Esse Casaco parece ser um MACNA? Será ?Esta marca Holandesa de Casacos tem muita qualidade.João
Quando me refiro a cores vivas, refiro-me a cores como verde alface, ou amarelo fluorescente, laranja fluorescente, etc. Estas são as que sobressaem mais numa mancha gráfica como as que ilustrei acima. Não é à toa que os polícias de trânsito utilizam coletes amarelos fluorescentes.
Isto válido de dia e sem estar a abordar os materiais refletores aplicados...
O fluorescente evidencia de dia. As faixas reflectores evidenciam de noite.E usar qualquer uma destas cores no transito não dá prioridade!Tenho visto muitos a agir como se assim o fosse.
Referi-me unicamente ao sentido das palavras do membro que iniciou o tópico, focando-se o mesmo na preferência dada ao uso de materiais que usem cor florescente.
Sim, de facto as cores vivas, de noite pouco acrescentam, sendo necessário usarmos equipamento com faixas reflectoras para continuarmos visíveis.
Portanto, não acrescentaste nada ao tópico e respondeste só para implicar... (....)
Os pequenos reflectores laterais que se colocam perto das rodas das motos já são obrigatórios nas motos novas cá em Portugal.
Citação de: Pianoman em Dezembro 21, 2016, 22:20:47, 22:20Os pequenos reflectores laterais que se colocam perto das rodas das motos já são obrigatórios nas motos novas cá em Portugal.Longe vai o tempo..Isso, tal como as duas faixas reflectoras na parte traseira do capacete desapareceu quando se começaram a adoptar directivas europeias.As motos que costumam ter reflectores laterais, normalmente fixados na forquilha são as fabricadas nos EUA... ou cuja linha de produção é a mesma para as unidades exportadas para esses mercados.
Volto a dizer. Os reflectores laterais são obrigatórios nas motos novas.
Citação de: Pianoman em Dezembro 21, 2016, 22:47:30, 22:47Volto a dizer. Os reflectores laterais são obrigatórios nas motos novas.Só se for novas a partir de 2017...
Em França creio que o que é obrigatório são as luvas de motociclismo e não o uso de casaco com reflectores. E esta é uma obrigatoriedade bastante recente...Mas se algo mais mudou e incluem mais obrigatoriedades por lá...então estou desatualizado.
Citação de: Sapiens21 em Dezembro 21, 2016, 23:48:14, 23:48Em França creio que o que é obrigatório são as luvas de motociclismo e não o uso de casaco com reflectores. E esta é uma obrigatoriedade bastante recente...Mas se algo mais mudou e incluem mais obrigatoriedades por lá...então estou desatualizado. A obrigatoriedade do uso de casacos fluorescentes em França é anterior à das luvas. Já deve ter uns 2 anos ou mais.
Não. Na Motomil há PCX, MSX, Forza, NC, Crosstourer, Africa Twin e outras em exposição no stand e todas com os ditos reflectores. Inclusivamente, a NC está matriculada (deve ser de serviço) e já tem os reflectores.
Em França o que é obrigatório (desde Janeiro deste ano) é o uso de coletes reflectores em casos de emergência... (como nos carros)
Em França é obrigatório CIRCULAR com o colete reflector de alta visibilidade e deve permanecer com o colete vestido em caso de avaria. Até a multa varia consoante a situação.
Acho que assim fica esclarecido...
NÃO são obrigados a CIRCULAR com o colete reflector.São obrigados a ter um que deverá ser usado em caso de acidente, avaria ou paragens na berma de vias rápidas.
Tenho ideia que o que é obrigatorio é ter casaco com uma percentagem de superficie com material reflector.
Pela minha parte acho que quando um condutor vai distraído bem podemos ir com pirilampos na cabeça que mesmo assim não nos vêm.Concordo que o colete refletor contribui para aumentar a visibilidade da nossa presença mas não confiem demasiado, só o facto de levarem um colete por vezes baixam as defesas pensando que estão visíveis para todos e poderão ser surpreendidos.Em França não sei mas por cá somos obrigados a levar dois coletes refletores nas nossas meninas caso seja de dois lugares para o vestir ou colocar em caso de acidente ou até mesmo se tivermos de abandonar a mota para fazermos uma mijinha.Fora do veículo em plena estrada apesar de estarmos na berma somos mais um alvo para os distraídos se não levarmos colete que nos distinga dos objetos em redor.Até agora nunca usei colete porque quase nunca ando nas cidades, mas defendo que devam usá-los quem faz da sua menina um transporte diário no meio dos carros, até porque a maioria dos casacos de inverno serem pretos e cinzentos o que até se compreende por serem mais quentes.Boas curvas e olhos bem abertos