Clube Português Motociclismo

GERAL => Quando tudo é novidade... As Primeiras Dicas! => Tópico iniciado por: AndreA em Julho 28, 2020, 23:55:02, 23:55

Título: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 28, 2020, 23:55:02, 23:55
DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B , a tirar A2
- Altura: 1,80m
- Peso: 75
- Idade: 20
- Pendura (S/N): Ocasionalmente
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Naked
- Custo (em euro): Dentro do que vi novas até 35kw ,+/- 6500€ (sempre a crédito/prestações)
- Nova/Usada: Nova

PERCURSO

- Regularidade (diário, semanal, mensal): Diário (dependendo das condições meteorológicas)
- Tipo de estrada: Nacionais, localidades e Auto-estrada
- Numero aproximado de KM: 30/40 km diários (ida e volta) sem contar com fim de semanas

RESUMO:

Boas pessoal , ganhei recentemente interesse nos motociclos e comecei a tirar a carta A2. Não tendo experiência nenhuma tenho naturalmente muitas questões mas começando pelo mais importante (a mota em si). Gosto especialmente do estilo naked e estou de olho numa Honda CB500F no entanto considerei também a Yamaha MT-03 ou até uma 07 limitada. A minha hesitação quanto às duas últimas prende-se quanto à mt03 à dificuldade de vender posteriormente uma 300cc e aos seus consumos além de poder me fartar mais rapidamente. Quanto à mt07 pelo que já pesquisei poderei deslimitá-la mais tarde mas nunca será homologada no livrete entre outros eventuais problemas com a autoridade.

Gostava de saber a vossa opinião quanto à CB500F para principiantes   ;D

As minhas outras questões são relativas a tudo o que é necessário à utilização de uma mota   :D

Já fiz algumas simulações de seguro mas que tendem a variar imenso (entre os 150 e 300), será mais barato juntar com o seguro do carro?

Não consegui encontrar custos associados às revisões, gostava também de ter uma ideia.

Em relação aos extras de uma mota...o que vale realmente a pena escolher logo no concessionário? os preços de malas, apoios e punhos aquecidos etc parecem me excessivos no site da honda, pergunto me se é mais barato adquirir posteriormente. Mais importante ainda, gostava de saber se um descanso central compensa, seja em termos de estacionamento como em termos de manutenção (lavar e olear a corrente). No site da Honda custa cerca de 150€

Agradeço desde já a vossa atenção e se me esqueci de algo que consideram importante para quem está a entrar neste mundo novo façam favor de dizer   :)
Obrigado !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: NT em Julho 29, 2020, 08:13:52, 08:13
A CB500F é uma excelente opção. Mota muito fiável, honesta, fácil de conduzir e por alguma razão as escolas de condução as usam. Julgo que as manutenções também não sejam nada por aí além. Quanto aos acessórios, eu pediria com a mala logo de origem e da marca. Normalmente os suportes são mais discretos, existe a opção de a chave ser igual à chave da mota para só usares uma e pode-se sempre negociar um desconto com o vendedor. Quanto os punhos aquecidos, eu instalei na minha à posteriori, mas o valor dos da Yamaha é metade do preço dos da Honda segundo sei. Tens os da Oxford que são muito melhores do que os de origem e até podem ser instalados em casa com alguma paciencia, se nao quiseres pagar à oficina para o fazer. Atenção é ao tempo necessário para colarem, cerca de 1 dia sem usar a mota. Quanto ao descanso central, é uma grande treta a maioria ds motas não virem com eles e o preço que pedem por aquilo é um roubo. Não que seja muito importante na altura de estacionar, mas para motas com corrente, faz mesmo muita falta. Novamente a Oxford vende uns cavaletes bem porreiros e consegues comprar o da frente e o de trás por um custo inferior ao descanso central. Só tem o inconveniente de te teres de restringir ao uso em casa. Em viagem para lubrificares a corrente tens de andar com ela à mão. O meu seguro fi-lo na mesma companhia onde já tinha dois carros, pelo que me fizeram uma boa atenção e pago actualmente por um contra terceiros, com cobertura de despesas hospitalares limitada, cerca de 120 euros. Não te esqueças para o orçamento de contares com um bom capacete, casaco, botas, luvas e calças. No primeiro ano vais investir um bocado nisso, mas se forem de boa qualidade podem durar bastante tempo.
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: MotardFeio em Julho 29, 2020, 09:38:47, 09:38
Tens aí uma boa opinião do NT.

Se estás a tirar a A2, segue para as 500/600/650. As 300/250/400 "duram pouco", fartam depressa...

Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.

MT-07, CBF 650, Z 650, SV 650, tudo motos bem comprovadas e passíevis de estarem limitadas à Carta A2.
Assegura junto dos stands qual vai ser a forma de deslimitar a moto no futuro (parte "física" e parte burocrática), caso queiras manter a mesma.

Se quiseres mudar de moto, podes sempre vender a tua limitada que vai ter saída. Mais saída no caso da Honda e da Yamaha...

Boa sorte na escolha!!!
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: paulo coelho em Julho 29, 2020, 14:23:00, 14:23
Já foste ver a renovada CB 500X ? Não gostas do estilo?
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 29, 2020, 20:04:28, 20:04
A CB500F é uma excelente opção. Mota muito fiável, honesta, fácil de conduzir e por alguma razão as escolas de condução as usam. Julgo que as manutenções também não sejam nada por aí além. Quanto aos acessórios, eu pediria com a mala logo de origem e da marca. Normalmente os suportes são mais discretos, existe a opção de a chave ser igual à chave da mota para só usares uma e pode-se sempre negociar um desconto com o vendedor. Quanto os punhos aquecidos, eu instalei na minha à posteriori, mas o valor dos da Yamaha é metade do preço dos da Honda segundo sei. Tens os da Oxford que são muito melhores do que os de origem e até podem ser instalados em casa com alguma paciencia, se nao quiseres pagar à oficina para o fazer. Atenção é ao tempo necessário para colarem, cerca de 1 dia sem usar a mota. Quanto ao descanso central, é uma grande treta a maioria ds motas não virem com eles e o preço que pedem por aquilo é um roubo. Não que seja muito importante na altura de estacionar, mas para motas com corrente, faz mesmo muita falta. Novamente a Oxford vende uns cavaletes bem porreiros e consegues comprar o da frente e o de trás por um custo inferior ao descanso central. Só tem o inconveniente de te teres de restringir ao uso em casa. Em viagem para lubrificares a corrente tens de andar com ela à mão. O meu seguro fi-lo na mesma companhia onde já tinha dois carros, pelo que me fizeram uma boa atenção e pago actualmente por um contra terceiros, com cobertura de despesas hospitalares limitada, cerca de 120 euros. Não te esqueças para o orçamento de contares com um bom capacete, casaco, botas, luvas e calças. No primeiro ano vais investir um bocado nisso, mas se forem de boa qualidade podem durar bastante tempo.

Obrigadissimo pela opinião !

Sim, realmente também já li sobre a possibilidade de negociar o preço dos acessórios no concessionário (em alguns ouvi dizer que oferecem mesmo). Neste caso um descanso central custa 154€ de origem e eu não encontrei descansos muito mais baratos em outros sites, existe no entanto esses tais cavaletes por cerca de 40/50€, é uma questão de escolher...
A opção da top case 35 litros vem com o apoio , a base , a top case e uma mala para a topcase por cerca de 689€ , justifica por este preço?
Os punhos aquecidos realmente são mais baratos "cá fora" pelo que vi.
Depois existe a opção do para brisas (183€) que por enquanto ainda não sei se é necessário..
Em relação ao seguro penso que a seguradora não vá ser tão simpatica comigo  :D recém encartado ainda por cima, mesmo com o carro não sei..

Obrigado mais uma vez !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 29, 2020, 20:07:20, 20:07
Tens aí uma boa opinião do NT.

Se estás a tirar a A2, segue para as 500/600/650. As 300/250/400 "duram pouco", fartam depressa...

Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.

