Autor Tópico: Até que ponto é que o peso é importante?  (Lida 544 vezes)

Agosto 13, 2025, 08:28:57, 08:28
Lida 544 vezes

ruimlrod

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6
  • Marca Motociclo: Bajaj
  • Modelo Motociclo: Dominar D400
  • Localidade: Setúbal
A minha vida em 2022 mudou por problemas de saúde e a minha Dominar D400 ficou encostada a um canto.
Apesar de não estar melhor quero acreditar que ainda tenho alguns anos para desfrutar.
Mas os 200kg da Dominar são complicados para a minha capacidade muscular de momento.
Com estas condicionantes, queria trocar de moto por uma mais leve.
Queria algo que desse para ir a Lisboa pela A2 (moro em Setúbal), ir à praia na Arrábida e talvez fazer um ou outro passeio de fim-de-semana (300km ida e volta num dia).
Para isto tudo eu diria que uma 350cc chegaria perfeitamente mas tenho receio de andar a 120km/h com uma coisa que pesa 160kg, ou passar a ponte 25 de abril.
Por outro lado comprar uma 500cc (a 500 hornet da Honda pesa 178kg) parece-me um desperdício tendo em conta que desde 2022 acho que só fiz 1000km na Bajaj.
O que me dizem? Alguém tem experiência a fazer auto-estrada com pesos-pluma?

Agosto 13, 2025, 11:28:40, 11:28
Responder #1

JustGil

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 505

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
A minha vida em 2022 mudou por problemas de saúde e a minha Dominar D400 ficou encostada a um canto.
Apesar de não estar melhor quero acreditar que ainda tenho alguns anos para desfrutar.
Mas os 200kg da Dominar são complicados para a minha capacidade muscular de momento.
Com estas condicionantes, queria trocar de moto por uma mais leve.
Queria algo que desse para ir a Lisboa pela A2 (moro em Setúbal), ir à praia na Arrábida e talvez fazer um ou outro passeio de fim-de-semana (300km ida e volta num dia).
Para isto tudo eu diria que uma 350cc chegaria perfeitamente mas tenho receio de andar a 120km/h com uma coisa que pesa 160kg, ou passar a ponte 25 de abril.
Por outro lado comprar uma 500cc (a 500 hornet da Honda pesa 178kg) parece-me um desperdício tendo em conta que desde 2022 acho que só fiz 1000km na Bajaj.
O que me dizem? Alguém tem experiência a fazer auto-estrada com pesos-pluma?

Olá meu caro!
Já viu a Honda CB300R? Em ordem de marcha pesa 144kg, diria eu que é a mota entre 300cc - 500cc mais leve do mercado.
Ela nova custa à volta de 6 000€.
O único se não é que o depósito de 10l a meu ver é pequeno para umas viagens maiores, dá para fazer uns 265 / 300 km antes de entrar na reserva, dependendo do andamento.

Quanto ao peso, só sinto aquela instabilidade nos dias de muito vento e principalmente quando atravesso a ponte da Arrábida do Porto para Gaia, de resto, é uma máquina estável até mesmo em velocidades superiores a 130km/h.
Acho que o peso de uma mota só sente a dificuldade em manobras de mais baixa velocidade. Andei há pouco tempo numa Yamaha Tmax 560 que pesa +/- 214 kg e em andamento não sentia o seu peso.

Mas concerteza há por aqui companheiros que te possam ajudar melhor do que eu.
Tudo de bom!

Agosto 13, 2025, 16:06:42, 16:06
Responder #2

MaisUm

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 221

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
Companheiro, tudo o que descreve deixa várias questões em aberto…:
Já se desfez da moto?
Que avaliação faz da sua capacidade motora?
Se a Bajaj está acima das capacidades físicas, terá que equacionar uma moto que consiga estar dentro dos seus parâmetros de compleição e capacidade física actuais.
E é nesta ordem de ideias que terá que pautar a decisão de trocar de montada, não o facto de poder ser rápido, mas o de poder ir.
Quando essa condição melhorar, a fórmula de calculo poderá ser alterada.
Até lá, pondere uma montada que possa servi-lo, e depois pensará noutra que se possa servir dela.
Também moro em Setúbal. Um dia damos umas gazadas, mesmo que em modo soft….
Votos que a condição física se restabeleça aos parâmetros que sejam adequados a uma exploração mais “intensiva”.  Só aconselho adequar a moto às possibilidades, sem tentar ultrapassá-las. Felicidades.
(p.s.: tive uma scooter 250 durante 12 anos e nunca senti “falta” de mais. Mudei para moto, por ter saudades…)
Peço desculpa por dar uma opinião pessoal, mas é o que penso.....
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Agosto 13, 2025, 16:32:35, 16:32
Responder #3

ruimlrod

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6
  • Marca Motociclo: Bajaj
  • Modelo Motociclo: Dominar D400
Obrigado pelas opiniões.
Ainda não me desfiz dela... e sim, o preço de retoma será também um factor a ter em conta... foi um risco quando a comprei e claramente não seguiu o caminho das benelli que tiveram uma forte implementação em Portugal desde 2018.
E sim, a questão é essa mesma: uma mota que se adeque às minhas perninhas de palito da actualidade, mas que dê para ir a Lisboa quando me apetecer. É nesse quesito que desejava ter a opinião do pessoal. Uma mota de 160kg em auto-estrada e a passar a ponte, é estável? é confortável?
Quanto às minhas capacidades físicas actuais, a coisa está complicada neste momento... mas tenho esperança que a coisa melhore. Seja como fôr hoje em dia nem ando a sair de casa, portanto a situação não se coloca. No entanto uma recuperação total está fora de questão portanto seria algo entre os 300-500cc, até cerca de 180-190kg. Não preciso de mais, mesmo que tivesse físico de halterofilista  :)
Quanto à potência, sim, a bajaj era mais que suficiente. Puxava-a até à redline uma vez por depósito entre a estação de serviço de palmela e a portagem de coina. Fora isso seguia a 6500-7000rpm. Vibrava (é monocilíndrica com árvore simples de cames) mas não incomodava por aí além. É uma mota confortável (eu acho) e dava bem para ir e vir a Santarém num dia.
Quanto à sugestão da Honda CB300R penso que será um modelo descontinuado (. Seja como fôr eu experimentei-a em 2018, quando comprei a Bajaj e não gostei da posição de condução da mesma... achei que tinha que estar demasiado inclinado sobre o guiador. Um amigo meu fanático da Honda falou-me da GB350S mas com 21cv não me parece a melhor opção para a A2.
Quanto às gazadas, quando estiver um pouco melhor vou aproveitar... é algo que nunca tive grande tempo para fazer, antes desta situação... e agora falta-me forças... isto é tramado, mas é a vida.