Autor Tópico: Comprei a minha primeira mota - e agora? 😂  (Lida 2106 vezes)

Janeiro 12, 2025, 16:41:46, 16:41
Lida 2106 vezes

Cat_96

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 2
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Évora / Loures / Arganil
Bem ... Após 10 anos a namorar esta ideia, comprei a minha primeira mota! Uma keeway Superlight 125, usada. Agora preciso da vossa ajuda e sabedoria! Não percebo absolutamente nada disto. A nível de mecânica e manutenção, alguém me pode dar uma ideia do que preciso de saber? Ou de onde ir pesquisar? Tenho tantas questões parvas 😂 HELP

Janeiro 13, 2025, 10:13:49, 10:13
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Olá e bem vindo a este espaço.

Aqui encontrarás muita informação que foi sendo "acumulada" ao longo de diversos anos.

Antes de mais parabéns pela tua aquisição e que tenhas muita sorte.

Algumas dicas que acho importante nos primeiros dias:

1 - Respeita a máquina e sabe os teus limites (e não falo de velocidade)
2 - Equipa-te para cair. Ou seja: m€rdas acontecem e uma "simples" queda para o lado pode trazer chatices
3 - Poucos enlatados respeitam as motas, então em cidade e com uma 125cc. Cuidado. Se andares todos os dias ou se andares só nos tempos livres. Cuidado redobrado.

Quanto a manutenção:
A mota tem os registos de manutenção anteriores?
Tem o manual?

Com os registos de manutenção efetuados podes sempre ir controlando os intervalos de manutenção da mesma verificando no manual.
Caso não tenhas, nada como uma pesquisa na internet pelo mesmo.

Se não tens mecânico ou oficina começa por ver aqui no forum se existe algum companheiro que resida na tua área ou se conhece alguma oficina.

Felicidades e vai estando atento a este teu tópico pois o pessoal (algum) vai-te respondendo.

Janeiro 13, 2025, 22:18:20, 22:18
Responder #2

HJRD

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 28

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: Évora
Viva. Antes de mais, muitos parabéns pelo grande passo dado. É normal estares cheio de dúvidas em relação a este novo mundo, onde alguns se aventuram a usar um meio de locomoção apenas com metade das rodas do que todos os outros, sobretudo se nunca tiveste amigos ou familiares que partilharam a paixão pelas motos, que te tenham servido de modelo. Vejo pelo teu perfil que uma das localidades de residência é Évora. Eu também vivo em Évora, e se quiseres, podemos combinar um cafezinho e dois dedos de conversa sobre a tua nova aquisição. Terei todo o gosto em colocar à tua disposição os (alguns) conhecimentos que fui adquirindo ao longo de mais de 30 anos, com a quase dezena de motos que fui possuindo...
Que nunca nos falte gasolina!

Janeiro 15, 2025, 11:36:48, 11:36
Responder #3

nfkart

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 440

Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Parabéns!

Vai devagarinho, aprendendo com a experiencia adquirida, usufrui e sempre com muita atenção na estrada, principalmente em ambiente urbano!

Se gostares, vai ser um "bom" vício andares de moto!

Boas curvas e tudo de bom!  :cool:

Janeiro 18, 2025, 15:11:20, 15:11
Responder #4

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 338

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Atenção aos pneus!
Vê se são de uma marca conceituada ou se estão ressequidos!
Penso que essa mota não tem ABS pelo que a qualidade dos pneus ainda é mais importante.
Mudei de CST para Pirelli e foi uma melhoria muito, mas muito significativa em chuva e no conforto.
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)