Autor Tópico: Trans Lanal - Aldeias de Xisto na Serra da Lousã  (Lida 104 vezes)

Ontem às 02:27:24
Lida 104 vezes

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Como já tinha sido falado noutro tópico, acabou por se fazer uma voltinha pela serra da Lousã onde se visitaram algumas aldeias de xisto.

O nome do passeio foi feito com um trocadilho com o nome de uma dessas aldeias (Talasnal), o que deu origem a algumas variações sobre o tema  :D

« Última modificação: Ontem às 14:14:00 por pjmartinho »

Ontem às 08:06:20
Responder #1

frazaorb

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 43
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS ( 30 YEARS )
  • Localidade: Lisboa
Como já tinha sido falado noutro tópico, acabou por se fazer uma voltinha pela serra da Lousã onde se visitaram algumas aldeias de xisto.

O nome do passeio foi feito com um trocadilho com o nome de uma dessas aldeias (Taslanal), o que deu origem a algumas variações sobre o tema  :D

Esta foto com as 3 motas ficou gloriosa !

Excelente - é uma zona mesmo bonita. E tou a ver que o nevoeiro matinal é habitual.
O ronronar da FJR é mesmo nice.
E estava a reconhecer o barulho da trasmissão.. não sabia que a FJR usava veio.

Fizeram o percurso que tinhas proposto?
Obrigado pelo video !

« Última modificação: Ontem às 08:07:39 por frazaorb »

Ontem às 14:13:11
Responder #2

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
A fotografia foi feita por IA  ;)

Quanto ao percurso, sim foi o que tinha proposto embora a secção de off-road não estivesse prevista. Devem ter construido a estrada no século passado e nunca lhe fizeram manutenção pelo que está naquele estado e ainda assim fizemos uns quantos Kms naquele troço.

A primeira aldeia parecia estar meio abandonada pois além de 1 carro estacionado à entrada da aldeia, não se via viva alma e as casas pareciam um pouco delapidadas... já a aldeia de Talasnal estava mais bem cuidada e virada para o turismo sendo que no caminho ainda passamos pela aldeia de Candal que fica "enfiada" na encosta da montanha o que dá um ar de "outros tempos" à zona.

É curioso que ainda se vêm muitas árvores queimadas como resultado dos incêndios do ano passado, mas não deixa de ser igualmente curioso a velocidade com que a natureza recupera deste tipo de desastre pois já se vêm muitas árvores a crescer no meio dos troncos queimados.

Depois terminamos o passeio em Góis a beber umas cervejas ou água, no meu caso, onde o empregado do balcão olhou para mim como seu fosse um alien quando lhe pedi a garrafa de água  :D
« Última modificação: Ontem às 14:16:23 por pjmartinho »

Hoje às 11:04:30
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5462
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Pjmartinho vou aproveitar aqui a tua publicação para fazer o meu relato, uma vez que no domingo ainda tentei mas deu erro a publicar e depois pelo meio perdi todo o texto...
Aqui vai!

Este foi um evento marcado em cima do acontecimento (flash), de um dia para o outro com menos de 12h entre confirmar e ir...

Eu parti sozinho de Almada e ainda fiz um desvio no trajecto para um assunto particular, onde acabei por me perder um pouco devido a obras e com desvios por mais de 5km sem hipótese de volta atrás... acabei por me atrasar para depois arrancar para o local de encontro à saída da A13 para Miranda do Corvo, ainda assim informei que ia atrasado e de acordo com o que o GPS indicava de cerca 55minutos de viagem acabei por conseguir fazer em cerca de 40minutos e sim, com a minha motocultivadora de som a lembrar um daqueles karts de aluguer...

Já no local de encontro:

Depois foi só...

