Clube Português Motociclismo

Convívio CP-MOTO => As viagens e passeios dos nossos membros... => Tópico iniciado por: xiripiti em Abril 22, 2020, 17:31:32, 17:31

Título: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 22, 2020, 17:31:32, 17:31
Boas, como é que é tudo a rolar?!  :sportbike: :sportbike: :sportbike:

Hum...  :pensador: :pensador: :pensador: pois, com este tal de Covid rolar é coisa que não deve estar muito nas nossas rotinas.

Mas, apesar de termos que estar confinados ao nosso espaço, nada nos impede de aproveitarmos algum tempo livre extra para planearmos algumas viagens  ;)

Foi precisamente o que fiz e como não podia deixar de ser cá venho partilhar e pedir a vossa opinião.

O local escolhido, como já deu para perceber pelo titulo do tópico, foram os Picos da Europa :yeah: :yeah: :yeah:

Como presumo que o tempo para o passeio, devido ao tal Covid que falei anteriormente não deva ser muito, fiz um resumo dos pontos que li por aqui e por ali e ... tentei fazer um plano para poucos dias, neste caso 2  :pensador:

Os 2 dias que falo são a contar de Riaño, ou seja, não entra para o "totobola" o tempo de viagem para lá chegar.

Claramente a minha questão é, para aqueles que já por lá andaram, será exequível (aceitável) fazer o percurso em 2 dias?!  :pensador:

Partilho aqui o trajeto para cada dia, e aproveito também para caso identifiquem algum ponto que não deve ser descurado, pf partilhem.

> Dia 1

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1xGy6Dh-d0x-oRXjUPkwReGYaIFKjJFs0)


> Dia 2

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1KnbBICyJtAezIsZCd5IZeTdJtyM0IlCD)


Aguardo os vossos comentários.

Bem hajam

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 22, 2020, 17:36:10, 17:36
Eu reservei em Janeiro quarto de hotel para o fim de Maio e agora temo que tenha de adiar a voltinha até ao Picos...
Com sorte talvez em Julho.

O percurso que pretendo fazer é muito parecido com os que apresentas.
Não deixes de visitar os Lagos de Covadonga, ficam muito perto de Cangas de Onís onde aliás vou estabelecer o meu poiso para dormir no Hotel Rural Casa de Campo, já lá estive no Ano passado e gostei muito do Hotel, tem excelentes condições e o preço é dos melhores.

https://www.hotelcasadecampo.es/?gclid=CjwKCAjw1v_0BRAkEiwALFkj5mxcuiY4nyJDfW89lDAZXrrcHs4ZW1yBQIKFot0lijDcAnOQ6egsuhoC24UQAvD_BwE

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Abril 22, 2020, 18:41:44, 18:41
Eu estou a pensar voltar e fazer parte do percurso que fiz há dois anos atrás.

Léon-Riaño
(https://i.imgur.com/K5nwVZh.png?1)

Riaño-Oviedo
(https://i.imgur.com/JbaTABX.png?1)

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 22, 2020, 19:32:08, 19:32
Eu venho sempre por Leon/Benavente /Cidade Rodrigo/Vilar Formoso.
Porque pernoito em Trancoso onde tenho casa de família, no dia seguinte e já de regresso à casa faço sempre o meu passeio pela Serra da Estrela via Torre/Loriga/Poço da Broca, para almoçar no Restaurante Guarda Rios, vou beber uma fresquinha no Piodão depois sigo em direcção à N2 que faço até Constância e a seguir N118 até casa.

Restaurante Guarda Rios.:

https://www.guardarios.net/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 22, 2020, 20:14:56, 20:14
Eu venho sempre por Leon/Benavente /Cidade Rodrigo/Vilar Formoso.
Porque pernoito em Trancoso onde tenho casa de família, no dia seguinte e já de regresso à casa faço sempre o meu passeio pela Serra da Estrela via Torre/Loriga/Poço da Broca, para almoçar no Restaurante Guarda Rios, vou beber uma fresquinha no Piodão depois sigo em direcção à N2 que faço até Constância e a seguir N118 até casa.

Restaurante Guarda Rios.:

https://www.guardarios.net/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 22, 2020, 20:30:48, 20:30
Eu venho sempre por Leon/Benavente /Cidade Rodrigo/Vilar Formoso.
Porque pernoito em Trancoso onde tenho casa de família, no dia seguinte e já de regresso à casa faço sempre o meu passeio pela Serra da Estrela via Torre/Loriga/Poço da Broca, para almoçar no Restaurante Guarda Rios, vou beber uma fresquinha no Piodão depois sigo em direcção à N2 que faço até Constância e a seguir N118 até casa.

Restaurante Guarda Rios.:

https://www.guardarios.net/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão
Então o meu amigo conhece a N221 até Barca D'Alva.
Diga lá se é ou não uma das mais belas estradas Nacionais?

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 22, 2020, 20:56:29, 20:56
Eu venho sempre por Leon/Benavente /Cidade Rodrigo/Vilar Formoso.
Porque pernoito em Trancoso onde tenho casa de família, no dia seguinte e já de regresso à casa faço sempre o meu passeio pela Serra da Estrela via Torre/Loriga/Poço da Broca, para almoçar no Restaurante Guarda Rios, vou beber uma fresquinha no Piodão depois sigo em direcção à N2 que faço até Constância e a seguir N118 até casa.

Restaurante Guarda Rios.:

https://www.guardarios.net/

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão
Então o meu amigo conhece a N221 até Barca D'Alva.
Diga lá se é ou não uma das mais belas estradas Nacionais?

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Sim conheço essa zona toda, tenho primos em Almendra

Eu e o José Antunes andamos por lá 4 dias nas 125

Na última vez já com a Cb500x tive de chamar a assistência por falta de gasolina na IC5 a 7 kms de Mogadouro  :napodeser:

A 221 é difícil de descrever de tão bela que é desde Figueira Castelo Rodrigo passando por Escalhão

O Antunes que nunca tinha andado por lá estava gago


Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Joao_Cruz em Abril 23, 2020, 00:16:18, 00:16
Eu sugeria-te também ficar em Cangas de Onis ou Potes.
Não deixes de visitar a costa, pois também  é muito engraçada. Ribadesella tem uma praia bonita. O desfiladeiro de Cain de Valdeon vale (muito, muito) a pena e não conhecia até à última vez que lá fui.  O teleférico de Fuente De, conta com pelo menos 3-4 horas ( 1 para espera, outra para subir e umas 2 horas lá em cima).
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Vasco Gama em Abril 23, 2020, 09:05:18, 09:05

[/quote]

Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão
[/quote]

Mas Trancoso é Beira Alta e não Tras os Montes!!!

Só uma picardia!! :writing:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 10:07:00, 10:07


Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão
[/quote]

Mas Trancoso é Beira Alta e não Tras os Montes!!!

Só uma picardia!! :writing:
[/quote]




Agradeço a lição de geografia mas eu não disse que Trancoso era Transmontana eu é que sou, e passo por lá quase todos os anos há mais de 40 anos e é paragem obrigatória assim como Mêda a caminho de Freixo de Numão.

