Autor Tópico: Pizza Hut equipa entregadores de pizzas com capacetes que melhoram visibilidade  (Lida 8260 vezes)

Outubro 24, 2016, 21:56:17, 21:56
Lida 8260 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pizza Hut equipa entregadores de pizzas com capacetes que melhoram visibilidade

Notícia obtida em:  http://www.distribuicaohoje.com

A Pizza Hut, marca detida em Portugal pelo Grupo Ibersol, está a distribuir aos colaboradores das entregas por motorizada, um exclusivo e inovador capacete integral fluorescente amarelo, destinado a melhorar a visibilidade e segurança de todos aqueles que diariamente fazem entregas em todo o país, indica em comunicado.

“Trata-se de uma iniciativa inovadora que contou com a integração de know-how e tecnologia da industria portuguesa, já que os capacetes especialmente desenhados para o efeito, foram produzidos pela portuguesa NAU, de Aveiro, e com homologação da norma europeia ECE 22:05”.

Ainda de acordo com o comunicado da Pizza Hut, “a entrega destes capacetes à equipa de delivery em mota é o culminar de um processo implementado pelos Recursos Humanos do Grupo Ibersol e que tem como eixos de acção a melhoria do perfil de admissão do colaborador entregador, a formação e a responsabilização das equipas nos standards de prevenção rodoviária e o aumentar da visibilidade dos entregadores em circulação”.

Promovendo a segurança rodoviária e a segurança das condições de trabalho, O objectivo é “atingir Acidentes Zero ao longo dos mais de 5 milhões de quilómetros  percorridos anualmente pela equipa da Pizza Hut”.

Ainda de acordo com a Ibersol, esta iniciativa é pioneira em Portugal, quer ao nível do segmento das entregas na Restauração moderna, como nos restantes sectores que utilizam extensas equipas que utilizam as duas rodas para se deslocarem.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 24, 2016, 22:26:46, 22:26
Responder #1

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Quando encontrei o artigo, que na realidade se encontra, cada um à sua maneira, em diversos websites noticiosos, confesso que estranhei um pouco foi neste a referência a "motorizadas".   :D

"(....)está a distribuir aos colaboradores das entregas por motorizada(....)"

É um termo muito pouco em voga, com excepção de alguns casos em que se fala p.ex. de motos já com alguma respeitável idade e que, diga-se o que se disser...nos remetem o pensamento por norma para as saudosas Casal Boss, Famel e Zundapp.  :)

Mas pronto...como o jornalista naquele momento não lhe saiu motociclos e ciclomotores, vai daí e foi de "motorizada" para o texto.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 25, 2016, 00:48:38, 00:48
Responder #2

dfelix

• 5006
...confesso que estranhei um pouco foi neste a referência a "motorizadas".   

Também estranhei chamar aquilo de "capacete"!  :D

Bem... pelo menos cumpre os requisitos mínimos de homologação Europeia.
E tendo em conta que o N15 custa prai 40 euros, conseguem fazer um brilharete sem gastar muito dinheiro.

Outubro 25, 2016, 08:57:44, 08:57
Responder #3

JPA

• Visitante
As referencias às "motorizadas" são mais comuns do que se pensa.

Não somente na imprensa escrita dita de impoluta, mas também em vários outras plataformas de comunicação, grassam tamanha alarvice.

Por várias vezes já fiz um esforço para compreender tal uso do adjetivo "motorizada", e na minha modesta opinião só vislumbrei duas conclusões.

Ou é uma inexplicável falta de competência do autor( jornalista ou candidato a tal) e editores que rasam a imbecilidade, ou ainda a eterna comiseração  que só os coitadinhos é que andam de "motorizada", pois os outros andam de carro.

- Mas quando pago a "prestação" contributiva do IUC ninguém tem pena de mim, nem mesmo se usasse  um capacete fluorescente !!  >:(

Outubro 25, 2016, 09:18:35, 09:18
Responder #4

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Em termos de capacete, sempre se poderá dizer que é melhor do que muitos "penicos" e outros que tais em condições de uso muito discutível para a prática da condução de um motociclo.

Sem entrar no que vale efectivamente o capacete (desconheço), pelo menos tem material hi-viz, só tendo pena que não tenham estendidoa a acção também a equipamento de protecção completo.

Ah...e já agora. Porque não formação regular?

Mas talvez já seja pedir muito...  :???:

Dalai Lama

Outubro 25, 2016, 11:25:11, 11:25
Responder #5

dfelix

• 5006
...ou ainda a eterna comiseração que só os coitadinhos é que andam de "motorizada", pois os outros andam de carro.

A malta indigna-se com pouco... :)

Sem entrar no que vale efectivamente o capacete (desconheço), pelo menos tem material hi-viz, só tendo pena que não tenham estendidoa a acção também a equipamento de protecção completo.

É um modelo económico do mais básico que há.
Cumpre os mínimos. E isso certamente basta.

Parece pretensiso é quererem fazer isto passar passar isto por uma grande medida só porque agora são fluorescentes...
No final de tudo, ainda conseguem publicidade gratuita.

Ah...e já agora. Porque não formação regular?

Porque distribuir pizzas não é propriamente carreira...
É um trabalho precário que muitos fazem em part time ou enquanto não arranjam algo melhor.

Outubro 25, 2016, 18:39:07, 18:39
Responder #6

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Porque distribuir pizzas não é propriamente carreira...
É um trabalho precário que muitos fazem em part time ou enquanto não arranjam algo melhor.

Caro dfelix, estou perfeitamente ciente de que se trata de um trabalho com as suas especificidades, nomeadamente o de ser na sua maioria como part-time de muitos jovens.

Mas ao referir acções formativas - e fi-lo na perspectiva do desejável - foi por lhes reconhecer o peso orientador e informativo que por essa via se consegue alcançar...mais ainda quando se trata de um veículo com as suas características (caixa de transporte de grandes dimensões face ao tamanho do próprio modelo conduzido).

Não se pode cair no erro, salvo melhor opinião, de que por ser part-time deverá por isso estar arredado de algum tipo de formação prévia, ou acompanhada de outras calendarizadas no tempo (mesmo que versando sobre o mesmo) . Não são somente os trabalhos de carreira que o deverão ter.

Questões de segurança, regras de trânsito, correcção na abordagem ao cliente, entre outras necessárias, deveriam fazer parte de um dever de formação em qualquer empresa no ramo, como é o caso desta, e em que muitas vezes jovens de 19-20 anos (e até mais novos) começam a distribuir pizzas passados alguns momentos após contratação e num motociclo que não conhecem. 

Mas claro, é a minha opinião e sei perfeitamente que entre o desejável e o realizável se encontram muitos €€€'s a empatar.  :nice: :nice:
« Última modificação: Outubro 25, 2016, 18:47:28, 18:47 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 25, 2016, 21:57:35, 21:57
Responder #7

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Acho que é uma opção válida esta cor nos capacetes, além de serem capacetes de gama baixa
será uma segurança para eles que os utilizam, como para nós quando circulamos de carro porque os vimos melhor, por vezes e eu já vi, têm luz traseira muito fraca e ás vezes sem luz e não andam só em cidade também andam aqui nos bairros mal iluminados
Por experiência própria, ando de bicicleta 3 dias por semana entre 80 a 100 Km por dia e na última 5ª feira estava nevoeiro e à distância  de 40 ou 50 metros só se via quem levava camisola fluorescente os outros com camisola de cores normais já não se viam, isto já aconteceu várias vezes, por isso agora comprei um blusão para andar na scooter com as costas e a frente fluorescente, já me disseram que é feio mas prefiro a segurança à beleza de ser feio ou bonito

Outubro 26, 2016, 12:53:17, 12:53
Responder #8

dfelix

• 5006
Não se pode cair no erro, salvo melhor opinião, de que por ser part-time deverá por isso estar arredado de algum tipo de formação prévia, ou acompanhada de outras calendarizadas no tempo (mesmo que versando sobre o mesmo) . Não são somente os trabalhos de carreira que o deverão ter.

Têm carta de condução!
Logo, têm toda a formação necessária para utilizar o veículo em questão.

Profissionalizar, regulamentar e regular os entregadores de pizzas?
Parece-me exagerado. Excesso de zelo.
Seria mais uma regrazinha e exigênciazinhas que implicaria uma licençazinha que teria mais custos que acabariam por ser pagos como sempre pelo consumidor final. E no fim tudo ficaria na mesma.

Veja-se o exemplo dos taxis.
Sector fortemente regulado, onde não faltam exigências de licenças, alvarás, formações... para no final o "fogareiro" não se livrar da sua má fama.

Outubro 26, 2016, 13:10:44, 13:10
Responder #9

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Profissionalizar, regulamentar?

