Pjmartinho vou aproveitar aqui a tua publicação para fazer o meu relato, uma vez que no domingo ainda tentei mas deu erro a publicar e depois pelo meio perdi todo o texto...
Aqui vai!
Este foi um evento marcado em cima do acontecimento (flash), de um dia para o outro com menos de 12h entre confirmar e ir...
Eu parti sozinho de Almada e ainda fiz um desvio no trajecto para um assunto particular, onde acabei por me perder um pouco devido a obras e com desvios por mais de 5km sem hipótese de volta atrás... acabei por me atrasar para depois arrancar para o local de encontro à saída da A13 para Miranda do Corvo, ainda assim informei que ia atrasado e de acordo com o que o GPS indicava de cerca 55minutos de viagem acabei por conseguir fazer em cerca de 40minutos e sim, com a minha motocultivadora de som a lembrar um daqueles karts de aluguer...
Já no local de encontro:

Depois foi só...
E já na Serra da Lousã... até que o alcatrão se foi embora e ficou terra batida com mistura de pedra e brita solta e já quase no final dessa experiência à agricultor ou caçador estávamos no meio da natureza a uma altitude de cerca 900m:

Depois foi fazer mais 1/2km para voltarmos ao alcatrão e lá seguir em direcção às aldeias de xisto.
A primeira a que fomos, "Vaqueirinho" estava com aquele aspecto de aldeia abandonada, casas com aspecto de ardidas ou com o interior e telhados caídos embora na entrada da vila de 10 caixas do correio serem 5 de estrangeiros...
Tinha um carro na entrada e dois gatos siameses, de resto... só nós e bixarada/passarada...

Havia ainda provas de que alguém passou ali um bom tempo (grade com varias garrafas cerveja vazias).
Na serra estava a decorrer alguma operação de fiscalização ou preparação contra "época de incêndios" no que possa isso significar...
Em vários locais estavam pequenos grupos de bombeiros (1/2 jipes/pickups e/ou camião por grupo).
Fomos entretanto em direcção à 2ª aldeia, com um nome muito sui generis - Talasnal - que depois de bem almoçados deu azos ao descambar da galhofa em todos os sentidos!
(e não foi preciso recorrer à bebida, tanto que aqui o Pjmartinho não largou a água, enquanto o Markito ficou-se pelas cervejas negras uma vez que não se pode dizer pretas que é racismo e o alho!)
(a chouriça também ajudou à festa...)

Info institucional:
https://www.aldeiasdoxisto.com/pt/aldeias/lousa/talasnal/ Palavras proferidas com alguma repetição após almoço:
- TransAnal
- Passeio Analestésico
-Chouriça
-Taveira
Relembro de que havia uma moto correctamente estacionada no parque estacionamento e aqui os vândalos deram o mote da prevaricação... estacionamos na zona de manobra de inversão de marcha para automóveis embora sem prejudicar as respectivas manobras.
O problema veio depois porque em Portugal a máxima é "se vai um, vão logo dois ou três" e assim foi, primeiro 2 motas... depois 1 mota... e depois umas 10motas... acabou-se o sosego e o espaço de manobra e ali o Markito coitado, estava já encarnado porque lhe estavam a bloquear a possibilidade de sair dali de moto...
Mas como estavamos bem entretidos... fomos praticamente os primeiros a lá chegar e os ultimos a sair... e não houve problemas para tirarmos as motos e seguirmos caminho...
Depois almoço seguimos em direcção à Lousã pela encosta que passa junto a Candal, onde o GPS do pjmartinho já tinha dado a 1ª partida de indicar o caminho no sentido errado...
Depois da Lousã veio a 2ª partida, novamente com o destino da partida do evento...
Aqui passei eu à frente, emparelhei meu telemovel com o dashboard da minha moto e lá fomos seguindo o que o GPS/navegação indicava para irmos até ao ultimo destino - Góis!
Antes de irmos às cervejas e ÁGUA, fomos primeiro ao mirador, onde o meu telemóvel deve ter activado um filtro qualquer de fazer Blur em zonas acessórias à foto...

Depois foi o regresso...
Pjmartinho virou para Miranda Corvo e nos acessos da A13, Markito para Norte, eu para Sul.
Resumo temporal: partida por volta das 7:40, chegada por volta das 22:00.
Junho esgotei meu plafond, agora só Julho!