Todos os anos percorro essa Província de lés a lés.

Nasci em Frechas a 10 kms de Mirandela



Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 10:19:30, 10:19
Companheiro "Xiripiti"

Desculpa a interferência

Podes apagar as minhas intervenções que nada têm a ver com o teu tópico se assim o entenderes.

São despistes normais
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 11:26:27, 11:26
Obrigado a todos pelos comentários  :nice:

@JoãoPVCarvalho
Relativamente aos lagos de Covadonga, já estão identificados logo no primeiro dia. São os dois lagos logo abaixo do mirador de la reina.

@Wonderboy91
Parece-me que esse trajeto não explora muito os Picos.
Como é a primeira vez que lá vou estou a ponderar essa volta circular para ficar a conhecer um pouco toda a área.

@Joao_Cruz
Sim, a zona da costa deve ser interessante e também quero conhecer contudo acho que irá ser numa outra viagem.
Gostaria de fazer toda a costa norte de Espanha até Bilbau.
No limite poderá ser que aborde algumas zonas se conseguir mais uns dias e permitir no regresso esticar mais um pouco a viagem.
Quanto à estadia, as que escolhi estão apenas e só de acordo com o trajeto traçado

@Rodrigues1
Sem stress, também já andei por essa 221 e gostei bastante sem duvida.


Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 11:32:04, 11:32
Para quem por lá já andou, o que vos parece o primeiro dia!?

Apesar de arrancar de Riaño e os 200km não parecerem muito, claro que depende sempre do traçado, as 5h30 já me deixam dúvidas  :pensador: :pensador: :pensador:

Adicionando 1h para almoçar qualquer coisa talvez fique sem dia para fazer o trajeto todo!  :-\
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 11:41:33, 11:41
Esses dois dias estás a contar com a ida até Riano e regresso a casa ?

Eu também pretendo ir mas pelo menos dois dias são para ir e vir até Freixo de Numão onde pernoito para não ser um esticão até Cangas de Onis.

Para o ano já estarei reformado  :corado: e tempo livre não faltará, vamos ver se os chinocas deixam.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 11:44:56, 11:44
Esses dois dias estás a contar com a ida até Riano e regresso a casa ?

Eu também pretendo ir mas pelo menos dois dias são para ir e vir até Freixo de Numão onde pernoito para não ser um esticão até Cangas de Onis.

Para o ano já estarei reformado  :corado: e tempo livre não faltará, vamos ver se os chinocas deixam.

Não, como disse, não entra para o "totobola" as viagens de ida até Riaño e depois o regresso.

Isto é, o que aí coloco são os 2 dias apenas e só para andar nos Picos.
Por isso, logo o primeiro dia, começa de Riaño  ;)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 11:49:45, 11:49
Esses dois dias estás a contar com a ida até Riano e regresso a casa ?

Eu também pretendo ir mas pelo menos dois dias são para ir e vir até Freixo de Numão onde pernoito para não ser um esticão até Cangas de Onis.

Para o ano já estarei reformado  :corado: e tempo livre não faltará, vamos ver se os chinocas deixam.

Não, como disse, não entra para o "totobola" as viagens de ida até Riaño e depois o regresso.

Isto é, o que aí coloco são os 2 dias apenas e só para andar nos Picos.
Por isso, logo o primeiro dia, começa de Riaño  ;)


Então vais precisar de 4 dias

As horas marcadas no roteiro são se cumprires as velocidades de lei mas acho que serias o único a fazê-lo por isso não queiras ser diferente e anda um bocado mais depressa para poderes usufruir das paragens.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 23, 2020, 11:49:46, 11:49
Para quem por lá já andou, o que vos parece o primeiro dia!?

Apesar de arrancar de Riaño e os 200km não parecerem muito, claro que depende sempre do traçado, as 5h30 já me deixam dúvidas  :pensador: :pensador: :pensador:

Adicionando 1h para almoçar qualquer coisa talvez fique sem dia para fazer o trajeto todo!  :-\
Dá perfeitamente, a estrada é sinuosa mas circulas bem e como vais passear a velocidade é o que menos importa.

O trajecto circular é fixe mas para fazer num dia é curto, se fores como eu perdes-te no tempo cada vez que páras em algum lado.
Não é por acaso que já fui aos Picos duas vezes e pretendo lá voltar este Ano.

A Costa pretendo fazer desde San Sébastien até Gijón, já no regresso pretendo atravessar o parque natural de Las Ubinas-la mesa,/Leon/reserva natural Laguna de Villafáfila( já lá estive e é lindíssimo) / Salamanca /Lá Aberca (também já lá estive de 125cc é uma serra brutal) e depois o caminho habitual por Cidade Rodrigo / Vilar Formoso...
Em resumo, mais uma semana inteira na estrada.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Abril 23, 2020, 12:27:30, 12:27
Camarada Xiripiti, tens razão. É uma rota pela parte exterior aos picos com predominancia no traçado e não em locais que se calhar vale a pena visitar. Vou pesquisar um pouco mais para tirar algum tempo de estrada e talvez até adicionar algumas rotas mais interessantes do ponto de vista turistico.

Vou seguir este tópico  :convivio:

Boas curvas!
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Joao_Cruz em Abril 23, 2020, 14:26:11, 14:26
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 23, 2020, 14:29:55, 14:29
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Atenção que só pode subir aos Lagos em veículo próprio até às 7:00 da manhã, a partir dessa hora só de autocarro ou táxi porque não deixam passar viaturas particulares.
O bilhete do autocarro desde o Santuário até aos Lagos custa 4,5€ por pessoa ida/volta.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 15:06:48, 15:06
Sei que a vontade é muita e até eu gostava de alinhar nessa, não quero ser desmancha prazeres mas não será arriscado fazê-lo nesta altura.?

Primeiro porque as dormidas em quartos de hotel é sempre um risco quanto mais agora.

Segundo, Restaurantes devem estar a 10 %

Por último, em Espanha não estou a ver levantarem as restrições tão cedo.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 15:07:46, 15:07
Para quem por lá já andou, o que vos parece o primeiro dia!?

Apesar de arrancar de Riaño e os 200km não parecerem muito, claro que depende sempre do traçado, as 5h30 já me deixam dúvidas  :pensador: :pensador: :pensador:

Adicionando 1h para almoçar qualquer coisa talvez fique sem dia para fazer o trajeto todo!  :-\
Dá perfeitamente, a estrada é sinuosa mas circulas bem e como vais passear a velocidade é o que menos importa.

O trajecto circular é fixe mas para fazer num dia é curto, se fores como eu perdes-te no tempo cada vez que páras em algum lado.
Não é por acaso que já fui aos Picos duas vezes e pretendo lá voltar este Ano.