Creio que escrevi sem dar azo a dúbia interpretação, mas volto a referir que abordei a questão como sendo algo desejável...e repito novamente, como algo desejável!

Ou seja, formações que naturalmente teriam de ser curtas e incisivas perante o tipo de actividade em causa. Acções de formação (tipo uma manhã...porventura seria o bastante) a decorrer em 3 ou 4 pontos do país, de forma ocasional ao longo do ano...2x p.ex.

Não falo de cursos de formação especializada, ou cursos técnicos de especialização, mas abordar as questões essenciais para o tipo de actividade aqui em discussão.

Além disso, uma formação inicial prévia seria também ela muito bem vinda...considerando-a eu até mais importante.

Algo do género:  "Tens carta"....resposta: "Sim!"..."então toma as chaves e vai entregar pizzas", poderia, no meu ver, ser um pouco diferente. E não apenas quanto a esta empresa.  :)

Mas claro, é apenas a minha opinião.  :nice: :convivio:

Dalai Lama

Outubro 26, 2016, 13:16:42, 13:16
Responder #10

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
E já agora...nem de propósito!

Pizza wheelie crasher kid gets the sack AND police could prosecute for scooter slip

O artigo, que tem dias, pode ser visto aqui: http://www.morebikes.co.uk/pizza-wheelie-crasher-kid-gets-sack-police-prosecute-scooter-slip/

Dalai Lama

Outubro 26, 2016, 15:28:49, 15:28
Responder #11

dfelix

• 5006
Sacar cavalos na via pública é uma infracção.  :D
Não é preciso uma "formação especializada" para se saber disto!

E nada garante que garante que com uma "formação especializada" deixem de o fazer.
Os taxistas e motoristas de transportes públicos levam regularmente com formações especializadas e insistem em fazer as rotundas sempre por fora!

Não é por aí...

Outubro 26, 2016, 16:12:29, 16:12
Responder #12

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A parte da policia poder vir a chatear o miudo porque fez uma brincadeira deixa-me perplexo  :lolol: :D

Será que nao tem mais nada para fazer??? o miúdo aprendeu a lição e quem observou tambem tirou aprendeu qualquer coisa para alem de que deu umas gargalhadas :D :D

Isaac, curso de formacao para entregar pizzas???  :D :D :D a serio????

Estou velho... quando nós os 2 éramos novos, de certeza que passamos os veroes esfolados pois andavamos de bicicleta, caimos e levantavamo-nos  :nice:

A nossa geracao tirava a carta e comprava logo uma CBR 1100XX ou CBR 900RR, ou entao um caixao com rodas com a sigla "GTI" na traseira...

Comecei a conduzir com 18 anos e comecei logo a ir para Lisboa pois o universidade-casa passou a ser em 4 rodas... quase todos os dias da semana o ponteiro voava para la dos 200 na A1 entre Lisboa e Alverca  :D

Hoje em dia, vejo a maioria dos companheiros a chegarem as 2 rodas, com a preocupação de comprarem uma 125 citadina mas COM ABS  :???: :???: :???: a interrogarem-se se conseguem trazer a PCX do stand para casa, e a tirarem um curso de condução defensiva antes de comecarem a conduzir a PCX  :pensador:

So consigo justificar isto com uma grande mudanca de paradigma, e como uma enorme falta da experiência a esfolar joelhos com as "Vilar" ou com as "orbita"  :nice: :nice:  ::P: ::P: ::P:

Este fenómeno é uma Americanização da nossa sociedade, uma inversao da lei Darwiniana... sabes aquela historia do gringo que comprou um RV e numa viagem largou o volante para ir fazer um café, teve um acidente e depois processou em muitos milhões de dólares o fabricante porque no manual não dizia que não se podia deixar o posto condução quando o veiculo estava em movimento????

O obvio nao se ensina... geralmente aprende-se, e convem que nao seja da forma mais dificil  :D :D
« Última modificação: Outubro 26, 2016, 16:24:55, 16:24 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 26, 2016, 16:58:53, 16:58
Responder #13

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Naturalmente que é uma infracção (e grave) - que aliás o link postado refere com consequências para o jovem de 18 anos - a isso juntando um uso abusivo de viatura de empresa de entrega de pizzas.

Mas a partilha do vídeo e respectivo link do artigo, foi no sentido de dar a entender o que antes tinha escrito e explicado...ou seja, necessidade de algum tipo de formação aos jovens *, pois entendo (ainda que não versado no assunto e por isso sujeito a uma conclusão enviesada) que não será o mero título de aptos à condução que necessariamente tornará os jovens condutores aptos ao desempenho de uma profissão que implique condução e relacionamento com os clientes.

Mas talvez até seja eu a ver mal as coisas e uma mera palmada nas costas e umas amigáveis palavras de "trata mas é de entregar as pizzas", será o suficiente.

* Há que ler o que escrevi antes para perceber que não me refiro a um curso, mas uma simples acção formativa que poderia ter lugar numa manhã...e as razões apontei-as antes!
------------------------------------------------------------------

Quanto ao jovem em concreto nesse vídeo...bem...dadas as suas palavras creio que terá aprendido a lição.
Mas não há certezas claro...

“The office knew straight away because there are sensors on the bikes to let them know if one crashes. I tried to deny it. I have certainly learned my lesson – there will be no more wheelies for me.”

Dalai Lama

Outubro 26, 2016, 17:06:27, 17:06
Responder #14

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O meu ponto é: Mais vale o puto cair a 20 a hora com uma 50cc do que quando tiver uma GSXR1000 tentar fazer a mesma coisa e cair a 200  :nice:

Quem é que ja nao teve 18 anos e fez os seus disparates???? a vida é mesmo assim  :nice: :nice: :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 26, 2016, 17:31:54, 17:31
Responder #15

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem eu digo o contrário...também fiz os meus disparates e não foram poucos.  ;)
É melhor nem me lembrar do que fazia com uma BMX quando era puto. Os vizinhos nem me podiam ver...   :D
Quem não fez disparates que atire a primeira pedra!

Mas aqui a situação parece-me diferente!!
Exercer uma profissão que por um lado exige a condução e por outro lado a relação com os clientes e uma abordagem mínima a ter lugar nessas ocasiões, deverá ter...isto na minha maneira de ver as coisas (que pode estar inadvertidamente e sem eu dar por isso a dar para o "cota", admito), que passar por algum tipo de formação prévia.

O entendimento de "formação" é que me parece que está aqui a ser visto como algo desproporcionado, moroso e quiçá até a dar para o técnico, quando na verdade aquilo a que me refiro é bem diferente.

Mas pronto.  :nice: Se calhar sou somente eu a ver as coisas de um prisma muito pouco geométrico...ou demasiado. Depende do prisma!   :D :D :convivio:

Dalai Lama

Outubro 26, 2016, 20:13:15, 20:13
Responder #16

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Sapiens21 , admiro a tua 'inocência' e 'sonho' de uma demanda em prol de um mundo 'organizadinho' onde tudo funciona de forma estruturada, ergonómica, funcional, respeitadora, ... e mais um sem-número de adjectivos 'perfeccionistas'  .
Fazia-te bem passares uma semana na Índia para teres um 'choque terapêutico' e vires de lá a achar que só o facto de se usar um capacete (básico e rudimentar) e conduzir uma motoreta que deita fumo pelo escape,   já 'chega e sobra' para se ser 'entregador de pizzas' (sem demérito pela profissão , tão precisa como outras e mais honesta que muitas)   ! 
Cumps. :convivio:

Outubro 26, 2016, 20:29:19, 20:29
Responder #17

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro Luis Salgueiro, tenho pena de não teres percebido o que escrevi.

Por essa ordem de ideias, os equipamentos de protecção por lá (não) usados também chegavam...desde que não se andasse descalço. Sandálias e camisola de mangas à cava é o bastante porque noutros países serve... Enfim...

Sobre a inocência a que te referes, não me vou dar ao trabalho sequer de comentar.

Aliás, neste tópico dei a minha opinião e expliquei ponderadamente o que penso do tema.
Quem não quiser aceitar, pelo menos não tome a ousadia de me fazer passar por parvo e aceite uma opinião!

Dalai Lama

Outubro 26, 2016, 20:37:32, 20:37
Responder #18

Luis Salgueiro

• 1797
sapiens21, também acho que não percebeste o que te quis dizer . Eu DE FACTO estava até em boa parte a elogiar-te e não a tentar fazer-te de parvo. Acho que és um 'sonhador' no bom sentido e não acho que uma certa dose de ingenuidade/"inocência" seja defeito , antes pelo contrário. Mas 'prontos', a comunicação pelo virtual é tramada e muitas vezes muito longe de ser eficaz na passagem da mensagem. 

p.s. Sobre este assunto do tópico e seu desenvolvimento a minha opinião é bastante simples e pode-se resumir num : "nem 8 nem 80  !"
« Última modificação: Outubro 26, 2016, 20:45:14, 20:45 por Luis Salgueiro »

Outubro 26, 2016, 20:57:06, 20:57
Responder #19

rodrigues

• Visitante
Tenho orgulho em ser Português mas francamente por cá só existe paisagens e boa comida.

Quando uma empresa tenta melhorar têm de inventar defeitos a tudo, se não faz nada criticada é !...

Por vezes um pequeno gesto faz a diferença pois melhora a auto estima dos seus trabalhadores,

Ao fornecerem capacetes que aumentam a visibilidade cria uma empatia positiva entre patrão e trabalhador o que na minha opinião é bom pois não se sentem esquecidos.

As seguradoras também agradecem.

Outubro 26, 2016, 21:55:00, 21:55
Responder #20

Luis Salgueiro

• 1797
Andam a dar o litro feitos malucos no meio do trânsito para entregarem as pizzas 'a horas e com bons modos' , ajudando a marca a criar boa imagem e a fazer crescer a clientela lembrando-se deles para lhes entregar um capacete florescente, mas não para lhes fazer um contrato ao fim de meses com bom desempenho .
Eu mandava-os meter o capacete florescente num sítio que eu cá sei , até porque, tal como disseste e 'levantaste o véu' ,isso tem a ver sobretudo com os encargos com as seguradoras ( estando-se a Telepizza borrifando para a tal auto-estima que referiste ) .
 Era sobre este meu 'desconfiar' /'estar de pé atrás'  em contraste com a abordagem mais 'genuína'/ 'inocente' do Sapiens21 que eu me referia em parte da resposta que dei ao seu comentário.

Também em boa parte discordo  da tua (rodrigues) generalização acerca do bom que existe em Portugal. Tenho diariamente um contacto muito próximo com a 'nova geração' (jovens dos 15 aos 18 anos e a maior parte deles fala mais comigo durante a semana do que propriamente com os seus pais) ) e apercebo-me que em muitos aspectos é bem melhor do que a minha geração quando tive aquela idade. Podia desenvolver mais e explicar melhor porque chego a esta conclusão, mas é mais uma das coisas para conversar com um copo na mão e não por aqui com 'off-topics'.
« Última modificação: Outubro 26, 2016, 22:00:48, 22:00 por Luis Salgueiro »

Junho 11, 2017, 17:33:48, 17:33
Responder #21

Sapiens21

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim...isto sim é importante.

Pagamento de salários condignos e evitar a marginalização e descriminação dos trabalhadores.

Dalai Lama

Junho 12, 2017, 12:15:31, 12:15
Responder #22

JViegas

• 4723

Masculino
Não tinha noção de que os colaboradores dessa empresa estavam sujeitos a esse tipo de condições laborais.

Lamentável a postura da empresa ao permitir politicas de trabalho discriminatórias entre funcionários.

Mal de quem precisa...

Junho 14, 2017, 18:23:50, 18:23
Responder #23

dfelix

• 5006
(...)...tem vindo a obrigar os distribuidores usarem um capacete que põe em causa a sua saúde e segurança (pneumonias, gripes e otites) e impede os trabalhadores de trabalhar se estes não usarem o dito capacete, quando o acordo existente desde a admissão é que usem mota e capacete próprio. Este capacete deixa entrar frio e chuva, embacia com a chuva e calor retirando visibilidade, não tem protecção contra o sol, obrigando o distribuidor a conduzir a mota só com uma mão e a tapar o sol com a outra, dificulta o uso de óculos, é muito frágil e não é prático, dificultado o seu uso diário.(...)

Há que ver o lado positivo... pelo menos andam mais "visíveis"!  :D

Junho 14, 2017, 18:42:50, 18:42
Responder #24

Moto2cool

• 4386
Se pagam apenas 0,5€ por deslocação é mesmo uma indecência, deviam ser​ obrigados a pagar o salário mínimo pelo menos. Mas às vezes perde-se parte da razão com exageros ( podem apanhar uma pneumonia por causa do capacete? WTF?)
Agora não faz sentido terem dois tipos de empregados, com e sem mota própria, deviam harmonizar e contendo que queiram todos com mota e equipamento da empresa, se não cumpre os requisitos legais devem denunciar
« Última modificação: Junho 14, 2017, 18:45:30, 18:45 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"