E já na Serra da Lousã... até que o alcatrão se foi embora e ficou terra batida com mistura de pedra e brita solta e já quase no final dessa experiência à agricultor ou caçador estávamos no meio da natureza a uma altitude de cerca 900m:

Depois foi fazer mais 1/2km para voltarmos ao alcatrão e lá seguir em direcção às aldeias de xisto.
A primeira a que fomos, "Vaqueirinho" estava com aquele aspecto de aldeia abandonada, casas com aspecto de ardidas ou com o interior e telhados caídos embora na entrada da vila de 10 caixas do correio serem 5 de estrangeiros...
Tinha um carro na entrada e dois gatos siameses, de resto... só nós e bixarada/passarada...

Havia ainda provas de que alguém passou ali um bom tempo (grade com varias garrafas cerveja vazias).

Na serra estava a decorrer alguma operação de fiscalização ou preparação contra "época de incêndios" no que possa isso significar...
Em vários locais estavam pequenos grupos de bombeiros (1/2 jipes/pickups e/ou camião por grupo).

Fomos entretanto em direcção à 2ª aldeia, com um nome muito sui generis - Talasnal - que depois de bem almoçados deu azos ao descambar da galhofa em todos os sentidos! 
(e não foi preciso recorrer à bebida, tanto que aqui o Pjmartinho não largou a água, enquanto o Markito ficou-se pelas cervejas negras uma vez que não se pode dizer pretas que é racismo e o alho!)
(a chouriça também ajudou à festa...)

Info institucional: https://www.aldeiasdoxisto.com/pt/aldeias/lousa/talasnal/

Palavras proferidas com alguma repetição após almoço:
- TransAnal
- Passeio Analestésico
-Chouriça
-Taveira

Relembro de que havia uma moto correctamente estacionada no parque estacionamento e aqui os vândalos deram o mote da prevaricação... estacionamos na zona de manobra de inversão de marcha para automóveis embora sem prejudicar as respectivas manobras.
O problema veio depois porque em Portugal a máxima é "se vai um, vão logo dois ou três" e assim foi, primeiro 2 motas... depois 1 mota... e depois umas 10motas... acabou-se o sosego e o espaço de manobra e ali o Markito coitado, estava já encarnado porque lhe estavam a bloquear a possibilidade de sair dali de moto...
Mas como estavamos bem entretidos... fomos praticamente os primeiros a lá chegar e os ultimos a sair...  e não houve problemas para tirarmos as motos e seguirmos caminho...

Depois almoço seguimos em direcção à Lousã pela encosta que passa junto a Candal, onde o GPS do pjmartinho já tinha dado a 1ª partida de indicar o caminho no sentido errado...
Depois da Lousã veio a 2ª partida, novamente com o destino da partida do evento...
Aqui passei eu à frente, emparelhei meu telemovel com o dashboard da minha moto e lá fomos seguindo o que o GPS/navegação indicava para irmos até ao ultimo destino - Góis!
Antes de irmos às cervejas e ÁGUA, fomos primeiro ao mirador, onde o meu telemóvel deve ter activado um filtro qualquer de fazer Blur em zonas acessórias à foto...  :D

Depois foi o regresso...
Pjmartinho virou para Miranda Corvo e nos acessos da A13, Markito para Norte, eu para Sul.

Resumo temporal: partida por volta das 7:40, chegada por volta das 22:00.

Junho esgotei meu plafond, agora só Julho!

« Última modificação: Hoje às 11:18:15 por 2low »

Hoje às 13:54:04
Responder #4

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto

Hoje às 17:28:25
Responder #5

Markito

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 76
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: Imperiali 400
  • Localidade: Coimbra
Realmente, durante o nosso almoço estas foram as alavras proferidas com alguma repetição após almoço:
- TransAnal
- Passeio Analestésico
-Chouriça
-Taveira
Ao qual eu respondia "Pronto, já descambou !"  :lolol:
Em relação ao passeio e como disse o pjmartinho, por vezes, os melhores passeios são aqueles efectuados por pequenos grupos !  :nice:
Existe mais tempo para conversarmos e conhecermo-nos melhor !
Como o orçamento do 2Low estourou para este mês, temos de aguardar nova oportunidade !  :D
Agora a sério, é para repetir, sem duvida alguma !  :cool: