A CB500F é uma excelente opção. Mota muito fiável, honesta, fácil de conduzir e por alguma razão as escolas de condução as usam. Julgo que as manutenções também não sejam nada por aí além. Quanto aos acessórios, eu pediria com a mala logo de origem e da marca. Normalmente os suportes são mais discretos, existe a opção de a chave ser igual à chave da mota para só usares uma e pode-se sempre negociar um desconto com o vendedor. Quanto os punhos aquecidos, eu instalei na minha à posteriori, mas o valor dos da Yamaha é metade do preço dos da Honda segundo sei. Tens os da Oxford que são muito melhores do que os de origem e até podem ser instalados em casa com alguma paciencia, se nao quiseres pagar à oficina para o fazer. Atenção é ao tempo necessário para colarem, cerca de 1 dia sem usar a mota. Quanto ao descanso central, é uma grande treta a maioria ds motas não virem com eles e o preço que pedem por aquilo é um roubo. Não que seja muito importante na altura de estacionar, mas para motas com corrente, faz mesmo muita falta. Novamente a Oxford vende uns cavaletes bem porreiros e consegues comprar o da frente e o de trás por um custo inferior ao descanso central. Só tem o inconveniente de te teres de restringir ao uso em casa. Em viagem para lubrificares a corrente tens de andar com ela à mão. O meu seguro fi-lo na mesma companhia onde já tinha dois carros, pelo que me fizeram uma boa atenção e pago actualmente por um contra terceiros, com cobertura de despesas hospitalares limitada, cerca de 120 euros. Não te esqueças para o orçamento de contares com um bom capacete, casaco, botas, luvas e calças. No primeiro ano vais investir um bocado nisso, mas se forem de boa qualidade podem durar bastante tempo.
Tens aí uma boa opinião do NT.Se estás a tirar a A2, segue para as 500/600/650. As 300/250/400 "duram pouco", fartam depressa...Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.MT-07, CBF 650, Z 650, SV 650, tudo motos bem comprovadas e passíevis de estarem limitadas à Carta A2.Assegura junto dos stands qual vai ser a forma de deslimitar a moto no futuro (parte "física" e parte burocrática), caso queiras manter a mesma.Se quiseres mudar de moto, podes sempre vender a tua limitada que vai ter saída. Mais saída no caso da Honda e da Yamaha...Boa sorte na escolha!!!
Já foste ver a renovada CB 500X ? Não gostas do estilo?
Citação de: MotardFeio em Julho 29, 2020, 09:38:47, 09:38(...)Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.(...)Sim de facto já me disseram que uma 300cc acabo por me "cansar" mais rapidamente.Ah sim já me esquecia dos "cogumelos" apesar da marca não oferecer penso que seja um bom investimento. Desses acessórios todos quais recomendas adquirir pela marca? (se algum)Obrigado !
(...)Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.(...)
Quanto à mt07 pelo que já pesquisei poderei deslimitá-la mais tarde mas nunca será homologada no livrete entre outros eventuais problemas com a autoridade.
Citação de: AndreA em Julho 29, 2020, 20:07:20, 20:07Citação de: MotardFeio em Julho 29, 2020, 09:38:47, 09:38(...)Punhos aquecidos, cogumelos, Top-case, cadeado de disco c/ alarme, descanso central se possível, filtro de ar K&N (ou outras marcas) reutilizável, bom capacete integral, casaco e luvas.(...)Sim de facto já me disseram que uma 300cc acabo por me "cansar" mais rapidamente.Ah sim já me esquecia dos "cogumelos" apesar da marca não oferecer penso que seja um bom investimento. Desses acessórios todos quais recomendas adquirir pela marca? (se algum)Obrigado ! Na marca só mesmo o descanso central. Os punhos aquecidos depende do custo dos mesmos na marca e o preço dos Oxford que arranjares, e respectiva integração do comando dos mesmos na moto.Tudo o resto, eu diria sempre de marcas especialistas.Pesa sempre o preço na marca com o do material de especialistas (por exemplo um Top Case da Givi, mais os suportes, preço para a capacidade equivalente? E se o da marca só leva 40L e queres um de 56L?)Posso referir marcas, e tens sempre mais marcas disponíveis que estas:Malas - Givi é TopPunhos - OxfordCadeado - Xena e outrosCogumelos - LSL e outrosCapacetes, casacos e luvas não compres na marca. Vai a uma boa loja dedicada da Dainese ou da Alpinestars, Revit, Spidi, Klim, Rukka, etc e tal para "Roupa".As escolhas são infindáveis!!! Belo mundo em que vivemos!
Citação de: AndreA em Julho 28, 2020, 23:55:02, 23:55Quanto à mt07 pelo que já pesquisei poderei deslimitá-la mais tarde mas nunca será homologada no livrete entre outros eventuais problemas com a autoridade.Poderás deslimitá-la mais tarde e ficar homologada.Só que naturalmente isso implica pagar pela alteração e pela homologação e novo DUA.O mais certo será quando esse momento surgir, já teres outras coisas diferentes debaixo de olho.E aí, o facto de ser limitada até nem é mau de todo. Há alguma procura por motos limitadas, sobretudo MT's.A CB500 é uma boa escola.Menos entusiasmante que a MT. Mas muito competente.150 a 300 euros pelo seguro são valores perfeitamente normais para alguém com 20 anos e poucos anos de carta.Não entendo o que queres dizer com juntar ao seguro do carro. O mediador até pode fazer um descontinho mas será sempre pouco relevante pois será sempre apólices diferentes e os factores de peso como idade e anos de carta são os que têm maior peso na simulação.Os custos das manutenções podem variar bastante de marca para marca e até entre agentes da mesma marca. Para nem estar a meter ao barulho casas independentes. De qualquer forma, o maior peso no custo dum motociclo é mesmo a gasolina e os pneus. Os extras depende do que pretendes fazer com ela e do que eventualmente te poderá fazer falta.Comprando nova é sempre bom tentar que eles incluam o máximo possível.Porque em regra geral têm sempre margem para negociação. Embora normalmente só façam campanhas com o aproximar do final do ano ou quando têm muito stock para escoar.Já o que realmente "faz falta" é sempre muito pessoal.Haverá malta que não dispensa top case. Mas haverá quem não goste do efeito e faça o dia-a-dia de forma perfeitamente normal sem precisar de uma.Punhos aquecidos é algo que a maioria vive bem sem eles. Mas haverá quem faça inverno rigoroso e torna-se um luxo que mais tarde é dificil abdicar.Descanso central ajuda imenso na manutenção da corrente. Mas muita gente prefere ter mais trabalho nesse momento que andar com aquele peso extra atrás.É portanto muito relativo.Será com o hábito e experiência que vamos percebendo o que mais gostamos e o que é melhor para nós.Mas o que conseguires negociar como oferta na compra da moto.. é sempre bem-vindo!
Sim realmente o que estou mais indeciso é sobre o descanso central e o parabrisas mas penso que escolherei da marca se o vendedor der uma
Na minha os de origem estão agora com 18000km e...
A duração dos pneus depende muito do tipo (sport ou touring) da mota (potencia e binário entregue) e da forma como a conduzes. Há quem torre uns pneus em 2000km e quem faça 20000Km e mais. Na minha os de origem estão agora com 18000km e eu nem sempre sou manso, mas a maioria das vezes faço uma condução regular. Ainda têm rasto, mas já começo a notar que estão a ficar quadrados por muita autoestrada e alguma falta de aderencia, especialmente em curva, à chuva já começam a estar na categoria de maus. Mais uns dois mil e troco-os. Julgo que a CB500F deverá fazer sensivelmente o mesmo.Julgo que leva à frente um 120/70 17 que deverá rondar uns 80 euros e atrás 160/60/17 que deverá rondar uns 120 euros. Conta com uns 200 euros para troca de ambos e nunca optes por pneus baratos, são a unica coisa que te agarra à estrada.
Citação de: AndreA em Julho 31, 2020, 01:39:56, 01:39Sim realmente o que estou mais indeciso é sobre o descanso central e o parabrisas mas penso que escolherei da marca se o vendedor der uma Pelo que indicas no post inicial, tens 1,80.Com a tua altura, o vidro/ecrã/deflector/parabrisas/(ou que lhe quiserem chamar) é algo que fará uma diferença considerável no conforto. Sobretudo em autoestrada.Também interfere na estética. Portanto, até que ponto se abdica de uma coisa em detrimento da outra acaba por ser algo pessoal.Se estás com dúvidas entre duas coisas que são a "marquise" e o descanso central... repara que:A protecção aerodinâmica é algo que te beneficiará sempre que vais andar com a moto.A utilidade do descanso central será sobretudo quando vais olear a corrente.Citação de: NT em Julho 31, 2020, 09:10:28, 09:10Na minha os de origem estão agora com 18000km e...18K nuns pneus!
Os verdadeiros Pirelli Escorpion trail made in Itália que a minha CB500X trazia de origem fizeram 24.000 kms e o da frente fazia muitos mais mas troquei quase ao mesmo tempo, agora coloquei os Bridsgtone A41 traseiro e espero fazer os mesmos 24.000O chinoca da frente ainda lá anda mas por pouco tempo.Resumindo,...Pirelli chinoca para mim nunca mais Se vais fazer passeios de muitas horas o investimento num vidro alto é sempre bom porque se o capacete não for bom em insonorização e aerodinâmica para não forçar as cervicais vais desejar parar a cada meia hora.Sei que a estética sofre um bocado com isso mas pesando bem na balança prefiro nem olhar para ele mas chegar ao destino após 10 h de viagem com vontade de fazer mais.Descanso central é mais um peso é verdade mas não deixa de ser uma mais valia para quem tem habilidade e paciência para umas revisões na corrente e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.Felicidades na escolha
Citação de: Rodrigues1 em Julho 31, 2020, 15:10:28, 15:10Os verdadeiros Pirelli Escorpion trail made in Itália que a minha CB500X trazia de origem fizeram 24.000 kms e o da frente fazia muitos mais mas troquei quase ao mesmo tempo, agora coloquei os Bridsgtone A41 traseiro e espero fazer os mesmos 24.000O chinoca da frente ainda lá anda mas por pouco tempo.Resumindo,...Pirelli chinoca para mim nunca mais Se vais fazer passeios de muitas horas o investimento num vidro alto é sempre bom porque se o capacete não for bom em insonorização e aerodinâmica para não forçar as cervicais vais desejar parar a cada meia hora.Sei que a estética sofre um bocado com isso mas pesando bem na balança prefiro nem olhar para ele mas chegar ao destino após 10 h de viagem com vontade de fazer mais.Descanso central é mais um peso é verdade mas não deixa de ser uma mais valia para quem tem habilidade e paciência para umas revisões na corrente e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.Felicidades na escolhaSendo assim é quase o mesmo que trocar os pneus do carro A preocupação pelo descanso central seria mesmo para o estacionar em terrenos menos bons, a questão do olear a corrente já investiguei e encontrei cavaletes por cerca de 30/40€ que fazem a mesma função. Em relação a parabrisas posso sempre colocar mais tarde se decidir fazer viagens maiores penso eu Obrigado !
A questão do descanso central era não só para olear a corrente mas parar facilitar o estacionamento em certos sitios mas pelo que vejo na rua poucas motas "não-scooters" têm descanso central.
...e em caso de furo, o peso extra até é bom para a estabilidade uma vez que baixa o centro de gravidade.
Nesse caso prefiro não levar vidro nenhum, ao menos o vento espalha-se pelo corpo em vez de ficar centrado no capacete.
Não vejo nenhuma vantagem no descanso central a não ser para lubricar a corrente e permitir que a moto ficar direita e aliviar o peso sobre as rodas quando passa muito tempo parada na garagem.