Autor Tópico: Desligar moto com ingnição ou Kill Switch  (Lida 4505 vezes)

Agosto 27, 2017, 20:34:34, 20:34
Lida 4505 vezes

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Certa vez dei por mim a pensar nisto mesmo.
Qual a maneira correcta, se é que ela existe, de desligar a moto?
Será com a chave ou no botão de corte?

Na minha perspectiva...tanto faz um como o outro e recentemente até apareceu este vídeo que fala sobre isso mesmo.



E vocês? O que fazem ou como fazem?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 27, 2017, 20:52:11, 20:52
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1532
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Sal
Eu desligo sempre no corte de corrent primeiro e só  depois na chave.
Faço assim há  quase 20 anos ( a vespa de DT não  tinham corte de corrente) e nunca me dei mal.

Agosto 27, 2017, 21:24:06, 21:24
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu desligo sempre com a chave...e nunca me dei mal.  :blush:

Nunca tive por hábito fazê-lo no corta-corrente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2017, 21:33:08, 21:33
Responder #3

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1141
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
É necessário para os rateressss... :)

A diferença é que o corte na ignição é total e no kill switch é parcial assim como o descanso que normalmente está no mesmo circuito.

Existem muitos que por segurança instalam kill switch escondidos como sistema de segurança.

Não estou de acordo com o mesmo alias, na minha opinião  se fosse emergência mesmo tinha que cortar tudo.



Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 27, 2017, 22:07:36, 22:07
Responder #4

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu também desligo com o kill switch primeiro e só depois rodo a chave.
Foi um hábito que apanhei mas não faço ideia porquê!

Agosto 28, 2017, 10:30:43, 10:30
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Chave - kill switch

No início de manhã quando ia para o trabalho quando rodava a chave e carregava no starter... nada...  :pensador: "Mas que raio!!!"... depois é que me lembrava do kill switch. Dasss  :zangadoplus:

Agora já é automático.

Agosto 28, 2017, 10:37:52, 10:37
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
Sempre com a chave, só ligo o de emergência para verificar os kms rodados, desta forma evita o trabalhar da ignição.

Com o motor e mota parada claro,...


« Última modificação: Agosto 28, 2017, 10:42:44, 10:42 por rodrigues »

Agosto 28, 2017, 13:46:55, 13:46
Responder #7

JPA

  • Visitante
Só utilizo o kill switch para cortar a ignição quando tenho de a deixar engatada num inclinação ou em piso de cascalho ou terra, e obviamente antes de baixar o descanso lateral ( que tem inter-lock).

Por norma a chave serve para tudo...






Agosto 28, 2017, 13:50:02, 13:50
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Qual a maneira correcta, se é que ela existe, de desligar a moto?

Sim. E quando existe está no manual.
Junto de imensa outra informação relevante.
 ;)

Normalmente tem um capitulo de como ligar e desligar.
E em regra geral, o procedimento indicado pela maioria dos construtores indica que deverá ser utilizar a chave.



O "corte de corrente" é geralmente indicado para situações de emergência.

Em muitas motos isto está omisso.
Pelo que a utilização para desligar não deverá trazer problemas.

Já outras são explicitas:




A utilização do switch do descanso é equivalente ao corte de corrente.
O que pode provocar o mesmo tipo de danos.

Nem todas as motos são iguais. Naturalmente algumas podem ter uma electrónica mais sensível que outras.
Mas sabendo que o kill switch não desliga totalmente o circuito... torna-se um acto de fé.

 :nice:
« Última modificação: Agosto 28, 2017, 13:54:06, 13:54 por dfelix »

Agosto 28, 2017, 14:05:56, 14:05
Responder #9

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
O meu manual apenas faz referencia a que se tenha cuidado em não esquecer de desligar também a chave, quando se utiliza o kill switch para evitar que a bateria descarregue, pois as luzes ficam acessas.

Mas não...não especifica a maneira "correcta" de desligar a moto


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 09, 2017, 10:57:57, 10:57
Responder #10

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Nunca conheci nenhuma resposta a esta questão defendida tecnicamente. Há defesa para qualquer das opções. A melhor para defender usar da chave é o perigo do uso sistemático de um sistema de emergência pode levar a que falhe quando fizer falta.
Mas há argumentos para todos os gostos ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 09, 2017, 11:16:03, 11:16
Responder #11

PBarros

  • Visitante
Nos manuais é na chave, o kill switch so para emergencia , tipo....acidente ou mota cair ao chao ligada, etc...( foi isto q o vendedor me disse quando fui buscar a moto, embora nao me apresentou argumentos tecnicos...)
Para ja eu uso a chave....nunca "calhou" o kill switch

Setembro 09, 2017, 12:55:45, 12:55
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Nunca conheci nenhuma resposta a esta questão defendida tecnicamente.

O video que o Sal colocou no inicio do post dá uma resposta técnica.
Pois aparentemente verificam o diagrama eléctrico de uma moto e afirmam ter contactado a Triumph já que é um dos casos que o manual indica explicitamente para usar a chave.

Gosto bastante do canal de youtube da MC Garage e a generalidade dos videos que colocam é bastante informativo.
Porém, este acho que acaba por ser um pouco tendencioso na forma como generalizam que tanto a chave como corte corrente e até mesmo o do descanso comutam exactamente o mesmo sistema da mesma forma.