A Costa pretendo fazer desde San Sébastien até Gijón, já no regresso pretendo atravessar o parque natural de Las Ubinas-la mesa,/Leon/reserva natural Laguna de Villafáfila( já lá estive e é lindíssimo) / Salamanca /Lá Aberca (também já lá estive de 125cc é uma serra brutal) e depois o caminho habitual por Cidade Rodrigo / Vilar Formoso...
Em resumo, mais uma semana inteira na estrada.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um dia claramente será só para dizer que se foi lá... não se deve ver nada certamente, por isso, pensei desde logo em 2 dias mas...

Quanto à costa norte gostaria mesmo de fazer desde finisterra até Bilbau
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 15:15:28, 15:15
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Certo, a dúvida reside mesmo nesse primeiro dia  :pensador:

O objetivo principal e é bom não descurar é o passeio, não gosto de ir em modo "checked"

Como tal, contando com 1h para almoçar mais esses tempos todos que dizes... o dia fica curto  :-\
5h30 viagem + 1h almoço + 4h para as visitas e passeios... 10h30

Se sair de riaño às 9h só às 19h30 está terminado o passeio, não me parece impossível mas... sem duvida que deve ser cansativo

Essa questão do lado norte já li e ouvi algumas vezes contudo para fazer num circuito circular fica um pouco difícil conseguir a não ser se andarmos a subir e a descer mas vou registar  :writing:

A ideia era ir garantidamente fora do julho e agosto.
Idealmente seria maio até ao maximo de meados de junho, mas claro que agora com este tal de Covid está tudo em aguas de bacalhau

Contudo, nada nos impede de ir "desenhando" o trajeto depois é só aguardar pela altura possível
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 15:18:30, 15:18
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Atenção que só pode subir aos Lagos em veículo próprio até às 7:00 da manhã, a partir dessa hora só de autocarro ou táxi porque não deixam passar viaturas particulares.
O bilhete do autocarro desde o Santuário até aos Lagos custa 4,5€ por pessoa ida/volta.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Hum...  :pensador: :pensador: :pensador:

Ora aí está uma questão muito importante

A subida aos lagos só é permitida até às 7h independentemente da altura em que se vá?!

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 23, 2020, 15:19:59, 15:19
Pois eu também tinha projectado Maio, inclusive já paguei a reserva do Hotel mas agora já não sei...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 15:21:08, 15:21
Sei que a vontade é muita e até eu gostava de alinhar nessa, não quero ser desmancha prazeres mas não será arriscado fazê-lo nesta altura.?

Primeiro porque as dormidas em quartos de hotel é sempre um risco quanto mais agora.

Segundo, Restaurantes devem estar a 10 %

Por último, em Espanha não estou a ver levantarem as restrições tão cedo.

Claramente que nesta altura está fora de questão  ;)

Como disse aproveito algum tempo extra para ir planeando alguns passeios que quero fazer.

Apesar do Covid nos tirar a liberdade de andarmos por onde queremos em nada nos impede de irmos "desenhando" futuros trajetos

 :writing: :writing: :writing:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 23, 2020, 15:21:39, 15:21
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Atenção que só pode subir aos Lagos em veículo próprio até às 7:00 da manhã, a partir dessa hora só de autocarro ou táxi porque não deixam passar viaturas particulares.
O bilhete do autocarro desde o Santuário até aos Lagos custa 4,5€ por pessoa ida/volta.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Hum...  :pensador: :pensador: :pensador:

Ora aí está uma questão muito importante

A subida aos lagos só é permitida até às 7h independentemente da altura em que se vá?!
A partir do fim de Maio sim... Só podes subir em veículo próprio até às 7:00 e durante todo o ano também é assim aos Domingos e feriados

https://guiadeasturias.com/informacion-de-acceso-a-los-lagos-de-covadonga/


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Rodrigues1 em Abril 23, 2020, 15:24:44, 15:24
Sei que a vontade é muita e até eu gostava de alinhar nessa, não quero ser desmancha prazeres mas não será arriscado fazê-lo nesta altura.?

Primeiro porque as dormidas em quartos de hotel é sempre um risco quanto mais agora.

Segundo, Restaurantes devem estar a 10 %

Por último, em Espanha não estou a ver levantarem as restrições tão cedo.

Claramente que nesta altura está fora de questão  ;)

Como disse aproveito algum tempo extra para ir planeando alguns passeios que quero fazer.

Apesar do Covid nos tirar a liberdade de andarmos por onde queremos em nada nos impede de irmos "desenhando" futuros trajetos

 :writing: :writing: :writing:


Então tens a minha companhia para o ano  :lolol:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 23, 2020, 15:30:25, 15:30
1° dia é um bocado puxado. A estrada fe subida aos Lagos Covadonga é estreita e costuma ter muita gente a subir/descer.
Só de Cangas, parar para a foto na ponte romana (30/40 minutos), Santuário de Covadonga (1 hora no mínimo,  com bastante dificuldade em estacionar,  mesmo moto) e subir/descer os Lagos (contando com pelo menos 1 hora lá em cima, se não fizeres nenhum passeio a pé) são umas 3 horas....dá 4-5 horas.
Em que altura do ano estás a pensar ir?

Deixo te um conselho. Deixa a parte norte dos Picos e a subida aos lagos para a parte da tarde. De manha, na cara norte, costuma estar sempre nevoeiro e mais frio e assim, começas pela parte sul.
Um outro conselho. Antes de subir aos Lagos, espreita nuna web cam como está o tempo lá em cima. Se estiver tudo tapado com nevoeiro, nem merece a pena subir e fica te pelo Santuario de Covadonga e a lenda.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Atenção que só pode subir aos Lagos em veículo próprio até às 7:00 da manhã, a partir dessa hora só de autocarro ou táxi porque não deixam passar viaturas particulares.
O bilhete do autocarro desde o Santuário até aos Lagos custa 4,5€ por pessoa ida/volta.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Hum...  :pensador: :pensador: :pensador:

Ora aí está uma questão muito importante

A subida aos lagos só é permitida até às 7h independentemente da altura em que se vá?!
A partir do fim de Maio sim... Só podes subir em veículo próprio até às 7:00 e durante todo o ano também é assim aos Domingos e feriados

https://guiadeasturias.com/informacion-de-acceso-a-los-lagos-de-covadonga/


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Ou seja... 8:30 hora de Espanha e esqueci de mensionar que só fecham para subir aos Lagos, depois de lá estar podes ficar o tempo que quiseres...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 23, 2020, 15:45:45, 15:45
A partir do fim de Maio sim... Só podes subir em veículo próprio até às 7:00 e durante todo o ano também é assim aos Domingos e feriados

https://guiadeasturias.com/informacion-de-acceso-a-los-lagos-de-covadonga/


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Ou seja... 8:30 hora de Espanha e esqueci de mensionar que só fecham para subir aos Lagos, depois de lá estar podes ficar o tempo que quiseres...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Estava precisamente a ver esse site, vale a pena partilhar  :nice:

Depois da uma leitura o melhor mesmo é não ir entre 1 de Junho e 16 de Outubro

Se fosse escolher diria que maio era o sem duvida o ideal mas para este ano... parece-me estar completamente fora de hipótese

Tirando que nos últimos anos o outono dá-nos dias de primavera senão mesmo verão, o que pode ainda ser uma possibilidade

Por isso, nada melhor como já ter o roteiro à mão e caso apareça uma oportunidade é... ir :sportbike: :sportbike: :sportbike:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Abril 23, 2020, 16:34:56, 16:34
Para quem por lá já andou, o que vos parece o primeiro dia!?

Apesar de arrancar de Riaño e os 200km não parecerem muito, claro que depende sempre do traçado, as 5h30 já me deixam dúvidas  :pensador: :pensador: :pensador:

Adicionando 1h para almoçar qualquer coisa talvez fique sem dia para fazer o trajeto todo!  :-\
Dá perfeitamente, a estrada é sinuosa mas circulas bem e como vais passear a velocidade é o que menos importa.

O trajecto circular é fixe mas para fazer num dia é curto, se fores como eu perdes-te no tempo cada vez que páras em algum lado.
Não é por acaso que já fui aos Picos duas vezes e pretendo lá voltar este Ano.

A Costa pretendo fazer desde San Sébastien até Gijón, já no regresso pretendo atravessar o parque natural de Las Ubinas-la mesa,/Leon/reserva natural Laguna de Villafáfila( já lá estive e é lindíssimo) / Salamanca /Lá Aberca (também já lá estive de 125cc é uma serra brutal) e depois o caminho habitual por Cidade Rodrigo / Vilar Formoso...
Em resumo, mais uma semana inteira na estrada.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um dia claramente será só para dizer que se foi lá... não se deve ver nada certamente, por isso, pensei desde logo em 2 dias mas...

Quanto à costa norte gostaria mesmo de fazer desde finisterra até Bilbau

Tambem gostava Camarada. Mas depois penso que seguiria pela N260 passar os pirinéus e acabar na bela cidade de Barcelona.

É sempre bom ter sonhos! Haja saúde e dinheiro para os concretizar  :corado:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Svitre em Abril 23, 2020, 17:46:33, 17:46
Fui aos Picos no final de Novembro do ano passado.
Fui por Leon e primeiro dia foi em Cangas de Onis. Fui ver o mosteiro de Covadonga e os lagos.
Segundo dia em Arenas de Cabrales, fui almoçar em Sotres e andei pela zona do início do trilho da Ruta de Cares.
Terceiro dia passei na zona de Potes.
Regresso por Riano.
Concluído, fui de carro com a Maria porque tínhamos uns diazitos de férias, foi um percurso de reconhecimento para lá voltar de duas rodas.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 24, 2020, 11:27:13, 11:27
Fui aos Picos no final de Novembro do ano passado.
Fui por Leon e primeiro dia foi em Cangas de Onis. Fui ver o mosteiro de Covadonga e os lagos.
Segundo dia em Arenas de Cabrales, fui almoçar em Sotres e andei pela zona do início do trilho da Ruta de Cares.
Terceiro dia passei na zona de Potes.
Regresso por Riano.
Concluído, fui de carro com a Maria porque tínhamos uns diazitos de férias, foi um percurso de reconhecimento para lá voltar de duas rodas.

Pelo que identificas foram 3 dias e ainda ficaram umas coisas por ver  :pensador:

Claro que se vamos em passeio também para andar um pouco nos trilhos... não dá para tudo

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 24, 2020, 11:38:23, 11:38
Mesmo que não vás fazer trilhos e pretendas apenas visitar as aldeias e locais mais interessantes, em dois dias vais ter sempre de fazer uma selecção.

Por isso tenho voltado aos Picos...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 24, 2020, 11:51:27, 11:51
Mesmo que não vás fazer trilhos e pretendas apenas visitar as aldeias e locais mais interessantes, em dois dias vais ter sempre de fazer uma selecção.

Por isso tenho voltado aos Picos...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Sim, sem dúvida

O primeiro dia será sempre um pouco complicado  :pensador: talvez até demais e vá ficar alguma coisa por ver

Quando vou visitar um local gosto sempre de pensar que um dia lá voltarei
Penso ser um bom pensamento para desfrutarmos do que estamos a ver e não entrar em modo list a fazer checked nos pontos.

Claro que com 2 dias não será para ver tudo de fio a pavio não é esse o objetivo claramente
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Svitre em Abril 24, 2020, 13:33:57, 13:33
Gostei muito de Cangas de Onis, uma cidade muito simpática, depois o resto do percurso foi feito em modo de exploração e descoberta. Ficou mesmo muito por ver, mas o segredo desta escapadinha (podemos chamar de lua de mel) foi de não olhar a horários nem ficar preso por sítios a visitar e depois não conseguir.
Na minha opinião para explorar suficientemente a zona seria necessário pelo menos duas semanas. Dedicar um dia inteiro a cada "ponto de interesse" sem ter de fazer as coisas à pressa. Uma vez que o objetivo é "meter quilómetros", então na minha opinião dois dias de exploração chegam para fazer os percursos, parar para tirar umas fotos, refeições e descansar.

Conto em lá voltar no próximo ano e basicamente será nessa toada, aquelas estradas engolidas pelos desfiladeiros são pura e simplesmente deliciosas.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Svitre em Abril 24, 2020, 13:38:24, 13:38
Fui aos Picos no final de Novembro do ano passado.
Fui por Leon e primeiro dia foi em Cangas de Onis. Fui ver o mosteiro de Covadonga e os lagos.
Segundo dia em Arenas de Cabrales, fui almoçar em Sotres e andei pela zona do início do trilho da Ruta de Cares.
Terceiro dia passei na zona de Potes.
Regresso por Riano.
Concluído, fui de carro com a Maria porque tínhamos uns diazitos de férias, foi um percurso de reconhecimento para lá voltar de duas rodas.

Pelo que identificas foram 3 dias e ainda ficaram umas coisas por ver  :pensador:

Claro que se vamos em passeio também para andar um pouco nos trilhos... não dá para tudo


Foram 3 noites, tive sorte que não apanhei chuva, o tempo estava mais ameno que por cá com temperatura a rodar os 14° perfeitamente "fazível" de mota a dois. Depois, não havia grande pressão turística e não tive qualquer stress a ir onde quer que fosse, como os lagos por exemplo.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Svitre em Abril 24, 2020, 13:41:53, 13:41


Excelente roteiro  :palmas:

Digo isso porque conheço muito bem todas as localidades por onde passas inclusive o Poço da Broca e o seu magnifico restaurante.

Trancoso então nem se fala, sou transmontano  :nice:

Não tenho família em Trancoso mas é lá perto em Freixo de Numão

Mas Trancoso é Beira Alta e não Tras os Montes!!!

Só uma picardia!! :writing:
[/quote]




Agradeço a lição de geografia mas eu não disse que Trancoso era Transmontana eu é que sou, e passo por lá quase todos os anos há mais de 40 anos e é paragem obrigatória assim como Mêda a caminho de Freixo de Numão.

Todos os anos percorro essa Província de lés a lés.

Nasci em Frechas a 10 kms de Mirandela




[/quote]

Frechas, é um local bem conhecido, tenho família no Cachão.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: João A em Abril 25, 2020, 00:21:28, 00:21
Como o João Cruz já referiu, não percas uma ida ao desfiladeiro de Cain de Valdeon. Vale bem a pena, mas é um percurso de ida e volta pelo mesmo caminho, pois no final a estrada não dá seguimento para veículos normais (talvez para motos com aptidão fora de estrada possa dar, mas não isso não sei ao certo, e também para caminhadas...).
Quando fui aos Picos da Europa não consegui subir aos lagos de Covadonga, com grande pena, porque nos desaconselharam fortemente devido ao nevoeiro cerrado e chuva. Julgo que é uma situação frequente naquela zona...
Julgo que a partir de Riano deverias contar com um mínimo de 3 dias, senão é só devorar quilómetros e não gozas devidamente as paisagens, ou então reduzes a um percurso curto e ficará muito por ver...
No meu passeio com mais 5 motos/scooters (mínimo 400 cc) fizemos o passeio a partir de Lisboa e volta em 6 dias (5 noites) e não foi nada demais.
Vai planeando e sonhando enquanto estamos confinados  :cool:
Eu gostava de lá voltar.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Svitre em Abril 25, 2020, 12:58:22, 12:58
Curiosamente também apanhamos algum nevoeiro em Covadonga e nos lagos, mas ficou com um aspecto ainda mais místico.

(https://i.imgur.com/GOzAImG.jpg)
(https://i.imgur.com/S4M2pnB.jpg)
(https://i.imgur.com/BQSJ22Y.jpg)
(https://i.imgur.com/xiXB9lU.jpg)
(https://i.imgur.com/Jq3ViS7.jpg)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Joao_Cruz em Abril 25, 2020, 14:39:58, 14:39
Os Lagos de Covadonga, conheci os pela primeira vez, através da Volta a Espanha em bicicleta, vendo pela Tv. A primeira vez que lá fui, foi há uns 30 anos e foi uma das mais belas etapas que me recordo de moto. Sai de manhã de Ribadesella, na minha Suzuki GS 500 E com o meu irmão a pendura com um nevoeiro cerradissimo, em pleno julho. Paramos em Cangas e Covadonga,  mas sempre com nevoeiro cerrado. Começamos a subir aos lagos (Enol e Ercina, se não me engano) e...no meio de vacas a pastar em plena estrada, começa o nevoeiro a abrir e....tcharã, abre se o sol e ficamos literalmente em cima das nuvens com um cenário lindo, lindo, lindo. Depois de descer, ainda nesse dia, fomos dormir a San Sebastian,  tendo feito várias gargantas até chegar à costa. Depois disso, já lá fui mais umas 4 vezes, sempre a descobrir coisas novas, a última das quais Cain de Valdeon, que é também um ponto obrigatório.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 26, 2020, 23:21:42, 23:21
Como o João Cruz já referiu, não percas uma ida ao desfiladeiro de Cain de Valdeon. Vale bem a pena, mas é um percurso de ida e volta pelo mesmo caminho, pois no final a estrada não dá seguimento para veículos normais (talvez para motos com aptidão fora de estrada possa dar, mas não isso não sei ao certo, e também para caminhadas...).
Quando fui aos Picos da Europa não consegui subir aos lagos de Covadonga, com grande pena, porque nos desaconselharam fortemente devido ao nevoeiro cerrado e chuva. Julgo que é uma situação frequente naquela zona...
Julgo que a partir de Riano deverias contar com um mínimo de 3 dias, senão é só devorar quilómetros e não gozas devidamente as paisagens, ou então reduzes a um percurso curto e ficará muito por ver...
No meu passeio com mais 5 motos/scooters (mínimo 400 cc) fizemos o passeio a partir de Lisboa e volta em 6 dias (5 noites) e não foi nada demais.
Vai planeando e sonhando enquanto estamos confinados  :cool:
Eu gostava de lá voltar.

E desfiladeiro de Cain de Valdeon está planeado para o segundo dia... alias é mesmo o ultimo ponto por isso mesmo...
O caminho de ida é o mesmo de vinda...

Como disse, é bom ter sempre em mente que um dia lá voltaremos  ;)

O objetivo é fazer um passeio que permita ficar com uma ideia e passar nos pontos "principais"

Penso que os 2 dias serão efetivamente curtos, sem duvida os 3 dias seria o ideal para fazer um passeio mais tranquilo
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 26, 2020, 23:23:03, 23:23
Curiosamente também apanhamos algum nevoeiro em Covadonga e nos lagos, mas ficou com um aspecto ainda mais místico.

(https://i.imgur.com/GOzAImG.jpg)
(https://i.imgur.com/S4M2pnB.jpg)
(https://i.imgur.com/BQSJ22Y.jpg)
(https://i.imgur.com/xiXB9lU.jpg)
(https://i.imgur.com/Jq3ViS7.jpg)

Se fosse escolher sem duvida que gostaria de ter a sorte de ter bom tempo mas... sem duvida que essas fotos estão TOP  :nice:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 26, 2020, 23:24:30, 23:24
Os Lagos de Covadonga, conheci os pela primeira vez, através da Volta a Espanha em bicicleta, vendo pela Tv. A primeira vez que lá fui, foi há uns 30 anos e foi uma das mais belas etapas que me recordo de moto. Sai de manhã de Ribadesella, na minha Suzuki GS 500 E com o meu irmão a pendura com um nevoeiro cerradissimo, em pleno julho. Paramos em Cangas e Covadonga,  mas sempre com nevoeiro cerrado. Começamos a subir aos lagos (Enol e Ercina, se não me engano) e...no meio de vacas a pastar em plena estrada, começa o nevoeiro a abrir e....tcharã, abre se o sol e ficamos literalmente em cima das nuvens com um cenário lindo, lindo, lindo. Depois de descer, ainda nesse dia, fomos dormir a San Sebastian,  tendo feito várias gargantas até chegar à costa. Depois disso, já lá fui mais umas 4 vezes, sempre a descobrir coisas novas, a última das quais Cain de Valdeon, que é também um ponto obrigatório.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Essa partilha é incrível... é mesmo isso o bom destes passeios quando partilhamos uns valentes anos mais tarde e ainda passam todas as emoções do passeio  :palmas:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Norberto em Abril 27, 2020, 11:15:12, 11:15
Conheço os Picos da Europa, simplesmente por videos. É um sonho meu fazer essa viagem de mota.
Eu vivo em Monte da Pedra/Crato/Portalegre. Seria possível fazer essa viagem em 5 dias?
Contando com a viagem de ida e volta, para casa.
Abraço. :sportbike: :nice: :bandeiraportugal:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 27, 2020, 11:21:50, 11:21
Conheço os Picos da Europa, simplesmente por videos. É um sonho meu fazer essa viagem de mota.
Eu vivo em Monte da Pedra/Crato/Portalegre. Seria possível fazer essa viagem em 5 dias?
Contando com a viagem de ida e volta, para casa.
Abraço. :sportbike: :nice: :bandeiraportugal:
Olá Companheiro.

