E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...
Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motas
Citação de: Wonderboy91 em Janeiro 24, 2021, 11:42:55, 11:42Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motasAqui está parte da informação: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5837.msg103160#msg103160
Citação de: 2low em Janeiro 24, 2021, 11:59:30, 11:59Citação de: Wonderboy91 em Janeiro 24, 2021, 11:42:55, 11:42Citação de: 2low em Janeiro 23, 2021, 23:30:53, 23:30E acredito também que se a Kawasaki recentemente virou as agulhas para este campo, iremos ter a curto prazo soluções japonesas também nos motociclos...Camarada, onde se encontra a fonte desta notícia? Gostava de me informar mas relacionado com as motasAqui está parte da informação: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5837.msg103160#msg103160Camarada, obrigado pela partilha, mas segundo um mesmo link (https://www.mcnews.com.au/kawasaki-heavy-industries-to-separate-motorcycle-business/) no qual me direcionou, informa isto:"The huge conglomerate that is KHI builds ships, trains, planes, helicopters, hydraulics and robotics along with gas turbines and jet engines that run on hydrogen, amongst many other things.Thus while Kawasaki is a massive global force in the motorcycle world, in the grand scheme of things, the motorcycle business is not their core asset, not even close."Não informa rigorosamente nada em relação a motociclos a hidrogênio relativamente a Kawasaki. Informa que a Kawasaki heavy industries não tem nada a ver com a Kawasaki motorcycle.Já a outra notícia revela algo mas nada associado a marcas pelo que tenha lido, apenas uma modelos protótipos da Suzuki e yamaha. Há algo mais concreto que possam partilhar?Agradeço
Fuel cells nunca será opção nas motos. Mesmos nos carros a falta de investimentos em comparação com os EVs igualmente não vai acontecer. Talvez um nicho de mercado como os pesados, porque como foi dito é perigoso.Existem baterias que carregam em 5 minutos!!! É praticamente o mesmo que pôr gasolina ou o break para aliviar a bexiga enquanto carrega. Nem será necessário segurar a "mangueira" ao pé no carro é deixa lo sozinho a carregar... Até convém porque as fonte comutadas de alta voltagem deve fazer uma chiadeira infernal... Quando estás baterias se tornarem main stream esquece fuel cell. E os motores de combustão vai ser a minoria ou excentricidade para os que possam pagar os impostos mais elevados, e não será pelas performances porque o petróleo ainda é mais barato que a electricidade e vai ser mais pelas leis do mercado, mas pela legislação dos paises sobre os limites de emissões.
Se a Electricidade fosse o futuro e se fosse realmente tão boa (e tão capaz como tem sido focando-se apenas nas vantagens do petróleo), jamais se iria continuar a estudar (e investir) alternativas.
- no hidrogénio existe à mesma a necessidade de exploração de Lítio?
- a produção de "fuell cell" ou carregamento é mais ou menos limpa que a produção de energia para os veículos eléctricos?
Nas motos, só uma espécie de "baterias fuel cell tipo plugin" pré-carregadas em postos de substituição (podem ser os antigos postos de abastecimento) é que pode tornar a coisa mais viável...E não esquecer a recente "sinergia/parceria" das marcas japonesas mais conhecidas no sentido de desenvolverem baterias standard, na altura a noticia apontava aos motociclos elétricos mas pode bem se estender ao Hidrogénio... A parte complicada [infraestruturas no geral] é como se procede para um "posto de substituição" ter disponível essas "baterias fuell cell plugin standard" em numero suficiente para a procura:- versão 1: ter uma zona adjacente em que é o próprio posto de substituição a carregar as baterias [redução de riscos no carregamento do próprio veiculo]- versão 2: ter armazém adjacente dividido em duas zonas, uma para o armazenamento das baterias carregadas e com entregas sistemáticas, e outro para o armazenamento das baterias descarregadas [neste ultimo caso obriga a um processo de recolha e entrega como acontece atualmente com os combustíveis fosseis]
Se é perigoso para um carro/moto também é perigoso para um camião... e para um barco... etc... Pode é inicialmente o "sistema" estar pouco desenvolvido para carros e motos e já estar mais avançado no resto... ...e só quando for rentável o desenvolvimento para os carro/moto é que torna esta solução como opção mais ou menos válida que os já então "banais elétricos".
Umas duvidas que tenho: - no hidrogénio existe à mesma a necessidade de exploração de Lítio? - a produção de "fuel cell" ou carregamento é mais ou menos limpa que a produção de energia para os veículos elétricos?
Citação de: 2low em Janeiro 26, 2021, 23:44:00, 23:44Nas motos, só uma espécie de "baterias fuel cell tipo plugin" pré-carregadas em postos de substituição (podem ser os antigos postos de abastecimento) é que pode tornar a coisa mais viável...E não esquecer a recente "sinergia/parceria" das marcas japonesas mais conhecidas no sentido de desenvolverem baterias standard, na altura a noticia apontava aos motociclos elétricos mas pode bem se estender ao Hidrogénio... A parte complicada [infraestruturas no geral] é como se procede para um "posto de substituição" ter disponível essas "baterias fuell cell plugin standard" em numero suficiente para a procura:- versão 1: ter uma zona adjacente em que é o próprio posto de substituição a carregar as baterias [redução de riscos no carregamento do próprio veiculo]- versão 2: ter armazém adjacente dividido em duas zonas, uma para o armazenamento das baterias carregadas e com entregas sistemáticas, e outro para o armazenamento das baterias descarregadas [neste ultimo caso obriga a um processo de recolha e entrega como acontece atualmente com os combustíveis fosseis]Talvez haja aqui alguma confusão. O hidrogénio num depósito de uma viatura é a reserva de energia ou seja há haver trocas de reserva de energia seria troca de depósitos e isso não é viável.Existe uma bateria num fuel cell que serve para servir de tampão entre a energia produzida a bordo e a necessária a enviar aos motores de locomoção e periféricos diversos e á por enquanto inevitável bateria de 12/24/48 V.Citação de: 2low em Janeiro 26, 2021, 23:44:00, 23:44Se é perigoso para um carro/moto também é perigoso para um camião... e para um barco... etc... Pode é inicialmente o "sistema" estar pouco desenvolvido para carros e motos e já estar mais avançado no resto... ...e só quando for rentável o desenvolvimento para os carro/moto é que torna esta solução como opção mais ou menos válida que os já então "banais elétricos".A perigosidade é inferior nos pesados, nos navios, nas locomotivas e grandes máquinas de estaleiro porque devido á sua dimensão a variável peso dos sistemas de proteção será menos preponderante. Igualmente a utilização dos veículos referidos é mais seletiva em partilha de circulação, em operadores de mobilidade e mais abrangente em economia de escala.No entanto já circulam veículos ligeiros com milhões de km feitos e sem problemas. Citação de: 2low em Janeiro 26, 2021, 23:44:00, 23:44Umas duvidas que tenho: - no hidrogénio existe à mesma a necessidade de exploração de Lítio? - a produção de "fuel cell" ou carregamento é mais ou menos limpa que a produção de energia para os veículos elétricos?Existe a mesma com as atuais tecnologias na medida em que um sistema fuel cell não dispensa uma bateria embora possa ser mais pequena, porque a energia locomotiva, a eletricidade, é produzida a bordo e a autonomia não é dependente da capacidade desta mas do hidrogénio no depósito.Construir uma fuel cell não é mais “sujo” que construir muitos outros sistemas.Produzir eletricidade a partir de uma fuel cell é limpo ou sujo dependendo de como foi produzido o hidrogénio.O hidrogénio limpo, ou seja produzido com sol ou vento (ou outros) deve ser encarado como uma reserva de energia, como a água de uma barragem, pronta a entrar em ação na produção de eletricidade quando não houver sol ou vento ou nos picos de consumo e no caso da locomoção ou trabalho quando dela necessitamos. A eficiência ainda é baixa, em torno dos 50%. A reutilização de água nas barragens para uma segunda passagem nas turbinas com a respetiva bombagem é banal em muitas barragens de cota baixa e amiúde menos eficiente.Em complemento das energias renováveis a eficiência global da produção e utilização do hidrogénio é elevada, comparando mesmo com as grandes baterias estacionárias (que cada vez mais diferem tecnologicamente das baterias embarcadas) e já existem kits domésticos ou de pequena dimensão, que se vão generalizar, para aproveitar por exemplo a energia dos painéis fotovoltaicos quando em excesso, para produzir hidrogénio, armazena-lo e produzir energia elétrica quando não há sol. Citação de: 2low em Janeiro 26, 2021, 23:44:00, 23:44Se a Electricidade fosse o futuro e se fosse realmente tão boa (e tão capaz como tem sido focando-se apenas nas vantagens do petróleo), jamais se iria continuar a estudar (e investir) alternativas.O hidrogénio é electricidade na respectiva produção e no resultado da conversão posterior.O hidrogénio é uma reserva de energia produzida a partir de electricidade (de preferência limpa) e que será convertida em electricidade para consumo nos motores de um veículo, na rede eléctrica em geral.
... não acredito no futuro dos puros ou "tradicionais" eléctricos mas sim nos híbridos a hidrogénio.
A Toyota, sendo uma das pioneiras no híbridos (os verdadeiros e mais eficientes) é uma das marcas que não aposta e nem acredita muito nos EVs (a bateria).Desenvolveu e escolheu o caminho das fuel cell.
Citação de: Lourenço em Março 04, 2021, 20:49:40, 20:49A Toyota, sendo uma das pioneiras no híbridos (os verdadeiros e mais eficientes) é uma das marcas que não aposta e nem acredita muito nos EVs (a bateria).Desenvolveu e escolheu o caminho das fuel cell.Só que o caminho das fuel cell assenta sobre uma plataforma EV que embora de menor capacidade, não dispensa de bateria.
Exato, não dispensa bateria, embora diferente, menor, menos exigente em termos de especificações e que não tem relação com a autonomia do veículo nem com tempo de "abastecimento".
Passava e passa, como tentei explicar, alem de necessitarem de densidade energética menos apurada, não estão sujeitas a intensidades (A) de carga e descarga tão fortes e tão prolongadas.
A bateria num fuel cell tem uma prestação semelhante á bateria de um hibrido Toyota HSD, por exemplo, é um meio auxiliar á locomoção que nos casos da Toyota apoia o motor a combustão de ciclo Atkinson quando necessário e num veículo movido a hidrogénio apoia a fuel cell.
A bateria num fuel cell não tem como função "poupar" hidrogénio mas sim aproveitar os excessos momentâneos de produção de corrente elétrica a bordo, aproveitar a energia cinética, garantir o funcionamento e inicio do sistema.
Mencionas as samsung 40T, ou seja formato 21700, com estas assim como com as mais antigas 18650 e eventualmente as novas 4680, existem células especificas para cada uso final.
...e alem do mais garante de independência relativamente a países produtores e por este balanço penso que é inevitável que o hidrogénio venha a ocupar um lugar determinante no mix de alternativas.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43Passava e passa, como tentei explicar, alem de necessitarem de densidade energética menos apurada, não estão sujeitas a intensidades (A) de carga e descarga tão fortes e tão prolongadas.Não vejo porque não estejam sujeitas a intensidades (A) de carga e descarga tão fortes.Porque o que chamas de "tampão e reserva" é essencialmente isso!
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43A bateria num fuel cell tem uma prestação semelhante á bateria de um hibrido Toyota HSD, por exemplo, é um meio auxiliar á locomoção que nos casos da Toyota apoia o motor a combustão de ciclo Atkinson quando necessário e num veículo movido a hidrogénio apoia a fuel cell.Não entendo a lógica nem a comparação. Uma coisa é um veículo mover-se por acção dum motor a combustão auxiliado por um motor eléctrico.Outra é um veículo mover-se exclusivamente através de motores eléctricos.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43A "fuel cell" não é um motor! É um "gerador"! E a existência de um "gerador" reduz a necessidade armazenamento.Mas os motores continuam a necessitar de disponibilidade imediata. E as baterias garantem isso.
A "fuel cell" não é um motor! É um "gerador"!
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43A bateria num fuel cell não tem como função "poupar" hidrogénio mas sim aproveitar os excessos momentâneos de produção de corrente elétrica a bordo, aproveitar a energia cinética, garantir o funcionamento e inicio do sistema.Qualquer armazenamento de energia que pode ser reutilizada traduz-se numa poupança.Num híbrido pode se traduzir em poupança de combustível. Num a hidrogénio pode se traduzir em poupança deste.Isto aplica-se a praticamente tudo.Até a barragens.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43Mencionas as samsung 40T, ou seja formato 21700, com estas assim como com as mais antigas 18650 e eventualmente as novas 4680, existem células especificas para cada uso final.21700, 18650 e 4680 são formatos tal como AA, AAA, etc.Pelo que ser "mais antigas" ou "novas" soa a algo estranho.Afinal, dentro do mesmo formato existem diferentes especificações, certo?Tal como ocasionalmente surgem novidades dentro de cada formato.Na altura achei curioso o uso das 40T.Mas estas opções habitualmente se devem a custos.Pois nem toda a gente pode comprar uma fábrica de pilhas para que outro tipo de especificações possa sair mais em conta.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 10:43:01, 10:43...e alem do mais garante de independência relativamente a países produtores e por este balanço penso que é inevitável que o hidrogénio venha a ocupar um lugar determinante no mix de alternativas.Isto se o hidrogénio importado não ficar substancialmente mais barato que o produzido nacionalmente.
Tampão porque absorve o excesso de energia produzida a bordo e essa energia de entrada na bateria nunca será enorme porque senão o sistema estaria mal dimensionado. Uma bateria de EV está prevista para encaixar 50, 100, 200 e mais kWh na recarga e sabendo que um veículo consome entre 12/13 a 25/30 KWh em pico, talvez em termos médios 18/20 kWh, mal seria se a fuel cell estivesse em algum momento a produzir o dobro da energia necessária, (...)
Reserva porque serve unicamente de apoio á fonte de energia principal que á a produzida pela fuel cell de forma progressiva conforme a solicitação e em caso de necessidade imediata e momentânea, uma ultrapassagem a fundo ou o arranque numa subida íngreme está disponível para contribuir e apoiar com mais 10 ou 20 % de energia o trabalho de locomoção e estamos a falar de mais 6 KW num curto espaço de tempo contra 30 KW em pico e 19 kW em contínuo.
Não entendes porque estamos a comparar o papel da bateria e estás a focar-te nos motores.
Pois não a fuel cell não é um motor, não produz trabalho (?) produz energia (ou transforma?) e um gerador é o quê, um motor que não produz trabalho mas que produz energia? (ou transforma?).
Noções de física á parte a existência da fuel cell (gerador?) necessita sim de armazenamento e este são os depósitos de hidrogénio, é nestes que está a energia primária, o combustível, que determina a autonomia.
Se no caso dos EV não há sistemas auxiliares de fornecimento de energia porque só possuem grandes baterias que são recarregadas antecipadamente com fontes externas excetuando a regeneração, nos HSD e fuel cell que até produzem alguma energia a bordo, há. São as tais, as pequenas baterias, que aproveitam não só a regeneração como a sobre produção de um Atkinson embalado ou de uma fuel cell que em milésimos de segundo foi surpreendida com uma diminuição de esforço e que retribuem, estas pequenas baterias, enviando uma pequena ajuda a motores elétricos quando as fontes de energia principais e a sua gestão foram surpreendidas com um aumento brusco de solicitação.
É uma forma de ver, quanto a mim errada. Então neste caso se poupar energia com uma bateria a bordo de um veículo a hidrogénio fosse o objetivo, e eu sei que não resulta, os idealizadores do sistema teriam colocado a fuel cell a carregar a bateria e depois a bateria a fornecer energia elétrica aos motores e não funciona assim, não pode funcionar por várias razões e bateria auxiliar só é carregada quando há excessos resultantes de inercia, de regimes mais elevados que o necessário ou em casos específicos previstos na programação.
Repito, a razão de ser de uma bateria num hibrido não plug-in e num hidrogénio não tem como objetivo poupar gasolina ou hidrogénio, serve a colmatar picos de consumo e demanda momentânea de potencia, diminuindo a potencia instalada do sistema principal para a ideal adaptada ao uso corrente e a aproveitar energia que de outra forma seria dissipada; a poupança consequente bem vinda é estudada para ser otimizada de forma a não sobrecarregar o sistema principal com a sua alimentação e a entregar energia auxiliar que foi de “borla” quando se, e, fizer falta.
As barragens utilizam a sua bacia de armazenamento para ter energia disponível mas não vão estar a utilizar energia produzida em hora de forte demanda para bombear ou armazenar, vão utilizar a água na bacia para produzir e vender ao preço forte.
Não podemos afirmar que as barragens foram construídas para poupar, foram construídas para produzir mas se na sua gestão se poder aproveitar água para reproduzir energia, resulta uma consequência que é uma poupança embora o objetivo principal não seja esse e ainda há que verificar se a eficiência do procedimento é vantajosa. Nos veículos em causa o armazenamento de energia produzida, na bateria, e que seria desperdiçada é uma boa consequência não um fim.
Poderá acontecer, mas não creio a não ser que inventem mais umas parcerias publico privadas com lucro assegurado para o privado mesmo quando o consumo não seguir e exista prejuízo ou com rendas garantidas mesmo que os preços de mercado baixem. Não ficaria surpreendido. Portugal está bem posicionado em renováveis e se é hidrogénio verde que se quer não se deve importar hidrogénio cinzento ou negro.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Tampão porque absorve o excesso de energia produzida a bordo e essa energia de entrada na bateria nunca será enorme porque senão o sistema estaria mal dimensionado. Uma bateria de EV está prevista para encaixar 50, 100, 200 e mais kWh na recarga e sabendo que um veículo consome entre 12/13 a 25/30 KWh em pico, talvez em termos médios 18/20 kWh, mal seria se a fuel cell estivesse em algum momento a produzir o dobro da energia necessária, (...)Quando falas em kWh estás a falar de capacidade de bateria. O que escrevi aqui e novamente aqui foi precisamente no sentido de não necessitarem de tanta capacidade. O que me parece não fazer sentido é ser "menos exigente" no que diz respeito a lidar com cargas e descargas.
Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Tampão porque absorve o excesso de energia produzida a bordo e essa energia de entrada na bateria nunca será enorme porque senão o sistema estaria mal dimensionado. Uma bateria de EV está prevista para encaixar 50, 100, 200 e mais kWh na recarga e sabendo que um veículo consome entre 12/13 a 25/30 KWh em pico, talvez em termos médios 18/20 kWh, mal seria se a fuel cell estivesse em algum momento a produzir o dobro da energia necessária, (...)Quando falas em kWh estás a falar de capacidade de bateria. O que escrevi aqui e novamente aqui foi precisamente no sentido de não necessitarem de tanta capacidade. O que me parece não fazer sentido é ser "menos exigente" no que diz respeito a lidar com cargas e descargas.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Reserva porque serve unicamente de apoio á fonte de energia principal que á a produzida pela fuel cell de forma progressiva conforme a solicitação e em caso de necessidade imediata e momentânea, uma ultrapassagem a fundo ou o arranque numa subida íngreme está disponível para contribuir e apoiar com mais 10 ou 20 % de energia o trabalho de locomoção e estamos a falar de mais 6 KW num curto espaço de tempo contra 30 KW em pico e 19 kW em contínuo. Energia produzida por processo electroquímico (ainda por mais envolvendo substâncias gasosas) não é imediata...A forma de colmatar isto será solicitando à bateria. Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Não entendes porque estamos a comparar o papel da bateria e estás a focar-te nos motores.Não fui eu que trouxe a comparação com os híbridos à baila... Precisamente porque não vejo comparação.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Pois não a fuel cell não é um motor, não produz trabalho (?) produz energia (ou transforma?) e um gerador é o quê, um motor que não produz trabalho mas que produz energia? (ou transforma?).Com tantos pontos de interrogação fico sem perceber o que são afirmações ou questões. De qualquer forma, uma fuel cell não realiza trabalho.A fuel cell produz corrente eléctrica. É um gerador. Neste caso electroquímico.O trabalho é realizado pelo motor eléctrico. Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Noções de física á parte a existência da fuel cell (gerador?) necessita sim de armazenamento e este são os depósitos de hidrogénio, é nestes que está a energia primária, o combustível, que determina a autonomia.Já que entrámos neste tipo de abordagem de nos armarmos em sabichões... não vamos chamar-lhe de combustível.Porque não ocorre combustão. Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Se no caso dos EV não há sistemas auxiliares de fornecimento de energia porque só possuem grandes baterias que são recarregadas antecipadamente com fontes externas excetuando a regeneração, nos HSD e fuel cell que até produzem alguma energia a bordo, há. São as tais, as pequenas baterias, que aproveitam não só a regeneração como a sobre produção de um Atkinson embalado ou de uma fuel cell que em milésimos de segundo foi surpreendida com uma diminuição de esforço e que retribuem, estas pequenas baterias, enviando uma pequena ajuda a motores elétricos quando as fontes de energia principais e a sua gestão foram surpreendidas com um aumento brusco de solicitação.A bateria oferece uma vantagem avassaladora:A disponibilidade imediata.Chamar-lhe de "pequena ajuda" parece redutor.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47É uma forma de ver, quanto a mim errada. Então neste caso se poupar energia com uma bateria a bordo de um veículo a hidrogénio fosse o objetivo, e eu sei que não resulta, os idealizadores do sistema teriam colocado a fuel cell a carregar a bateria e depois a bateria a fornecer energia elétrica aos motores e não funciona assim, não pode funcionar por várias razões e bateria auxiliar só é carregada quando há excessos resultantes de inercia, de regimes mais elevados que o necessário ou em casos específicos previstos na programação.Não entendo de onde surge esta ideia da fuell cell servir exclusivamente para alimentar a bateria. Pois nunca escrevi nada que sugerisse tal coisa. O que eu escrevi e está na citação é que qualquer armazenamento de energia que possa ser reutilizada traduz-se numa poupança.E que isto é um principio transversal que tanto pode se aplicar a um veículo... ou a uma barragem.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Repito, a razão de ser de uma bateria num hibrido não plug-in e num hidrogénio não tem como objetivo poupar gasolina ou hidrogénio, serve a colmatar picos de consumo e demanda momentânea de potencia, diminuindo a potencia instalada do sistema principal para a ideal adaptada ao uso corrente e a aproveitar energia que de outra forma seria dissipada; a poupança consequente bem vinda é estudada para ser otimizada de forma a não sobrecarregar o sistema principal com a sua alimentação e a entregar energia auxiliar que foi de “borla” quando se, e, fizer falta.Qualquer energia "reciclada" que possa ser "reutilizada" traduz-se em menos energia a ser extraída da fonte principal.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47As barragens utilizam a sua bacia de armazenamento para ter energia disponível mas não vão estar a utilizar energia produzida em hora de forte demanda para bombear ou armazenar, vão utilizar a água na bacia para produzir e vender ao preço forte.A energia injectada na rede eléctrica que não é utilizada ou armazenada.. perde-se.Usar energia excedente para reabastecer a bacia acaba por não ser muito diferente de uma bateria.Só que ao invés de acumular directamente energia eléctrica, acumula o recurso que a permite ser convertido em energia eléctrica.Por norma nos períodos de menor demanda é quando há maior excedente. É certo.Mas não podemos esquecer que a produção das renováveis não é constante.Aliás, as eólicas devido ás a particularidades do nosso clima (nortada) tendem a ter maior produção ao final da tarde e noite. Ou seja, em boa parte do ano uma fatia considerável da produção serve para "carregar barragens".Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Não podemos afirmar que as barragens foram construídas para poupar, foram construídas para produzir mas se na sua gestão se poder aproveitar água para reproduzir energia, resulta uma consequência que é uma poupança embora o objetivo principal não seja esse e ainda há que verificar se a eficiência do procedimento é vantajosa. Nos veículos em causa o armazenamento de energia produzida, na bateria, e que seria desperdiçada é uma boa consequência não um fim.Chama-se eficiência.Não vejo motivos para descartada o tema.Citação de: Lourenço em Março 05, 2021, 17:47:08, 17:47Poderá acontecer, mas não creio a não ser que inventem mais umas parcerias publico privadas com lucro assegurado para o privado mesmo quando o consumo não seguir e exista prejuízo ou com rendas garantidas mesmo que os preços de mercado baixem. Não ficaria surpreendido. Portugal está bem posicionado em renováveis e se é hidrogénio verde que se quer não se deve importar hidrogénio cinzento ou negro.Infelizmente os padrões costumam ser estes...
Posso estar enganado mas não me pareces muito interessado em conhecer como funciona um veículo a pilha de combustível ou fuel celll.Dá para perceber que é um assunto que não tens acompanhado por afirmações, que me parecem só suposições, tais como a bateria não é pequena, a fuel cell não assegura em tempo util, etc. e eu não vou continuar a alimentar esta "conversa" que não está a ser conclusiva, e estará a induzir em erro quem tem real interesse e ainda não teve contato com qualquer veículo a hidrogénio.Mas, o Mirai por exemplo, tem um booster que assegura completamente e a bateria é mais pequena que a de algumas motos, 44 kg (contra 326 kg de uma bateria ZOE 52 kWh), 4 Ah, 310 V e a extraordinária potência máxima de 31,5 kW durante no máximo... 10 segundos.
Citação de: 2low em Janeiro 27, 2021, 11:50:06, 11:50... não acredito no futuro dos puros ou "tradicionais" eléctricos mas sim nos híbridos a hidrogénio.Não entendo a que te referes com "híbridos a hidrogénio".De qualquer forma, o "futuro" passa sempre pela tecnologia que ofereça um melhor custo/beneficio para o consumidor.
Eis uma recente noticia a mencionar Kawasaki híbrida com recurso a hidrogénio, neste caso uma H2...
Para quem se interessa no tema, deixo aqui a opinião do Elon Musk sobre o hidrogénio.E não me parece ser uma opinião que necessariamente se possa ver como tendo menos crédito por ser o CEO da Tesla Motors e que, como sabemos, aposta nas baterias eléctricas.O vídeo no YT é bastante recente...
Será mesmo o futuro o hidrogénio nas duas rodas. Já esteve mais longe....https://www.autoevolution.com/news/xcell-fuel-cell-concept-motorcycle-with-user-defined-riding-posture-breaks-cover-172702.html?fbclid=IwAR2ByH6oUJqAAo28oil38FYwu2XzoQTxtFokEQz6PnE-FyWBXvX71cVDtmcSent from my SM-G780F using Tapatalk
Um dos problemas apontados é a segurança / perigo que a hidrólise carrega ao estar "confinada" num veículo de forma automática.
Citação de: saraiva em Novembro 16, 2021, 15:04:49, 15:04Um dos problemas apontados é a segurança / perigo que a hidrólise carrega ao estar "confinada" num veículo de forma automática.A hidrólise ocorre no processo de fabrico do hidrogénio.Ou seja, faz parte da produção e não do consumo.
Mas também acho que ainda vou estar vivi para vera tecnologia de a hidrolise ser feita no próprio veículo e o "combustível" ser água.
Portugal tem hídrica qb....com barragens sem água há anos https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3
Falta ligar de NS e dado a expectável necessidade futura de central(ais) desalinização e armazenamento estamos preparados (acho eu) para o 2 em 1 (armazenar água e energia).
Em relação H2 ou aparecem motas com "combustão" directa ou terá de levar um bela pack de baterias (derrota a ideia de menos peso) para cheirar motas elétricas ou a combustão. Um ponto que não interessa aos ambientalistas
Tem estado a ser noticiado, a este respeito do hidrogénio nas motos, que a Kawasaki e a Yamaha decidiram 'unir forças' com a Mazda, a Subaru e a Toyota para descobrir uma forma de fazer uso do gás de hidrogénio em motores de combustão interna.Acho que o futuro trará novidades interessantes...Nao será só uma tecnologia a vingar (ainda que me pareça que os veículos eléctricos levam clara vantagem), mas várias.