É um dos pontos que mais me sensibiliza na escolha, (seja pela tareia de vento seja pela turbulência no capacete) e que me tem dececionado em algumas máquinas que tenho experimentado e até alugado com resultados que me levam sempre a voltar ao meu recomeço motociclista com uma scooter. Só para me fazer entender melhor, recomecei com uma Honda SH e depois de várias tentativas e dinheiro gasto acabei por dar razão aos italianos e colocar o windshield original Honda, aquela "marquise" enorme que é uma bênção para o prazer de condução em todos os aspetos. Já fiz centenas de quilómetros em modo ensaio na minha condução calma em autoestrada com qualquer destes três modelos, NC750 X DCT, X-ADV e INTEGRA, e claro que o que me satisfaz em aerodinâmica, considerando do tronco para cima, é o que menos me apraz adquirir, a INTEGRA, os restantes excluo com muita pena, sobretudo a X-ADV, pelo menos no estado original.

Desconhecia esta marca, duas perguntas:

-A tabela de tamanhos versus altura do motociclista bateu certo, no teu caso?

-Conforme as observações no site, (na escolha para a nc750) verificas alguns reflexos na condução noturna no que adquiriste (creio ser o mais claro das vária opções) ?
(NOTE: All NC700X windshields now come with the lower section frosted on the back side to diffuse headlight reflections. Not all of the photos here show this feature but this is how they are shipping. Also, we do not recommend the clear shield if you are riding at night. It may glow around the edges (due to headlight reflection) which can be distracting.)

Obrigado pelas tuas respostas. :nice:

A aerodinâmica é tão dependente de uma enormidade de fatores e tem uma influencia preponderante na mota e no motociclista que modifica por completo a percepção do próprio som do motor, a fadiga do condutor e mesmo um capacete dos mais ruidosos de repente passa a ser um dos melhores.

Edito para adicionar esta imagem

https://madstad.com/pages/faq
« Última modificação: Novembro 27, 2019, 11:39:04, 11:39 por Lourenço »

Novembro 27, 2019, 11:53:07, 11:53
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esperando que não seja levado a mal pelo autor do tópico, mas temos um excelente tópico onde essas dúvidas que levantas seriam muito boas para discussão sobre esse tema, caro Lourenço.

Aproveito igualmente para adiantar que as duas pessoas com mais experiência que conheço nesta área e que passaram precisamente pelas mesmas dificuldades, são o Pianoman e o Rodrigues1.  :nice:

LINK: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2405.msg28822#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 28, 2019, 22:50:28, 22:50
Responder #13

Brnardo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Tiger 800 XRx
  • Localidade: Almada
Boa noite companheiros,

Relativamente à Madstad,trata-se de uma empresa americana mas que fez parceria na Europa com a alemã MRA por causa das despesas alfandegarias. O windshield é alemão sendo americano apenas os suportes. Quanto às dimensões, a tabela de alturas que é publicada no site está correta. No meu caso adquiri um explorer de 18'' e está impecável. Naturalmente terás que encontrar o teu ponto correto. No meu caso o ecran está "paralelo" à suspensão dianteira, ficando o limite superior um pouco acima da altura do queixo. Experimentei só por curiosidade fazer auto-estrada com altura máxima, mas fica a sensação de estar a conduzir dentro de um aquário, deixei-me disso.Inicialmente a mota fica estranha, depois volta tudo ao normal. Ficam aqui as imagens:


Demorei cerca de uma hora a montar o madstad, as instrucões não são grande coisa e há pequenas diferenças nos parafusos que é preciso entender antes de apertar.
Foi um enorme salto na qualidade e conforto da conducão.
« Última modificação: Novembro 28, 2019, 23:14:17, 23:14 por Brnardo »