Resumindo ainda mais....será a generalidade das motos capaz de fazer +300.000kms sem precisar de nada mais senão aquilo que dita o fabricante nas manutenções??
Uma delas é por exemplo a troca do fluído dos travões e que não deixo passar a cada 2 anos sensivelmente. E depois com os filtros, lubrificante de motor, liquido de refrigeração...é igual.
Citação de: Sapiens21 em Setembro 04, 2017, 22:45:25, 22:45Uma delas é por exemplo a troca do fluído dos travões e que não deixo passar a cada 2 anos sensivelmente. E depois com os filtros, lubrificante de motor, liquido de refrigeração...é igual.Acho que a manutenção mais importante e que muita gente parece desprezar é a forquilha e rolamentos de direcção.E com resultados praticos evidentes.Melhor investimento que andar a trocar o lubrificante ainda ainda a metade da sua vida util só porque sim.
DFélix, esta parte aqui é que eu não estou suficientemente informado, forquilha e rolamentos de direção, a quantos kms se muda ou é quando se deteta anomalias ?
Citação de: Clemente Vicente em Setembro 05, 2017, 09:01:16, 09:01DFélix, esta parte aqui é que eu não estou suficientemente informado, forquilha e rolamentos de direção, a quantos kms se muda ou é quando se deteta anomalias ?Os rolamentos de direcção é daqueles items que aparece nos manuais com o "verificar e substituir se necessário".A duração como é obvio depende da qualidade do material e do tipo de uso.Quando levam porrada normalmente tendem a criar folga. Mas já tive uma moto que comprei nova e nem com um ano de uso o rolamento estava podre pois acumulava água da chuva.E um rolamento sujeito a uma vida "normal" a medio-longo prazo ganha o chamado "calo", que é um desgaste localizado quando o guiador está posicionado quase a direito. A forma arcaica de detectar folgas é travares com o da frente e abanares para ver se sentes algum estalo ou folga na caixa de direcção. Tentar sentir coisas minuciosas.Quando em andamento travas e sentes folgas ou estalos é porque aquilo já entregou a alma ao criador.Quanto á forquilha é um pouco mais complicado.Sempre foram componentes caros de produzir então os fabricantes têm arranjado formas de criar material eficiente por um baixo custo dependendo sobretudo na qualidade do oleo que lá metem dentro.O problema é que estes fluidos quanto mais eficientes são normalmente também duram menos.(Cheguei a ter uma enorme guerra com a yamaha há uns anos atrás, em que me foi indicado que a Kayaba sugeria manutenções a cada 10 mil para aquele modelo em específico. O que era absurdo!)Outro problema é a nossa habituação á condução da moto.A forquilha não perde eficiencia dum momento para o outro! Vai perdendo... e nós vamos nos habituando a isso achando que sempre foi assim! Só no dia que se faz a manutenção se sente a diferença! Tento fazer fazer a cada 20 ou 24 mil (conforme os planos sao a cada 10 ou 12).E normalmente aproveito que se vai desmontar para verificar direcção, travões e tudo o resto que seja necessário.
Esqueci-me de referir...O "calo" no rolamento consuma ser fácil de detectar em motos com descanso central.Com a roda no ar, sente-se que o guiador não oferece a mesma resistência á medida que se vai rodando.O normal é parecer mais solto quando apontado para a frente... e "prender" um pouco a partir de certo ângulo.
DFelix: em relação ao rápido ritmo de troca de moto (muitos companheiros trocam de 2 em 2 anos ou pouco mais) não te parece que são motivações estéticas e não mecânicas?
Riscos, mossas, tinta estalada [as NC são propensas a isso] e outros detalhes sem importância e facilmente corrigíveis?
Os rolamentos, por enquanto, ainda são a parte mais barata da manutenção. Quando forem segmentos, caixa de velocidades, sedes das válvulas, etc, aí pode ser vantajoso trocar.
Indicando desgaste acentuado, estará na altura de vender.
Sim. Oferecem-te tuta e meia por ela numa eventual troca.Depois aparece nos classificados à venda recondicionada e misteriosamente com menos quilómetros.
Sei que a maioria dos concessionários não recondicionam. Oferecem a garantia obrigatória que é na prática um seguro.Recondicionar é financeiramente irracional.