Clube Português Motociclismo

Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: bentoJr em Janeiro 03, 2020, 16:11:39, 16:11

Título: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: bentoJr em Janeiro 03, 2020, 16:11:39, 16:11
Seguem algumas fotos e o roteiro que fiz nesse bate e volta do Porto até Pinhão, passando pela EN-222.
Foram aproximadamente 284km de lindas paisagens.

X-Max 125  :scooter:

(https://i.postimg.cc/BQsDXDz7/Porto-Pinhao.jpg) (https://postimages.org/)

Vista do Rio Douro pela N108
(https://i.postimg.cc/Z566RHbQ/20191229-093043.jpg) (https://postimg.cc/87P7Xhrd)

(https://i.postimg.cc/6q7vNLbY/20191229-094323.jpg) (https://postimg.cc/zHrBCWrg)

(https://i.postimg.cc/C1x8cVGy/20191229-095240.jpg) (https://postimg.cc/4Kjn3q2w)

Quinta do Seixo na N222
(https://i.postimg.cc/g0d86hr2/20191229-115355.jpg) (https://postimg.cc/CRPz3zj3)

(https://i.postimg.cc/SxLzqKVF/20191229-120219.jpg) (https://postimg.cc/TKwPJfZC)

Pinhão
(https://i.postimg.cc/JzCB9XN5/20191229-142220.jpg) (https://postimg.cc/ppkTjp1m)

(https://i.postimg.cc/rpLCCbZc/20191229-134421.jpg) (https://postimg.cc/v43VGPdS)
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: EML em Janeiro 04, 2020, 13:27:21, 13:27
Obrigado pela partilha!
É uma volta que ando a matutar fazer.
Boas curvas!
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: 2low em Janeiro 04, 2020, 13:29:26, 13:29
Eu também agradeço a partilha e além deste, aquele outro a passar pelo Gerês quero também fazer!!!  :cool: :tirarchapeu:

Será que há malta do norte que pretenda organizar algum evento destes de 2/3 dias?
Pode ser que a malta do sul se cole...  :tornarseanjinho: 8)
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Janeiro 04, 2020, 18:43:48, 18:43
Eu este ano no verão vou dar uma volta na N222.
Trancoso/Régua e vou fazer também a N221.
Vou passar 3 ou 4 dias em Trancoso de onde partirei nesses passeios. 👍
Depois aviso por cá, pode ser que vá mais alguém.
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: xiripiti em Janeiro 06, 2020, 13:42:30, 13:42
Mai nada... sempre a rolar  :yeah: :yeah: :yeah:

É assim que elas se querem
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: carlospira em Janeiro 07, 2020, 22:13:48, 22:13
Boas,

Que maravilha de paisagens !!!  DOURO É DOURO !!

Grande abraço e bom ano.

 :scooter: :scooter: :scooter:
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: Nuno YB em Janeiro 09, 2020, 13:22:41, 13:22
O Norte do país, tem destas coisas lindas.

Não desfazendo no Sul, com as suas praias e planicies, mas os montes e vales do Norte proporcionam paisagens e fotos d tirar o fôlego.
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: petervivas em Janeiro 14, 2020, 14:43:50, 14:43
Epa lindissimo!!!!  :festa:

Quando vou a trás os montes a casa dos familiares (Bragança) e passo pelo douro vinhateiro só me apetece voltar ali de mota, essas paisagens são lindas lindas lindas
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: Joao_Cruz em Abril 28, 2026, 11:39:51, 11:39
Boas,

Aproveitando que já existe este tópico aberto sobre a EN-222, do BentoJR, teço aqui os comentários que quero expressar sobre a dita rota, que fiz no passado domingo.

Aproveitando a ida à Expomoto, no sábado e tendo em conta que iria ficar a dormir no Porto de sábado para domingo e não querendo fazer o regresso por AE, decidi ir conhecer a "famosa" EN-222, entre Gaia e o Pinhão.
Tinha ouvido que era das estradas mais belas do mundo, icónica, um "must do" em especial em moto e foi isso que me atraiu, mais que tudo.
Se lerem até ai fim, vão perceber que há muito marketing envolvido nestas coisas.

Comecei em Leça, mas quis ir mesmo começar a EN-222, em Vila Nova de Gaia, fazendo-a o mais originalmente possivel até ao Pinhão (devido ás derrocadas neste Inverno, há dois troços que continuam fechados, conforme o Google Maps anuncia).

A primeira parte com a saída de Gaia, é muito entrar e sair de povoações e não tem grande interesse, até porque nem se avista o rio.
Passando uns 30 km (zona de Lever), começa-se a ver a margem do rio, encaixado mesmo lá em baixo e vê-se a primeira eclusa do Douro. Depois desse troço e até Castelo de Paiva, a estreada fica mais encadeada, boas cruvas, vegetação frondosa (bom para dias de calor) e foi a parte que mais gostei.
Paragem para descansar em Castelo de Paiva, com a sua igreja matriz, no largo a convidar para um cafezinho.
Depois o troço até Cinfães, sempre a acompanhar o rio, é também ele muito agradável e com bom esfalto e curvas para todos os gostos.
Começam a aparecer as cerejeiras, em Resende, que mesmo em abril, já tinham os famosos frutos vermelhos e que dão um ar engraçado ás encostas do Douro.
Aqui fomos então obrigados a ir para a margem direita do Douro, pelo troço fechado na EN-222 e fomos até Peso da Régua, onde havia uma competição de triatlo e a maior parte das ruas e estradas estava fechada!
Depois de conseguir apanhar a ponte da EN-2, no sentido de Lamego, e ter passado o Douro para a margem esquerda, lá voltámos a apanhar a EN-222, desta vez para fazer o tal troço mais "apetecido", da Régua a Pinhão.
Mas esta foi a parte que me desiludiu. A pensar que seria a parte da estrada com mais curvas e mais apetecível na condução, deparo-me com um troço "flat", a bordear o Douro, tipo marginal, durante uns 30km. É bonito, é, mas não é "uau", "a melhor estrada que fiz na minha vida".

Notem que esta é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas, não achem o projeto EN-222 muito apetecível, mas da minha parte, em especial este troço final, não vale a publicidade toda que se faz.

Abc,
JpC
Título: Re: 284km Bate e volta Porto - Pinhão EN-222
Enviado por: frazaorb em Abril 30, 2026, 17:21:06, 17:21
É bonito, é, mas não é "uau", "a melhor estrada que fiz na minha vida".

Boas Caro João

Eu acho que não tinha a espectativa de ser uma estrada para uma grande condução.
Mas tirando uma recta no meio, a memoria que me ficou foi que foi o dia todo sempre em curva. :)
Fiz num dia de semana, por isso de manhã, até fui ultrapassado por varios carros e carrinhas de malta a trabalhar. Ia devagar a ver as vistas. Fiz com um amigo do Norte que já conhecia.

(https://imagizer.imageshack.com/v2/1024x768q70/923/AcO4VF.jpg)

(https://imagizer.imageshack.com/v2/1024x768q70/923/VB1jQv.jpg)

Seja como for, gostaste certo ? ( tiveste azar com a estrada cortada / desvios )
Acho que é uma zona bonita - eu vou poucas vezes ao Norte - devia ir mais vezes.

Boas curvas