Possível é, mas é curto...
 Tens de contar com mais de 2000kms ida e volta, podes fazer isso em dois dias mas vai ser uma estoupada.
Assim ficas com 3 dias livres para explorar os Picos.

Depende um pouco da tua montada e do trajecto que vais escolher, com um tempo assim tão reduzido não te vais safar dos AE ou então nunca mais lá chegas...


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Norberto em Abril 27, 2020, 11:50:53, 11:50
Viva companheiro, obrigado pela dica.
Sendo assim, tenho que guardar mais dois dias. Sete dias no total. Que achas?
Isto é um plano que eu tenho à anos, que gostaria de concretizar. E se possível ir com mais companheiros e companheiras motares.
Obrigado e um abraço.  :nice: :scooter: :bandeiraportugal:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Abril 27, 2020, 12:13:14, 12:13
Viva companheiro, obrigado pela dica.
Sendo assim, tenho que guardar mais dois dias. Sete dias no total. Que achas?
Isto é um plano que eu tenho à anos, que gostaria de concretizar. E se possível ir com mais companheiros e companheiras motares.
Obrigado e um abraço.  :nice: :scooter: :bandeiraportugal:
Em 7 dias dá perfeitamente.
Crias um roteiro com uns quantos locais a visitar (porque nunca vais conseguir ver tudo), reservas por lá hotel, eu pessoalmente gosto muito de Cangas de Onís mas tens uma oferta enorme em toda a região.
Em grupo é sempre melhor mas mais de 3 ou 4 motas na minha opinião é granel...


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Norberto em Abril 27, 2020, 13:45:47, 13:45
Obrigado, companheiro. Irei certamente seguir estes teus conselhos.
A minha montada é uma Honda X-ADV / 750cc, igual à foto do meu perfil.
Um abraço.  :nice: :scooter: :bandeiraportugal:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Joao_Cruz em Abril 28, 2020, 14:15:35, 14:15
Norberto, estando em Portalegre,  porque não começas por uma zona mais perto,  aí ao teu lado. Tens Ávila-Segovia a um tiro e tem bastante para ver e curvar. É uma sugestão. Picos dá para fazer em 1 dia ida, 2 dias para ver e 1 dia de regresso, mas...É  em modo "chinês " a queimar combustível.  O ideal são mesmo, mínimo dos mínimos  4 noites/5 dias, sendo que 5 noites/6 dias o tempo ideal médio para o fazer.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Abril 28, 2020, 16:33:37, 16:33
Aproveito para perguntar as Camaradas que já foram, se quiser ir aos picos em 2/3 dias, sinceramente acham que será curto? Eu da ultima vez que cumpri o roteiro que aqui mostrei achei que foi o correcto, mas não faço ideia do que possa ter perdido  :confused:

Obrigado por toda a ajuda dispensada
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: 2low em Abril 28, 2020, 16:34:45, 16:34
Aproveito para perguntar as Camaradas que já foram, se quiser ir aos picos em 2/3 dias, sinceramente acham que será curto?

Obrigado por toda a ajuda dispensada

Quando pensas em ir?

Pensas reunir um pequeno grupo para que todos possam cumprir minimamente algumas regras de segurança contra o covid19 ?

 :convivio:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Abril 28, 2020, 16:38:15, 16:38
Aproveito para perguntar as Camaradas que já foram, se quiser ir aos picos em 2/3 dias, sinceramente acham que será curto?

Obrigado por toda a ajuda dispensada

Quando pensas em ir?

Pensas reunir um pequeno grupo para que todos possam cumprir minimamente algumas regras de segurança contra o covid19 ?

 :convivio:

Camarada, sinceramente com reservas, muito possivelmente fim do verão para Setembro/Outubro. Tenho um amigo mais velho das motas com uma FJR, já teve inclusive uma XX e varadero, mas voltou, como ele diz, às origens e muito possivelmente será o meu comparsa nesta viagem.

A minha duvida seria apenas nos dias e desviando da rota que fiz no passado, não sei se possa ter perdido muito ou pouco (por ver) e se valerá apena ficar mais um dia ou dois no máximo.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: MotardFeio em Abril 29, 2020, 07:53:23, 07:53

(...)


Claramente a minha questão é, para aqueles que já por lá andaram, será exequível (aceitável) fazer o percurso em 2 dias?!  :pensador:

(...)


Companheiro, 2 dias é pouco tempo.
Vais ficar cheio de pena de não teres andado a vadiar por ali 3 dias, 4 seria mesmo o ideal!
Isto considerando apenas estradas no triângulo Riaño / Cangas de Ónis / Potes.

Fui o ano passado em Junho com mais 3 amigos.

Dormi em dois locais diferentes por lá e definitivamente (para mim) o ideal é assentar arraiais em Potes e depois andar a vadiar, mas não perdendo tempo com entradas / saídas de hotéis...

Não sei se já falaram nisso, mas sobe ( e desce!) a estrada da estátua do Urso (não me lembro do nome dela).
Vale bem a pena!!!

Ficou decidido que lá hei-de voltar!

Bom passeio.
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Abril 29, 2020, 15:22:19, 15:22

(...)


Claramente a minha questão é, para aqueles que já por lá andaram, será exequível (aceitável) fazer o percurso em 2 dias?!  :pensador:

(...)


Companheiro, 2 dias é pouco tempo.
Vais ficar cheio de pena de não teres andado a vadiar por ali 3 dias, 4 seria mesmo o ideal!
Isto considerando apenas estradas no triângulo Riaño / Cangas de Ónis / Potes.

Fui o ano passado em Junho com mais 3 amigos.

Dormi em dois locais diferentes por lá e definitivamente (para mim) o ideal é assentar arraiais em Potes e depois andar a vadiar, mas não perdendo tempo com entradas / saídas de hotéis...

Não sei se já falaram nisso, mas sobe ( e desce!) a estrada da estátua do Urso (não me lembro do nome dela).
Vale bem a pena!!!

Ficou decidido que lá hei-de voltar!

Bom passeio.

Obrigado pela partilha  :nice:

Para que possa andar mais descontraído penso que mais um dia seria interessante, o primeiro dia está um pouco "carregado"

Compreendo a questão dos hotéis, contudo, ficar sempre no mesmo também tens "perda" de tempo a andar até ao ponto onde estavas no inicio do dia e no final ao voltares ao hotel  :pensador:

Sem dúvida um maior descanso, sem chek-in's e chek-out's, e permite deixar as "tralhas" no hotel e passeares mais leve, sem duvida uma questão que me parece bastante importante mas...

Se avaliarmos o tempos de ida e volta ao hotel, tempo e kms que vamos fazer... é uma questão a pensar  :-\

Tenho que talvez refazer o plano para 3 dias, onde acho que as maiores alterações serão em "partir" o primeiro dia em 2

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: petervivas em Maio 04, 2020, 13:04:46, 13:04
UHmmmmm....vou estar atento a este assunto

Também tenho programado ir lá com uma malta neste 2020 (esperemos que sim)

 :nice:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Maio 04, 2020, 18:54:53, 18:54
Pelo que tenho visto na imprensa espanhola este ano ninguém deve conseguir atravessar a fronteira para viagens de lazer...
Assim sendo este ano difícilmente irei aos Picos.
Já contactei o hotel para saber como vamos resolver a questão da reserva...


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: 2low em Maio 04, 2020, 19:04:41, 19:04
Pelo que tenho visto na imprensa espanhola este ano ninguém deve conseguir atravessar a fronteira para viagens de lazer...
Assim sendo este ano difícilmente irei aos Picos.
Já contactei o hotel para saber como vamos resolver a questão da reserva...


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Resta passear e conhecer melhor o nosso país!

O "quilometro infinito" até tem uma boa proposta: https://quilometroinfinito.com/parque-natural-do-alvao/ (https://quilometroinfinito.com/parque-natural-do-alvao/)

 :nice: :convivio:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Maio 06, 2020, 00:14:32, 00:14
E a notícia já se espalha...
Se é verdadeira não sei mas hoje fui contactado pelo Hotel onde tinha a reserva (Hotel Casa de Campo) de onde me informaram que não sabem quando vão reabrir ao público ou tão pouco se ainda o farão este ano.
Cancelaram a minha reserva é devolveram o dinheiro...

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200505/394befe0aec95cea2d7b3d9c8ac4ce5b.jpg)

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Wonderboy91 em Maio 06, 2020, 00:58:39, 00:58
Obrigado pela informação Camarada. Mais perto da data vou averiguar acerca das fronteiras e dormidas. Um bem haja
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Maio 06, 2020, 16:55:24, 16:55
Não me parece que existam condições para o fazer em tão curto espaço de tempo  :-\

Além das fronteiras, que claro sem elas abertas nem lá chegaríamos, existem os hotéis, os restaurantes, os supermercados, as bombas de gasolina, entre outros, que obrigatoriamente para uma viagem destas tem que estar disponíveis para "nos" atender.

A ideia é mesmo deixar o roteiro e assim que existam as condições... não há tempo a perder, é pegar no roteiro e siggaaaaa  :sportbike: :sportbike: :sportbike:

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: petervivas em Fevereiro 23, 2021, 18:08:48, 18:08
Tenho  uma vontade de me fazer a estrada ...

deve ser o "mal" de todos aqui  :smiley: :chopper: :yeah:

Obrigado a todos pela ajuda no roteiro, é a minha próxima viagem de eleição que quero fazer fora de portugal  :bandeiraportugal:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Luis Salgueiro em Fevereiro 23, 2021, 18:43:22, 18:43
Picos da Europa é um tour que ninguém que tenha 'uma 2 rodas' devia de perder ! " Ahhh... o Gerês 'é muito bonito e coiso e tal ' ...., mas ... 'uma coisa é uma coisa e uma outra coisa é uma coisa completamente diferente " !

Já aqui ficaram referenciados os spots mais emblemáticos e o resto ficará por conta de cada um , talvez acrescentar o alerta para não usarem roupa vermelha pois na zona dos lagos o gado abunda a circular livremente  :D :D  :festa:
(https://i.postimg.cc/8crTnj7q/10495338-10153567589555789-6728660541624133825-o.jpg) (https://postimg.cc/Zv4kWYFc)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: MotardFeio em Fevereiro 24, 2021, 08:00:55, 08:00
Fuente Dé...

Foi mágico chegar a essas escarpas!!!
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JViegas em Fevereiro 24, 2021, 08:22:13, 08:22
Bolas... um gajo parar aí com uma mota vermelha depois de milhares de kms e levar uma cornada...  :smiley:




Tenho família em Tui (fronteira entre Espanha e França) e há mais de 15 anos que nos pedem para os irmos visitar... e eu sempre a adiar porque quero antes de ir para lá fazer o "desvio" para esses lados de Espanha... mas a oportunidade nunca surgiu, são sempre necessários mais dias, ou porque o carro não aguentaria, ou porque o dinheiro é escasso, ou por isto ou por aquilo... vai-se sempre adiando, adiando...  :confused:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: nfkart em Fevereiro 24, 2021, 10:40:14, 10:40
Bolas... um gajo parar aí com uma mota vermelha depois de milhares de kms e levar uma cornada...  :smiley:


Tou lixado a minha moto é vermelha.....nunca tinha pensado nisso... ups  :oops: :( :)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: saraiva em Fevereiro 24, 2021, 12:21:10, 12:21
Picos da Europa é um tour que ninguém que tenha 'uma 2 rodas' devia de perder ! " Ahhh... o Gerês 'é muito bonito e coiso e tal ' ...., mas ... 'uma coisa é uma coisa e uma outra coisa é uma coisa completamente diferente " !

Já aqui ficaram referenciados os spots mais emblemáticos e o resto ficará por conta de cada um , talvez acrescentar o alerta para não usarem roupa vermelha pois na zona dos lagos o gado abunda a circular livremente  :D :D  :festa:
(https://i.postimg.cc/8crTnj7q/10495338-10153567589555789-6728660541624133825-o.jpg) (https://postimg.cc/Zv4kWYFc)

Eh eh Nesta foto o companheiro parece um bocado desconfortável para quem está num sítio tão bonito..  :)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Luis Salgueiro em Fevereiro 24, 2021, 14:21:44, 14:21


Eh eh Nesta foto o companheiro parece um bocado desconfortável para quem está num sítio tão bonito..  :)

Eh pá , foi um desconforto momentâneo  :corado: , prontamente captado pela máquina fotográfica ! Estava muito descansadinho a olhar para a paisagem atrás do fotógrafo e nem me apercebi da chegada do bicho ! Quando reparei ali estavam eles (os chifres) a 50 cms de mim  :o !
Mas atenção ...para não pensarem que sou medroso aqui está a prova que já tinha estado bem mais pertinho de um Miura enraivecido ..sem pestanejar !  8)
(https://i.postimg.cc/RVMY4mjj/552727-10151538482840789-296645755-n.jpg) (https://postimages.org/)

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: pjmartinho em Fevereiro 24, 2021, 17:31:05, 17:31
Não resisti  :lolol:

(https://i.postimg.cc/mDcWmbhF/prof.jpg)
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Luis Salgueiro em Fevereiro 24, 2021, 18:04:08, 18:04
Não resisti  :lolol:


pjmartinho ... não confirmo, nem desminto ! :corado: :corado: "O que acontece nos Picos da Europa, fica nos Picos da Europa ! "   ::P:


 :festa: :convivio:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 24, 2021, 20:22:19, 20:22
Não resisti  :lolol:

(https://i.postimg.cc/mDcWmbhF/prof.jpg)


 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Outubro 17, 2021, 20:56:21, 20:56
Boas, como é que é tudo a rolar?!  :sportbike: :sportbike: :sportbike:

Recuperando o tópico, antes de mais agradecer os comentários de todos e depois atualizar o roteiro e partilhar a experiencia para que, tal como para mim foi, possa “servir” para incentivar outros a fazer o mesmo, isto é, ir  ;)

Um ano e meio depois lá se concretizou a viagem que, desde já, e tal como quase todos que a fazem dizem, é recomendada  :nice:

O tempo foi duplicado, isto é, acabei por fazer em quatro dias, sendo que o ultimo dia já não foi pelos Picos mas não posso deixar de reforçar que se puderem não deixem de lá passar, recomendo e diria que é quase certo que não se vão arrepender.

Durante o percurso existiram duas alterações de “ultima hora”  :pensador:

No segundo dia o previsto era depois da visita ao mirador de naranjo de bulnes, que acabei por não fazer porque exigia uma caminhada ainda consideravelmente longa, principalmente para quem vai com equipamento de mota, em conversa com uns caminheiros resolvi fazer uma alteração ao percurso.
Depois do mirador iria visitar Sotres e voltaria a fazer a estrada até “las arenas” que ligaria a Panes. Contudo e após conversa com o casal pró da caminhada no mirador resolvi seguir a sugestão deles e antes de chegar a Sotres virar no trilho com sentido a espinama. Sem dúvida um dos pontos altos do passeio… BRUTAL  :feliz:
O trilho é de fácil identificação e relativamente acessível de se fazer, tirando dois pontos onde a inclinação e a pedra solta não ajudam em nada.

Outra alteração ao plano inicial foi no ultimo dia, que tinha planeado entrar por Bragança, mas acabei por seguir mais à frente um pouco, passar em Verin, e entrar em PT pelo trilho que existe que liga a Vilar de Perdizes.
Este trilho não considero que traga qualquer problema, quase uma “ae”, mas em terra
Desta forma não vi a placa a dizer Portugal fazendo com que, para todos os efeitos, ainda continuava no passeio por Espanha  :stuck_out_tongue_winking_eye:

> Dia 1

 (https://drive.google.com/uc?export=view&id=1WonnrbXjAaL_msPuAUob8O-Gi61wPrGE)

Nota: Antes da saída do nosso belo Portugal, nada melhor que um belo costeletão no Abel

> Dia 2

 (https://drive.google.com/uc?export=view&id=1pqkCiDHYf7HP-PlYVgWNxvsiinhnsVuj)

Nota: Estranho o Hotel só começar a servir pequeno almoço às 8h, isto quando, temos ainda 12km para chegar às barreiras para a subida para os lagos que fecham às 8h30 conclusão… não é alternativa pequeno almoço no hotel!

> Dia 3

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1fCOEHQmVpdOE4560oaitCN13hRiVUIkr)

Nota: A estrada de Potes para o Urso Pardo, que tem um traçado, um piso e marcações incríveis para desfrutar, talvez seja neste sentido, a subir, que se consegue desfrutar do seu melhor.

> Dia 4

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1C0Uab3arbYnvGoL247bboen2PiHGNYjA)

Nota: Mesmo não sendo já Picos e por isso não haver ao certo expectativas, foi surpreendente. Paisagens incríveis que recomendo, desde o primeiro ponto ao quarto é TOP


Para aguçar o apetite,

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1aS7Mz453kgNyhVOG5NmBmK8nxV_sDLE4)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1O5R6xU7W8_X_W9sDVswbSW0ut-uLsSft)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1pNb5FmZ5ReHS-BXjxXzEavoOccVzkg42)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=17aoliuWxRaHoJ344AeGZ48K4Xz4niEbr)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1D_UK70ESVylxdi-oZpI-NvNSPHCiIyAg)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1UDbrBd_1PKTjJxVF-gw5zuaO-94v-fF1)

(https://drive.google.com/uc?export=view&id=1DMBExeWOWuOkCjM-UzHbV_cIQbuFRvEb)

Bem hajam
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: 2low em Outubro 17, 2021, 21:02:52, 21:02
Que Inveja!!!

Fizeste o passeio agora e apanhaste esse clima porreiro?
 :cool:

E além do passeio ainda te aventuraste na escalada...
 :yeah:

Qualquer dia vingo-me!
 :D
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: Joao_Cruz em Outubro 18, 2021, 00:01:25, 00:01
Muito bom. Esses pontos todos teem de ser referenciados neste post. Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: PBarros em Outubro 18, 2021, 11:46:04, 11:46
Belo passeio 👍👍
Estive lá em 2017 e são paisagens espetaculares 👌👌
Cumprimentos ✌️✌️
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: VCS em Outubro 18, 2021, 18:20:20, 18:20
Obrigado pelas dicas.
Nunca fiz os picos de moto. Será em 2022 ? Vamos ver...
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: xiripiti em Outubro 24, 2021, 23:09:17, 23:09
Que Inveja!!!

Fizeste o passeio agora e apanhaste esse clima porreiro?
 :cool:

E além do passeio ainda te aventuraste na escalada...
 :yeah:

Qualquer dia vingo-me!
 :D

Sim, confesso que tive fazer um compasso de espera para ir mas... foi impecável, sempre bom tempo  ;)

Ok, confesso, no dia de subida para os lagos, em que o despertador tocou madrugador e sai do hotel às 7h da matina... estava uma humidade incrivel e uma neblina que não se via nada mas... felizmente assim que começo a subir para os lados, isto já pelas 8h20, ficou incrivel, completamente limpo  :megafeliz:

Qt à escalada, ainda dizem que os malucos "somos nós"  :???:

Que a partilha seja o "empurrão" para ... ir

Muito bom. Esses pontos todos teem de ser referenciados neste post. Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Obrigado, aqui vim buscar a inspiração e como tal não podia deixar de deixar o contributo para que outros o façam.

Qt aos Picos, recomendado  :nice:

Belo passeio 👍👍
Estive lá em 2017 e são paisagens espetaculares 👌👌
Cumprimentos ✌️✌️

Obrigado.
Sem dúvida, só mais uma partilha para confirmação... se ainda houver duvidas disso  ;)

Obrigado pelas dicas.
Nunca fiz os picos de moto. Será em 2022 ? Vamos ver...

Bora lá, sigaaaaa  :sportbike:
Título: Re: Picos da Europa - Roteiro
Enviado por: carlospira em Outubro 26, 2021, 18:40:41, 18:40

Boas companheiros ,

Maravilhosas fotos de locais fantásticos para se visitar de mota !!!!!!!!
Esses Picos...Ando doido para lá voltar com tempo e calma  E EM DUAS RODAS !!!!!!
Fizeste aí um desvio muito fixe pelo " Puerto de Somiedo " , são  espetaculares  essas estradas ( fiz muitas delas quando trabalhava na Laso e fazíamos esses percursos para um parque eólico que ai ajudámos a construir. )

Muitos e bons kms com essa verdinha linda.

 :scooter: :scooter: :scooter: