Autor Tópico: Estética Design e Parolice Ideológica, culpa de electrodomésticos de mobilidade  (Lida 55 vezes)

Hoje às 11:53:55
Lida 55 vezes

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5460
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Estética Design e Parolice Ideológica, culpa de electrodomésticos de mobilidade

Apesar de a minha disponibilidade e vontade de escrever tem sido quase nula vou tentar deixar aqui um texto provocatório para debate que me parece bem actual.

Estamos num fórum de motos e sobre motos mas em termos de DESIGN parece ser um assunto transversal e que pode passar também por falar de carros.
E assim surge o assunto pegando no novíssimo "carro eléctrico" Ferrari Luce, um corte total com a excelência de design italiano para ser apresentado um design de influências em electrodomésticos e objectos de uma marca bem conhecida mas atrevo-me a dizer que este não é um Ferrari mas sim um Apple car...

Facilmente se consegue atribuir a este Ferrari o termo trambolho, talvez trambolhini já que é italiano...  :lolol:
Ou então... "finalmente os italianos criaram uma pizza com ananás" seria um bom titulo de apresentação deste Ferrari...
#ShameOnYouFerrari

Espero que no mundo das motos não haja nenhum atrasado mental que tente pegar neste tipo de design horrível, obviamente que poderá haver quem goste mas como o texto é meu, eu não gosto ponto  :D , e que por exemplo venha a propor uma nova Ducati Panigale assim igualmente horrível.
E aqui defendo a BMW que de certeza que não seria capaz de voltar a fazer uma moto tão feia como uma R1200ST, aliás cada vez têm motos mais bonitas e cativantes em todos os aspectos menos no preço...

Será que os italianos estão doentes com mazelas cognitivas ainda do covid?!

Por outro lado, esta coisa de modernidade, procura por ser "amigo do ambiente" porque nos fazem sentir mal por continuarmos a ter um veiculo de motor de combustão, leva a que as marcas tenham igualmente ideias diarreicas como atribuir nomes e designações aos veículos eléctricos de forma distinta do que tradicionalmente a respectiva marca seguia durante décadas.
Vá lá que a Volkswagen finalmente abriu os olhos e o novo Polo está bem bonito mas perfeito seria se lhe tirassem aquela *Modere a sua linguagem* de designação ID antes do polo...
...faltou-lhes um danoninho de coragem!

Bem... o tema para debate está levantando, acho que consegui minimamente transmitir a minha ideia sobre o assunto apesar de estar bastante incompleto e talvez falar de outros assuntos paraLELOS igualmente interessantes para este debate.

Vamos lá a ver quem gosta do Ferrari Luce...

« Última modificação: Hoje às 12:07:01 por 2low »

Hoje às 13:19:32
Responder #1

Gentleman rider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 451
  • Localidade: Lisboa
Isto tem que ser dividido em diferentes partes:

Interior - Um dos melhores interiores que eu já vi num automóvel.

Para além de visualmente fabuloso honra a tradição da Ferrari.

O interior é nota 11 em 10

Especificações técnicas - Esperava mais. 1053cv, 530km de autonomia e 2300kg de peso são valores "normais" em carros eléctricos consideravelmente mais baratos do que este Ferrari.

Exterior - Antes de mais uma ressalva, eu gosto carros com estética subtil e elegante. Talvez por isso não goste da estética agressiva da Lamborghini por exemplo. Estilisticamente o meu Lamborgini favorito é, de longe, o Miura.

Deste ponto de vista o Luce tem uma sobriedade que me agrada. Mas... não é um Ferrari.

Imaginem que este carro era lançado pela Stellantis. Faria mais sentido se fosse um Lancia ou um DS mas nunca uma Maserati ou um Alfa Romeo. O problema deste Luce é mais de branding do que do produto em si.

A Ferrari até podia lançar este carro mas devia ter feito numa sub-marca e nunca com o símbolo Ferrari. A marca até se podia chamar Luce.

Tal como fez no passado, quando lançou o motor V6 a marca chamou ao carro Dino e não Ferrari.

Para além do branding acho que o carro tem volumetria a mais. É demasiado gordo. Mas esse é um problema de outros SUVs e crossovers.

E a incoerência entre o interior retro e o exterior futurista

A verdade é que as marcas tradicionais estão a ter muita dificuldade em encontrar a sua identidade no mundo dos eléctricos. Este Ferrari é um desastre, o AMG GT idem e o novo Jaguar também não deve sair melhor.
« Última modificação: Hoje às 13:21:11 por Gentleman rider »

Hoje às 16:53:30
Responder #2

Sapiens21

• 18509

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Efetivamente é difícil de contradizer que o design e a forma como cada um o vê, é discutível q.b.
Até me atrevia a dizer que não existe necessariamente o certo e o errado quando cada um avança com a sua interpretação e gosto estético naquilo que vê.

Porém, não deixa de ser curioso como os investidores deram um sinal claríssimo no preciso momento em que foi apresentado.   :???:

Se isto não é um sinal de que o resultado final fica muito aquém do que deveria ser um Ferrari (mesmo que virado para a vertente 100% elétrica), então não sei muito bem o que se pode dizer.

https://ibb.co/238w3Mdf

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Hoje às 19:02:41
Responder #3

2low

• 5460
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Já existem bastantes memes sobre este novo ferrari mas o melhor é este:

:D :lolol:

Até já existe video paródia da porsche a gozar...
(quando voltar a encontrar coloco aqui)

Alguns memes: