Autor Tópico: Instalação de mini-interruptor de piscas, buzina e luzes maximos.  (Lida 4196 vezes)

Março 16, 2026, 17:02:32, 17:02
Lida 4196 vezes

Asa Indomável

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 7
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X DCT
  • Localidade: Viseu
Boa tarde amigos,
Gostaria de pedir uma ajuda vossa, preciso de instalar um mini interruptor que inclui piscas, buzina, e lux máximos no punho direito da minha moto: Honda NC750X DCT 2023, mas gostaria de saber se alguém tem algum esquema elétrico desta moto.
O cabo do acessório que pretendo aplicar, trás 8 fios conforme podem ver na imagem, será que tenho de fazer chante com ligadores próprios, ou terei de cortar o cabo e soldar isolando depois bem isolado?, por ultimo estando a moto na garantia, perde a mesma desde que faça ou mande fazer esta instalação? que me dizem, gostava de ouvir as vossas opiniões.
Tenho mesmo necessidade de instalar este interruptor pois não tenho o polegar esquerdo e preciso de ligar os piscas e luzes de noite em segurança sem ter de tirar a mão do volante da moto.

Deixo imagem do interruptor e do local onde pretendo instalar: https://i.ibb.co/ds0XvMNW/HONDA-NC-750-X-PUNHO-DIR.jpg

Muito obrigado, abraço :convivio:
Honda NC750X DCT

Março 18, 2026, 22:46:39, 22:46
Responder #1

MaisUm

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 234

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Olá companheiro.
A questão, por muito pertinente, suscita algumas duvidas: a mão direita consegue abarcar todos os comandos? Por mais pequenos que sejam, ocupam espaço e será dificil posicioná-los de molde a serem utilizáveis. Numa primeira abordagem, sem estar a olhar para os componentes físicos, trocar os comutadores poderia ser fazível, e a utilização, com alguma aprendizagem, poderia ser mais-valia, sem alterar substancialmente a estrutura dos modulos de comando. seria, depois, uma questão de "aprendizagem" dado qe os comandos do lado direito não são tão "exigentes" durante a condução....
Uma oficina poderia ajudar a resolver essa equacão, sem "inventar" muito.
Irei acompanhando, se houver mais partilha de informação, sobre o assunto.
Boa sorte na resolução.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Março 19, 2026, 17:03:06, 17:03
Responder #2

Asa Indomável

• *

• 7
Olá companheiro.
A questão, por muito pertinente, suscita algumas duvidas: a mão direita consegue abarcar todos os comandos? Por mais pequenos que sejam, ocupam espaço e será dificil posicioná-los de molde a serem utilizáveis. Numa primeira abordagem, sem estar a olhar para os componentes físicos, trocar os comutadores poderia ser fazível, e a utilização, com alguma aprendizagem, poderia ser mais-valia, sem alterar substancialmente a estrutura dos modulos de comando. seria, depois, uma questão de "aprendizagem" dado qe os comandos do lado direito não são tão "exigentes" durante a condução....
Uma oficina poderia ajudar a resolver essa equacão, sem "inventar" muito.
Irei acompanhando, se houver mais partilha de informação, sobre o assunto.
Boa sorte na resolução.

Boa tarde amigo "MaisUm",
Antes de mais muito obrigado pela sua mensagem e tentativa de ajuda, sim... compreendo perfeitamente a sua opinião, o que pretendo é manter tudo na mesma no comando da esquerda, mas sim acrescentar um simples mini- interruptor com piscas e buzina, já nem me preocupa muito que tenha os máximos e sinal de luzes, o importante e necessário mesmo seria os "piscas", pois é algo que me ajuda imenso na segurança de condução sem ter de tirar a mão do punho esquerdo da moto, assim ligava os piscas no punho do lado direito. O engraçado um dia o meu filho mostrou-me um vídeo no youtube de um motociclista a conduzir uma moto de pista e não tinha um braço, e na moto tinha um interruptor instalado igual ao que mostro na foto..
Mas como dizes, vamos aguardar mais opiniões e sugestões.

Muito obrigado :convivio:
Honda NC750X DCT

Março 19, 2026, 17:52:32, 17:52
Responder #3

MaisUm

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 234

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Esse interruptor alternativo vende-se na temu e aliexpress, por exemplo, MAS cuidado com a secção dos cabos, pois a coisa é produzida para trotinetes e não é exigente em termos de cargas....
Será fazível, mas precisa de alguém com conhecimentos de electricidade auto e moto....
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Março 21, 2026, 22:54:41, 22:54
Responder #4

Asa Indomável

• *

• 7
Esse interruptor alternativo vende-se na temu e aliexpress, por exemplo, MAS cuidado com a secção dos cabos, pois a coisa é produzida para trotinetes e não é exigente em termos de cargas....
Será fazível, mas precisa de alguém com conhecimentos de electricidade auto e moto....

"MAS cuidado com a secção dos cabos, pois a coisa é produzida para trotinetes e não é exigente em termos de cargas...."

Amigo MaisUm, concordo perfeitamente com o que me dizes, pois este interruptor do Aliexpress não me parece ser muito credível, quer na resistência dos fios, quer no isolamento dos botões, mesmo que venha a pedir alguém que tenha conhecimento em mecanica/eletricidade de motos, não sinto muita confiança no funcionamento do respectivo interruptor que mandei vir dessa loja por 1,79€.  :(.
Ainda não sei como vou dar volta a esta situação, pois parece-me que as oficinas oficiais da própria marca não tem nem conseguem ajudar-me com esta minha pretensão, ou é por falta de um mero interruptor, ou é por falta de conhecimento e mesmo até por falta de vontade.
Ás vezes dá-me a vontade de ligar um cabo de aço a correr dentro de um pequeno tubo de alumínio pintado a preto aplicado sobre o guiador com um gancho onde possa puxar e empurrar o botão do pisca do lado esquerdo, o problema é que isso fica muito, muito feio na moto.

Vamos ver se alguem consegue dar-me uma solução melhor.
Muito obrigado mais uma vez pela tua excelente ajuda ;)

Honda NC750X DCT