Autor Tópico: Melhores Óleos para as Nossas Meninas  (Lida 26722 vezes)

Maio 21, 2017, 00:17:38, 00:17
Responder #50

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
a partir do SL para a frente é um retrocesso

Um lubrificante para obter uma classificação API tem de ser testado e cumprir determinados requisitos.
E não estamos a falar de ir lá com o dedo ver se escorrega!
São testes de laboratório onde se permite avaliar características específicos como desgaste, depósitos, detergência, etc...
Classificações mais recentes são por norma mais exigentes que as antecessoras.
O que significa que supera a anterior.

Este não é o melhor gráfico, pois está (mal) traduzido em brasileirês ... e não estou com pachorra para procurar melhor.
Mas dá para teres uma ideia:



Tens do SF ao SL e pelas cores é fácil perceber como uma classificação supera a sua antecessora em vários pontos.
Falta ali as SM e SN... sendo que esta última é suposto ser um salto ainda maior já que introduz um novo critério que não era considerado até à altura.

aqui os senhores que escrevem muito bem, que por vezes não passa de textos copiados, é que têm razão

Se os textos forem copiados de quem definiu as regras só significa que a informação é verdadeira!  :nice:

« Última modificação: Maio 21, 2017, 00:20:29, 00:20 por dfelix »

Maio 21, 2017, 00:27:26, 00:27
Responder #51

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Desculpa lá

arranja outro registo

que a mim não me ensinas nada de óleos,

á quarenta anos que estudo óleos e não és tu com 35 minutos de Internet , que me metes o PC pelos olhos a dentro.

Como disse,  escreves muito bem, mas eu já cá ando á muitos anos....



tenho uma coisa muito boa, que se chama Humildade, como tb honestidade !!! que é o que falta  a muita gentinha de colarinho branco, que andam á procura de um lugar ao sol, querem, vão para a praia !!!




No inicio eu disse, que isto não é como começa, mas sim como acaba !!!!
.

.
 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Maio 21, 2017, 00:50:42, 00:50 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 21, 2017, 01:22:49, 01:22
Responder #52

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

O Motul 7100 é 100% sintético e tem certificação API SN
O Motul 5100 é semi-sintético e tem certificação API SM
O Motul 3000 é mineral e tem certificação API SJ

Vais tentar convencer-nos que o Motul 3000 é afinal o melhor da gama por ser SJ?
E que o 7100 por ser SN será como tu próprio dizes... um "retrocesso"?


Quarenta anos a estudar óleos? Só se for de fritar batatas!  :D


Maio 21, 2017, 01:25:01, 01:25
Responder #53

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

O Motul 7100 é 100% sintético e tem certificação API SN
O Motul 5100 é semi-sintético e tem certificação API SM
O Motul 3000 é mineral e tem certificação API SJ

Vais tentar convencer-nos que o Motul 3000 é afinal o melhor da gama por ser SJ?
E que o 7100 por ser SN será como tu próprio dizes... um "retrocesso"?


Quarenta anos a estudar óleos? Só se for de fritar batatas!  :D

Tu nem 40 anos deves de ter de vida, quanto mais de fritar batatas !!!

Vendes bem a tua banha da cobra, mas não é a mim, é a  parolos....

.
« Última modificação: Maio 21, 2017, 01:29:34, 01:29 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 21, 2017, 09:35:02, 09:35
Responder #54

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Sem comentários, Clemente sinceramente estás com algo que não sei explicar.  :corado: :corado: :corado:

João  :scooter: :scooter:

Maio 22, 2017, 11:30:36, 11:30
Responder #55

rodrigues

  • Visitante
Eu não disse que óleo a mais estraga tudo !.... :napodeser:

Maio 28, 2017, 15:07:04, 15:07
Responder #56

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Hoje trago ao conhecimento de alguns o AMSOIL que numa fuga de 340 klms fui buscar perto de Alcobaça.







Pelo que dizem este AMSOIL é um dos melhores do Mundo.

João  :scooter: :scooter:

Maio 28, 2017, 15:29:30, 15:29
Responder #57

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Custa 16,90 mais IVA. É caro mas segundo a Amsoil, faz o dobro dos klms anunciados pelo fabricante, para as revisões.

Irei usar no Inverno o 10W30.

João  :scooter: :scooter:

Maio 28, 2017, 15:35:11, 15:35
Responder #58

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Outro pormenor que me esqueceu de mencionar, estas embalagens são de 1/4 de galão Americano, 945 ml.

João  :scooter: :scooter:

Maio 29, 2017, 14:38:57, 14:38
Responder #59

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Agora coloquei o tema no topico correto....Mecanica geral :festa:
Joao ,fazer mais de 300km mais o preco do oleo...so mesmo tu :scooter:
Depois vais dar o feed back sobre isso.
membro numero 16

Maio 29, 2017, 14:46:15, 14:46
Responder #60

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Entao se pode concluir que os sinteticos da amsoil,motul,belray,castrol,silkolene,mobil,bardhal,ipone,entre outros sao do melhor para as maquinas 4t.
Para as 2t descubri a Tanaka(japones), belray, ipone,motul,amsoil,penzoil,havoline entre outros
membro numero 16

Maio 29, 2017, 15:23:30, 15:23
Responder #61

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Entao se pode concluir que os sinteticos da amsoil,motul,belray,castrol,silkolene,mobil,bardhal,ipone,entre outros sao do melhor para as maquinas 4t.
Para as 2t descubri a Tanaka(japones), belray, ipone,motul,amsoil,penzoil,havoline entre outros


Esqueceste-te de um e é o mais importante , o tal das batatas,  FULA  :lolol:

 :convivio:

« Última modificação: Maio 29, 2017, 15:25:17, 15:25 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 29, 2017, 15:27:29, 15:27
Responder #62

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Para as 2t descubri a Tanaka(japones), belray, ipone,motul,amsoil,penzoil,havoline entre outros

Nos 2T impera a certificação JASO F*.  :nice:
Sendo os JASO FD os mais "actuais".
No entanto, a partir da FB os critérios de performance mantiveram-se no mesmo grau de exigência, sendo o que apertou foi mesmo as emissões.

Existe uma classificação API para 2 tempos, mas não tem o mesmo nivel de rigor como para os 4 tempos.

Como nos 2T de alta performance a substituição do pistão é bastante regular, já experimentei uns quantos produtos e acabei por me tornar fiel ao Castrol TTS para sistemas de mistura automática e o Motul 800 Factory Line para premix.

(O Ipone só experimentei 1 litro daquele com cheiro a mornago apenas por curiosidade)  :D

A Galp chegou a ter o S2T que era excelente!
Mas o preço era um bocado desadequado e implicava andar á procura dele em lojas da especialidade, pois as estações de serviço vendiam-no mais caro que o TTS!


« Última modificação: Maio 29, 2017, 21:31:09, 21:31 por dfelix »

Maio 29, 2017, 15:39:42, 15:39
Responder #63

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E sabes que gripei um motor da aerox com shell com oleo de rissino?
O recomendado era o mobil 1 e este era mais barato,ja fui ,pois estava na garantia e nao cobriu...
membro numero 16

Maio 29, 2017, 15:55:36, 15:55
Responder #64

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
E sabes que gripei um motor da aerox com shell com oleo de rissino?

O rícino é do mais racing que pode haver...  :D

Mas não é compatível com sistemas de autolube automático.   :)
Só premix!
Demasiado espesso. O que permite uma proporção de lubrificante para a gasolina menor... ainda assim não é para quem tinha expectativas de durabilidade!

Não sei se ainda se arranja disso no mercado...
Muita gente já deve ter morrido de cancro às custas do belo "cheirinho" que dava!
 :D


Maio 29, 2017, 21:05:51, 21:05
Responder #65

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures


Esqueceste-te de um e é o mais importante , o tal das batatas,  FULA  :lolol:

 :convivio:



Sem cheiro!  :yeah:
A ver se paro quieto?! 🏍

Maio 29, 2017, 21:10:00, 21:10
Responder #66

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Esqueceste-te de um e é o mais importante , o tal das batatas,  FULA  :lolol:

 :convivio:



Sem cheiro!  :yeah:

FULA sem cheiro

e tb tenho  aqui ainda dois Lts de SHELL Advance Racing 2T  de Ricinio , para quem quiser,

foi o que eu utilizei no meu KART

 




 :convivio:
« Última modificação: Maio 29, 2017, 21:42:23, 21:42 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 09, 2017, 13:07:47, 13:07
Responder #67

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Velasquez depois de teres visto todos estes testes a que conclusão chegas-te?

Subscrevo o canal deste tipo no Youtube.

João  :scooter: :scooter:

Junho 09, 2017, 13:27:33, 13:27
Responder #68

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
O que estou a utilizar é o Amsoil 10W30 Para Motos.

Normalmente este Tipo faz teste de óleos de Automóveis no geral, mas dá para ter uma ideia.

O Motul 7100 10W40 que o Rodrigues tem no motor neste momento e pelos vistos estás a utilizar o mesmo, é neste momento o óleo para motos que tem a melhor especificação Jaso T-903 ou SN. Não digo que seja o melhor mas quem souber interpretar as letras?

Na minha Scooter este 10W40 fica ligeiramente mais lenta no arranque e nas retomas.

Já cheguei á conclusão que esta Scooter da Honda só gosta do 10W30, pois é aquele com atinge melhores performances.

João  :scooter: :scooter:

Junho 09, 2017, 14:13:29, 14:13
Responder #69

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Pessoal voces já tinham visto estes testes? Muito interessante :)


Este teste já eu fiz por diversas vezes, com diversos óleos e sei bem as qualidades da gama MOTUL 300V queé dos melhores óleos do mundo.

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 09, 2017, 14:22:22, 14:22
Responder #70

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Eu já vi esses testes todos á algum tempo.

Velasquez queres dizer que o 300V não presta ???

Eu não digo que seja o melhor mas está dentro dos 5 melhores ou 3 melhores sei lá...

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 09, 2017, 14:33:34, 14:33
Responder #71

rodrigues

  • Visitante
Há muito tempo que não se falava de óleos !  :lolol:

Então é assim,...cada motor tem a sua mania, uns gostam mais de bem fritos outros mal fritos.

Ora bem,...dei a provar à Raposa o Motul  7100 10W 40 apesar da marca recomendar o 10W 30 e parece que gostou, recupera ligeiramente mais depressa a partir dos 80 em 6ª sem rodar tanto o punho o que se reflete ainda mais na economia.

Só falta verificar se consome óleo ou não, nos primeiros 12000 kms com óleo 10W 30 da Honda não baixou nem um milímetro.

Lá mais para a frente direi qualquer coisa no meu DB. :convivio:

O caso da Forza 125 do amigo João não se dar bem com o 10W 40 talvez se deva ao facto de viver numa zona mais fria e o 10W 40 não ser o indicado para o motor 125 que tem caixa diferente banhada pelo mesmo óleo.




Junho 09, 2017, 14:39:44, 14:39
Responder #72

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Dos  videos que publiquei dos óleos foi o que apresentou mais desgaste -0.16

O mannol foi na casa dos -0.14

Repsol e shell idem...

O 7100 e o castrol racing muito parecidos na casa dos -0.04

Falamos em desgaste do material usado Clemente. Eu pelo video, como te disse, não o compraria para mim :/

Mas secalhar é dos bons óleos para ser usado em competição não sei..mas para durabilidade...  :-\

Eu já tinha visto esse video á uns meses atrás e achei estranho esse desgaste

eu sempre usei o 300V 10W40 nas scooters que tive

O Mannoil conheço mal, penso que não tem histórico é como mais algumas marcas que a Texóleo vende

Castrol Rancing está entre os primeiros como tb a Mobil 1 e Amsoil como tb o Repsol racing


 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 09, 2017, 14:44:47, 14:44
Responder #73

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas secalhar é dos bons óleos para ser usado em competição não sei..mas para durabilidade... 

É por aí...
Por alguma razão a própria Motul nem sequer o coloca no catálogo junto dos restantes produtos mais "convencionais".



Junho 09, 2017, 16:58:50, 16:58
Responder #74

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
O Motul 300V é mesmo para competição e algumas equipas de MOTOGP é o que usam, mas apenas para uma corrida.

Dizem os entendidos que num motor não deve ser usado mais de 5.000 klms, que é o tempo de vida dos  Estere Core que vêm no óleo.

João  :scooter: :scooter:

Junho 09, 2017, 17:51:34, 17:51
Responder #75

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Então o 7100 , móbil 1 , castrol Racing e amsoil são os top ?!!!🤔
membro numero 16

Junho 09, 2017, 18:31:18, 18:31
Responder #76

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Para mim Amsoil e Motul, são os melhores, dos que testei. O Amsoil é bastante caro.

João  :scooter: :scooter:

Junho 13, 2017, 00:23:43, 00:23
Responder #77

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Para mim Amsoil e Motul, são os melhores, dos que testei. O Amsoil é bastante caro.

João  :scooter: :scooter:
João mito honestamente mão gosto do óleo que me colocariam na revisão, de antemão posso garantir que não foi o mesmo que aos 1 000 kms, posto isto pergunto onde comprar amsoil 10w30 para a minha viúva negra? Obrigado, cumprimentos

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Junho 13, 2017, 08:27:29, 08:27
Responder #78

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Salvador quando entrares no Facebook, vai a tua caixa de mensagens.

João  :scooter: :scooter:

Junho 13, 2017, 11:48:32, 11:48
Responder #79

rodrigues

  • Visitante
Para mim Amsoil e Motul, são os melhores, dos que testei. O Amsoil é bastante caro.

João  :scooter: :scooter:
João mito honestamente mão gosto do óleo que me colocariam na revisão, de antemão posso garantir que não foi o mesmo que aos 1 000 kms, posto isto pergunto onde comprar amsoil 10w30 para a minha viúva negra? Obrigado, cumprimentos

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Amigo Salvador, eu não acredito que tenham colocado outro óleo, não será outra coisa?

Creio que vais gastar dinheiro em vão num óleo caríssimo.

Junho 13, 2017, 13:17:54, 13:17
Responder #80

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Contactei a Oficina onde te fizeram a revisão e colocaram óleo igual. Estou em crer que seja discos de embraiagem devido ao problema que já falamos.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Junho 13, 2017, 19:08:05, 19:08 por João Santos »

Fevereiro 21, 2019, 21:45:11, 21:45
Responder #81

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Estou prestes a fazer a mudança de oleo e filtro e fui espreitar o site da Texoleo. Vi lá o tal Mannol, que não conhecia, e a diferença de preço para um Castrol ou Motul é de mais de 10€ em 4 litros. Ora, como não sei tudo e não conheço todas as marcas, fiquei pensativo... á partida não é da mesma qualidade que os mais caros mas, por ser uma marca desconhecida para mim, poderia ser recente e estar a entrar no mercado com "preços de combate". Nem sempre o mais barato é de pior qualidade, por vezes é muito semelhante e em casos raros pode até ser melhor. Nada como experimentar, para tirar as duvidas.
Por isso mesmo pensei em experimentar mas, antes de encomendar o oleo ( á semelhança do que me habituei com outros assuntos ou compras ), resolvi dar aqui um saltinho a esta secção do forum, para ver se alguem já tinha falado neste oleo, se alguem usava, se havias opiniões, etc.

Ainda bem que o fiz, depois de ver os testes dos videos mais acima, chega-se facilmente á conclusão do porquê haver uma discrepancia tão grande de preço em 4 litros de oleo, inclinando a balança, sem duvidas, a favor do Motul 7100.

Continuem assim, bom trabalho!
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 22, 2019, 07:53:53, 07:53
Responder #82

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Já agora, e visto que a opinião parece ser boa, deixo aqui este link, caso haja alguem interessado ( se não for o local correcto, mudem, por favor ).

https://www.unobike.com/es/info/aceite-sintetico-ipone-katana-10w40-41-litro-gratis--filtro-aceite-gratis_-800470.html

4 litros de oleo + 1 litro gratis + filtro de oleo, tudo por 53.26€ ( os portes são gratuitos e segundo eles, porque eu não estou por dentro dos preços deste oleo, está com um desconto de 40% ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 22, 2019, 12:27:41, 12:27
Responder #83

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
As specs técnicas do Ipone Katana são muito idênticas às do Motul 7100.
Pelo menos ao nível da certificação API.

5 litros por 53.26 é um bom preço.
O filtro pirata por mil ia logo direito ao lixo.
(Ainda a semana passada fui combinar com um mecânico conhecido para me reparar da queda que dei na bmw e estava de volta dum motor duma ZX10 gripada por causa do hiflo)



Apesar de pelos vistos o 10W40 ser o indicado, confesso que me faz alguma confusão.

Fevereiro 24, 2019, 17:07:28, 17:07
Responder #84

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Não sabia que existia um Ipone Katana, talvez se o usar a minha Suzuki SV se transforme numa Suzuki Katana :) nada mau ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 19, 2020, 10:56:10, 10:56
Responder #85

Rodrigues1

  • Visitante
Remexi neste tópico algo esquecido mas muito importante para salientar o seguinte.

Tenham atenção à referência MA e MB

MA é para motas em que a caixa é banhada pelo mesmo óleo e MB é só para motor, a caixa terá de levar outro óleo.

Se as vossas motas têm bujão para valvulina da caixa o óleo aconselhado é MB.

Abril 19, 2020, 13:09:06, 13:09
Responder #86

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Remexi neste tópico algo esquecido mas muito importante para salientar o seguinte.

Tenham atenção à referência MA e MB

MA é para motas em que a caixa é banhada pelo mesmo óleo e MB é só para motor, a caixa terá de levar outro óleo.

Se as vossas motas têm bujão para valvulina da caixa o óleo aconselhado é MB.


Não está esquecido.
Provavelmente saltaste foi esta resposta.

E essa certificação não tem a ver com a caixa mas sim com a embraiagem.
Pois indica a existência de aditivos que podem interferir com o funcionamento correcto da mesma.

E lanço-te um desafio: descobrir motos "normais" aparte das HD cuja caixa tenha um sistema de lubrificação independente do resto do motor.  ;)
Por normais refiro-a ás que existem ou existiram nos catálogos das marcas populares.
Motos que o comum mortal possui.
Coisas maradas estilo boss hoss ou projectos de garagem obviamente não são exemplo.
 :)

« Última modificação: Maio 13, 2021, 16:56:14, 16:56 por dfelix »

Abril 19, 2020, 13:27:06, 13:27
Responder #87

Rodrigues1

  • Visitante
Remexi neste tópico algo esquecido mas muito importante para salientar o seguinte.

Tenham atenção à referência MA e MB

MA é para motas em que a caixa é banhada pelo mesmo óleo e MB é só para motor, a caixa terá de levar outro óleo.

Se as vossas motas têm bujão para valvulina da caixa o óleo aconselhado é MB.


Não está esquecido.
Provavelmente saltaste foi esta resposta.

E essa certificação não tem a ver com a caixa mas sim com a embraiagem.
Pois indica a existência de aditivos que podem interferir com o funcionamento correcto da mesma.

E lanço-te um desafio: descobrir motos "normais" cuja caixa tenha um sistema de lubrificação independente do resto do motor.  ;)
Por normais refiro-a ás que existem ou existiram nos catálogos das marcas populares.
Motos que o comum mortal possui.
Coisas maradas estilo boss hoss ou projectos de garagem obviamente não são exemplo.
 :)

Se calhar saltei  ;D

Não faço ideia se há ou ouve motas normais com lubrificação independente da caixa.

A verdade é que vendem óleos com a denominação MB.

Só se forem para Scooters que têm caixa separada


Abril 19, 2020, 13:46:16, 13:46
Responder #88

Rodrigues1

  • Visitante
Remexi neste tópico algo esquecido mas muito importante para salientar o seguinte.

Tenham atenção à referência MA e MB

MA é para motas em que a caixa é banhada pelo mesmo óleo e MB é só para motor, a caixa terá de levar outro óleo.

Se as vossas motas têm bujão para valvulina da caixa o óleo aconselhado é MB.


Não está esquecido.
Provavelmente saltaste foi esta resposta.

E essa certificação não tem a ver com a caixa mas sim com a embraiagem.
Pois indica a existência de aditivos que podem interferir com o funcionamento correcto da mesma.

E lanço-te um desafio: descobrir motos "normais" cuja caixa tenha um sistema de lubrificação independente do resto do motor.  ;)
Por normais refiro-a ás que existem ou existiram nos catálogos das marcas populares.
Motos que o comum mortal possui.
Coisas maradas estilo boss hoss ou projectos de garagem obviamente não são exemplo.
 :)


Isto foi o que li agora no teu post que passei ao lado  :corado:


Citar
C) Ter em atenção ao JASO MA/MB

Existe uma especificação indicada nas specs dos lubrificantes que deve ser tomada em conta.

 - JASO MA é a indicada para motores em que a lubrificação é partilhada com caixa e embraiagem.
 - JASO MB deve ser utilizada apenas quando lubrificação do motor é separada da embraiagem.


Ou seja,..de alguma forma "MA" tem a ver com a caixa como mencionei.

Abril 19, 2020, 13:56:03, 13:56
Responder #89

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A verdade é que vendem óleos com a denominação MB.

Só se forem para Scooters que têm caixa separada

Tem a ver acima de tudo com a embraiagem.

A grande maioria das embraiagens são banhadas pelo lubrificante.
Determinados aditivos anti-fricção que podem ser úteis e vantajosos para a generalidade dos componentes. No entanto, podem ter efeitos adversos na embraiagem pis esta depende do atrito para funcionar.



Estas são as cujo fabricante recomenda MA.

Existe no entanto uma pequena minoria de motos cuja embraiagem funciona a seco.
Ou seja, está do lado de fora do circuito de lubrificação. Nestes motores os aditivos anti-fricção acabam por não afectar a mesma e todo o motor beneficiar dos mesmos.



Estas são as compatíveis com MB.

Curiosamente, muitos dos construtores que ao longo dos anos usaram embraiagens a seco estão a abandonar as mesmas.
O bmw boxer desde a geração refrigerada a liquido e as ducati têm todas adoptado o sistema "convencional" do multidisco banhado pelo lubrificante.

Da mesma forma que os proprios lubrificantes e aditivos têm também evoluídos.
Daí que os MA agora quase todos são MA2. Ou seja, têm aditivos mais evoluidos que não interferem com a fricção necessária aos discos.


« Última modificação: Abril 19, 2020, 14:00:07, 14:00 por dfelix »

Abril 19, 2020, 14:03:41, 14:03
Responder #90

Rodrigues1

  • Visitante
dfelix ,...

Entendido

MA lubrifica a caixa e motor mas tem aditivos que permitem o bom funcionamento da embreagem banhada no mesmo óleo...!!

Sou inteligente ou não ?

 :lolol:

 :convivio:
« Última modificação: Abril 19, 2020, 14:21:51, 14:21 por Rodrigues1 »

Abril 19, 2020, 15:59:39, 15:59
Responder #91

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
MA lubrifica caixa e motor.
MB lubrifica caixa e motor.

Embraiagens necessitam de atrito para funcionar.
Aditivos anti-fricção reduzem o atrito.

MA garante não afectar o atrito necessário ao bom funcionamento da embraiagem.
MB despreza esta questão.

Abril 22, 2020, 20:46:28, 20:46
Responder #92

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Boas, vou fazer a mudança de óleo da minha Aprilia Mana 850.
Normalmente uso o castrol racing power1 10-40, é um óleo de cor vermelha. Estou aberto a trocar de marca pelo que peço as vossas sugestões atendendo á marca da mota e modelo de motor, e alguma explicação do porquê se possível.
Obrigado
P.s. Sempre usei este óleo em todas as motas e não tenho razão de queixa, contudo não tenho também comparativos.
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 22, 2020, 21:09:10, 21:09
Responder #93

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Normalmente uso o castrol racing power1 10-40, é um óleo de cor vermelha. Estou aberto a trocar de marca pelo que peço as vossas sugestões atendendo á marca da mota e modelo de motor, e alguma explicação do porquê se possível.

O Castrol Power1 Racing 4T é um 100% sintético com certificação API SN.

E actualmente é a classificação máxima dos lubrificantes que andam pelo mercado.



Existe uma vasta oferta de lubrificantes que obtiveram a esta classificação.
Nomeadamente o Motul 7100, Shell Advance Ultra, Silkolene Pro 4, Motorex Power Synt 4T e certamente outros mais.

Se haverá uns melhores que outros? Certamente que sim.
Mas não temos disponíveis informações técnicas relevantes que nos permita conclusões válidas.

Portanto, na minha honesta opinião, a escolha por qualquer um destes API SN será mais uma questão de gosto pessoal, simpatia pelo rótulo e o marketing de qualquer uma delas a funcionar.

 8)

Abril 22, 2020, 21:18:53, 21:18
Responder #94

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu ,por experiência, dou a minha opinião sobre oleos de topo:
Mobil 1 raro por cá
Amsoil  raro mas o melhor em motos de caixa manual
Motul 7100

Vi recentemente que a classificação de " melhores oleos a nivel mundial eram:
Penzoil,mobil 1 ,amsoil
membro numero 16

Abril 22, 2020, 21:29:13, 21:29
Responder #95

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Para já Obrigado.
Companheiro mneves, tenho ideia de que a marca BP foi comprada pela Castrol, pelo que para não se degladiarem  ficou a mais forte em cada mercado. (Atenção que posso estar errado)
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 22, 2020, 22:01:50, 22:01
Responder #96

Wonderboy91

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Por ter habituação desde novo também fui sempre absorvendo informação que o meu Pai e o meu Tio me passavam, desde que esteja especificado no manual, desde que não andemos constantemente no red line ou em trânsito, com a mota quente e a ligar a ventoinha, qualquer óleo que tenha a especificação pedida pelo manual serve.

Abril 22, 2020, 22:05:42, 22:05
Responder #97

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Vi recentemente que a classificação de " melhores oleos a nivel mundial eram:
Penzoil,mobil 1 ,amsoil

Típico comparativo "melhores do mundo" considerando que o mundo se resume aos EUA!  :)



... tenho ideia de que a marca BP foi comprada pela Castrol, ...

A BP é uma das maiores petrolíferas do mundo.
A Castrol é uma das muitas empresas que ao longo dos anos foram directa ou indirectamente adquiridas e passaram a pertencer à BP.
Mas por questões de branding é a que dá a cara na matéria de lubrificantes.

Houve tempos que a BP e a Mobil estiveram juntas.
Aliás, a esmagadora maioria dos postos de abastecimento que eram Mobil passaram a ser BP.
E na altura, os lubrificantes que vendiam eram precisamente da Mobil.
Não sei o que se passou e também nunca investiguei.
Mas a Mobil pertence ao mesmo grupo da Esso dos Rockefeller!


...qualquer óleo que tenha a especificação pedida pelo manual serve.

O manual é o melhor amigo.
Mas no que diz respeito a certificação costuma indicar a mínima.
Ou seja, um manual que indique API SL ou superior...  só convém não usar abaixo de SL.
Mas para se perceber as vantagens de usar superior, basta consultar o gráfico que coloquei na minha resposta lá atrás.
« Última modificação: Abril 22, 2020, 22:08:13, 22:08 por dfelix »

Abril 22, 2020, 23:49:36, 23:49
Responder #98

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Para já Obrigado.
Companheiro mneves, tenho ideia de que a marca BP foi comprada pela Castrol, pelo que para não se degladiarem  ficou a mais forte em cada mercado. (Atenção que posso estar errado)

Estava errado! Foi aocontrario, a BP comprou a Castrol.
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 23, 2020, 16:14:45, 16:14
Responder #99

laalves911

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: RnineT
  • Localidade: Albarraque
Novato por aqui, só para indicar o que uso.

Para não me complicar demasiado a vida na escolha do óleo que é de facto um assunto muito complexo e obscuro, graças ao muito frequente rebranding que se faz (uma boa parte dos óleos à venda em Portugal vem da mesma refinaria, com a mesma especificação e depois cada fabricante coloca-o na sua embalagem), no caso da minha mota, uma BMW R nineT 2018, opto pela saída mais simples e que dá menos dor de cabeça: usar o recomendado da marca, no caso BMW Advantec Ultra, que é API SL (e que é feito pela Shell). A embraiagem funciona a seco, e as caixas têm os seus óleos (uma caixa de 90º atrás e a de velocidades) e uso igualmente os da BMW. Pronto, não penso mais nisso e óleo de motor custa-me 13,5€ o litro na Alemanha. Em Portugal seria 20€.

Nos carros, já agora, o Tesla não gasta disso, o que é uma grande vantagem e no gasolina, uso Mobil 1 5W50 (recomendado pela marca), a Mobil 1 sou fiel há muitos anos. Por análise espectométrica que mando fazer de 2 em 2 anos em laboratório, já o comparei com outros e a conclusão é que tem vários aditivos em maior quantidade do que outras marcas. Isso é bom ou mau? A realidade objectiva é que não há uma resposta fácil ou única. Factores como a configuração de motor, idade, época em que foi fabricado, quilometragem, tipo de retentores usados, tipo de uso, temperaturas exteriores médias, etc, etc, etc tem uma influência de tal forma complexa que já deixei de pensar nisso e uso simplesmente o que as marcas recomendam e que são quem está na melhor posição para avaliar o caso uma vez que têm dados que mais ninguém tem. Nunca tive problemas de motor em carro/mota algum que pudessem ser atribuídos ao óleo.
« Última modificação: Outubro 25, 2020, 21:57:21, 21:57 por laalves911 »