Autor Tópico: Duvida em relação a possível compra de motociclo  (Lida 2041 vezes)

Outubro 16, 2021, 14:31:00, 14:31
Lida 2041 vezes

hdcpaiva

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 4
  • Marca Motociclo: Sem motociclo
  • Modelo Motociclo: Sem motociclo
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Viva pessoal.
Ando aqui com uma duvida e vinha pedir a vossa ajuda se possível...
Ando a considerar comprar mota usada (ainda estou a acabar de tirar a carta cat A), e neste momento, também pelos meus gostos pessoais, ando inclinado sobretudo entre 2 modelos:
- Honda CB500F (modelo 2019 para cima)
- Yamaha MT-03 (modelo 2020 para cima)

Utilização provavelmente nao diaria, mas a incluir percursos com autoestrada.
"Passeios" curtos com a minha "Maria" eventualmente aos fins de semana.

O preço que tenho visto das usadas ronda os 5000e para cada um dos modelos (mais "troco" menos "troco").
A Yamaha está descontinuada (porque raio?? passam das 125 para a 700? nao fica nenhum segmento intermedio nas naked??), mas gosto muito daquele farol da frente a lembrar o robot... tem suspensão invertida....
Honda é um modelo que ira ser continuado, ja a sair nova versão em 2022, tem embraiagem deslizante e gosto mais do quadrante (mais moderno). tem maior cilindrada, mas a nível de cavalos acho que difere apenas em 8cvs em relação à MT-03.

Tendo em conta os valores e a continuação/descontinuação dos modelos, e querendo eu uma moto nao superior a 500 (ainda com pouca experiência, nao privilegio velocidades, também nao queria uma mota muito pesada....), porque modelo optariam?

Agradeço os vossos comentarios e opiniões!
« Última modificação: Outubro 16, 2021, 15:23:11, 15:23 por hdcpaiva »

Outubro 16, 2021, 21:26:15, 21:26
Responder #1

JustGil

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 507

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Viva! Aqui vai a minha opinião, vale o que vale.
Entre a MT 03 ou a CB500F eu pelo menos não vejo muita diferença em termos de performance. Pois a Mt 03 tem 42cv e +/- 170kg enquanto que a CB500f tem 48cv e pesa +/- 190kg. Se quiseres algo mais leve e talvez mais desempenho opta pela Mt 03, porque também é uma mota com um motor mais rotativo.
Tirando essa parte da performance, a CB500f acredito que é mais confortável para se levar um passageiro, possui maior robustez(talvez seja por causa do seu depósito de 17l, enquanto que o da MT03 é de 14l), se for a nova versão, já possui embraiagem deslizante. A nova Yamaha Mt 03 possui apenas suspensão invertida, o que talvez pode revelar maior conforto em estradas mais degradadas. Porém, em termos de consumos, há quem diga que a MT 03 beba muito(não sei se é verdade ou não, simplesmente já vi malta a relatar esse ponto negativo).
Como referiu, quer fazer alguma autoestrada, e ambas sendo do estilo naked, não recomendo velocidades acima dos 120km/h, porque já começa a ser desconfortável sentir o vento a bater com alguma força no peito.
Antes de comprar a minha CB300R também estavam na minha lista a CB500F e a MT 03, cheguei a sentar-me em cima de ambas para ver se chegava com os pés no chão e para ver se me sentia confortável, e eu, tendo 1.73m de altura até ficava bem encaixado em ambas as motas, e a CB500F tendo quase 200kg, eu pelo menos não senti esse peso todo.
Outro pormenor, a CB500F já paga IUC, se eu não me engano são 20€ anuais, enquanto que a MT 03 não paga.
No final, quero dizer que pelo menos para mim, as motas até aparentam ser muito iguais, recomendo ver qual se encaixa melhor para si.
Este foi o meu ponto de vista!
Fique bem!   :nice:
« Última modificação: Outubro 16, 2021, 21:28:14, 21:28 por JustGil »

Outubro 16, 2021, 22:46:26, 22:46
Responder #2

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Boas,

CB500 sem qualquer margem para duvida.
 :sportbike:
R1250RT [K52]

Outubro 16, 2021, 22:54:56, 22:54
Responder #3

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Uma CB500 mas uma X. Para as viagens melhor uma calça arregaçada!

De qualquer modo falta o mais importante testar para ver as diferenças e escolher baseado nos testes!

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 17, 2021, 07:16:17, 07:16
Responder #4

PBarros

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Uma CB500 mas uma X. Para as viagens melhor uma calça arregaçada!

De qualquer modo falta o mais importante testar para ver as diferenças e escolher baseado nos testes!

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Subscrevo, sem dúvida !!
(Esquece lá as naked, para viagens mais longas, AE's e pendura.... horrível...)
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Outubro 17, 2021, 17:01:57, 17:01
Responder #5

AndreA

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 29
  • Modelo Motociclo: CB500F/CB650R
  • Localidade: São João da talha
Boas,

Não sou a melhor pessoa para te aconselhar talvez pela falta de experiência (tenho carta de mota há 1 ano e tenho a CB500F de 2021 desde janeiro).
No entanto também me debati com essa escolha e posso te dar alguns pontos a teres em conta.
Em termos de fiabilidade não tens muito por onde te debater porque são discutivelmente duas marcas com o mesmo nivel de fiabilidade apesar do pessoal achar que honda dura para sempre   :D
Em termos de potência, esses 8cv que dizes ter de diferença não é tão pouco assim, em motas de baixa/média cilindrada e com pouco peso fazem diferença.
A Honda tem o redline às 8500rpm +/- e a yamaha ultrapassa as 12.000 , há quem diga que o fator "diversão" é maior na yamaha.
Em termos de consumos, pelo que vi, apesar de ser uma 300cc, a yamaha é a que bebe mais.
Eu posso falar por mim, sou completo maçarico ainda, tirei a carta A2 em Dezembro de 2020 e comprei a mota 0km em janeiro deste ano, já fiz +/- 7500km nela e na altura escolhi-a por ser estar no limite de potência da carta A2 e por pensar que já era uma mota jeitosa para uns tempos. Verdade seja dita, passados uns 5 meses comecei a pensar em trocar para uma maior assim que tire a carta A e é isso que planeio fazer. Não é que a mota seja pasteleira mas aquela sensação de andar muito passa rápido.
Resumindo, não te preocupes com a pouca experiência ou o peso (que também não é significativo), a CB500F é uma ótima mota para começar. Se calhar a mt03 podes te cansar cedo demais e querer trocar para algo maior.