Clube Português Motociclismo
GERAL => Legislação e informações relevantes na área do motociclismo => Tópico iniciado por: ricardmag em Março 05, 2019, 17:30:03, 17:30
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Boa tarde,
uma mota que não cumpra a norma correspondente pode ter problemas em que situações?
Qual o risco de levar com uma multa? E já agora, se alguém souber, quanto é a multa? :toma: :policia:
Cumprimentos
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Apenas as novas motos comercializadas a partir de 1 de Janeiro 2020 estarão obrigadas a cumprir os requisitos do euro 5.
Tal como a partir de 1 de Janeiro de 2017 passaram a ter que cumprir os requisitos da euro 4.
Não é uma lei com efeitos retroactivos.
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Já tinha a ideia que fosse assim.
A minha questão é, por exemplo, ter de cumprir as euro 4 e circular com euro 3.
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A leitura deste link pode ser esclarecedora no âmbito Europeu...
Ainda assim, informo que é sobretudo no diesel que as coisas vêem a recair no que toca à proibição de circulação em muitas cidades, conforme o "Euro*" que cada veículo tem.
http://urbanaccessregulations.eu
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As limitações de acesso serão um problema sem duvida.
Eu referia-me mais a situações tipo:
- Andar sem piscas (euro x);
- Não ter refletores frontais (euro 4);
- Retrovisores (euro x);
- Alterar escape com determinadas emissões par um com mais (euro x);
- etc;
Provavelmente as coimas serão variáveis, consoante os problemas.
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Já tinha a ideia que fosse assim.
A minha questão é, por exemplo, ter de cumprir as euro 4 e circular com euro 3.
As normas Euro1/2/3/4/5/… incidem exclusivamente e apenas aos novos veículos (homologados) matriculados e como já aqui foi dito sem retroactividade, logo… podes circular à vontade com a tua Euro3.
A leitura deste link pode ser esclarecedora no âmbito Europeu...
Ainda assim, informo que é sobretudo no diesel que as coisas vêem a recair no que toca à proibição de circulação em muitas cidades, conforme o "Euro*" que cada veículo tem.
http://urbanaccessregulations.eu
Sobre isto, há muita coisa que aí vem e muita coisa que irá surgir depois do que possa vir mas se a legislação nacional ou regional acabou por ficar em aguas de bacalhau quanto aos veículos matriculados entre 1996 e 2000 não puderem circular em Lisboa, julgo que por motivo de inconstitucionalidade… ainda vai aparecer aí (europa) uma brigada qualquer contra a perseguição aos diesel…
Mas a evolução fará as pessoas desistirem do diesel quando os eléctricos ou outros mais ecológicos lhes forem mais favoráveis para as carteiras, porque até lá é como o Trump disse: aquecimento global?! 8) :stuck_out_tongue_winking_eye: (ironia)
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As normas Euro1/2/3/4/5/… incidem exclusivamente e apenas aos novos veículos (homologados) matriculados e como já aqui foi dito sem retroactividade, logo… podes circular à vontade com a tua Euro3.
Não me devo ter feito entender. A questão é ter uma mota euro 4 e devido a alterações ficar euro 3, por exemplo.
Isso trará problemas com a autoridade?
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Só consigo vislumbrar a possibilidade de algum problema nesse sentido (e mesmo assim tenho certas reservas) no caso de se avançar com a inspeção obrigatória a motociclos.
De resto...
Não imagino um militar da GNR a multar um motociclista porque p.ex. a sua moto não tem os reflectores que passaram a ser obrigatórios numa qualquer Euro* que assim o ditou há uns anos.
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As normas Euro1/2/3/4/5/… incidem exclusivamente e apenas aos novos veículos (homologados) matriculados e como já aqui foi dito sem retroactividade, logo… podes circular à vontade com a tua Euro3.
Não me devo ter feito entender. A questão é ter uma mota euro 4 e devido a alterações ficar euro 3, por exemplo.
Isso trará problemas com a autoridade?
Não consigo imaginar quais, mas quaisquer alterações que levem de Euro4 para Euro3 provavelmente obrigam a inspecção e homologação
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ricardmag,
Como referi lá atrás, não se trata de uma uma "lei" com efeitos retroactivos.
O que significa que não tens que adaptar o veículo á norma mais recente.
Os reflectores foram introduzidos em 2017 com a norma euro 4.
Nenhuma moto anterior a esse ano será obrigada a instalar os mesmos.
Os médios ligarem automáticamente sempre que o motor está em funcionamento foi introduzido em 2005 com a norma euro 2.
Nenhuma moto anterior a esse ano foi obrigada a instalar ou adaptar algo para funcionar dessa forma.
E antes de existir a norma euro 2, essa era já uma regra imposta pelo código da estrada.
A obrigatoriedade de piscas, retrovisores e sonoridade do escape idem.
Resulta da homologação do veículo conforme o regulamento do código da estrada.
Ainda não existem inspecções.
As restrições ao acesso no interior das cidades como acontece em Lisboa é baseada na norma euro.
Mas as motos estão isentas (http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/VIVER/Mobilidade/ZER/Proposta_642_CM_2014_3fase_ZER.pdf).
(https://img.blogs.es/circulaseguropt/wp-content/uploads/2017/03/lisboa_rtp.jpg)
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(....)
Os reflectores foram introduzidos em 2007 com a norma euro 4.
Nenhuma moto anterior a esse ano será obrigada a instalar os mesmos.
(....)
Julgo que querias escrever...2017.
Já agora e em complemento deste tópico, deixo aqui este criado pelo Pianoman. Precisamente por causa do Euro4.
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=591.0
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Desde já obrigados a todos pelas respostas.
Fundamentalmente o que eu queria saber já foi respondido pelo sapiens.
A minha mota é euro 4 e o que queria saber era se retirasse os refletores frontais e alterasse o escape para euro 3 pode-se ter problemas com a autoridade. Quanto aos escapes euro 3 e euro 4 sei que em euro 4 emitem cerca de metade de CO2 e não têm a possibilidade de retirar o silenciador.
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Julgo que querias escrever...2017.
Exacto. Obrigado.
Editei entretanto não vá alguém se confudir.
É o que dá ter um parque motociclístico envelhecido... :D
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Julgo que querias escrever...2017.
Exacto. Obrigado.
Editei entretanto não vá alguém se confudir.
É o que dá ter um parque motociclístico envelhecido... :D
Com os preços praticados em motociclos novos e encontrar algum que a gente goste plenamente, por vezes a solução passa mesmo por motociclos usados.
Uma "pergunta para queijinho", será que existe alguma relação entre pessoas mais graúdas terem ou procurarem motociclos da época da sua adolescência da mesma forma que o fazem com o musica, em que a musica (e motos) actual não lhes diz nada?
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Daí o sucesso da Africa Twin
Possivelmente da Teneré ou Katana
Da SV da Suzuki... ou da Z900 da Kawa
Ou das novas Triumph ou Ducati nas suas Scrambler
Talvez um viver de um antigo revivalismo.
Pessoalmente acho que existem marcas que conseguiram muito bem fazer uma atualização dos seus modelos. Talvez porque seja mais próxima dos meus sonhos de adolescente, a Honda conseguiu isso mesmo com a AT.
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Com os preços praticados em motociclos novos e encontrar algum que a gente goste plenamente, por vezes a solução passa mesmo por motociclos usados.
O que assisto é precisamente o contrário...
As usadas estão de tal forma sobrevalorizadas que mais vale ir para novo.
Não acho normal motos a quantidade de particulares que colocam à venda motos com 2 ou 3 anos quase ao preço de novas!
Acredito que uma das razões porque as "motas estão na moda e nunca se venderam tantas como em 2018 (https://expresso.pt/revista-de-imprensa/2019-03-04-Motas-estao-na-moda-e-nunca-se-venderam-tantas-como-em-2018#gs.vgi8fPnz)" deve-se a este facto!
Uma "pergunta para queijinho", será que existe alguma relação entre pessoas mais graúdas terem ou procurarem motociclos da época da sua adolescência da mesma forma que o fazem com o musica, em que a musica (e motos) actual não lhes diz nada?
É um fenómeno bastante recorrente.
Daí o sucesso da Africa Twin
(...)
Talvez um viver de um antigo revivalismo.
Penso que o 2low se refere à malta que vai atrás daquelas que eram mesmo do "seu tempo"..
Apesar de que algumas dessas reinterpretações modernas acabam por ser alternativa quando as verdadeiras já são raras de encontrar.
As neoclássicas abrangem um público diversificado.
Tive um colega que gozava comigo a dizer que a minha scrambler atrai velhos e carecas. :D
Pois era comum num parque de motos bastante diversificado haver malta que parava a apreciar especificamente aquela. E que em regra geral correspondiam à descrição.
Mas do que observo seja cá ou nos fóruns/grupos lá de fora é que o cliente propriamente dito é sobretudo malta na casa dos trintas que previligia o que que agora chamam de "lifestyle".
As neoclássicas que parecem cair nas preferências da malta mais sénior parece-me ser as da Triumph.
Africa Twin, Teneré ou Katana são nomes fortes do passado reutilizados em produtos novos e modernos.
Acrescenta-lhes valor enquanto produto.
Mas não sei ao certo até que ponto estimulará algum revivalismo.
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Já agora alguém sabe onde se pode consultar as "obrigatoriedades" das respectivas "euros"?
Sei pela compra que fiz que a euro4 obrigou a travagem combinada (mínimo) mas gostava de saber mais sobre cada uma delas.
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https://www.rac.co.uk/drive/advice/emissions/euro-emissions-standards/
Para automóveis encontrei aqui.
P.f. verifica se o mesmo website acima tem também para o caso dos motociclos... :nice:
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https://www.rac.co.uk/drive/advice/emissions/euro-emissions-standards/
Para automóveis encontrei aqui.
P.f. verifica se o mesmo website acima tem também para o caso dos motociclos... :nice:
Tem sim sr, mas é só relativo às emissões.
O que queria saber mesmo era a parte da segurança mínima, travões, reflectores etc. isso não encontro nada.
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No link seguinte entre outras informações tens os links para as normas europeias nas várias línguas.
https://www.transportpolicy.net/standard/eu-motorcycles-emissions/ (https://www.transportpolicy.net/standard/eu-motorcycles-emissions/)
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Tenho de ler isso com calma. obg.