Autor Tópico: Manutenção da corrente de transmissão  (Lida 45297 vezes)

Dezembro 15, 2018, 13:56:26, 13:56
Responder #200

Moto2cool

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A corrente sem O-ring não precisa de manutenção?

Já agora este link acho que não é conhecido aqui e tem piada, aqui fica ;)

http://www.blogrotacerta.com/2014/02/mecanica-corrente-com-ou-sem-retentor.html?m=1

[Edit] hoje foi dia de limpeza e lubrificação da corrente :( este tempo de chuva e lama na estrada obriga a limpezas mais frequentes. Nestes dias sonho com uma scooter ou um cardan ;)
« Última modificação: Dezembro 15, 2018, 15:52:15, 15:52 por Moto2cool »
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 15, 2018, 17:24:22, 17:24
Responder #201

João A

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Na minha experiência de já muitos anos, as correntes de o-rings de boa qualidade têm durado nas minhas motos entre 30.000 a 35.00 km, não se afastando muito destes valores. Eu nunca as lavei com escovas e produtos específicos, apenas a lubrifico periodicamente de +- 500 em 500 km (nunca ultrapasso muito essa quilometragem) com um bom spray lubrificante de correntes.
 :convivio:
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Abril 22, 2019, 03:16:45, 03:16
Responder #202

pjmartinho

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Um teste interessante sobre o que usar para lubrificar a corrente


Abril 23, 2019, 00:37:35, 00:37
Responder #203

Joao_Cruz

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Ah pois é. Somos todos comidos com o Marketing.
Venham os cardans e acaba se esta história.
Abc,

Abril 23, 2019, 00:49:08, 00:49
Responder #204

dfelix

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Venham os cardans e acaba se esta história.

Abdicava totalmente do meu...
Aliás, até aceitava uma jante eternamente cagada como moeda de troca.
 :)

Abril 24, 2019, 12:12:57, 12:12
Responder #205

tiagofo20

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Aproveitando que hoje foi dia de mudar o óleo do carro deixo a pergunta:

Podemos aproveitar aquele resto de óleo bom que sobra do bidão para lubrificar as nossas correias?

Eu costumo usar WD-40 próprio para correntes, mas como bom português, não gosto de desperdiçar nada, e se puder dar uso a esse óleo, tanto melhor.

Quer o carro quer a mota não costumam baixar o nível do óleo entre as revisões.


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Abril 24, 2019, 13:46:47, 13:46
Responder #206

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aproveitando que hoje foi dia de mudar o óleo do carro deixo a pergunta:

Podemos aproveitar aquele resto de óleo bom que sobra do bidão para lubrificar as nossas correias?
(....)

Quererás mesmo dizer....correias?  :pensador:

Sendo correntes, sinceramente para o que custa (e sobretudo o tempo que dura) p.ex. uma lata de Castrol Chain Lube Racing, eu não arriscaria em colocar lá um lubrificante de motor para o automóvel.

Mas isso sou eu a pensar assim, claro.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 24, 2019, 14:05:18, 14:05
Responder #207

dfelix

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Se for o lubrificante "bom" que sobrou na lata e assumindo que não vais precisar dele para repor níveis caso o carro evidencie algum consumo... podes perfeitamente usar para lubrificar a corrente.

Há imensa malta que usa lubrificantes de motor nos sistemas estilo "scottoiler".  :nice:

Convém não esquecer é que a generalidade dos lubrificantes de corrente em lata seguem receitas de forma a que o lubrificante fique na corrente e evite salpicos. O que é precisamente a maior desvantagem nas transmissões por corrente. E porque se os clientes procuram isso... então será isso que o mercado tende a oferecer.

Logo, ao adoptar um lubrificante de motor para a corrente convém que estejas consciente que pela baixa viscosidade que tem, irá salplcar mais, implicar lubrificar mais e consequentemente lavar a moto e jantes mais vezes.

Os restos "queimados" até devem dar para lubrificar a corrente. Parece-me é uma opção um bocado badalhoca tendo em conta que como se não bastante já salpicos.. ainda se leva com salpicos cheios de carvão...
 :D
« Última modificação: Abril 24, 2019, 14:07:54, 14:07 por dfelix »

Abril 24, 2019, 14:48:06, 14:48
Responder #208

AdminD

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Derivado ao completo desvio que se estava a gerar acerca do tema deste tópico o mesmo foi alvo de limpeza por parte da Administração.

Continuemos a centrar-nos no tema, que achamos de muita importância.

Boas curvas a todos.

Abril 24, 2019, 15:20:24, 15:20
Responder #209

tiagofo20

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Obrigado Sapiens e Felix pelo feedback. Ainda fiquei a olhar para o oleo velho a ver onde aproveitar

Assim sendo talvez faça a experiência da próxima vez, passo um pano no final para cagar o menos possível e logo deixo o testemunho de como correu.

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Julho 15, 2019, 11:23:22, 11:23
Responder #210

bal4av

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Boas. Dois vídeos muito interessantes para esta temática.
Produto de limpeza:


Produto de lubrificação:


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Outubro 11, 2019, 11:59:59, 11:59
Responder #211

Clemente Vicente

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Boas, onde o compraste e quanto ficou? Obrigado
Boas,

apoós  experimentar diversos lubrificantes de corrente, este é o numero 1

parece-me que descobri um que se mantém por bastante tempo , não salpica, que tinha sido aqui aconselhado já não me recorda ao certo se foi pelo João cruz ou outro companheiro, mas que é bom lá isso é

e já vou na segunda embalagem

este,




 :convivio:

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Boas,

atualizo este tópico e principalmente deixar aqui informação sobre este novo spray de corrente

eu estava a utilizar o anterior da mesma marca e fazia a sua função sem salpicar

este novo está melhor, mais liquido, salpica um pouco o pneu mas não muito, mas é muito melhor que o anterior, eles dizem que lubrifica quatro vezes melhor do que o anterior

comprei um pack de 3 spray na Amazon.de

S100 S-Doc 100 White Chain Spray Lube 2.0




 :convivio:
« Última modificação: Outubro 11, 2019, 12:01:52, 12:01 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 11, 2019, 20:49:55, 20:49
Responder #212

salvador99

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Boas, onde o compraste e quanto ficou? Obrigado
Boas,

apoós  experimentar diversos lubrificantes de corrente, este é o numero 1

parece-me que descobri um que se mantém por bastante tempo , não salpica, que tinha sido aqui aconselhado já não me recorda ao certo se foi pelo João cruz ou outro companheiro, mas que é bom lá isso é

e já vou na segunda embalagem

este,




 :convivio:

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Boas,

atualizo este tópico e principalmente deixar aqui informação sobre este novo spray de corrente

eu estava a utilizar o anterior da mesma marca e fazia a sua função sem salpicar

este novo está melhor, mais liquido, salpica um pouco o pneu mas não muito, mas é muito melhor que o anterior, eles dizem que lubrifica quatro vezes melhor do que o anterior

comprei um pack de 3 spray na Amazon.de

S100 S-Doc 100 White Chain Spray Lube 2.0




 :convivio:
Obrigado, podes colocar o link direto? Obrigado uma vez +?

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Outubro 11, 2019, 21:23:22, 21:23
Responder #213

Clemente Vicente

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Março 19, 2020, 17:03:49, 17:03
Responder #214

SARider

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Olá a todos,

 Sendo um membro recente, e por isso andando a explorar este fórum,  achei por bem deixar aqui os meus 5cents, num tema controverso e com muitos mitos a circular por essa internet fora.

 Como antes de inventar, gosto sempre de ler os manuais dos fabricantes, deixo aqui algumas dicas, presentes no manual de serviço da minha GSR600 e da Regina (conhecido fabricante de correntes de transmissão para motos e industria):
Logo na primeira pagina-  http://www.reginachain.net/wp-content/uploads/2016/11/03_Maintenance.pdf#page=1

LIMPEZA
 Limpar a corrente com querosene, sem uso de ar comprimido ou escovas de cerda metálica ou agressiva, e forma a não danificar o-rings.
 A querosene não agride os O-ring/X-ring. Como não é muito fácil de encontrar, o óleo de parafina utilizado nos aquecedores de parafina (o de cor transparente) é basicamente o mesmo produto, apenas mais refinado, menos agressivo e sem o cheiro característico do jet fuel. Qualquer AKI ou Leroy teem estes produtos. Eu comprei embalagem mais pequena de 10lt  da Toyotomi (+-30€) e irá  durar uma eternidade.
ATENÇÃO: não utilizar a parafina para tochas ou iluminação, acendalha liquida, petróleo iluminante, benzina, gasolina, WD40, ou outros produtos que possam conter álcool ou solventes, que irão danificar os o-ring, retentores, etc...

Material:
-Luvas
-Óculos de proteção
-Tabuleiro
-Querosene
-Pulverizador manual (um usado dos produtos de limpeza serve 100%)
-Escova ou pincel de cerda rija
-Pedaço de cartão (para não encharcar a roda traseira com querosene)
-Pano ou papel absorvente.
-Alguma ferramenta se for necessário desmontar a proteção do pinhão, e cavalete no caso da mota não ter descanso central)
-A necessária dose de paciência…

1) Pulverizar abundantemente  toda a corrente, cremalheira e pinhão. Deixar atuar uns minutos
2) Rodar a roda traseira á mão (nunca com motor ligado em 1ª se houver amor aos dedos!!!) e começar a escovagem da corrente em toda a sua extensão, cremalheira e pinhão.
Há escovas de 2/3 lados ou em espiral especificas para limpeza corrente. Eu uso o belo do pincel.
3) Com um pano limpo ou papel absorvente retirar a sujidade que ainda se mantem agarrada aos elos. A maioria irá cair para o tabuleiro durante a pulverização e escovagem.
4) Repetir o ponto 1 se necessário. Para correntes muito contaminadas é normal.
6) Lavar e secar a corrente. Pode ser com agua sem pressão (mangueira de jardim serve) ou um pano seco.
5) Enquanto aguardamos a secagem da corrente, usar pano com  querosene para limpar resíduos de lubrificante no quadro, carenagens, guarda-corrente, jante, etc... não vai danificar borrachas ou plasticos.


LUBRIFICAÇÃO:

O Importante é usar algo que tenhamos a certeza que não agride os o-ring/x-ring e que usemos a quantidade necessária para lubrificar a corrente e não a mota inteira…
 Há imensos produtos em aerossol sendo importante que sejam "o-ring safe".
 Mais uma vez, tanto o manual da mota, como as indicações da Regina preconizam SAE80W90 mineral (vulgo óleo de caixa ou óleo pesado). É uma solução barata e que garante eficacia.
Pode ser lubrificada tanto manualmente como recorrendo ao uso de um sistema de lubrificação.

Processo manual
Material:
-Luvas
-Óleo SAE 80W90
-Pequeno pincel
-Pano seco ou papel absorvente
 

1) Com um pequeno pincel, aplicar suavemente um filme fino de óleo em toda a corrente, especialmente nas laterais onde se encontram os o-ring. Usar almotolias ou pingar diractamente da embalagem é exagerado e só vai contaminar a moto assim que começar a rolar.
2) Com o pano, retirar o excesso.
3) Se possível deixar em descanso antes de utilizar a moto, de forma a que o óleo por capilaridade entranhe bem na corrente.


Numa das motas uso um lubrificador semiautomático, que actua por pressão hidráulica e permite  dosear 80W90 á medida das condições climatéricas e estilo de condução.

Fotos e vídeos neste link:
https://www.cobrra.sk/en/nemo-2-device-lubrication-motorbike-and-quad-chains


Custa cerca de €90, é de fácil instalação e encontra-se com facilidade em várias lojas on-line, para quem esteja interessado.


 Desculpem lá o testamento...

Boas Curvas!
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 20, 2020, 01:46:23, 01:46
Responder #215

MotardFeio

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Belo contributo!!!

Apenas gostaria de acrescentar que não é a coisa mais práctica de se fazer, mas aumenta e bem a vida útil do kit de transmissão.

Para limpeza uso o WD-40 de limpeza de correntes, e dou-me bem com aquilo. Sai é mais caro.
E uso escova de dentes usada para a esfrega, e depois papel de cozinha para remover excesso.

Obrigado!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 20, 2020, 02:00:48, 02:00
Responder #216

SARider

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Belo contributo!!!

Apenas gostaria de acrescentar que não é a coisa mais práctica de se fazer, mas aumenta e bem a vida útil do kit de transmissão.

Para limpeza uso o WD-40 de limpeza de correntes, e dou-me bem com aquilo. Sai é mais caro.
E uso escova de dentes usada para a esfrega, e depois papel de cozinha para remover excesso.

Obrigado!!!

A marca WD-40 tem uma linha dedicada para motos, que pessoalmente não usei, mas que acredito ser de qualidade.

A referencia que fiz foi apenas ao WD-40 "genérico"  (óleo penetrante), que embora seja eficaz na limpeza, é agressivo para os o-ring.
Há muito pessoal a utilizar este ultimo sem ter a noção de como é agressivo.

Obrigado
 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 20, 2020, 14:17:14, 14:17
Responder #217

Moto2cool

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Há quem defenda que o WD normal não deve ser usado nestas correntes.
Por isso a WD criou uma linha para motas. Também sou cliente do cleaner, dos lubrificantes não
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 20, 2020, 16:37:01, 16:37
Responder #218

ThatsMe

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Sempre usei lubrificante de corrente WD-40 da gama Specialist, mas troquei agora para um Putoline.

Foi-me bem recomendado, assim como o Motul.

Outubro 21, 2020, 12:08:42, 12:08
Responder #219

nuno_melo

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Bom dia

A quem usa scootoiler

usam o óleo da scootoiler ou outro?
para quantos kms dá o deposito?
tenho o meu a debitar 1 gota por minuto mas aquela brincadeira caga-me a mota toda e após parar a moto cai sempre óleo mesmo após desligar, a afinação deve ser feita ao ralenti?

desde já obrigado

Março 08, 2021, 16:50:15, 16:50
Responder #220

ALCLCF

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Uma ajuda....gastei uma lata de "motorex cleaner" para conseguir ver o cinza de uma corrente...e só com ajuda de uma escova consegui tirar o maior.

Há algum método para limpeza regular que não demore tanto tempo e me leve uma lata inteira?

Março 08, 2021, 23:02:24, 23:02
Responder #221

SARider

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Uma ajuda....gastei uma lata de "motorex cleaner" para conseguir ver o cinza de uma corrente...e só com ajuda de uma escova consegui tirar o maior.

Há algum método para limpeza regular que não demore tanto tempo e me leve uma lata inteira?

Parafina de aquecimento transparente.  é basicamente querosene mais "refinada". Exactamente o que os tipos que fabricam correntes recomendam.

10Lt fica por uns €35 e dá para uma eternidade,
 
Colocas isso num pulverizador , aplicas na corrente e deixas actuar uns minutos. Depois escovas usando  escova de cerda plástica.
Secas com um pano seco e oleo nisso... É um mimo que se for frequente irá fazer toda a diferença na duração da transmissão.

Não uses solventes, pois podem "queimar" os O-Ring ficando ressequidos e quebradiços.





 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Março 09, 2021, 11:20:08, 11:20
Responder #222

nfkart

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Bom dia

A quem usa scootoiler

usam o óleo da scootoiler ou outro?
para quantos kms dá o deposito?
tenho o meu a debitar 1 gota por minuto mas aquela brincadeira caga-me a mota toda e após parar a moto cai sempre óleo mesmo após desligar, a afinação deve ser feita ao ralenti?

desde já obrigado

Boas, eu uso os Scotoiller e uso o oleo da marca deles, e para já maravilhas! tenho a versão  E-System um pouco mais cara mas superfiável! A regulação das borrifadelas é definido por mim de uma forma automática!!

O Oléo dura muito!!!!

Recomendo vivamente!

Junho 07, 2022, 23:51:07, 23:51
Responder #223

Joao_Cruz

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Boas,
Retomando este assunto,  deixo aqui abaixo um video (em espanhol, sorry) que explica como se deve esticar a corrente e o que não se deve fazer.
Aprendi muito, pois não tinha ideia que a corrente altera assim tanto a tensão entre estar parada no descanso e estar a andar com pendura.



Abc

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Junho 11, 2022, 07:26:15, 07:26
Responder #224

António Teles

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Bom post,
Sabia que havia diferença de tensão com o peso contudo a razão era desconhecida.
A ver se paro quieto?! 🏍