Clube Português Motociclismo

Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: JViegas em Dezembro 12, 2017, 16:20:05, 16:20

Título: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: JViegas em Dezembro 12, 2017, 16:20:05, 16:20
Olá a todos.

Esta é uma ideia que se tem fixado cada vez mais na minha “bucket list”.

Muitos já fizeram esta estrada em duas rodas e já estive “quase” participante numa iniciativa destas, mas não consegui concretizar por motivos pessoais.

Dado ter “apenas” uma 300cc estou limitado quanto à realização de muitos kms, não sendo a limitação do motor o que me preocupa mas a minha resistência ou vontade em fazer mais de 500 kms por dia (limite mental que estou a impor a mim próprio).

Sei que alguns de vocês já fizeram imensos kms nas vossas montadas e talvez por mais horas do que eu me estou a propor fazer.

Sei que, para chegar a Chaves, vindo de minha casa, tenho cerca de 432 kms (googlemaps) e 4 horas de viagem. É pouco podem-me dizer, ok concordo, mas autoestrada e portagens, não é algo que me atraia para dar inicio à “descida” pela N2. A alternativa? Estrada Nacional, o que me dá a bonita conta de 486 kms e quase 8 horas de caminho.

Ora para não começar a desistir antes de começar, decidi dividir o percurso em dois dias para chegar a Chaves, passando por Castelo Branco (onde a dormida e comida é de borla) e depois seguir para Chaves, ou seja Casa-Castelo Branco (238 kms – via N10) e Castelo Branco-Chaves (302 kms – via N322).

As dormidas serão sempre em regime de acampamento e a alimentação preparada/cozinhada por mim, ou seja, “sandochas e fruta” para o dia e sopinha e grelhados à noite. Reduzo assim os custos que prevejo serem de 35,30 € (dormidas em 3 parques de campismo) e 48 € em alimentação.

Quanto ao combustível andará à volta dos 61 € (prevendo um consumo de 4 lt/100).
Atualmente estou com um orçamento de 144,62 €.

Agora onde me estou a “debater” para decidir é o percurso propriamente da N2, ou seja, para manter poucos kms por dia, tenho já idealizado um percurso de 4 dias, que descrevo:

Opção 1
Dia 1 – Chaves-Tondela (201 kms – 3h41m)
Dia 2 – Tondela-Montargil (239 kms – 3h26m)
Dia 3 – Montargil-Castro Verde (182 kms – 2h39m)
Dia 4 – Castro Verde-Faro (95 kms)-Castro Verde (191 kms – 3h37m)

Prós: viagem descontraída, tempo para “desvios” em algum local de interesse e menos cansaço.

Contras: maior tempo para concretizar (pode tornar-se chato a possibilidade de chegar mais rápido aos destinos de pernoita) e mais dias de férias para ”gastar”.

Tentando reduzir os dias de “usufruto” da N2, tenho estado a equacionar estiradas maiores, conforme a seguinte opção:

Opção 2
Dia 1 – Chaves-Montargil (440 kms – 7h5m)
Dia 2 – Montargil-Castro Verde (montar campo)-Faro e regresso a Castro Verde (373 kms - 6h16m)

Prós: viagem mais rápida e poupo uns dias de férias

Contras: mais tempo em cima da máquina e talvez maior cansaço.

Das contas que faço a Nacional 2 leva-me a fazer 813 kms, mas para chegar a Chaves (para o inicio) e chegar a casa (no final) são 720 kms.

É como se fizesse novamente a N2.  :(

Logo e dado que estou numa 300cc, a utilização de vias rápidas, pelo custo e tempo de deslocação tornar-se-á num martírio, pelo que aproveito e vou em passeio, logo mais tempo para usufruir da paisagem, do passeio, da liberdade, mas à custa de dias de férias.

Confesso que estou inclinado pela Opção 2, pois afinal ganho dois (2) dias de férias, posso convidar mais pessoal para fazer alguma parte do percurso… mas não estarei a perder algo fazendo tudo mais depressa?

Afinal não é uma maratona, mas sim um passeio, um desafio pessoal de superação ou uma oportunidade de percorrer uma estrada recheada de diferentes sensações que apenas percorrendo-a, a poderei conhecer.

O que acham? Opiniões? Recomendações? Algo que não estou a pensar?

Estou a pensar em realizar esta viagem em julho de 2018.
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: twin-pt em Dezembro 12, 2017, 16:30:34, 16:30
Para já estou interessado, embora não seja adepto de campismo... Tenho que ver as opções...
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: João_Santos em Dezembro 12, 2017, 16:36:19, 16:36
Tenho lido vezes sem conta projectos para fazer o N2. Já se interrogaram se vale a pena, dados os cortes e muito fraca sinalização desta Estrada?

Porque não um IP2? faz praticamente Portugal, Norte Sul, ou vice versa e bem pelo Interior de Portugal e com paisagens que não ficam nada atrás da N2. Trajectos bem sinalizados e muito para ver.

Pensem.

João :scooter: :scooter:
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: 2low em Dezembro 12, 2017, 17:36:47, 17:36
Já fiz a N2 apenas uma vez. Voltaria a fazer!

A estrada em si...bem...as curvas antes do Algarve, as rectas do Alentejo, as paisagens do Norte (que muitas agora estão reduzidas a cinzas...  :(   e ter cuidado com a pixa que ainda fica à venda logo depois... Mas a camaradagem é o mais importante!

Acho que não é a cilindrada o mais importante, tanto que da vez que eu fiz, ia lá também uma 125cc.

O programa/trajecto foi bem porreiro:
Dia 1: Lisboa-Chaves (uma estafa mas como é o primeiro dia aguenta-se) http://www.booking.com/Share-gkNoQv (http://www.booking.com/Share-gkNoQv) - Neste alojamento têm garagem para as motos não terem frio...
Dia 2: Chaves-Vila de Rei (antes de Vila de Rei há umas zonas de transição de estradas que nos perdemos...) http://www.booking.com/Share-ASA0Gs (http://www.booking.com/Share-ASA0Gs)
Dia 3: Vila de Rei-Faro (só bombas de gasolina de marca duvidosa mas com o mesmo G de Galp...)
Dia 4: após descanso, regresso a Lisboa
Eu no dia 3 fiz diferente dos restantes: cheguei a Faro e regressei logo a Lisboa
[Ter problemas sistema nervoso leva por vezes a ter que regressar mais cedo - síndrome do colon irritável - tanto que se torna mais problemático pela ansiedade de estar a fazer uma coisa de que se gosta do que propriamente irritar com alguém, antes fosse!]

Quanto a voltar a fazer, ou nos mesmos moldes (3/4 dias) ou ir naquela aventura de pelo menos 2 dias PORQUE 1 dia para mim é impossível apesar de haver quem o faça!
(O máximo que fiz foi 760km num dia e cheguei bem cansado mas outro passeio de 720km foi bem pior, uns 35ºC ou mais, tive mesmo de parar na área de serviço A2 Palmela que já estava mesmo mesmo mesmo mesmo sem forças e quase a cair para o lado...outro passeio até Mérida que foi ir e vir tb cheguei cansado)
Resumindo: Julho já deve ser tramado pelas temperaturas... Junho como fiz foi no ponto.

Vou acompanhando o (excelente) tópico para ver se vai seguir em frente!  :ok: :convívio:



Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Grandpa em Dezembro 12, 2017, 17:52:05, 17:52
Há dois anos atrás fiz a N2 de Chaves a Faro. Adorei e penso voltar a fazer mas com mais tempo do que aquele que dispunha na altura (2 dias).
Sendo o teu conceito aproveitar e fazer turismo por este Portugal eu apostava na Opção 1, embora os dias 3 e 4 os fizesse todo num único dia.
Não visitar Chaves, Lamego; Peso da Régua e o Douro, Castro D'aire e Viseu é um desperdicio.
Santa Comba, Vila de Rei, o Marco Geodésico, Sertã e Pedrogão, para alem de um bom banho no final do dia em Montargil são indispensáveis.
Depois de Montargil para baixo faz-se bem num único dia, em duas tiradas - levantar cedo, parar para almoçar e retemperar forças em pleno alentejo.
O calor é que poderá ser um entrave. Montemor, Alcáçovas, Torrão, Aljustrel merecem uma paragem.
A Serra do Caldeirão, com as suas curvas e o seu miradouro são um encanto.
Depois é só seguir até ao mar (para um banho ou para uma bjeka enquanto se aprecia a paisagem).
Tendo como ponto de partida e de chegada Lisboa, se tiveres dois dias para ir até Chaves acho que é uma boa. De Faro para Lisboa, pelo IC1 faz-se muito bem.
Uma boa viagem companheiro
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Sapiens21 em Dezembro 12, 2017, 20:21:29, 20:21
Muito bem JViegas.
Proactivo em nome do fórum e a alimentar um novo passeio da malta.  :nice:
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 12, 2017, 21:55:32, 21:55
Muito bem JViegas.
Proactivo em nome do fórum e a alimentar um novo passeio da malta.  :nice:

Um novo ?? Como se já tivesse havido algum !!  :D

O mais parecido com um 'passeio interno' do CP-Moto fui eu que o organizei há um ano atrás durante um fim-de-semana e mesmo sem custos de alojamento só levei 3 motas comigo : o Meneses 85, o Velasquez e o JoãoA  .

Ainda houve uma outra tentativa da minha parte , numa ida ao Festival Islâmico de Mértola mas dessa vez só fui acompanhado por 2 motas , o Morgas e o Rodrigues , mas este último praticamente só fez a ida , na vinda 'recusou-se' a andar a mais de 70kms/h e .... deixei de o ver  :tornarseanjinho: . 
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: João_Santos em Dezembro 12, 2017, 22:17:06, 22:17
Será que alguns têm moto ou andam por aqui a vender gato por lebre e nem moto têm?

Se calhar é uma das razões para não haver praticamente nenhum evento.

Alguns nem lhes chegaremos a conhecer as motos. E falam, falam e nada se lhe conhece.

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 12, 2017, 22:27:14, 22:27
Será que alguns têm moto ou andam por aqui a vender gato por lebre e nem moto têm?

Se calhar é uma das razões para não haver praticamente nenhum evento.

Alguns nem lhes chegaremos a conhecer as motos. E falam, falam e nada se lhe conhece.

João  :scooter: :scooter:

Uhummmm... :pensador:   IMBESTIGUE-SE !!
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Morgas em Dezembro 12, 2017, 22:37:54, 22:37



JViegas com uma 125cc dá para conhecer o Mundo.




Se pensares fazer a N2 e visitar as redondezas a opção I é perfeita.

Para dormires existem muitos AL em que o preço fica mais em conta que o campismo, alimentação tens os hiper (latas de atum, pãozinho com fiambre, etc....)

 



Caso tenhas GPS TONTON posso-te enviar a route.


Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Luis Salgueiro em Dezembro 12, 2017, 22:45:03, 22:45



JViegas com uma 125cc dá para conhecer o Mundo.



ò Morgas ...também não exageres ! Todo o Mundo ?? Quase !! Tás-te a esquecer da Subida Impossível de Silves !  :D
(https://s7.postimg.org/fn1wl56tn/Subida-_Imposs_vel-_Rui-_Santos-1.jpg) (https://postimages.org/)(http://)
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Morgas em Dezembro 12, 2017, 22:54:14, 22:54



JViegas com uma 125cc dá para conhecer o Mundo.



ò Morgas ...também não exageres ! Todo o Mundo ?? Quase !! Tás-te a esquecer da Subida Impossível de Silves !  :D
(https://s7.postimg.org/fn1wl56tn/Subida-_Imposs_vel-_Rui-_Santos-1.jpg) (https://postimages.org/)(http://)



Ia por uma alternativa a descer.  ;)


Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Joao_Cruz em Dezembro 13, 2017, 00:51:58, 00:51
Boas Jviegas.
Bom plano.
Se pensares em ir em Junho, se calhar acompanho-te totalmente/parcialmente.
Não és só tu que "sofres" com as AE's. São a maior parte das motas, pois são uma seca, não se vê nada e não se goza quase nada com a condução e ....ainda gastas mais!
Só tem a vantagem de ser bom para comer quilómetros.
Eu recomendaria ir pelo litoral até ao Porto e dormir ainda em Chaves. São uns 600 km, mas em Junho/Julho tens umas 14 horas de luz solar, pelo que aproveitando bem o dia...deve se conseguir fazer.
Depois Chaves- Vila de Rei (tenho casa em Tomar para uns 10 paxs ou mais).
3° dia Vila de Rei/Tomar - Faro
4° dia Algarve- Casa.
Só no primeiro dia tinhas uma grande estica...
Se não fizer o LaL em Maio, provavelmente irei contigo ou farei esta volta.
Um abraço
JpC
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: carlos-kb em Dezembro 13, 2017, 10:01:17, 10:01
A N2 conheço imensas partes da mesma, e já por diversas vezes circulei nela, seja a Norte, como no centro ou no Sul.
A terra natal da minha mulher (Vila Pouca de Aguiar) é atravessada por ela. Desde o Km0 até Viseu, conheço-a todinha (aquelas curvas técnicas de Santa Marta de Penaguião e Douro vinhateiro são um must)... depois a terra natal do "mê" pai, Montemor-o-Novo, também é atravessada pela mesma.... e não são raras as vezes que na zona centr, dela faço uso, acima de Abrantes, Sertã ou Gois. Ainda assim a zona que menos conheço já é mesmo a do Baixo Alentejo, de Ferreira para sul.

Claro que o "fetiche" de a fazer toda e de uma assentada existe... e só não o fiz ainda por contingência de carácter temporal (nunca há tempo e quando há, nas férias, as opções para rumar para outras paragens já está tomada) e de logística familiar.

Mas já tenho a coisa mais ou menos planeada mentalmente... com 5 dias, sendo 3 deles realmente totalmente "ocupados" na N2 e suas envolventes / pontos de interesse, parando e visitando as várias "capelinhas" ao redor que valham a pena.

O 1º dia, para rumar de Lisboa a V.P.Aguiar, aonde iria pernoitar em casa de familiares (que de mota, e sem necessidade de recorrer a AE, se faz perfeitamente entre 4 a 5 horas). 2º dia para sair de V.P.Aguiar até ao Km 0 (30 km) e dar inicio à "demanda N2", com uma etapa de Chaves à zona de Tondela / Sta. Comba (aonde iria pernoitar algures). 2º dia para fazer rumo a Montemor, passando por talvez a zona mais interessante desta estrada, apesar do flagelo deste Verão que a assolou de forma atroz. Em Montemor aproveitaria para ficar hospedado em casa de algum dos familiares paternos que ainda tenho por lá. 3º dia para fazer o percurso mais monótono e com menos que ver entre Montemor e Faro (apesar de saber que da zona de Almodôvar até entrar no Algarve a diversão "estradística" volta a aparecer). De Faro até Monte Gordo (aonde tenho casa) é um "tirinho" de 50 kms, que serviria para retemperar forças, para no 5º e último dia, apontar a casa para o regresso.

Das 4 noites, apenas uma me obrigaria a procurar e reservar alojamento (de todo prescindo de campings, por vários motivos), pelo que basicamente e tirando essa noite, os gastos seriam essencialmente combustível e alimentação.

Mas pelo andar da carruagem, e porque um gajo teima em arranjar "complicações" (das boas), a par de uma agenda motociclística que já começa a ficar sobrecarregada com outros passeios já combinados, presumo que mesmo 2018 ainda possa não ser o ano para a jornada N2.
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: JViegas em Dezembro 13, 2017, 13:59:57, 13:59
Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões e sugestões.

Como tenho o hábito de escrever muito tentarei sintetizar ao máximo:

Considerei igualmente o IP2, pois existem problemas de sinalização ou de outra natureza com a N2. Mas o intuito é percorrer esta estrada, mesmo que não a volte a fazer na minha vida.

Estou a “listar” os locais a visitar e/ou a evitar, espero conseguir um “roadbook” o mais rico possível.


Mas sabem o que estava para aqui a pensar enquanto escrevia isto?  :pensador:

E se fizesse a N2 por duas etapas em diferentes fins-de-semana?

A intensão mantem-se inalterada.
O objetivo não muda.
Concilio esta "mini aventura" com a agenda familiar e profissional.

Imaginem:
Chaves a Montargil num fim-de-semana (432kms-6h36m).

Sábado até Chaves, posso ir até Castelo Branco de véspera (6ªfeira).
E no Domingo de manhã, siga para baixo…

Chego a Montargil e sigo para casa, sempre a descer…huummm  :pensador:

E se depois num outro fim-de-semana, fizer Montargil a Faro (301kms-4h17m)?

No sábado uma viagem até Montargil visitar o Fluviário de Mora, durante a tarde sigo para baixo, dormindo pelo caminho, e no Domingo de manhã completo a viagem… Chego a Faro, dou um mergulho, bebo uma "bujeca" e regresso a casa a tempo de jantar.

Parece-me uma alternativa bem viável.  :cool:

a) Ganho em dias de férias que não uso.
b) Menos cansativo pois ando menos tempo seguido na estrada.
c) Mais barato pois não gasto muito em alojamento/alimentação.
d) Fico à mesma com tempo para visitar diversas zonas/locais de interesse.
e) Maior flexibilidade de tempo.

Vou deixar amadurecer a ideia…
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: carlos-kb em Dezembro 13, 2017, 14:55:01, 14:55
Considerei igualmente o IP2

IP2? Mas com que interesse?  :pensador:

Uma "via rápida" sem qualquer relevância histórica (como o é a N2)... de traçado monótono e pouco atractivo para se fazer de moto... tirando alguma zonas, sem grande valor paisagístico... e em alguns troços, embebido por vias de AE. Pouco diferente disso é quase fazer Portugal de Norte a Sul pela A28, A1 e A2.

Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: Seravat72 em Dezembro 13, 2017, 16:30:32, 16:30
Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões e sugestões.

Como tenho o hábito de escrever muito tentarei sintetizar ao máximo:

Considerei igualmente o IP2, pois existem problemas de sinalização ou de outra natureza com a N2. Mas o intuito é percorrer esta estrada, mesmo que não a volte a fazer na minha vida.

Estou a “listar” os locais a visitar e/ou a evitar, espero conseguir um “roadbook” o mais rico possível.


Mas sabem o que estava para aqui a pensar enquanto escrevia isto?  :pensador:

E se fizesse a N2 por duas etapas em diferentes fins-de-semana?

A intensão mantem-se inalterada.
O objetivo não muda.
Concilio esta "mini aventura" com a agenda familiar e profissional.

Imaginem:
Chaves a Montargil num fim-de-semana (432kms-6h36m).

Sábado até Chaves, posso ir até Castelo Branco de véspera (6ªfeira).
E no Domingo de manhã, siga para baixo…

Chego a Montargil e sigo para casa, sempre a descer…huummm  :pensador:

E se depois num outro fim-de-semana, fizer Montargil a Faro (301kms-4h17m)?

No sábado uma viagem até Montargil visitar o Fluviário de Mora, durante a tarde sigo para baixo, dormindo pelo caminho, e no Domingo de manhã completo a viagem… Chego a Faro, dou um mergulho, bebo uma "bujeca" e regresso a casa a tempo de jantar.

Parece-me uma alternativa bem viável.  :cool:

a) Ganho em dias de férias que não uso.
b) Menos cansativo pois ando menos tempo seguido na estrada.
c) Mais barato pois não gasto muito em alojamento/alimentação.
d) Fico à mesma com tempo para visitar diversas zonas/locais de interesse.
e) Maior flexibilidade de tempo.

Vou deixar amadurecer a ideia…

Boa tarde,

Apesar de ainda me considerar um "rookie" a tua primeira ideia cativou o meu interesse em participar mas acho que esta tua segunda ideia... bem facilita e muito a decisão... es´ta mesmo tentador... divides o percurso em duas partes o que facilita a "vida familiar leia-se escola dos miudos, trabalhos, etc) e reduz consideravelmente as despesas... mantendo o espírito

Vou-me manter por aqui a ler e se possivel contribuir para esta viagem que a ser concretizada...seria a minha primeira...

 :offtopic: Já agora e verificando que moro perto de alguns dos "ilustres" demonstro a minha "disponibilidade" para... pelo menos um cafézinho e uns possíveis passeios por Sintra, Cascais e arredores, o que dizem? A ideia de ir tomar café, por exemplo num sábado de manhã a um local a combinar com uns quantos membros parece-me agradável o que dizem?

Parabéns pela tua iniciativas de passeio.

Abraços e boas voltas,
Seravat72

 
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: 2low em Dezembro 14, 2017, 11:21:48, 11:21
Um bom tema para falar durante ao almoço de natal...  :convivio: :nice:
Título: Re: Projeto Estrada Nacional 2 – julho 2018
Enviado por: JViegas em Dezembro 14, 2017, 14:57:39, 14:57
Um bom tema para falar durante ao almoço de natal...  :convivio: :nice:

Infelizmente não poderei estar presente, pois gostaria muito de falar pessoalmente sobre este projeto com o pessoal.

Apesar de ser um projeto que inicialmente era "meu", uma ideia "estapafúrdia", reparo que alguns companheiros gostariam de realizar algo muito parecido. Não foi essa a minha intensão inicial, mas porque não? Se por acaso coincidir com as datas em que posso... seria um prazer.

Quanto ao que referi um pouco mais acima (sobre dividir o percurso em dois fins-de-semana), tenho já alinhavado o seguinte:

Fins-de-semana
26 e 27 maio 2018
A minha deslocação para Chaves
6ªfeira: Lisboa (arredores) - Castelo Branco - 238kms

Sábado: Castelo Branco - Chaves - 302 kms
Domingo: Chaves - Montargil - NACIONAL 2 - 440 kms (com regresso a casa +111kms)

TOTAL 1091 kms

23 e 24 de junho 2018
Sábado: A minha deslocação a Montemor-o-Novo (97 kms) e Montemor-o-Novo - Faro 219kms, com dormida em Castro Verde (+96kms)
Domingo: Regresso a Lisboa - 180 kms

TOTAL 592,7 kms

TOTAL 1683.7 kms

Total kms da versão de "dias de férias" 1533 kms

Algumas considerações:
I - Abdico de fazer a N2 entre Montargil e Montemor-o-Novo, por questões de tempo e de kms, mas mesmo assim no total farei mais 150kms do que a ideia inicial (com a utilização de dias de férias).

II - Farei mais kms na primeira etapa, porque irei por Castelo Branco, o que me "obriga" a iniciar o percurso para "baixo" apenas no Domingo.

III - Menos despesas com alojamento: 14,30 € (alojamento em regime de acampamento) e alimentação.

Não existem fórmulas certas, mas penso que delineei 3 opções para realizar a N2, de acordo com as minhas possibilidades pessoais, financeiras e limite de tempo disponível.

Irei continuar a fazer contas, a esquematizar, estudando alternativas e conto em breve ter algo mais concreto e talvez lance o desafio mais a "sério" por aqui.

Obrigado a todos pela ajuda e ideias.  :nice: