Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: hdcpaiva em Outubro 16, 2021, 14:31:00, 14:31
-
Viva pessoal.
Ando aqui com uma duvida e vinha pedir a vossa ajuda se possível...
Ando a considerar comprar mota usada (ainda estou a acabar de tirar a carta cat A), e neste momento, também pelos meus gostos pessoais, ando inclinado sobretudo entre 2 modelos:
- Honda CB500F (modelo 2019 para cima)
- Yamaha MT-03 (modelo 2020 para cima)
Utilização provavelmente nao diaria, mas a incluir percursos com autoestrada.
"Passeios" curtos com a minha "Maria" eventualmente aos fins de semana.
O preço que tenho visto das usadas ronda os 5000e para cada um dos modelos (mais "troco" menos "troco").
A Yamaha está descontinuada (porque raio?? passam das 125 para a 700? nao fica nenhum segmento intermedio nas naked??), mas gosto muito daquele farol da frente a lembrar o robot... tem suspensão invertida....
Honda é um modelo que ira ser continuado, ja a sair nova versão em 2022, tem embraiagem deslizante e gosto mais do quadrante (mais moderno). tem maior cilindrada, mas a nível de cavalos acho que difere apenas em 8cvs em relação à MT-03.
Tendo em conta os valores e a continuação/descontinuação dos modelos, e querendo eu uma moto nao superior a 500 (ainda com pouca experiência, nao privilegio velocidades, também nao queria uma mota muito pesada....), porque modelo optariam?
Agradeço os vossos comentarios e opiniões!
-
Viva! Aqui vai a minha opinião, vale o que vale.
Entre a MT 03 ou a CB500F eu pelo menos não vejo muita diferença em termos de performance. Pois a Mt 03 tem 42cv e +/- 170kg enquanto que a CB500f tem 48cv e pesa +/- 190kg. Se quiseres algo mais leve e talvez mais desempenho opta pela Mt 03, porque também é uma mota com um motor mais rotativo.
Tirando essa parte da performance, a CB500f acredito que é mais confortável para se levar um passageiro, possui maior robustez(talvez seja por causa do seu depósito de 17l, enquanto que o da MT03 é de 14l), se for a nova versão, já possui embraiagem deslizante. A nova Yamaha Mt 03 possui apenas suspensão invertida, o que talvez pode revelar maior conforto em estradas mais degradadas. Porém, em termos de consumos, há quem diga que a MT 03 beba muito(não sei se é verdade ou não, simplesmente já vi malta a relatar esse ponto negativo).
Como referiu, quer fazer alguma autoestrada, e ambas sendo do estilo naked, não recomendo velocidades acima dos 120km/h, porque já começa a ser desconfortável sentir o vento a bater com alguma força no peito.
Antes de comprar a minha CB300R também estavam na minha lista a CB500F e a MT 03, cheguei a sentar-me em cima de ambas para ver se chegava com os pés no chão e para ver se me sentia confortável, e eu, tendo 1.73m de altura até ficava bem encaixado em ambas as motas, e a CB500F tendo quase 200kg, eu pelo menos não senti esse peso todo.
Outro pormenor, a CB500F já paga IUC, se eu não me engano são 20€ anuais, enquanto que a MT 03 não paga.
No final, quero dizer que pelo menos para mim, as motas até aparentam ser muito iguais, recomendo ver qual se encaixa melhor para si.
Este foi o meu ponto de vista!
Fique bem! :nice:
-
Boas,
CB500 sem qualquer margem para duvida.
:sportbike:
-
Uma CB500 mas uma X. Para as viagens melhor uma calça arregaçada!
De qualquer modo falta o mais importante testar para ver as diferenças e escolher baseado nos testes!
Sent from my SM-G780F using Tapatalk
-
Uma CB500 mas uma X. Para as viagens melhor uma calça arregaçada!
De qualquer modo falta o mais importante testar para ver as diferenças e escolher baseado nos testes!
Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Subscrevo, sem dúvida !!
(Esquece lá as naked, para viagens mais longas, AE's e pendura.... horrível...)
-
Boas,
Não sou a melhor pessoa para te aconselhar talvez pela falta de experiência (tenho carta de mota há 1 ano e tenho a CB500F de 2021 desde janeiro).
No entanto também me debati com essa escolha e posso te dar alguns pontos a teres em conta.
Em termos de fiabilidade não tens muito por onde te debater porque são discutivelmente duas marcas com o mesmo nivel de fiabilidade apesar do pessoal achar que honda dura para sempre :D
Em termos de potência, esses 8cv que dizes ter de diferença não é tão pouco assim, em motas de baixa/média cilindrada e com pouco peso fazem diferença.
A Honda tem o redline às 8500rpm +/- e a yamaha ultrapassa as 12.000 , há quem diga que o fator "diversão" é maior na yamaha.
Em termos de consumos, pelo que vi, apesar de ser uma 300cc, a yamaha é a que bebe mais.
Eu posso falar por mim, sou completo maçarico ainda, tirei a carta A2 em Dezembro de 2020 e comprei a mota 0km em janeiro deste ano, já fiz +/- 7500km nela e na altura escolhi-a por ser estar no limite de potência da carta A2 e por pensar que já era uma mota jeitosa para uns tempos. Verdade seja dita, passados uns 5 meses comecei a pensar em trocar para uma maior assim que tire a carta A e é isso que planeio fazer. Não é que a mota seja pasteleira mas aquela sensação de andar muito passa rápido.
Resumindo, não te preocupes com a pouca experiência ou o peso (que também não é significativo), a CB500F é uma ótima mota para começar. Se calhar a mt03 podes te cansar cedo demais e querer trocar para algo maior.