Autor Tópico: Melhores Óleos para as Nossas Meninas  (Lida 26723 vezes)

Outubro 21, 2016, 19:44:23, 19:44
Lida 26723 vezes

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Sendo dos Líquidos mais Importantes que acompanham as nossas Motos, Vamos deixando aqui as nossas Opiniões e conhecimentos, das diversas Marcas de Óleos existentes no nosso Mercado.

Motul, Para mim um dos melhores que existem no mercado.

Aqui fica o Link para que cada um posso escolher o melhor para a sua Moto:

https://www.motul.com/es/pt

Amsoil, um dos melhores, se não o melhor óleo da actualidade. Tem distribuidor em Portugal e segundo a Amsoil USA, garante que os seus Óleos fazem o dobro dos klms recomendados pelos Fabricantes.

Aqui fica o Link da Empresa que distribui o Óleo Amsoil em Portugal:

http://comopor.pt/

Outros terão as suas preferências e peço que coloquem aqui as vossas opiniões e qual a vossa Marca preferida.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Julho 23, 2017, 10:22:21, 10:22 por mneves »

Outubro 22, 2016, 12:44:43, 12:44
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aproveito então o tópico sobre óleos para colocar referência a mais uma marca muito conceituada no ramo...

IPONE

http://ipone.fr/

Por cá pode ser adquirido p.ex. através da Texoleo.

Tem na sua gama óleos de motor tanto para motos como para scooters, numa vasta gama para 2 tempos e 4 tempos, mineral ou sintético (a maioria).

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2016, 13:44:09, 13:44
Responder #2

JPA

  • Visitante
Desde há muitos anos que uso MOTUL ( "vermelho" ), como primeira escolha.

Presentemente uso um BEL-RAY sintético 10W50 que se revelou uma excelente opção, sobretudo na suavidade conferida à caixa de velocidades.

IPONE é outra excelente marca não muito divulgada, e talvez tão boa como a MOTUL.


( Para quem é do tempo das LC50's e das scooters a 2 tempos, devem-se recordar do famoso "cheiro" a sintético que emanava da ponteira....

A IPONE tinha uns óleos 100% sintéticos com aroma a morango quando "queimados"... :cool: )


Outubro 22, 2016, 17:35:25, 17:35
Responder #3

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
JPA qual o Motul que usas que é vermelho será o 7100 ?

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Maio 20, 2017, 09:21:14, 09:21 por João Santos »

Outubro 23, 2016, 02:14:09, 02:14
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O que é melhor para uns pode não ser melhor para outros.
Sobretudo quando se trata de motores com especificações diferentes.

Neste tema dos lubrificantes (óleo é para as batatas) a escolha da marca satisfaz acima de tudo o gosto pessoal do cliente.
Marketing.

O que realmente importa quanto a este tema é:

A) A escolha viscosidade adequada.

Quem define isso é o construtor.
E essa informação pode ser encontrada no manual do utilizador.
Para quem não tem, muitas marcas possuem no website. Para as restantes, o google dá uma ajudinha.

A escolha pode parecer um pouco mais complicada quando aparece algo deste género:



Um quadro deste tipo serve para ajudar a escolher a melhor opção tendo em conta a temperatura ambiente.
Nós vivemos num país temperado. Mas há quem viva no Alaska ou na Etiópia. :)

Hoje em dia a maioria dos lubrificantes são multi-grade (ou multi "grau"), o que facilita a escolha.

Explicando de forma muito crua, num lubrificante "multi-grade" a viscosidade altera progressivamente conforme a temperatura:
Ex: Num 10W50 o lubrificante comporta-se como um SAE 10 a "frio" e SAE 50 a "quente".

Popularmente as escolhas para motores refrigerados a liquido andam em torno do 10W50 ou 15W50... pela polivalência.
Os motores refrigerados a ar normalmente recomendam viscosidades um pouco mais altas a frio (20W*), pois trabalham com maiores tolerâncias (folgas) nos seus componentes.

B) A classificação API adequada.

Quando um produto é desenvolvido, antes de ser comercializado é sujeito a uma série de testes de forma a ser certificado.
Ao longo do tempo, estes testes têm se tornado cada vez mais exigentes. Actualmente já incluem a forma como afectam consumos, emissões, etc.
A forma como os lubrificantes respondem a estes testes resulta naturalmente numa classificação.

O manual mais uma vez deve ser consultado, já que refere a certificação mínima API a ser utilizada.



A certificação mais alta actualmente no mercado é a API SN.
E mesmo em motos novas, a maioria parece recomendar a API SG ou superior.

Apesar da API SG estar obsoleta há mais de 20 anos, não podemos garantir que uma moto velha possa beneficiar dum lubrificante de certificação superior.
O que não devemos mesmo é utilizar um que seja inferior ao recomendado pelo fabricante.

C) Ter em atenção ao JASO MA/MB

Existe uma especificação indicada nas specs dos lubrificantes que deve ser tomada em conta.

 - JASO MA é a indicada para motores em que a lubrificação é partilhada com caixa e embraiagem.
 - JASO MB deve ser utilizada apenas quando lubrificação do motor é separada da embraiagem.

Muitas marcas de lubrificantes têm linhas de produtos para scooters ou motores com embraiagem a seco. Nestes casos recorrem a aditivos anti-fricção que não são recomendáveis nos sistemas convencionais em que a lubrificação é partilhada.

D) O filtro é importante

Discute-se muito as marcas dos lubrificantes... e ignora-se o filtro!
É um elemento vital do sistema do lubrificação.

Ao contrário do mercado dos lubrificantes em que toda gente privilegia o "melhor"... nos filtros o que vejo é procurarem o mais barato!

Existe uma enorme oferta no mercado de filtros de concorrência.
Mas infelizmente não existe é uma certificação ou algo que permita comparar a sua eficiência e qualidade.

Muitas destas marcas fabricam os filtros utilizam materiais filtrantes genéricos e mudam apenas o formato do cartucho.
Optar por uma destas ofertas de baixo custo é algo que deve ser bem avaliado, já que muitas vezes a diferença de preço para o original é de apenas alguns euros.


« Última modificação: Outubro 23, 2016, 02:25:39, 02:25 por dfelix »

Outubro 23, 2016, 02:58:21, 02:58
Responder #5

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
JPA qual o Motul que usas que é vermelho será o 5100 ?

João  :scooter: :scooter:

Boas  a todos, os vermelhos João são da linha 7100 os 5100 são de cor normal e mais baixa qualidade.

Sobre óleos falem aqui comigo....

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 23, 2016, 12:05:06, 12:05
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
Pode haver óleos melhores mas eu prefiro usar o recomendado pelo manual da marca.


Outubro 23, 2016, 13:17:30, 13:17
Responder #7

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A Tua Raposa pode levar 10W30 ou 10W40 MA2. Desde que respeites estas referências podes sempre utilizar um óleo 100% Sintético.

João  :scooter: :scooter:

Outubro 23, 2016, 13:27:45, 13:27
Responder #8

JPA

  • Visitante
JPA qual o Motul que usas que é vermelho será o 5100 ?

João  :scooter: :scooter:

João.

Atualmente é Bel-Ray que está lá, mas o óleo anterior era o Motul 7100 ( JASO MA2).

Os óleos da série 5100 salvo erro são amarelos...

Para a minha moto desde que cumpra JASO MA, 10W40-50, e que faça 6 a 8.000 Km entre mudas, acho que é o normal e sobretudo expectável para um motor V-Twin que roda quase sempre em baixas rpm's !




Outubro 23, 2016, 13:53:23, 13:53
Responder #9

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Bom sumário companheiro dfelix.

A parte respeitante aos filtros é pouco discutida em relação aos  tipos de óleos mas é parte importante no processo de lubrificação. Quem dá bastante importância a certas e determinadas marcas por certos detalhes da sua composição do óleos seria algo a terem em conta também nesse caso.

Filtros diferentes têm performance diferentes assim como quando estão sujos tem que ser substituídos por exemplo.

Boas curvas
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 23, 2016, 15:00:31, 15:00
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei do detalhe na explicação dada neste tópico, dfelix.  :nice: :nice:

Uma informação relevante que fica a figurar no fórum.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 23, 2016, 16:03:31, 16:03
Responder #11

rodrigues

  • Visitante
A Tua Raposa pode levar 10W30 ou 10W40 MA2. Desde que respeites estas referências podes sempre utilizar um óleo 100% Sintético.

João  :scooter: :scooter:

Obrigado João

A cb500x tem levado filtro original e óleo genuíno Honda semisintético 10W-30 4T. APSJ / JASO MA

Na última mudança dos 12.000 ainda mantinha quase a cor original, penso que não se justifica mudar até porque tenho uma condução calma e 99 % estrada.




Maio 18, 2017, 18:21:21, 18:21
Responder #12

César Pereira

  • Visitante
quais os filtros de óleo e de ar que aconselham por serem reconhecidos como bons ?

Maio 18, 2017, 19:19:02, 19:19
Responder #13

rodrigues

  • Visitante
quais os filtros de óleo e de ar que aconselham por serem reconhecidos como bons ?

Companheiro como podes ver na minha mensagem anterior á tua, nessa altura eu optei por manter o óleo semi-sintético que a Honda fornece porque vi com os meus próprios olhos que se aguentou bem ao fim dos 12000 kms

No entanto, e como estamos sempre a aprender, hoje já não penso assim após muitos conselhos e opiniões que tenho recebido no Facebook inclusive do companheiro e amigo João Santos autor do tópico.

Agora uso o Motul 7100 100% sintético  mas não vou afirmar garantidamente que seja o melhor óleo do mercado porque só o uso à pouco tempo, se tivesse um longo historial de máquinas que usassem diversos óleos aí sim estaria à vontade para diferenciar e ajudar a escolher o melhor.

Verás que vais ler diversas opiniões sobre os óleos, cada qual dizendo que o seu é o melhor.

É uma questão de acreditares ou não em quem te aconselha.


Maio 18, 2017, 19:32:07, 19:32
Responder #14

César Pereira

  • Visitante
sobre os lubrificantes eu li , mas também li alguém dizer que os filtros são também importantes . como as revisões são feitas num mecânico amigo eu da próxima vez já lhe levava o lubrificante e o filtro (de ar e de óleo) que fosse melhor.
por isso estar agora interessado em ler acerca de marcas de filtros que se saiba serem melhores . obrigado.

Maio 19, 2017, 00:47:25, 00:47
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
por isso estar agora interessado em ler acerca de marcas de filtros que se saiba serem melhores . obrigado.

Relativamente aos filtros de lubrificante:

Tal como referi aqui, não existe nenhuma classificação ou certificação que nos possa garantir a qualidade e eficiência dos filtros de lubrificante/óleo.

Os fabricantes de filtros de concorrência disponibilizam produtos genéricos.
Ou seja, o mesmo filtro chega a ser comercializado para dezenas de motos completamente diferentes!Seja uma utilitária dos anos 80 que provavelmente usava lubrificantes minerais com altas viscosidades. Seja uma superdesportiva moderna cujo lubrificante recomendado são 100% sintéticos de baixa viscosidade... Usa o mesmo tipo de encaixe? Siga!!!
Porosidades do papel, efeitos na pressão do circuito de lubrifica e esforço da bomba?
Não há informação sobre isso!

Logo, o único filtro que nos oferece garantia de cumprir os requisitos do fabricante acaba por ser o original.


Relativamente aos filtros de ar:

O objectivo deste é única e exclusivamente reter as impurezas do ar.
Logo, mais ou menos poroso apenas se afecta o fluxo de ar e este não interfere directamente com a fiabilidade.

Em motos com filtros cónicos, muitos filtros de concorrência low cost são por vezes subdimensionados. Outros de rendimento fazem diferença.
Mas a generalidade das motos convencionais utiliza filtros de caixa, e a generalidade da oferta é razoável.

Podemos colocar em causa a eficiência no que diz respeito a reter as partículas.
Mas esta é uma preocupação sobretudo para que utiliza a moto para offroad ou circula em ambientes com demasiado pó.
E esse público normalmente utiliza original ou produtos comprovadamente eficientes para o tipo de uso em questão.

Para a generalidade das situações, a decisão acaba por depender do preço face ao original. Ou do marketing.

E nenhum motor gripa por falta ou excesso de ar!
Portanto, uma má escolha dificilmente terá resultados desastrosos.  :)


Maio 19, 2017, 09:47:29, 09:47
Responder #16

rodrigues

  • Visitante
Se a Honda uniformizou os filtros de óleo que tanto dão para a cb500 até á 1000 RR porque razão outras marcas não podem fazer o mesmo ?

A Honda não fabrica óleo nem filtros de óleo, algumas empresas como a Motofiltro taiwanesa se encarrega de os fornecer garantindo a sua qualidade e depois cada marca carimba o seu logotipo.

Quando nos referimos a material de origem é uma utopia porque se desmontarmos a mota quase metade é fabricado por outras empresas mas sobre controlo de qualidade Honda e mesmo assim acontecem Recall devido a deficiências no fabrico que escapam ao controle ou não houve tempo para testar.

O papel do filtro usado no Hiflofiltro é o mesmo do Motofiltro, são todos fabricados na Finlândia.

Se fizerem uma pesquisa na net irão encontrar a mesma rapsódia em todos os fabricantes :

aço da Toyota Tsusho e NKK Japão, cola da Henkel Alemanha, papel de filtro da Ahlstrom Filtration Finlândia, Hollingsworth & Vose USA e Awa Papel Japão.


Sendo assim, não vou permitir que me explorem, se posso comprar mais barato e com a mesma qualidade,..porque não ?...

Maio 19, 2017, 12:35:30, 12:35
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se a Honda uniformizou os filtros de óleo que tanto dão para a cb500 até á 1000 RR porque razão outras marcas não podem fazer o mesmo ?

A maioria dos construtores (e Honda não será excepção) tem diferentes "part numbers" para filtros de óleo com o mesmo tipo de encaixe.
Por isso não estranhes se te pedirem o livrete.
Pois pesquisam no sistema pelo VIN para garantir o código exacto.

As "outras marcas" que só fabricam filtros que vendem-nos como "compatíveis".
Nada mais que isso.
E ao contrário do que acontece por exemplo com os lubrificantes que são sujeitos a certificações... os filtros não!

A Honda não fabrica óleo nem filtros de óleo, algumas empresas como a Motofiltro taiwanesa se encarrega de os fornecer garantindo a sua qualidade e depois cada marca carimba o seu logotipo.

Chama-se globalização.
Ninguém disse que a Honda fabrica os filtros.
Porém, a Honda desenvolve os motores e define as especificações técnicas que são supostamente respeitadas por quem os fabrique.

É que ao contrário dos fabricantes de filtros piratas, a Honda e qualquer outro construtor assume garantias e responsabilidades face aos produtos que comercializa.

Quando nos referimos a material de origem é uma utopia porque se desmontarmos a mota quase metade é fabricado por outras empresas mas sobre controlo de qualidade Honda e mesmo assim acontecem Recall devido a deficiências no fabrico que escapam ao controle ou não houve tempo para testar.

Lá está... é fabricado por outras empresas mas sobre controlo de qualidade do construtor.
E existindo defeito, o construtor assume a responsabilidade.

Sendo assim, não vou permitir que me explorem, se posso comprar mais barato e com a mesma qualidade,..porque não ?...

Eu faço parte dum vasto grupo de pessoas que já teve problemas derivado à falta de qualidade de filtros piratas.
Foi uma experiência que teve custos consideráveis.
E que poderia ser muito diferente se tivesse optado por um produto comercializado por uma entidade não-virtual que assumisse responsabilidades.

Portanto, numa discussão destas sinto-me com o dever moral de dar a minha opinião!
Não é uma regra. É a minha opinião... e vale o que vale.

E honestamente não vejo aqui o "custo" dos oem como um problema e muito menos uma exploração!
A generalidade destes filtros piratas é material low cost comercializado com margens de 300% a 500% de lucro para as lojas e o preço final corresponde muitas vezes a uma poupança inferior a 5 euros do oem.


Não me encaixa na cabeça com alugém pode investir num lubrificante de topo que possa custar 15 euros por litro ou mais.... e depois opte por um filtro de bosta para poupar dinheiro!


Maio 19, 2017, 13:17:00, 13:17
Responder #18

rodrigues

  • Visitante
Caro Dfelix

Não acredito que o Hiflofiltro 204  seja bosta.

Desculpem a publicidade mas tanto a Motoclasse como a Motoveste só para citar estes dois vendem este filtro e acham que se iam queimar vendendo bosta?

Maio 19, 2017, 13:58:20, 13:58
Responder #19

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tem graça que já tinha pensado nisso... e desculpem o off topic.

Como tenho lista de compras a fazer para intervencionar a minha máquina tenho, naturalmente, tentado informar-me e lido mais sobre manutenção em duas rodas.

E relativamente ao óleo continuarei a utilizar o mesmo da Honda (aliás tenho um litro de óleo em casa que tenho que aproveitar), no entanto e relativamente ao filtro de óleo tenho-me perguntado porque diabo o filtro que dá na minha Forza 330 é o mesmo para diferentes modelos da Honda (HF204 da Hiflofiltro).

Pelo que me tenho perguntado se esta "uniformização" será benéfica, pois as exigências do motor da minha Forza (300) será certamente diferente de por exemplo de uma Goldwing.

Basta ver a listagem deste fabricante:
http://www.hiflofiltro.com/catalogue/filter/hf204

Tanto mais que optei pela compra do original da Honda.

A questão é que não existe qualquer forma de verificarmos (nós proprietários) quais as diferenças para um filtro de óleo ou porque é que este filtro dá para uma dezena de modelos.

Maio 19, 2017, 14:20:15, 14:20
Responder #20

rodrigues

  • Visitante
Simplificando a coisa sem baralhar mais !...

A função de um filtro de óleo é como o nome diz, filtrar as impurezas acumuladas no mesmo.

Ora bem,...os motores modernos se bem lubrificados devido aos materiais usados sofrem pouco desgaste e poucas limalhas libertam limitando-se o filtro de óleo a mais um elemento que só nos dá é despesa.

Nem sei para que serve uma vez que raramente se encontram resíduos de limalha no bujão e se encontram é porque ficam presos graças ao seu poder magnético, nesse caso penso que nem pelo filtro passam.

Poderá ser útil para motores antigos pensarão alguns,...sim talvez, mas neste caso já nem pistons devem ter de tanta limalha que já perderam e chegam a uma altura que já não perdem mais,...penso eu. !

Será que penso mal ?...

Maio 19, 2017, 14:31:35, 14:31
Responder #21

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Eu não li os restantes comentários por falta de tempo, mas o Hiflofiltro, tem a linha de baixa gama e tem a linha Racing e na linha Racing é tão boa como a K&N, testado por mim, e por mais alguns colegas meus,  abertos (serrados os filtros) e analisados,

Filtros, MALHE, HONDA , HIFLO 204 e HIFLO 204RC, K&N

de primeira categoria - K&N e HIFLO 204RC

2º. categoria - Malhe

3º. categoria HONDA e HIFLO 204

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 19, 2017, 15:54:46, 15:54
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não acredito que o Hiflofiltro 204  seja bosta.

A minha opinião é péssima.
E foi precisamente um HF204 que já me fez gastar mais de 2000 euros numa reparação que poderia não ter saido do meu bolso.

Hoje tento me convencer a mim próprio que gastei esse dinheiro num curso de mecânica e lubrificantes.
Pois aprendi muito com essa má experiência.

E não fui caso isolado.
Depois do que me aconteceu (o miolo do filtro desfez-se e entrou pelo circuito de lubrificação entupindo a bomba e outros componentes) e comecei a investigar sobre o assunto tomei conhecimento seja por proprietários seja por mecanicos com quem conversei de imensos casos.

Desculpem a publicidade mas tanto a Motoclasse como a Motoveste só para citar estes dois vendem este filtro e acham que se iam queimar vendendo bosta?

A Motoclasse nunca foi propriamente uma loja de material "premium".
São referencia no que diz respeito a encontrar opções "baratas" e de "desenrasque".

Os anos dourados daquela casa foi a época das motorizadas 50cc, inclusivé as nacionais para as quais ainda têm uma vasta oferta de produtos.

Sou cliente da Motoclasse há mais de 20 anos.
E continuo a ir lá regularmente. Tenho boa relação com os donos (o meu pai é inclusivé amigo de infância do Manel) e já me desenrascaram umas quantas vezes.

Mas não é por isso que vou recomendar filtros piratas a ninguém!


A função de um filtro de óleo é como o nome diz, filtrar as impurezas acumuladas no mesmo.

Sim.
Mas a lubrificação é um circuito movido por acção de uma bomba.
O que significa que existe pressão interna. E que o lubrificante é suposto circular segundo critérios.
(a lubrificação tem influencia directa na refrigeração e há inclusivé motores que depende totalmente disso)

Se alguém acha normal que exactamente o mesmo filtro tanto sirva para uma moto com 30 anos cujos cilindros eram camisas de aço, do tempo dos oleos minerais e viscosidades altas como para uma superdesportiva moderna com tolerâncias baixissimas, cilindros com ligas reforçadas a cerâmica e nativamente a sair do stand com lubes 100% sintéticos de baixa viscosidade... epá... tudo bem!


Nem sei para que serve uma vez que raramente se encontram resíduos de limalha...

Já ponderaste que por muito moderno seja o motor, mais evoluidos sejam os seus materiais e mais baixas sejam as suas tolerâncias de funcionamento... inevitávelmente o lubrificante acaba por ser contaminado pelos detritos da combustão?

Se abrires um filtro com um serrote o que vais encontrar é uma "lama" que corresponde sobretudo ao carvão que anda a boiar no óleo.

Naturamente o filtro retém a maior parte.
Ainda assim as mais pequenas continuam a circular...
Por alguma razão quando o substituimos normalmente sai preto!


Maio 19, 2017, 16:30:24, 16:30
Responder #23

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Quando descobrirem para quem a Hiflofiltro fabrica Filtros de Óleo e de Ar, alguns companheiros vão ficar de boca aberta.

E mais não digo, pesquisem.

João  :scooter: :scooter:

Maio 19, 2017, 16:36:07, 16:36
Responder #24

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Quando descobrirem para quem a Hiflofiltro fabrica Filtros de Óleo e de Ar, alguns companheiros vão ficar de boca aberta.

E mais não digo, pesquisem.

João  :scooter: :scooter:
João agora deixaste me integrado, podes desenvolver o assunto? Obrigado

Enviado do meu Xiaomi Mi5 através de Tapatalk


Maio 19, 2017, 17:53:45, 17:53
Responder #25

rodrigues

  • Visitante
A minha opinião é péssima.
E foi precisamente um HF204 que já me fez gastar mais de 2000 euros numa reparação que poderia não ter saido do meu bolso.

Hoje tento me convencer a mim próprio que gastei esse dinheiro num curso de mecânica e lubrificantes.
Pois aprendi muito com essa má experiência.

E não fui caso isolado.
Depois do que me aconteceu (o miolo do filtro desfez-se e entrou pelo circuito de lubrificação entupindo a bomba e outros componentes) e comecei a investigar sobre o assunto tomei conhecimento seja por proprietários seja por mecanicos com quem conversei de imensos casos.




Caro Dfelix

Sem querer contradizer a tua opinião vou arriscar perguntar se o HF204 seria o indicado para a mota que tiveste !

É que existem muitas referências, cada qual para um modelo e ano específico, o HF204 não dá para todos os motores.



« Última modificação: Maio 19, 2017, 17:56:30, 17:56 por rodrigues »

Maio 19, 2017, 19:08:33, 19:08
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sem querer contradizer a tua opinião vou arriscar perguntar se o HF204 seria o indicado para a mota que tiveste !

É que existem muitas referências, cada qual para um modelo e ano específico, o HF204 não dá para todos os motores.

O HF204 é indicado pela hiflofiltro como compatível com 473 diferentes veículos de 19 diferentes fabricantes.
Isto sem considerar diferentes gerações do mesmo modelo!

HF204 não dá para todos os motores?
Não... mas tudo o que leve um cartucho 65/14 vai corrido com o HF204!  :D
Mesmo formato, mesmo papel, mesmo diametro de furos, mesmo o-ring, tudo...


E agora com a algum sarcasmo á mistura...  :)

A kawasaki tem 6 filtros oem com referencias diferentes para este mesmo encaixe? A Honda tem 5? A Yamaha tem 3?

Estes construtores de motos não percebem nada disto!
A hiflo produz um único que substitui estes e mais uns quantos... e ainda é mais barato!!!!!!
A hiflo é que realmente percebe disto!!!!!!!!!  :D
« Última modificação: Maio 19, 2017, 19:10:38, 19:10 por dfelix »

Maio 19, 2017, 19:15:45, 19:15
Responder #27

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Boas,

para os curiosos dos óleos dou aqui uma ajuda com este link,. mas atenção quem não souber inglês,  tem que traduzir, como tb já é um pouco antigo de 2009

ainda não existiam alguns óleos como tb outros foram aperfeiçoados como o 05W30 300V da Motul ou mesmo o 7100 10W30 que passou a ter a homologação JASO de á +/- 2 anos a esta parte .

têm aqui uma boa fonte, para retirarem duvidas, como por exemplo se óleo de carro dá para moto, conforme eu já li aqui, mas não comentei ,

http://www.sportrider.com/oils-well-ends-well-part-1

http://www.sportrider.com/oils-well-that-ends-well-part-2#page-15 


:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 19, 2017, 19:28:13, 19:28
Responder #28

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
DFélix

Não vou duvidar do teu episódio, mas...

-um filtro que correu mal , penso não servir de bitola  para os restantes

-todas as marcas têm o mesmo filtro para uma quantidade de motores, não é só a Hiflo

-até agora pelo que pesquisei, e esse assunto já tem algum tempo,ainda não vi nada que eu considerasse chinês (fraca qualidade)

-salvo erro a casa mãe é inglesa,  se existem coisas que os Ingleses gostam de fazer,  é qualidade

deixo aqui mais alguma informação, sobre a HiFLO

http://www.hiflofiltro.com/why-hiflo

http://www.hiflofiltro.com/contact


LINHA PREMIUM DA HIFLOFILTRO

Conforme eu disse, dos filtros testados por mim, estes são iguais ao K&N , http://www.hiflofiltro.com/rc/

Conclui-o, não estou a duvidar do episódio, mas não conheço mais nenhum igual ou parecido.






 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Maio 19, 2017, 21:22:48, 21:22 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 19, 2017, 19:48:28, 19:48
Responder #29

rodrigues

  • Visitante
Assim já fico mais à vontade, o HF204 até para a Goldwing serve. :cool:

Maio 19, 2017, 23:07:07, 23:07
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Clemente,

A minha situação não fui caso isolado.
No entanto não será correcto de minha parte expor num espaço aberto a todos situações que aconteceram a terceiros.
Terei no entanto todo o gosto e falar sobre isto fora de ecrãs um dia que nos encontremos por aí...

O facto de outras marcas de filtros genéricos usar o mesmo filtro para uma quantidade de motores vale o que vale.
Porém, quando por exemplo a Honda para o mesmo cartucho 65/14 tem 5 códigos diferentes e estas marcas piratas só um... parece-me razão para pensar!

Quero acreditar que a qualidade deles seja actualmente melhor do que foi há 10 anos atrás.
Actualmente no site indicam que se responsabilizam por danos que possam ocorrer. Na altura a conversa foi outra.

Quanto aos hiflo serem iguais aos ao K&N... não sei se será bem assim.
A K&N é bastante orgulhosa nos materiais filtrantes que produz e mesmo os filtros de cartucho utilizam um papel de cor vermelha no interior.

« Última modificação: Maio 19, 2017, 23:09:04, 23:09 por dfelix »

Maio 19, 2017, 23:56:09, 23:56
Responder #31

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Clemente,

A minha situação não fui caso isolado.
No entanto não será correcto de minha parte expor num espaço aberto a todos situações que aconteceram a terceiros.
Terei no entanto todo o gosto e falar sobre isto fora de ecrãs um dia que nos encontremos por aí...

O facto de outras marcas de filtros genéricos usar o mesmo filtro para uma quantidade de motores vale o que vale.
Porém, quando por exemplo a Honda para o mesmo cartucho 65/14 tem 5 códigos diferentes e estas marcas piratas só um... parece-me razão para pensar!

Quero acreditar que a qualidade deles seja actualmente melhor do que foi há 10 anos atrás.
Actualmente no site indicam que se responsabilizam por danos que possam ocorrer. Na altura a conversa foi outra.

Quanto aos hiflo serem iguais aos ao K&N... não sei se será bem assim.
A K&N é bastante orgulhosa nos materiais filtrantes que produz e mesmo os filtros de cartucho utilizam um papel de cor vermelha no interior.



Por acaso não foi aqui , foi no clube NC do facebook que eu deixei lá essa informação

tens razão e eu tb era para dizer isso, hoje está diferente em comparação á uns anos atrás

como tb os filtros servirem para uma grande quantidade, a mim deixa-me umas certas duvidas

quando digo que é igual ao K&N é porque é mesmo, para não te dizer que até é superior, pois para tirar isso a limpo um dia no meu trabalho lá na oficina, arranjei um serrote de cortar ferro e abri, um Malhe 204, um K&N 204, um HONDA de origem, um HIFLO 204 e um HIFLO 204RC (racing)

então o melhor filtro deles todos era precisamente o Hiflo 204RC onde tem o papel vermelho igual ao K&N e existiam mais algumas diferenças , que agora não me recorda, só vendo nos meus apontamentos.

portanto meus amigos sujem as mãos,  arranjem um Iman uma Lupa um peclise e mãos á obra .

:bandeiraportugal:



« Última modificação: Maio 19, 2017, 23:57:41, 23:57 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 20, 2017, 01:50:49, 01:50
Responder #32

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Estou completamente de acordo com os comentários da globalização. Também por isso se conseguem produtos mais baratos ao utilizar peças comuns. Quando estou numa fábrica na China não encontro nada de diferente de uma mesma empresa nos Estados Unidos...

Agora ainda não percebi bem o que torna uns melhores que outros, os filtros quero dizer... o óleo já sei. :)

Será o custo de os produzir, o preço de venda, a marca com mais anos no mercado porque sabe mais da poda... experiência no Racing...!?!?

Valorizo mais a experiência de quem os usa como os companheiros aqui demostram que marketing das empresas que produzem.
No entanto não encontro testes publicados de vários filtros usados nas mesmas condições... será monopólio ou   mercado controlado.

Seria interessante saber se alguém encontrar algo partilhar...

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 20, 2017, 08:39:03, 08:39
Responder #33

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Não vou acrescentar qualquer comentário, mas aqui fica um video dos tão afamados K&N.



João  :scooter: :scooter:

Maio 20, 2017, 08:42:54, 08:42
Responder #34

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Aqui poderemos ver algumas diferenças nos Hiflofiltro e o filtro Original Honda. Pena não se ver a referência do Filtro Honda.



João  :scooter: :scooter:

Maio 20, 2017, 09:58:44, 09:58
Responder #35

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,


João Santos

No primeiro video dos K&N eu não consegui detetar se ele não está com os filtros falsos, made in Chine, enquanto os verdadeiros são Made in Korea,eu já tinha deixado esta informação e contado o episódio que me calhou 3 verdadeiros e 1 falso fornecidos pela Motoxpro em Beja no Facebook do clube NC .

foi este mesmo este trabalho que eu fiz aos 5 filtros

quando ele diz que tem mais buracos do que o Honda eu tb constatei o mesmo, mas se medir-mos o diâmetro de cada buraco, a soma vai dar ao mesmo, porque o Honda tem o diâmetro dos  buracos maior.




 :convivio:



---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 20, 2017, 14:47:50, 14:47
Responder #36

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Agora ainda não percebi bem o que torna uns melhores que outros, os filtros quero dizer... o óleo já sei. :)

O "ser melhor" não é só uma questão de qualidade como ser também o mais adequado.

Nos lubrificantes isto é mais simples devido ás certificações.
Podemos afirmar que um API SN é do ponto de vista qualitativo melhor que um SG.
Mas não podemos afirmar que um 5W40 seja melhor que um 15W50.
Pois a viscosidade adequada varia entre diferentes motores e diferentes condições de trabalho.

Nos filtros não temos nada para nos ajudar.
A qualidade  dependerá dos materiais utilizados nomeadamente a durabilidade e longevidade das fibras, dos o-rings, etc.
Mas a forma como nós classificamos é a olho! Sem as ferramentas adequadas quanto muito podemos simpatizar mais com um filtro só porque tem mais buracos, porque gostamos mais da textura do papel ou porque tem a mesma cor do clube de futebol favorito.
Ou porque o marketing é porreiro!

Relativamente ao ser adequado...
O lubrificante é filtrado ao atravessar os poros existentes numa especifica área do "papel filtrante".
Esses poros podem ter medidas específicas, definindo assim o tamanho máximo das partículas que permite atravessar.
E o papel poder ter uma área especifica (mais ou menos S's), definindo assim o volume de lubrificante que atravessa o filtro o que directa e indirectamente interfere na pressão e velocidade com que circula no sistema.

Quando o mesmo filtro aftermarket é indicado como "compatível" com centenas de veículos pertencentes a dezenas de construtores o que está ser vendido é como o próprio nome indicam um produto compatível. Uma solução genérica. E não um produto específico.
Exactamente o oposto do que acontece com os oem, onde para o mesmo tipo de filtro chegam a existir várias referencias diferentes.


Maio 20, 2017, 15:41:10, 15:41
Responder #37

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Estou na tua linha, dfelix mas lanço mais uma questão para pensar: se a adequação de um filtro à mota depende de tantos (e por vezes pequenos) factores, não dependerá também do tipo de lubrificante usado?
Com um exemplo: o filtro X é o mais indicado para a mota Y com o lubricante 10W40. E com o 15W50 (recomendado para a mota Y noutro país), será que o filtro recomendado é o mesmo?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 20, 2017, 18:59:55, 18:59
Responder #38

rodrigues

  • Visitante
Estou a rir para mim próprio neste momento porque aconteceu um episódio no mínimo caricato ainda hoje cá por casa.

A minha irmã não pode comer gorduras por causa do colestrol alto e estávamos a escolher qual o melhor óleo para fritar as batatas e entre o fula, girasol, continente, etc e como nunca mais resolviam atirei com esta, oh pá calem-se e usem o Motul que ainda tenho 5 litros.

Acho que não vou comer batatas fritas nos próximos dias  :lolol: :lolol:

Maio 20, 2017, 19:33:11, 19:33
Responder #39

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Estou a rir para mim próprio neste momento porque aconteceu um episódio no mínimo caricato ainda hoje cá por casa.

A minha irmã não pode comer gorduras por causa do colestrol alto e estávamos a escolher qual o melhor óleo para fritar as batatas e entre o fula, girasol, continente, etc e como nunca mais resolviam atirei com esta, oh pá calem-se e usem o Motul que ainda tenho 5 litros.

Acho que não vou comer batatas fritas nos próximos dias  ol: ol:
E mais ou menos isso depende das características do motor, da bomba, da temperatura etc...!
E nesse aspecto alinhar o óleo com o filtro que se utiliza.

O aspecto que o papel é chinês só por si  ou que o óleo é xptz da mesma maneira vale o que vale. Eu prefiro o papel Verde ;)

Mas sobre o óleo para as batatas recomendo o de amendoim :) :) :)

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 20, 2017, 21:59:13, 21:59
Responder #40

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Agora ainda não percebi bem o que torna uns melhores que outros, os filtros quero dizer... o óleo já sei. :)

O "ser melhor" não é só uma questão de qualidade como ser também o mais adequado.

Nos lubrificantes isto é mais simples devido ás certificações.
Podemos afirmar que um API SN é do ponto de vista qualitativo melhor que um SG.
Mas não podemos afirmar que um 5W40 seja melhor que um 15W50.
Pois a viscosidade adequada varia entre diferentes motores e diferentes condições de trabalho.

Nos filtros não temos nada para nos ajudar.
A qualidade  dependerá dos materiais utilizados nomeadamente a durabilidade e longevidade das fibras, dos o-rings, etc.
Mas a forma como nós classificamos é a olho! Sem as ferramentas adequadas quanto muito podemos simpatizar mais com um filtro só porque tem mais buracos, porque gostamos mais da textura do papel ou porque tem a mesma cor do clube de futebol favorito.
Ou porque o marketing é porreiro!

Relativamente ao ser adequado...
O lubrificante é filtrado ao atravessar os poros existentes numa especifica área do "papel filtrante".
Esses poros podem ter medidas específicas, definindo assim o tamanho máximo das partículas que permite atravessar.
E o papel poder ter uma área especifica (mais ou menos S's), definindo assim o volume de lubrificante que atravessa o filtro o que directa e indirectamente interfere na pressão e velocidade com que circula no sistema.

Quando o mesmo filtro aftermarket é indicado como "compatível" com centenas de veículos pertencentes a dezenas de construtores o que está ser vendido é como o próprio nome indicam um produto compatível. Uma solução genérica. E não um produto específico.
Exactamente o oposto do que acontece com os oem, onde para o mesmo tipo de filtro chegam a existir várias referencias diferentes.

pois eu não estou de acordo contigo, pelo simples facto, que um SN não é melhor que um SJ , porque tem menos aditivos, como o da limpeza do motor entre outros.

para as nossas Honda um SJ é muito melhor que um SL,SM,SN !!!

 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Maio 20, 2017, 22:01:55, 22:01 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 20, 2017, 22:23:02, 22:23
Responder #41

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Nem mais Clemente.  :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

João  :scooter: :scooter:

Maio 20, 2017, 23:10:08, 23:10
Responder #42

pedroareias

  • Visitante

Maio 20, 2017, 23:23:41, 23:23
Responder #43

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
pois eu não estou de acordo contigo, pelo simples facto, que um SN não é melhor que um SJ , porque tem menos aditivos, como o da limpeza do motor entre outros.

Ó Clemente... a certificação SJ tem VINTE anos!
O próprio Motul 7100 que tanto recomendas é SN! Tal como os restantes lubrificantes de topo actualmente no mercado!



Maio 20, 2017, 23:33:28, 23:33
Responder #44

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
pois eu não estou de acordo contigo, pelo simples facto, que um SN não é melhor que um SJ , porque tem menos aditivos, como o da limpeza do motor entre outros.

Ó Clemente... a certificação SJ tem VINTE anos!
O próprio Motul 7100 que tanto recomendas é SN! Tal como os restantes lubrificantes de topo actualmente no mercado!

Volto a repetir,

a partir do SL para a frente é um retrocesso

SM e SN quer dizer que certos aditivos usados até agora não podem estar presentes no óleo, com por exemplo a redução de atrito, entre outros.

Podes convencer muita gente com a tua boa escrita  , mas a mim não....


 :convivio:



---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 20, 2017, 23:39:48, 23:39
Responder #45

pedroareias

  • Visitante
Atenção pessoal:

Eu de tribologia percebo 0 (zero), mas dou completa razão ao Clemente.

Porquê? Porque depois das experiências realizadas na Sym 600 ele tornou-se o maior especialista Nacional do assunto.  ;D

Clemente: aconselhas o Mobil 1 para o popó ou tens alguma sugestão melhor?

Maio 20, 2017, 23:42:56, 23:42
Responder #46

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Atenção pessoal:

Eu de tribologia percebo 0 (zero), mas dou completa razão ao Clemente.

Porquê? Porque depois das experiências realizadas na Sym 600 ele tornou-se o maior especialista Nacional do assunto.  ;D

Clemente: aconselhas o Mobil 1 para o popó ou tens alguma sugestão melhor?

MOBIL ONE The best....


 :bandeiraportugal:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 20, 2017, 23:46:28, 23:46
Responder #47

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
pois eu não estou de acordo contigo, pelo simples facto, que um SN não é melhor que um SJ , porque tem menos aditivos, como o da limpeza do motor entre outros.

Ó Clemente... a certificação SJ tem VINTE anos!
O próprio Motul 7100 que tanto recomendas é SN! Tal como os restantes lubrificantes de topo actualmente no mercado!
Dfelix
Faço das tuas minhas palavras. 20 Anos exactamente para um motor com meia dúzia se tanto!!!
O SJ deve entrar como obsoleto para o próximo ano. Até pelas normas ambientais vai ser obrigado.
Que é melhor ou pior que o outros não sei. Depois de 13 anos temos o SN agora, parece que sim, deve ser melhor segundo a norma mas tb não me interessa.
 
A organização API diz claramente que todos as classificações superiores são compatíveis com as anteriores para a gasolina, o que não acontece com o diesel. A Honda como qualquer fabricante para um motor actual vai recomendar desde a SJ para cima ou seja mínimo SJ e tá feito.

Aliás o SJ é  o refugo que não passa nas especificações superiores e é vendido como tal a preços mais barato... isto dito por uma amiga que trabalhava numa petroleira.

O resto é nomes e publicidade da tanga na minha opinião. Todo o produto tem um ciclo de desenvolvimento, produção e mercado e tem que render todas as fases...

Mas isto sou eu :)
Aceito as opiniões contrárias. Sem stresses. Ainda somos livres de fazer e de nos importarmos ou não sobre o que queremos.
Quando me perguntam sobre óleos, a minha resposta tudo menos especificações menores que SJ nos motores actuais a gasolina, excepto poucas excepções e siga...

Boas curvas

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 20, 2017, 23:51:10, 23:51
Responder #48

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Podem-se juntar todos e fazer uma festa !!!

porque eu já não dou mais para este peditório.....


e a minha vontade é ir embora, ficam aí bem servidos com os encartados em todos os assuntos, que eu fui....
« Última modificação: Maio 20, 2017, 23:54:31, 23:54 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 21, 2017, 00:03:09, 00:03
Responder #49

pedroareias

  • Visitante
Amigo Clemente:

Alto lá! Não há aqui nada disso dos títulos, eu estou a cagar-me para os meus. Quero é fazer papers e umas pinturas.

Quando é que fazemos um Harley Black Quartz na tua? Isso é que interessa

Relaxa, bebe um chá  :convivio: e amanhã brincas outra vez.




Podem-se juntar todos e fazer uma festa !!!

porque eu já não dou mais para este peditório.....

Clemente, cada um tem a sua opinião. Apenas isso. Não quer dizer que o João, tu ou o Dfélix sejam senhores da razão. No fundo dá para usar qq um desses óleos pelo que percebi, não é por aí que o 'gato vai às filhoses'

Não

aqui os senhores que escrevem muito bem, que por vezes não passa de textos copiados, é que têm razão

os outros como eu, que não sou DR ou Engº,  que por vezes escrevem á pressa porque têm mais que fazer, estes estão sempre enganados

 Pelos vistos hoje não escolheram o melhor dia.

 São uns a contrariar-me com a mer....da dos óleos é outro com o aluminio....

.