Autor Tópico: A história (em vídeo) que levou ao aparecimento da BMW GS Enduro  (Lida 3323 vezes)

Dezembro 03, 2017, 11:08:30, 11:08
Lida 3323 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A história (em vídeo) que levou ao aparecimento da BMW GS Enduro





Este vídeo não começa propriamente com a GS, mas cria os pontos de ligação anteriores e que levaram ao aparecimento da mesma.

Conta a história desde o início...desde o fabrico de motores de aviões de combate antes da I Guerra Mundial, os tempos de guerra que deram muita fama aos motores BMW, passando por um período de alguma indefinição após guerra ditado pelo Tratado de Versalhes....até à decisão no aproveitar o conhecimento dos engenheiros no fabrico de (entre outras coisas) motociclos. :)

Ora com a II Guerra Mundial, a BMW ganha nova importância, ao criar motos de grande durabilidade e capacidade de transporte, criando de alguma forma as bases mecânicas para a existência bem mais tarde das GS....fosse ele o motor boxer que permitia uma dissipação de calor melhor que a concorrência, ou o veio de transmissão que apareceu na R32.

No rescaldo da II Guerra Mundial, com a fábrica parcialmente destruída e com fuga de muitos dos seus engenhieiros, sem contar com um certo "embargo" ditado pelos EUA, a marca passou uma fase complicada e que a levou a começar praticamente do zero.

Mas fruto de uma enorme capacidade de liderança e trabalho, a marca regressou e colocou novamente modelos no mercado, desta feita deixando de lado os side-cars, tão apreciados no sector militar.
As R50, R60 e R75 foram os motociclos que deram nova vida à marca, capatando mesmo vendas em solo norte-americano.

Mas com o passar dos anos e havendo fabricantes como a Yamaha e a Honda, numa constante demonstração das capacidades dos seus motociclos, a BMW fez o que sabia com a melhor tecnologia que tinha ao dispor...criando no início dos anos 80' aquela que marcou a diferença e de alguma forma colocou a concorrência em sentido: a R80 G/S.

Por certo aqui no fórum já terão lido a designação Gelände/Straße...e o seu significado, sendo que a ligação às GS mantém-se até aos dias de hoje, pois significa em Alemão: off-road/estrada.

Ou seja, a marca criou há mais de 30 anos um produto que marcou de tal forma a sua presença na história do motociclismo, que se mantém nos dias de hoje com enorme fôlego comercial.

Mas não foram somente as características do próprio produto a ditar o seu sucesso, mas sim a ousadia (certeira) na inscrição em provas desportivas de unidades devidamente preparadas, dando-lhe as vitórias e o cimentar de um respeito que não mais foi esquecido e se transformou em vendas em todo o Mundo.
Falo concretamente nas difíceis provas do Paris-Dakar e que mostraram uma invejável capacidade Enduro das unidades colocadas em prova pela BMW.

Mais importante do que este singelo resumo, é sim importante ver o vídeo e perceber mesmo a capacidade Enduro na história de um modelo multifacetado como o é actualmente a conhecida R1200GS.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 03, 2017, 16:23:09, 16:23
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Andas a ver muitos vídeos da BMW...


E não te fiz a maldade de meter a andar numa  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 03, 2017, 18:57:08, 18:57
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso andava a pesquisar um pouco, interessei-me bastante no vídeo e tentei resumir um pouco a história de sucesso da GS (começando desde o aparecimento da marca).

Já lá vão +35 anos desde a R80 G/S e o percurso do modelo (...ou melhor dizendo, da sigla "GS") tornou-se comercialmente um êxito.
Algo que por certo nem as melhores previsões da altura poderiam sequer sonhar como possível.  :nice:
« Última modificação: Dezembro 03, 2017, 18:58:22, 18:58 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2017, 10:59:14, 10:59
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É um modelo que ao nível mundial cresceu e cresce bastante. Qualquer entusiasta das duas rodas reconhece este modelo.

Leio imensas histórias de aventuras de viagens em duas rodas por esse mundo fora e que são feitas em cima destes modelos. Não é só pela fama, mas sim pela qualidade do conjunto.

Dezembro 04, 2017, 12:54:13, 12:54
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem dúvida...há imensas histórias de viagens com as mesmas.
Basta dizer que no meio de um grupo de viajantes, existe sempre uma fortíssima possibilidade de ir lá pelo menos 1 GS. 
Estranho até será não ir por lá uma... :)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2017, 14:02:02, 14:02
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só lamento o seguinte:

1º Não ter o dinheiro;
2º Não ter a disponibilidade para viajar;
3º E faltar o kit de mãos.

Dezembro 04, 2017, 20:01:23, 20:01
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A que tens indicada em 1° lugar, por certo resolve-se mais facilmente do que se pensa, com o BMW Financial Services.

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1765.msg18782#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2017, 21:25:05, 21:25
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A que tens indicada em 1° lugar, por certo resolve-se mais facilmente do que se pensa, com o BMW Financial Services.

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1765.msg18782#top

LoL
Acredito que o crédito seja fácil de obter, mas existem outras prioridades...  :nice:

Dezembro 04, 2017, 22:32:53, 22:32
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Claro que sim...

...as coisas não são tão fáceis como se "pintam", ainda que mesmo assim possam ser bem mais facilitadores de uma aquisição do que aquilo que se encontra noutras marcas.  :nice:

Prioridades são prioridades. E ponderar a utilização a dar VS aquilo que se desejava ter, é algo que só revela que não se gasta o que se tem ao desbarato.

Pensar um pouco antes de tomar a decisão, é perfeitamente legítimo. Mesmo falando de um produto que tem também muito de emocional.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2017, 23:18:27, 23:18
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É um ex-libris do mundo das 2 rodas.


É uma grande maquina... e é uma maquina que depois de a ter é dificil de esquecer  ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 05, 2017, 10:17:26, 10:17
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É um ex-libris do mundo das 2 rodas.


É uma grande maquina... e é uma maquina que depois de a ter é dificil de esquecer  ;)

Acredito que sim.

Deve ser fantástico sentar em cima de uma máquina destas e se te der na "veneta" acelerar e só parar na Rússia ou na China e saber que a máquina pode continuar...

Dezembro 05, 2017, 17:40:21, 17:40
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não é nada que não se possa fazer com outras concorrentes (ali a vizinha Áustria também mostra aos Alemães que está à altura).

Talvez a forma de o fazer é que muda o bastante.

Calhando, a BMW fez uma moto consensual sem querer... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2017, 19:15:58, 19:15
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É um ex-libris do mundo das 2 rodas.


É uma grande maquina... e é uma maquina que depois de a ter é dificil de esquecer  ;)

Acredito que sim.

Deve ser fantástico sentar em cima de uma máquina destas e se te der na "veneta" acelerar e só parar na Rússia ou na China e saber que a máquina pode continuar...


É uma papa-Kms... talvez seja esse um dos segredos do sucesso... o de rolar sem esforço e que da muito prazer de conduzir  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 05, 2017, 19:53:53, 19:53
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
... talvez seja esse um dos segredos do sucesso...

A ironia é que antes disto...



... a GS até passava despercebida.

Hoje fala-se em mais de 3 décadas de sucesso.
Mas a realidade é que boa parte foram na sombra da Africa Twin e posteriormente da 990 Adventure.

O Charley e o Ewan foram os grandes responsáveis por tornar a moto "cool"...
Tal como inspiraram o mundo a querer pegar numa moto e viajar.
 :nice:

Quanto à BMW... saiu-lhes a lotaria.

Dezembro 05, 2017, 20:52:01, 20:52
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao sei se leste o livro do Phil West, mas havia uma enorme aptencia pelo enduro pelo pessoal da Motorrad, e por clientes que pegavam nas motos e que numa altura pre-GS as transformavam para off road.


Reza a lenda que o Boorman queria ir de KTM e na serie acompanham-se os primeiros contactos com a marca Austriaca.... mas quando eles perceberam que se tratava de overland por sítios muito inóspitos onde nem sequer havia estradas ou onde havia estradas mas eram grandes provas para os aventureiros e para as motos (por exemplo, rota dos ossos na Siberia) nao se mostraram interessados... a BMW por sua vez deu-lhes as motos sem contrapartidas.

Agora podemos colocar uma serie de "SEs", mas a verdade é que a BMW teve a esperteza de tomar a atitude certa no preciso momento e e de ter nao so o produto pretendido mas com a capacidade de estar a altura da aventura que resultou na serie do LWR. A sorte proteje os audazes  :nice:  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 05, 2017, 22:02:29, 22:02
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Nao sei se leste o livro do Phil West, mas havia uma enorme aptencia pelo enduro pelo pessoal da Motorrad, e por clientes que pegavam nas motos e que numa altura pre-GS as transformavam para off road.

Não li.
Mas esse jurássico do enduro/offroad com motos de estrada transformadas acaba por ser algo universal.

Tanto que as dignações da época servem no presente para baptizar revivalistas sem qualquer potencial para uso devido!  :D

Reza a lenda que o Boorman queria ir de KTM...

Sim, e seria de todo expectável.
Pois era o que o mercado desejava.
Se recuarmos 10 a 15 anos eram a "referência" deste segmento.
E a razão óbvia era o enorme sucesso desportivo e visibilidade obtida no Dakar. Onde curiosamente se mantém dominantes até ao presente.

...mas quando eles perceberam que se tratava de overland por sítios muito inóspitos onde nem sequer havia estradas (...) nao se mostraram interessados...

A KTM desvalorizou o projecto...
Não esteve para se chatear e muito menos em investir.
E até percebo pois é um construtor pequeno mas com um programa desportivo enorme e atacar em várias frentes.
Mas.. foi um erro tremendo.
A equipa de marketing que não soube analisar isso deve ainda hoje deve ter dores de cabeça.
 :D



Dezembro 05, 2017, 23:08:29, 23:08
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Por este andar e a postar assim vídeos da BMW, daqui a pouco fica-se a pensar que se despertou em mim uma repentina "paixão", quando na realidade só pretendo alimentar um tópico quanto a um modelo que ganhou merecidamente a sua posição no Mundo do motociclismo. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 21, 2020, 13:44:45, 13:44
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um vídeo que foi colocado a circular de forma oficial pela BMW Motorrad e que junta várias figuras com alguma ligação ao modelo, numa altura em que celebra 40 anos de existência!  :palmas:

Entre eles está o vencedor de vários troféus do GS Throfy Bike, o Tobi Weiser...está o Laszlo Peres, que foi o designer da primeira GS...também está o conhecido vencedor do Dakar, Hubert Auriol (que já foi director da prova)...e o especialista em história da BMW Motorrad Classic, Benjamin Voss.

Vale a pena. :nice:

« Última modificação: Julho 21, 2020, 16:48:46, 16:48 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 21, 2020, 14:34:40, 14:34
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ja saiu o modelo comemorativo dos 40 anos, em amarelo e preto nas 850... algo ja esperado uma vez que intruduziram essa cor no fato Rallye de 2020.

A 1250 devera sair em breve
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 21, 2020, 14:44:45, 14:44
Responder #19

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Ainda hoje me cruzei com uma 850 nessas cores (preto e amarelo). Confesso que não gostei muito do esquema de cores, mas há gostos para tudo e sendo modelo comemorativo, há que as distinguir de entre as restantes.