Boas,
Aproveitando que já existe este tópico aberto sobre a EN-222, do BentoJR, teço aqui os comentários que quero expressar sobre a dita rota, que fiz no passado domingo.
Aproveitando a ida à Expomoto, no sábado e tendo em conta que iria ficar a dormir no Porto de sábado para domingo e não querendo fazer o regresso por AE, decidi ir conhecer a "famosa" EN-222, entre Gaia e o Pinhão.
Tinha ouvido que era das estradas mais belas do mundo, icónica, um "must do" em especial em moto e foi isso que me atraiu, mais que tudo.
Se lerem até ai fim, vão perceber que há muito marketing envolvido nestas coisas.
Comecei em Leça, mas quis ir mesmo começar a EN-222, em Vila Nova de Gaia, fazendo-a o mais originalmente possivel até ao Pinhão (devido ás derrocadas neste Inverno, há dois troços que continuam fechados, conforme o Google Maps anuncia).
A primeira parte com a saída de Gaia, é muito entrar e sair de povoações e não tem grande interesse, até porque nem se avista o rio.
Passando uns 30 km (zona de Lever), começa-se a ver a margem do rio, encaixado mesmo lá em baixo e vê-se a primeira eclusa do Douro. Depois desse troço e até Castelo de Paiva, a estreada fica mais encadeada, boas cruvas, vegetação frondosa (bom para dias de calor) e foi a parte que mais gostei.
Paragem para descansar em Castelo de Paiva, com a sua igreja matriz, no largo a convidar para um cafezinho.
Depois o troço até Cinfães, sempre a acompanhar o rio, é também ele muito agradável e com bom esfalto e curvas para todos os gostos.
Começam a aparecer as cerejeiras, em Resende, que mesmo em abril, já tinham os famosos frutos vermelhos e que dão um ar engraçado ás encostas do Douro.
Aqui fomos então obrigados a ir para a margem direita do Douro, pelo troço fechado na EN-222 e fomos até Peso da Régua, onde havia uma competição de triatlo e a maior parte das ruas e estradas estava fechada!
Depois de conseguir apanhar a ponte da EN-2, no sentido de Lamego, e ter passado o Douro para a margem esquerda, lá voltámos a apanhar a EN-222, desta vez para fazer o tal troço mais "apetecido", da Régua a Pinhão.
Mas esta foi a parte que me desiludiu. A pensar que seria a parte da estrada com mais curvas e mais apetecível na condução, deparo-me com um troço "flat", a bordear o Douro, tipo marginal, durante uns 30km. É bonito, é, mas não é "uau", "a melhor estrada que fiz na minha vida".
Notem que esta é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas, não achem o projeto EN-222 muito apetecível, mas da minha parte, em especial este troço final, não vale a publicidade toda que se faz.
Abc,
JpC