MT-07, CBF 650, Z 650, SV 650, tudo motos bem comprovadas e passíevis de estarem limitadas à Carta A2.
Assegura junto dos stands qual vai ser a forma de deslimitar a moto no futuro (parte "física" e parte burocrática), caso queiras manter a mesma.

Se quiseres mudar de moto, podes sempre vender a tua limitada que vai ter saída. Mais saída no caso da Honda e da Yamaha...

Boa sorte na escolha!!!

Sim de facto já me disseram que uma 300cc acabo por me "cansar" mais rapidamente.
Ah sim já me esquecia dos "cogumelos" apesar da marca não oferecer penso que seja um bom investimento. Desses acessórios todos quais recomendas adquirir pela marca? (se algum)

Obrigado !  ;D
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 29, 2020, 20:19:46, 20:19
Já foste ver a renovada CB 500X ? Não gostas do estilo?

Já vi sim senhor, também acho linda além de ser mais confortavel e dar para fazer viagens maiores, inclusive tenho um amigo com uma. Mas acho que gosto mais das naked mesmo  ;D

Obrigado !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: MotardFeio em Julho 30, 2020, 11:19:08, 11:19
(...)

Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.

(...)

Sim de facto já me disseram que uma 300cc acabo por me "cansar" mais rapidamente.
Ah sim já me esquecia dos "cogumelos" apesar da marca não oferecer penso que seja um bom investimento. Desses acessórios todos quais recomendas adquirir pela marca? (se algum)

Obrigado !  ;D

Na marca só mesmo o descanso central.
Os punhos aquecidos depende do custo dos mesmos na marca e o preço dos Oxford que arranjares, e respectiva integração do comando dos mesmos na moto.
Tudo o resto, eu diria sempre de marcas especialistas.
Pesa sempre o preço na marca com o do material de especialistas (por exemplo um Top Case da Givi, mais os suportes, preço para a capacidade equivalente? E se o da marca só leva 40L e queres um de 56L?)

Posso referir marcas, e tens sempre mais marcas disponíveis que estas:

Malas - Givi é Top
Punhos - Oxford
Cadeado - Xena e outros
Cogumelos - LSL e outros

Capacetes, casacos e luvas não compres na marca. Vai a uma boa loja dedicada da Dainese ou da Alpinestars, Revit, Spidi, Klim, Rukka, etc e tal para "Roupa".

As escolhas são infindáveis!!! Belo mundo em que vivemos!
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: dfelix em Julho 30, 2020, 12:16:39, 12:16
Quanto à mt07 pelo que já pesquisei poderei deslimitá-la mais tarde mas nunca será homologada no livrete entre outros eventuais problemas com a autoridade.

Poderás deslimitá-la mais tarde e ficar homologada.
Só que naturalmente isso implica pagar pela alteração e pela homologação e novo DUA.

O mais certo será quando esse momento surgir, já teres outras coisas diferentes debaixo de olho.
E aí, o facto de ser limitada até nem é mau de todo.
Há alguma procura por motos limitadas, sobretudo MT's.

A CB500 é uma boa escola.
Menos entusiasmante que a MT. Mas muito competente.

150 a 300 euros pelo seguro são valores perfeitamente normais para alguém com 20 anos e poucos anos de carta.
Não entendo o que queres dizer com juntar ao seguro do carro. O mediador até pode fazer um descontinho mas será sempre pouco relevante pois será sempre apólices diferentes e os factores de peso como idade e anos de carta são os que têm maior peso na simulação.

Os custos das manutenções podem variar bastante de marca para marca e até entre agentes da mesma marca. Para nem estar a meter ao barulho casas independentes. De qualquer forma, o maior peso no custo dum motociclo é mesmo a gasolina e os pneus.  :)

Os extras depende do que pretendes fazer com ela e do que eventualmente te poderá fazer falta.
Comprando nova é sempre bom tentar que eles incluam o máximo possível.
Porque em regra geral têm sempre margem para negociação. Embora normalmente só façam campanhas com o aproximar do final do ano ou quando têm muito stock para escoar.

Já o que realmente "faz falta" é sempre muito pessoal.
Haverá malta que não dispensa top case. Mas haverá quem não goste do efeito e faça o dia-a-dia de forma perfeitamente normal sem precisar de uma.
Punhos aquecidos é algo que a maioria vive bem sem eles. Mas haverá quem faça inverno rigoroso e torna-se um luxo que mais tarde é dificil abdicar.
Descanso central ajuda imenso na manutenção da corrente. Mas muita gente prefere ter mais trabalho nesse momento que andar com aquele peso extra atrás.
É portanto muito relativo.
Será com o hábito e experiência que vamos percebendo o que mais gostamos e o que é melhor para nós.

Mas o que conseguires negociar como oferta na compra da moto.. é sempre bem-vindo!
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 31, 2020, 01:39:56, 01:39
(...)

Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.

(...)



Sim de facto já me disseram que uma 300cc acabo por me "cansar" mais rapidamente.
Ah sim já me esquecia dos "cogumelos" apesar da marca não oferecer penso que seja um bom investimento. Desses acessórios todos quais recomendas adquirir pela marca? (se algum)

Obrigado !  ;D

Na marca só mesmo o descanso central.
Os punhos aquecidos depende do custo dos mesmos na marca e o preço dos Oxford que arranjares, e respectiva integração do comando dos mesmos na moto.
Tudo o resto, eu diria sempre de marcas especialistas.
Pesa sempre o preço na marca com o do material de especialistas (por exemplo um Top Case da Givi, mais os suportes, preço para a capacidade equivalente? E se o da marca só leva 40L e queres um de 56L?)

Posso referir marcas, e tens sempre mais marcas disponíveis que estas:

Malas - Givi é Top
Punhos - Oxford
Cadeado - Xena e outros
Cogumelos - LSL e outros

Capacetes, casacos e luvas não compres na marca. Vai a uma boa loja dedicada da Dainese ou da Alpinestars, Revit, Spidi, Klim, Rukka, etc e tal para "Roupa".

As escolhas são infindáveis!!! Belo mundo em que vivemos!

Sim realmente o que estou mais indeciso é sobre o descanso central e o parabrisas mas penso que escolherei da marca se o vendedor der uma
"atenção"  :D

De equipamento resta experimentar ! ;D
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 31, 2020, 01:43:58, 01:43
Quanto à mt07 pelo que já pesquisei poderei deslimitá-la mais tarde mas nunca será homologada no livrete entre outros eventuais problemas com a autoridade.

Poderás deslimitá-la mais tarde e ficar homologada.
Só que naturalmente isso implica pagar pela alteração e pela homologação e novo DUA.

O mais certo será quando esse momento surgir, já teres outras coisas diferentes debaixo de olho.
E aí, o facto de ser limitada até nem é mau de todo.
Há alguma procura por motos limitadas, sobretudo MT's.

A CB500 é uma boa escola.
Menos entusiasmante que a MT. Mas muito competente.

150 a 300 euros pelo seguro são valores perfeitamente normais para alguém com 20 anos e poucos anos de carta.
Não entendo o que queres dizer com juntar ao seguro do carro. O mediador até pode fazer um descontinho mas será sempre pouco relevante pois será sempre apólices diferentes e os factores de peso como idade e anos de carta são os que têm maior peso na simulação.

Os custos das manutenções podem variar bastante de marca para marca e até entre agentes da mesma marca. Para nem estar a meter ao barulho casas independentes. De qualquer forma, o maior peso no custo dum motociclo é mesmo a gasolina e os pneus.  :)

Os extras depende do que pretendes fazer com ela e do que eventualmente te poderá fazer falta.
Comprando nova é sempre bom tentar que eles incluam o máximo possível.
Porque em regra geral têm sempre margem para negociação. Embora normalmente só façam campanhas com o aproximar do final do ano ou quando têm muito stock para escoar.

Já o que realmente "faz falta" é sempre muito pessoal.
Haverá malta que não dispensa top case. Mas haverá quem não goste do efeito e faça o dia-a-dia de forma perfeitamente normal sem precisar de uma.
Punhos aquecidos é algo que a maioria vive bem sem eles. Mas haverá quem faça inverno rigoroso e torna-se um luxo que mais tarde é dificil abdicar.
Descanso central ajuda imenso na manutenção da corrente. Mas muita gente prefere ter mais trabalho nesse momento que andar com aquele peso extra atrás.
É portanto muito relativo.
Será com o hábito e experiência que vamos percebendo o que mais gostamos e o que é melhor para nós.

Mas o que conseguires negociar como oferta na compra da moto.. é sempre bem-vindo!

Muito obrigado pela opinião !

Sim de facto, é tentar negociar alguns extras com o vendedor na altura da compra, talvez dê prioridade a um descanso central ou parabrisas.
Em relação aos pneus eu sei que é bastante relativo mas por alto de quantos em quantos km se trocam? e qual é o custo de uns pneus em média?
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: NT em Julho 31, 2020, 09:10:28, 09:10
A duração dos pneus depende muito do tipo (sport ou touring) da mota (potencia e binário entregue) e da forma como a conduzes. Há quem torre uns pneus em 2000km e quem faça 20000Km e mais. Na minha os de origem estão agora com 18000km e eu nem sempre sou manso, mas a maioria das vezes faço uma condução regular. Ainda têm rasto, mas já começo a notar que estão a ficar quadrados por muita autoestrada e alguma falta de aderencia, especialmente em curva, à chuva já começam a estar na categoria de maus. Mais uns dois mil e troco-os. Julgo que a CB500F deverá fazer sensivelmente o mesmo.
Julgo que leva à frente um 120/70 17 que deverá rondar uns 80 euros e atrás 160/60/17 que deverá rondar uns 120 euros. Conta com uns 200 euros para troca de ambos e nunca optes por pneus baratos, são a unica coisa que te agarra à estrada.
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: dfelix em Julho 31, 2020, 09:59:23, 09:59
Sim realmente o que estou mais indeciso é sobre o descanso central e o parabrisas mas penso que escolherei da marca se o vendedor der uma

Pelo que indicas no post inicial, tens 1,80.
Com a tua altura, o vidro/ecrã/deflector/parabrisas/(ou que lhe quiserem chamar) é algo que fará uma diferença considerável no conforto. Sobretudo em autoestrada.

Também interfere na estética.
Portanto, até que ponto se abdica de uma coisa em detrimento da outra acaba por ser algo pessoal.

Se estás com dúvidas entre duas coisas que são a "marquise" e o descanso central... repara que:
A protecção aerodinâmica é algo que te beneficiará sempre que vais andar com a moto.
A utilidade do descanso central será sobretudo quando vais olear a corrente.

Na minha os de origem estão agora com 18000km e...

18K nuns pneus!  :o
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: NT em Julho 31, 2020, 13:23:04, 13:23
 ;D ;D
São os BT023 e aquilo dura e dura, mas já estão um bocado tipo Flinstones
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 31, 2020, 13:33:24, 13:33
A duração dos pneus depende muito do tipo (sport ou touring) da mota (potencia e binário entregue) e da forma como a conduzes. Há quem torre uns pneus em 2000km e quem faça 20000Km e mais. Na minha os de origem estão agora com 18000km e eu nem sempre sou manso, mas a maioria das vezes faço uma condução regular. Ainda têm rasto, mas já começo a notar que estão a ficar quadrados por muita autoestrada e alguma falta de aderencia, especialmente em curva, à chuva já começam a estar na categoria de maus. Mais uns dois mil e troco-os. Julgo que a CB500F deverá fazer sensivelmente o mesmo.
Julgo que leva à frente um 120/70 17 que deverá rondar uns 80 euros e atrás 160/60/17 que deverá rondar uns 120 euros. Conta com uns 200 euros para troca de ambos e nunca optes por pneus baratos, são a unica coisa que te agarra à estrada.

 :o não esperava que pudessem durar tanto tempo honestamente
Presumo que derivado da minha inexperiência os primeiros pneus vão durar bastante tempo  :D

Obrigado !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Julho 31, 2020, 13:35:00, 13:35
Sim realmente o que estou mais indeciso é sobre o descanso central e o parabrisas mas penso que escolherei da marca se o vendedor der uma

Pelo que indicas no post inicial, tens 1,80.
Com a tua altura, o vidro/ecrã/deflector/parabrisas/(ou que lhe quiserem chamar) é algo que fará uma diferença considerável no conforto. Sobretudo em autoestrada.

Também interfere na estética.
Portanto, até que ponto se abdica de uma coisa em detrimento da outra acaba por ser algo pessoal.

Se estás com dúvidas entre duas coisas que são a "marquise" e o descanso central... repara que:
A protecção aerodinâmica é algo que te beneficiará sempre que vais andar com a moto.
A utilidade do descanso central será sobretudo quando vais olear a corrente.

Na minha os de origem estão agora com 18000km e...

18K nuns pneus!  :o

Acho que vou considerar o parabrisas então. A questão do descanso central era não só para olear a corrente mas parar facilitar o estacionamento em certos sitios mas pelo que vejo na rua poucas motas "não-scooters" têm descanso central.

obrigado !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: Rodrigues1 em Julho 31, 2020, 15:10:28, 15:10
Os verdadeiros Pirelli Escorpion trail made in Itália que a minha CB500X trazia de origem fizeram 24.000 kms e o da frente fazia muitos mais mas troquei quase ao mesmo tempo, agora coloquei os Bridsgtone A41 traseiro e espero fazer os mesmos 24.000

O chinoca da frente ainda lá anda mas por pouco tempo.

Resumindo,...Pirelli chinoca para mim nunca mais  :napodeser:

Se vais fazer passeios de muitas horas o investimento num vidro alto é sempre bom porque se o capacete não for bom em insonorização e aerodinâmica para não forçar as cervicais vais desejar parar a cada meia hora.

Sei que a estética sofre um bocado com isso mas pesando bem na balança prefiro nem olhar para ele mas chegar ao destino após 10 h de viagem com vontade de fazer mais.

Descanso central é mais um peso é verdade mas não deixa de ser uma mais valia para quem tem habilidade e paciência para umas revisões na corrente e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.

Felicidades na escolha



Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: AndreA em Agosto 01, 2020, 02:23:08, 02:23
Os verdadeiros Pirelli Escorpion trail made in Itália que a minha CB500X trazia de origem fizeram 24.000 kms e o da frente fazia muitos mais mas troquei quase ao mesmo tempo, agora coloquei os Bridsgtone A41 traseiro e espero fazer os mesmos 24.000

O chinoca da frente ainda lá anda mas por pouco tempo.

Resumindo,...Pirelli chinoca para mim nunca mais  :napodeser:

Se vais fazer passeios de muitas horas o investimento num vidro alto é sempre bom porque se o capacete não for bom em insonorização e aerodinâmica para não forçar as cervicais vais desejar parar a cada meia hora.

Sei que a estética sofre um bocado com isso mas pesando bem na balança prefiro nem olhar para ele mas chegar ao destino após 10 h de viagem com vontade de fazer mais.

Descanso central é mais um peso é verdade mas não deixa de ser uma mais valia para quem tem habilidade e paciência para umas revisões na corrente e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.

Felicidades na escolha

Sendo assim é quase o mesmo que trocar os pneus do carro  :)

A preocupação pelo descanso central seria mesmo para o estacionar em terrenos menos bons, a questão do olear a corrente já investiguei e encontrei cavaletes por cerca de 30/40€ que fazem a mesma função. Em relação a parabrisas posso sempre colocar mais tarde se decidir fazer viagens maiores penso eu  ;D

Obrigado !
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: Rodrigues1 em Agosto 01, 2020, 13:24:44, 13:24
Os verdadeiros Pirelli Escorpion trail made in Itália que a minha CB500X trazia de origem fizeram 24.000 kms e o da frente fazia muitos mais mas troquei quase ao mesmo tempo, agora coloquei os Bridsgtone A41 traseiro e espero fazer os mesmos 24.000

O chinoca da frente ainda lá anda mas por pouco tempo.

Resumindo,...Pirelli chinoca para mim nunca mais  :napodeser:

Se vais fazer passeios de muitas horas o investimento num vidro alto é sempre bom porque se o capacete não for bom em insonorização e aerodinâmica para não forçar as cervicais vais desejar parar a cada meia hora.

Sei que a estética sofre um bocado com isso mas pesando bem na balança prefiro nem olhar para ele mas chegar ao destino após 10 h de viagem com vontade de fazer mais.

Descanso central é mais um peso é verdade mas não deixa de ser uma mais valia para quem tem habilidade e paciência para umas revisões na corrente e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.

Felicidades na escolha

Sendo assim é quase o mesmo que trocar os pneus do carro  :)

A preocupação pelo descanso central seria mesmo para o estacionar em terrenos menos bons, a questão do olear a corrente já investiguei e encontrei cavaletes por cerca de 30/40€ que fazem a mesma função. Em relação a parabrisas posso sempre colocar mais tarde se decidir fazer viagens maiores penso eu  ;D

Obrigado !

Em terrenos menos bons e moles eu prefiro o lateral assente numa base larga que anda sempre na mala, o central só em terrenos planos e sólidos.

Vidros grandes para viagens longas só se forem dos universais que se fixam no guiador, para a CB500F o maior que encontras tem 365 mm altura mas como é naked e guiador baixo equivale a 270 mm na CB500X o que é muito pouco.

Nesse caso prefiro não levar vidro nenhum, ao menos o vento espalha-se pelo corpo em vez de ficar centrado no capacete.
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: SARider em Agosto 01, 2020, 19:31:43, 19:31
Um vidro frontal, ainda por cima com a tua altura, é um must!  Andar a 120km/h numa naked pode ser penoso, e o vidro faz toda a diferença.

Podes dar uma olhada aqui:
https://puig.tv/en/bybike/honda_cb500f_2020 (https://puig.tv/en/bybike/honda_cb500f_2020)

Descanso central é porreiro para  lavar ou fazer  manutenção na moto, mas há alternativas bem baratas desde que tenhas algum espaço na garagem.
Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: dfelix em Agosto 02, 2020, 01:20:53, 01:20
A questão do descanso central era não só para olear a corrente mas parar facilitar o estacionamento em certos sitios mas pelo que vejo na rua poucas motas "não-scooters" têm descanso central.

Não vejo nenhuma vantagem no descanso central a não ser para lubricar a corrente e permitir que a moto ficar direita e aliviar o peso sobre as rodas quando passa muito tempo parada na garagem.

...e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.

Excepto se for preciso empurrar à mão... e aí seja com ou sem descanso central, ela parece sempre que pesa toneladas!  :)

Nesse caso prefiro não levar vidro nenhum, ao menos o vento espalha-se pelo corpo em vez de ficar centrado no capacete.

O tamanho do vidro faz diferença, mas o formato também.
Aliás, há apêndices que nem sequer são vidro e acabam por funcionar como "deflector" de forma relativamente eficiente.

Tive uma moto cuja aerodinâmica era ZERO.. e um simples plástico que era um extra opcional fazia enorme diferença.
Até nem costumava andar com ele, pois gostava mais de ver a frente limpa. Mas ocasionalmente instalava e sentia a diferença.

(https://img.dfelix.net/uploads/big/220847d40d264a76886facea5e996662.jpg)

Na altura o apêndice ficou baptizado por "batcoiso".
Porque um dia disseram-me que "parecia o coiso do batman".
 :D



Título: Re: Primeira mota Carta A2
Enviado por: Rodrigues1 em Agosto 02, 2020, 12:13:21, 12:13
Citar
Não vejo nenhuma vantagem no descanso central a não ser para lubricar a corrente e permitir que a moto ficar direita e aliviar o peso sobre as rodas quando passa muito tempo parada na garagem.


Afinal sempre são duas boas vantagens... ::P:

E ainda há outra para quem usas malas, no descanso central é muito mais fácil de arrumar e eu que o diga para arrumar a tralha do campismo, com a mota inclinada é meter e cair, meter e cair, meter e volta a cair  :lolol: