(....)p.s a capacidade de tanque aumentada para 22lts é um dos vários pontos de melhoramento
Uma NC com 65cv deixa de ser o Novo Conceito que a Honda projectou e que resultou de um inquérito aos consumidores sobre o que eles realmente queriam e utilizavam.
A potência é como tudo. Só quando precisamos dela é que faz falta. Ainda hoje fiz uma ultrapassagem de carro, vinha um camião de frente e foi mesmo na última. Com mais 40 cavalos seria mais seguro.
E nesta, se puserem o motor da Africa Twin, ela melhora, agora os consumos serão 6 e não 4.
E finalmente, o braço traseiro poderia ser o da Integra...
Se tivesse 65cv ou mais já não seria uma NC e a Honda não quer isso.Veja-se o aumento de 700cc para 750cc e o de 51cv para 55cv que sofreu. Não acham que a Honda poderia ter ido mais longe na potência? Claro que sim, mas não era a mesma coisa. Uma NC com 65cv deixa de ser o Novo Conceito que a Honda projectou e que resultou de um inquérito aos consumidores sobre o que eles realmente queriam e utilizavam.
Citação de: pedroareias em Outubro 17, 2016, 13:03:32, 13:03A potência é como tudo. Só quando precisamos dela é que faz falta. Ainda hoje fiz uma ultrapassagem de carro, vinha um camião de frente e foi mesmo na última. Com mais 40 cavalos seria mais seguro.Mais seguro seria não arriscar a ultrapassagem.Citação de: pedroareias em Outubro 17, 2016, 13:03:32, 13:03E nesta, se puserem o motor da Africa Twin, ela melhora, agora os consumos serão 6 e não 4.Seria outra mota. A Honda quer esta!Citação de: pedroareias em Outubro 17, 2016, 13:03:32, 13:03E finalmente, o braço traseiro poderia ser o da Integra...Para quê? Nunca vi problemas no braço das NC. É por razões estéticas?
Prevejo uma "NC1000" ou similar em breve.
Enveredar pela escalada da potência, no caso das NC's, seria subverter todo um conceito criado com um propósito bem diferente.
companheiro Sapiens 21 Desculpa a pergunta, mas como sou novo nestas andanças e estando a observar este modelo , o que quer dizer consumo de combustível 3,5l/100Km (método WMTC)? Obrigado pela atenção
Citação de: Tó Manel em Outubro 18, 2016, 10:32:36, 10:32companheiro Sapiens 21 Desculpa a pergunta, mas como sou novo nestas andanças e estando a observar este modelo , o que quer dizer consumo de combustível 3,5l/100Km (método WMTC)? Obrigado pela atenção Não leves a mal Sapiens 21, Método WMTC (World - wide Motorcycle Emissions Test Cycle) - Consumo de combustível - são resultados obtidos pela marca sob condições padronizadas de teste prescritas pela WMTC. Os testes são realizados em estrada plana, com uma versão normal do modelo, apenas com o condutor e sem qualquer equipamento adicional. O consumo de combustível pode variar dependendo da sua condução, da manutenção da moto, das condições climatéricas, das condições da estrada, da pressão dos pneus, da instalação de acessórios, da bagagem, do peso do condutor e do passageiro e outros factores. Espero ter-te ajudado.
A única razão pela qual têm prestações comparáveis a um gato morto... é porque não se faz omoletes sem ovos.Não é que a Honda e sobretudo os clientes não desejem um melhor desempenho.É porque incrementar a potência vai implicar aumento de consumos. E isso sim.. subverte o conceito.
...mas a sensação que descreves pode prender-se com saltar de uma moto potente e que conduzas habitualmente, para algo que tem uma resposta de motor propositadamente mais user friendly.
Aliás, para complementar o que acima iniciei e dizendo que as NC´s não se limitam aos consumos, é importante referir que a marca conseguiu igualmente - com relativa facilidade - colar a este motor uma imagem de grande fiabilidade mecânica, manutenções muito alargadas (a cada 12.000Kms) e, talvez o principal e pretendido desde o início...promover a facilidade na adaptação para quem sai de uma 125cc directamente para uma moto.
A Honda fez um Inquérito aos seus cliente, nem todos, sobre a utilização que davam as suas motos.
Nesse inquérito a Honda chegou a uma conclusão, nas RR que chegam a fazer 15.000 Rotações, apenas em 2% da vida util da moto os condutores aproveitam essas Rotações, dai a prioridade nas baixas Rotações deste motor. Conjugado com a economia e Manutenção, Nasceu a NC.
Citação de: Sapiens21 em Outubro 18, 2016, 23:33:45, 23:33...mas a sensação que descreves pode prender-se com saltar de uma moto potente e que conduzas habitualmente, para algo que tem uma resposta de motor propositadamente mais user friendly.Talvez user friendly seja a designação adequada... ou um mero sinónimo para entediante. Citação de: Sapiens21 em Outubro 18, 2016, 23:33:45, 23:33Aliás, para complementar o que acima iniciei e dizendo que as NC´s não se limitam aos consumos, é importante referir que a marca conseguiu igualmente - com relativa facilidade - colar a este motor uma imagem de grande fiabilidade mecânica, manutenções muito alargadas (a cada 12.000Kms) e, talvez o principal e pretendido desde o início...promover a facilidade na adaptação para quem sai de uma 125cc directamente para uma moto.Isso é por outras palavras o que já tinha escrito ali atrás... quando referi que cumpre perfeitamente as expectativas como moto de transição ou commuter.No que diz respeito a manutenções muito alargadas, não entendo tanto fascínio.A Ducati há mais de uma década que tem intervalos de 12K. E maioria dos fabricantes há décadas que têm intervalos de 10K.Citação de: João Santos em Outubro 19, 2016, 05:51:23, 05:51A Honda fez um Inquérito aos seus cliente, nem todos, sobre a utilização que davam as suas motos.Tenho imensa curiosidade em saber quais os clientes a que foi destinado o inquérito.Suponho que aos clientes do Honda Jazz. A NCX é um excelente meio de transporte.Mas única e exclusivamente isso. Algo em que nos sentamos para ser transportados.Citação de: João Santos em Outubro 19, 2016, 05:51:23, 05:51Nesse inquérito a Honda chegou a uma conclusão, nas RR que chegam a fazer 15.000 Rotações, apenas em 2% da vida util da moto os condutores aproveitam essas Rotações, dai a prioridade nas baixas Rotações deste motor. Conjugado com a economia e Manutenção, Nasceu a NC.É curioso como a análise de uma superdesportiva projectada para elevadas potências pico (que só se consegue com rotação) serve para tirar conclusões sobre como deve ser construída uma utilitária citadina.Não vejo relação entre o publico alvo.Mas vejo enorme potencial para marketing.
Fiz o testride à NC na altura em q vinha da PCX..andava bem (tendo em conta o unico ponto de comparação que tinha..a PCX) mas concordo com muitos pontos que o Dfélix refere...quem sempre teve mota desde 'puto' (supormotard, dts, cbs, bandits) percebe perfeitamente o ponto de vista dele
Um inquérito tem vários objectivos e o que a Honda fez foi auscultar os seus clientes para aferir as necessidades do mercado.
A NC vendeu e vende muito no nosso mercado mas sefundo o prisma da lei das 125cc (...) mas quem apanhou o bichinho quer evoluir neste mundo, ter uma commuter ou uma mota com mais comodidade, o pessoal começou a ganhar gosto pelas viagens aqui e ali de mota..e mais longe..a passagem óbvia para uma mota que não assuste, fiável, a história das manutenções, meet in...e foi aí que veio o Boom da NC
No fundo, com a NC, a honda veio provar que há espaço para motas diferentes, que dão primazia à racionalidade em vez da emoção. Para emoção, há muito mais escolha, quem quer isso, que procure outros modelos. Oferta nesse campo, abunda.
Eu também compreendo alguns pontos de vista pois já conduzi motas com o dobro ou mesmo triplo da potência da minha CB500x e sei bem o que estas motas transmitem e que se torna viciante,...
Citação de: Velasquez em Outubro 19, 2016, 17:22:36, 17:22Fiz o testride à NC na altura em q vinha da PCX..andava bem (tendo em conta o unico ponto de comparação que tinha..a PCX) mas concordo com muitos pontos que o Dfélix refere...quem sempre teve mota desde 'puto' (supormotard, dts, cbs, bandits) percebe perfeitamente o ponto de vista dele Eu também percebo. E também percebo que o Dfelix e outros como ele não são o público alvo da NC.No fundo, com a NC, a honda veio provar que há espaço para motas diferentes, que dão primazia à racionalidade em vez da emoção. Para emoção, há muito mais escolha, quem quer isso, que procure outros modelos. Oferta nesse campo, abunda.Eu pessoalmente, acho muito bem que a Honda tenha lançado a NC, pois vi-a como sendo a mota perfeita para a minha transição das 125cc, para uma cilindrada maior.Não deixa de ser engraçado o facto a NC ser alvo de tanta critica ou comentários "brincalhões", só ainda não consegui perceber o porquê, mas também não vou perder o meu sono por causa disso :nice:
Expliquei de onde obtive a informação e não tenho mais qualquer explicação a dar. Agradeço é Honda Motor Japan todas as informações que me continua a disponibilizar.Como pareces ser uma pessoa bem informada e não Te queres dar a conhecer, lamento mesmo. Estranho ?João
Citação de: Tiago Parracho em Outubro 19, 2016, 17:38:10, 17:38Citação de: Velasquez em Outubro 19, 2016, 17:22:36, 17:22Fiz o testride à NC na altura em q vinha da PCX..andava bem (tendo em conta o unico ponto de comparação que tinha..a PCX) mas concordo com muitos pontos que o Dfélix refere...quem sempre teve mota desde 'puto' (supormotard, dts, cbs, bandits) percebe perfeitamente o ponto de vista dele Eu também percebo. E também percebo que o Dfelix e outros como ele não são o público alvo da NC.No fundo, com a NC, a honda veio provar que há espaço para motas diferentes, que dão primazia à racionalidade em vez da emoção. Para emoção, há muito mais escolha, quem quer isso, que procure outros modelos. Oferta nesse campo, abunda.Eu pessoalmente, acho muito bem que a Honda tenha lançado a NC, pois vi-a como sendo a mota perfeita para a minha transição das 125cc, para uma cilindrada maior.Não deixa de ser engraçado o facto a NC ser alvo de tanta critica ou comentários "brincalhões", só ainda não consegui perceber o porquê, mas também não vou perder o meu sono por causa disso :nice:Não é para 'perder o sono' nem para criar 'crispações' (como já aconteceu), mas espero que o esmiuçar deste assunto venha a servir para clarificar e 'aceitar' os diferentes posicionamentos que existem e poderão continuar a existir, caso algumas pessoas não decidam 'afastar-se' deste fórum/clube, por acharem que "não vale a pena".(Ainda ) Existe por aqui pessoas para quem o 'Motorcycle World' é MUITO mais do que o aspecto utilitário de uma mota e outros (diria que a maioria) para quem esse aspecto 'prático' (o consumo então... está no top ) da mota é a 'Real Thing' , muito por a '1ª pele' ser ainda a da 'perspectiva do utilizador' e não a 'pele' de um feedback acumulado por outras vivências sentados numa mota (também acredito que a faixa etária maioritária 'ajude ' a uma visão/postura mais 'soft' e 'corriqueira').Daí a NC ser uma mota perfeitamente trivial para uns e o 'supra-suma da barbatana' para outros mas ... com a agravante de comunicação por os que acham que é 'a última bolacha do pacote' ficarem 'ofendidos' por os outros a 'descartarem' e a acharem 'trivial' . Eu próprio já me chateei 'à conta ' desta 'discussão' e porque continuo a achar que tenho razão no que escrevi e na 'desvalorização' que dou a este tipo de modelos (comparativamente à 'adoração' de outros) , tendo decidido que me manterei muito mais afastado deste fórum (leia-se, 'clientela dominante' do mesmo) para evitar mais chatices pois já tive de me conter algumas vezes para não postar comentários sarcásticos aos 400 kms de autonomia em velocidade normal e outras 'proezas' idênticas que eu acho ridículas quando repetidamente aparecem falando-se de MOTAS . MOTAS para mim é um outro mundo diferente deste aspecto prático , visão pessoal essa muitas poucas vezes referida e tratada num fórum que é de MOTOCICLISMO (sensu lato) .
Expliquei de onde obtive a informação e não tenho mais qualquer explicação a dar. Agradeço á Honda Motor Japan todas as informações que me continua a disponibilizar.
O que lamentavelmente não entendo é a repetitiva ideia - que é generalizada ao ponto de ter proveniência de quem nunca sequer se sentou numa - de que a NC mais não é do que um "pão sem sal" e outras expressões de semelhante natureza, pois isso é...pura e simplesmente, não perceber que a marca entendeu enveredar por um downsizing da potência e com isso ir contra a corrente, não só face à concorrência, mas também face a modelos que tinha à venda.
Não tendo postado muita informação aqui no fórum, e sendo proprietário de uma NC750x, vindo do mundo das scooters, aqui fica a minha opinião sobre o pão sem sal.Uma excelente Mota para uma utilização racional de alguém necessita para fazer o percurso casa-trabalho e alguns passeios ocasionais, não tendo um aumento significativo de consumo face à scooter e aumentando um pouco a segurança, faça chuva ou sol (ando o ano todo). A nc750x prima pela racionalidade, cada um e cada qual, sabe da sua carteira e deve saber como gerir a mesma. Se querem adrenalina e não querem olhar a despesas fora de uma utilização casa-trabalho, tem muito por onde escolher, e certamente não seria está que eu escolheria. Na minha sincera opinião NC é sinónimo de racionalidade. Enviado do meu HUAWEI RIO-L01 através de Tapatalk
Citação de: artman em Outubro 25, 2016, 08:15:19, 08:15Não tendo postado muita informação aqui no fórum, e sendo proprietário de uma NC750x, vindo do mundo das scooters, aqui fica a minha opinião sobre o pão sem sal.Uma excelente Mota para uma utilização racional de alguém necessita para fazer o percurso casa-trabalho e alguns passeios ocasionais, não tendo um aumento significativo de consumo face à scooter e aumentando um pouco a segurança, faça chuva ou sol (ando o ano todo). A nc750x prima pela racionalidade, cada um e cada qual, sabe da sua carteira e deve saber como gerir a mesma. Se querem adrenalina e não querem olhar a despesas fora de uma utilização casa-trabalho, tem muito por onde escolher, e certamente não seria está que eu escolheria. Na minha sincera opinião NC é sinónimo de racionalidade. Enviado do meu HUAWEI RIO-L01 através de TapatalkBoas, Subscrevo, mais, a nova NC é lindissima É uma mota para quem tem, " CABEÇA, TRONCO E MEMBROS " , eu depois de uma Integra " RELÓGIO SUÍÇO " de 2015, se poder, só outra Integra mas de 2016 ou 2017 .
O met-in da NC tem efectivamente 22L de capacidade para se transportar o que se conseguir lá colocar...Já o depósito tem 14,1L e está numa posição mais baixa do que o habitual numa moto.Sobre a CB500X...yep. Tem um depósito com mais alguns litritos. Acho que até passa um pouco dos 17L.
Para mim é uma das falhas da NC: o tamanho do depósito se combustível.Mesmo com os baixos consumos da mota, com a utilização que lhe dou estou de 3 em 3 dias (em média) a ir à bomba, o que é chato...
Citação de: Pianoman em Junho 16, 2017, 10:18:46, 10:18Para mim é uma das falhas da NC: o tamanho do depósito se combustível.Mesmo com os baixos consumos da mota, com a utilização que lhe dou estou de 3 em 3 dias (em média) a ir à bomba, o que é chato...Aproveitas o met-in e em vez de gelo colocas outro depósitoDigamos que é a reserva
Mas mesmo assim a autonomia não está nada má na NC. Tirando a 800 e a 1200gs (que levam 20 e poucos/muitos lts)nao tou a ver outras motas que façam além de 400kms com um depósito.