Autor Tópico: Motos de condução autónoma. Realidade ou ficção??  (Lida 4616 vezes)

Novembro 27, 2016, 19:02:33, 19:02
Lida 4616 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos de condução autónoma.
Realidade ou ficção??

Quando há pouco terminei de ler um artigo relacionado com o título que escolhi propositadamente para este tópico, confesso que muitas questões afloraram ao meu pensamento...

Actualmente e como é sabido, encontram-se em teste automóveis de condução autónoma (com a Tesla já a vender os seus com esta tecnologia) - mas acontece que o caminho, de forma mais ou menos semelhante, parece que também poderá abranger os motociclos no futuro.

Aqui há não muito tempo, creio que se lembrarão p.ex. de uma incursão da Yamaha por esta tecnologia, ao colocar um robô aos comandos de uma R1.

Mas parece não ser a única a desenvolver a tecnologia...e mais do que isso....a querer que a mesma venha a tornar-se uma realidade de forma global.

Na vontade de um jovem estudante Francês que tem desenvolvido e se tem empenhado nesta tecnologia, o qual foi mesmo entrevistado e merecedor de artigos em varias publicações online, a coisa resume-se e como referido no DailyMail, a uma frase que me dispenso de traduzir: "His aim is to one day produce an entirely autonomous motorcycle that can outperform human riders."

Ele desenvolveu um pequeno protótipo, carregado de tecnologia e sensores, ao qual só precisa de lhe indicar (programar) o destino. O pequeno protótipo faz o resto, não cai e consegue atingir cerca de 60km/h.

Poderá pensar-se nesta altura que quanto muito serviria esta tecnologia para algum tipo de competição futura, dispensando o factor humano e focando-se na inteligência artificial aliada à condução autónoma.

Parece ficção, mas até aquilo que o era há umas décadas atrás, agora é uma realidade...

Será que no futuro poderemos muito bem ser meros passageiros numa moto que faz tudo por nós??

A resposta pode ter apenas o tempo pelo meio. E por isso é bem possível que muito mude no Mundo dos motociclos..

O artigo poderão encontrá-lo, entre outros locais, aqui no DailyMail:  http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3785610/Forget-driverless-cars-s-riderless-MOTORCYCLE-Miniature-two-wheeler-reach-40mph.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2016, 19:04:48, 19:04
Responder #1

rodrigues

• Visitante

Novembro 27, 2016, 19:10:53, 19:10
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Como complemento deste tema que aqui se deixa para discussão, coloco também o vídeo explicativo como tudo se passa e como se porta este protótipo que...virá a ser feito à escala.  ;)

Parece um brinquedo....mas é muito mais do que isso.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 27, 2016, 22:34:55, 22:34
Responder #3

Avionico

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 41
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra S 750
  • Localidade: Loures
Boas,
Da ficção há realidade da forma  como as tecnologias estão a avançar não me choca nada que tambem passemos á condução autonoma do mundo motorizado,  no setor da aviação ela já é uma realidade há muitos anos no mundo automovel já hoje estamos a um passo da autonomia total prova  disso eu conduzo hoje um automovel que consegue ser quase autonomo fazendo curvas até em velocidades bem acima das permitidas por lei atraves dos varios sensores e das varias camaras de radar fazendo leituras dos próprios rails, sinaléticas, linhas continuas,e travagens em caso de obstaculos na via,portanto não me surpreende que nos anos mais proximos o mundo das motas tambem venham a ser autonomas.
Mas para chegar há autonomia total ainda faltaram uns anitos,até lá máquina e homem teêm  que conviver.
« Última modificação: Novembro 27, 2016, 22:46:35, 22:46 por Avionico »

Novembro 28, 2016, 00:20:48, 00:20
Responder #4

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4988

Vejo imensos motivos para colocar um automóvel a funcionar de forma autónoma.
Parece bastante útil, no percurso do dia-a-dia sobretudo quando há engarrafamentos deixar o veículo cumprir a tarefa libertando tempo para que se possa fazer outras coisas.

Já numa moto...  não há assim tanta coisa que se possa fazer para aproveitar o tempo.
Ser pendura da própria moto parece um bocado parvo. :D

Mas dá uma boa tese académica.

Novembro 28, 2016, 11:19:05, 11:19
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
concordo.. que é possivel é... mas para que????  ;)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 28, 2016, 11:33:01, 11:33
Responder #6

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1141

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Isso nos carros ainda vai levar anos e anos de testes nas entidades oficiais para aprovação....

Nas motas então .... mas de acordo como os demais comentários... para que diabo queremos uma moto que ande sozinha...

Que vai haver mercado vai como para tudo nem que seja aqueles que compram só para dizer que têm uma mas autentico desperdício... Que comprem um carro descapotável!!

boas curvas
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 28, 2016, 11:58:33, 11:58
Responder #7

dfelix

• 4988
Isso nos carros ainda vai levar anos e anos de testes nas entidades oficiais para aprovação....

Sim... no que diz respeito ao veículo andar por aí sozinho a burocracia vai atrasar muito as coisas.
Como normalmente me tudo.

A tecnologia já existe e vai ser ser um instante até se começar a aparecer como extra opcional em imensos veículos.
Depois a utilização passa a ser feita partindo do principio que o condutor está lá a supervisionar a máquina.

Um pouco como já acontece com os sistemas de estacionar sozinho ou que evitam bater no veículo da frente.

... para que diabo queremos uma moto que ande sozinha...

Nós não.
Mas para aquele jovem está a ser um excelente projecto académico.
Certamente que lhe será muito útil a arranjar um bom emprego no futuro.

Novembro 28, 2016, 12:10:42, 12:10
Responder #8

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Concordo plenamente que é de facto uma situação no mínimo estranha e causadora de muitas dúvidas, mas é algo que...presentemente...não me dá muitas incertezas quanto a um futuro que retirará gradualmente o factor humano da condução, independentemente do tipo de veículo.
Custa a acreditar, mas é o que vejo a acontecer dentro de décadas.

Aliás, teremos mesmo de olhar para as motos não da forma como as vemos actualmente, mas de forma bem diferente.

Se retirará o factor emocional da "coisa"? Sim...bastante.  :(

NOTA: Pode até ter na mesma "comandos manuais"...não digo que não, mas o principal será no futuro a condução autónoma.
Resta-nos pensar que estamos a décadas de tal realidade.  :)
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 12:13:30, 12:13 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Novembro 28, 2016, 12:16:45, 12:16
Responder #9

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
O que ontem era ficção, passadas umas décadas - por mais estranho que pareça - torna-se realidade...

https://www.wired.com/2016/08/get-know-aboard-self-driving-motorcycle/

Dalai Lama

Novembro 28, 2016, 12:25:33, 12:25
Responder #10

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Rodrigues vamos mudar de Planeta.  :lolol: :lolol:

João  :scooter: :scooter:

Novembro 28, 2016, 13:11:55, 13:11
Responder #11

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Este tipo de mudanças levará décadas, João. :)
Não estou a ver alterações concretas e generalizadas nos motociclos para já...nem "amanhã".

Agora que virá o dia em que o factor humano será retirado da condução e substituído pela condução autónoma, isso muito poucas dúvidas se me oferece.

Mas tranquilo. Isto ainda dará para usufruir por muito tempo das nossas máquinas..

Dalai Lama

Novembro 28, 2016, 14:18:38, 14:18
Responder #12

rodrigues

• Visitante
Sempre fui a favor das inovações como a máquina de lavar roupa e loiça mas fico por aqui !... ;D

Tudo tem o seu preço, se quisermos um Planeta mais limpo temos de fazer sacrifícios e lavar a roupa e loiça á mão com sabão azul e branco.

Mas, pergunto eu !... no caso da condução autónoma;

Como irá ser o exame de condução ?

Em caso de acidente quem acarreta as culpas ?

Se posso mexer naquele enorme tablet, também posso falar ao telemóvel !...

Por um lado ainda bem que já tenho 62 anos e ainda não deverá ser no meu tempo estas coisas das máquinas fazerem o nosso trabalho na condução.

Senão, estou como o João, compro bilhete só de ida para Marte.

Novembro 28, 2016, 16:24:44, 16:24
Responder #13

dfelix

• 4988

Condução autónoma e "planeta mais limpo" parece-me duas coisas perfeitamente distintas...  ;)

Existem no mercado imensos veículos supostamente ecológicos que não têm condução autónoma.
O projecto de veículo autónomo da Google tem usado carros convencionais que não são ecológicos.

O caso do video que postei atrás, é que corresponde a um Tesla que combina ambas as características.

Mas, pergunto eu !... no caso da condução autónoma;
Como irá ser o exame de condução ?

Bem...
O facto de existir imensos veículos que já estacionam sozinhos não implica que não se estacione no exame.
Ou utilizar uma caixa manual, quando existem automáticas opcionais.

Em caso de acidente quem acarreta as culpas ?

Não acredito que a condução autónoma será aceite como a forma primária de condução...
Acredito que os construtores adicionem a tecnologia como um "extra" a juntar a todos os outros que já existem.

A utilização "autónoma" será certamente com supervisão humana.
Como nos comboios ou na aviação.

Relativamente a acidentes, os protótipos da Google segundo as notícias já teve vários acidentes.
Mas... adivinha de quem foi a culpa!!?!  :)

Novembro 28, 2016, 20:03:32, 20:03
Responder #14

rodrigues

• Visitante
Creio que transmiti uma ideia errada do que penso sobre os avanços tecnológicos que nos permitem mais conforto e segurança acima de tudo.

Não sou conservador antes pelo contrário, gosto de evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos mas de uma forma fria e calculista sem nunca perder o rumo da verdadeira essência da vida que são as emoções com que nascemos e fomos criados.

A minha biblioteca é composta 95% de livros técnicos e acompanho sempre que possível os avanços tecnológicos relativo á locomoção auto, no entanto não gosto de passar a barreira que nos separa da realidade ao imaginário mantendo sempre uma postura de que as emoções que sentimos ( neste caso ) na condução manual terão sempre a minha prioridade mesmo que a segurança venha a ganhar com a condução autónoma senão um dia seremos apenas mais uma roda dentada nas engrenagens.

Ao sermos condicionados a meros espectadores dentro de um automóvel vamos perdendo os nossos sentidos de sobrevivência tornando-nos sem darmos por isso dependentes das máquinas e vamos passar a rezar ( se ainda soubermos ) para que nunca avariem porque no futuro os humanos não têm os mesmos sentidos treinados que temos agora.

Sou a favor dos avanços desde que não releguem para segundo plano as nossas emoções e o controlo de uma máquina senão um dia será um sacrifício conduzir seja que máquina for.

Se já sou contra as caixas automáticas imaginem o Rodrigues a ver o volante a rodar sozinho e eu sem nada para fazer, o melhor é não se esquecerem de colocar uma máquina de fazer café dentro do carro mas com creme  :lolol: :lolol:.

« Última modificação: Novembro 28, 2016, 20:05:11, 20:05 por rodrigues »

Novembro 28, 2016, 20:30:53, 20:30
Responder #15

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
São legítimas as tuas preocupações, Rodrigues.  :nice:

Mas o ser humano...no fundo, tem-se vindo a adaptar ao longo de séculos. Não é algo de agora, mas um processo contínuo.
No entanto, compreendo perfeitamente onde queres chegar, na vertente em que se está a dar demasiado poder a uma máquina, em detrimento do que é dado ao ser humano.

O que reserva o futuro daqui por 30-40 anos??  :pensador:

Dalai Lama

Novembro 28, 2016, 21:38:36, 21:38
Responder #16

Avionico

• *

• 41
Boas,
Os avanços tecnologicos são uma realidade e seja daqui a 10/15/20/ou mesmo 40 anos teremos que as aceitar,quando nós dizemos ha eu sou contra as caixas automaticas ha eu sou contra a conduçao autonoma etc.etc.quando nós aprendemos a conduzir ainda era sem ajudas hoje temos de tudo nas escolas de condução inclusive caixas automaticas.
No setor automovel e mesmo no mundo das motas tudo aquilo que sejam ajudas para reduzir  os acidentes são bem vindos.
« Última modificação: Novembro 28, 2016, 22:04:09, 22:04 por Avionico »

Novembro 29, 2016, 09:27:56, 09:27
Responder #17

rodrigues

• Visitante
Boas,
Os avanços tecnologicos são uma realidade e seja daqui a 10/15/20/ou mesmo 40 anos teremos que as aceitar,quando nós dizemos ha eu sou contra as caixas automaticas ha eu sou contra a conduçao autonoma etc.etc.quando nós aprendemos a conduzir ainda era sem ajudas hoje temos de tudo nas escolas de condução inclusive caixas automaticas.
No setor automovel e mesmo no mundo das motas tudo aquilo que sejam ajudas para reduzir  os acidentes são bem vindos.

Aceitar a realidade é uma coisa, concordar é outra.

Para quem usa um meio de transporte por necessidade diária aceito que o automatismo venha tornar menos penoso a repetição do mesmo trajeto mas para quem usa o transporte seja mota ou automóvel para divertimento como eu o faço deixa de ter prazer nisso, o melhor é ficar em casa a ver filmes de ação.

Quanto ao automatismo por si só ajudar a evitar acidentes só o tempo o dirá, para isso a educação primária terá de acompanhar em paralelo o avanço tecnológico senão continuaremos a ver burros a conduzir super máquinas e a deitar as culpas ao chip que falhou.

Novembro 29, 2016, 19:29:00, 19:29
Responder #18

Avionico

• *

• 41
Creio que transmiti uma ideia errada do que penso sobre os avanços tecnológicos que nos permitem mais conforto e segurança acima de tudo.

Não sou conservador antes pelo contrário, gosto de evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos mas de uma forma fria e calculista sem nunca perder o rumo da verdadeira essência da vida que são as emoções com que nascemos e fomos criados.

A minha biblioteca é composta 95% de livros técnicos e acompanho sempre que possível os avanços tecnológicos relativo á locomoção auto, no entanto não gosto de passar a barreira que nos separa da realidade ao imaginário mantendo sempre uma postura de que as emoções que sentimos ( neste caso ) na condução manual terão sempre a minha prioridade mesmo que a segurança venha a ganhar com a condução autónoma senão um dia seremos apenas mais uma roda dentada nas engrenagens.

Ao sermos condicionados a meros espectadores dentro de um automóvel vamos perdendo os nossos sentidos de sobrevivência tornando-nos sem darmos por isso dependentes das máquinas e vamos passar a rezar ( se ainda soubermos ) para que nunca avariem porque no futuro os humanos não têm os mesmos sentidos treinados que temos agora.

Sou a favor dos avanços desde que não releguem para segundo plano as nossas emoções e o controlo de uma máquina senão um dia será um sacrifício conduzir seja que máquina for.

Se já sou contra as caixas automáticas imaginem o Rodrigues a ver o volante a rodar sozinho e eu sem nada para fazer, o melhor é não se esquecerem de colocar uma máquina de fazer café dentro do carro mas com creme  :lolol: :lolol:.
Companheiro Rodrigues fico na duvida se és a favor do avanço tecnologico? no  mundo automobilistico podemos não aceitar mas a tendencia será para evoluir mesmo no mundo das motas já há bastantes anos que temos caixas automaticas e cruise control e isso não tira a o prazer de  as conduzir bem pelo contrario. Conforto e Segurança venham eles.
Boas curvas

Não leves a mal a minha observação

Novembro 29, 2016, 19:48:44, 19:48
Responder #19

rodrigues

• Visitante

Companheiro Rodrigues fico na duvida se és a favor do avanço tecnologico? no  mundo automobilistico podemos não aceitar mas a tendencia será para evoluir mesmo no mundo das motas já há bastantes anos que temos caixas automaticas e cruise control e isso não tira a o prazer de  as conduzir bem pelo contrario. Conforto e Segurança venham eles.
Boas curvas

Claro que não levo a mal companheiro Avionico antes pelo contrário, as discussões desde que não saiam do tema são sempre bem vindas e eu gosto de responder a todas as questões que me são colocadas.

Sou sempre a favor do avanço tecnológico que permita mais segurança na condução das Motas como por exemplo o ABS e controlo de tração só para citar estes dois.

Agora uma Mota meter mudanças por mim não aceito, desculpa mas são gostos e contra isso não existem argumentos, não tem nada a ver com o ser contra ou a favor dos avanços tecnológicos, dá-me prazer e pronto.

É quase como o cigarro eletrónico, uns aceitaram mas outros não conseguem sair do tradicional.

O tópico refere-se a automatização de motas e sei que ainda vai levar muito mais tempo a concretizar-se do que os automóveis por isso estou á vontade porque sei que nessa altura já andarei nos anjinhos a velar pelos autónomos.

Boas curvas
« Última modificação: Novembro 29, 2016, 21:01:58, 21:01 por rodrigues »

Novembro 30, 2016, 22:52:58, 22:52
Responder #20

Avionico

• *

• 41

Boas curvas

Claro que não levo a mal companheiro Avionico antes pelo contrário, as discussões desde que não saiam do tema são sempre bem vindas e eu gosto de responder a todas as questões que me são colocadas.

Sou sempre a favor do avanço tecnológico que permita mais segurança na condução das Motas como por exemplo o ABS e controlo de tração só para citar estes dois.

Agora uma Mota meter mudanças por mim não aceito, desculpa mas são gostos e contra isso não existem argumentos, não tem nada a ver com o ser contra ou a favor dos avanços tecnológicos, dá-me prazer e pronto.

É quase como o cigarro eletrónico, uns aceitaram mas outros não conseguem sair do tradicional.

O tópico refere-se a automatização de motas e sei que ainda vai levar muito mais tempo a concretizar-se do que os automóveis por isso estou á vontade porque sei que nessa altura já andarei nos anjinhos a velar pelos autónomos.

Boas curvas
Rodrigues, concordo em absoluto contigo no ultimo paragrafo.

Boas curvas

Agosto 29, 2021, 23:04:12, 23:04
Responder #21

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Nas motos (ainda) não, mas nas 4 rodas a coisa prossegue com avanços muito relevantes.

E uma das mais recentes e que se tem sabido por estes dias, vem da Google.

Aliás, vem da Google...e não vem! A realidade é que surge através da Waymo, que foi a divisão criada pela própria Google.

E o que tem sido noticiado é que a Waymo já possui no presente um programa experimental em Phoenix, no estado do Arizona, onde transportam gratuitamente passageiros que desejem utilizar um serviço de táxi sem condutor, para ir do ponto A ao B.

As coisas estão mesmo a avançar a uma velocidade notável.  :o

Dalai Lama

Outubro 19, 2021, 19:38:31, 19:38
Responder #22

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Remexo neste tópico para dizer que...esta questão da condução autónoma ainda terá o seu caminho a percorrer.

Para chegar às motos (será que alguma vez acontecerá?), imagino que já terá de estar muito aperfeiçoada nos automóveis, tais os investimentos que têm sido feitos.

Mas...

Na versão mais recente lançada (beta 10.2) e instalada num Tesla Model 3, marca onde os avanços na área são significativos...ainda vão acontecendo uns sustos.

Na maioria das situações corre tudo +/- (ainda que com umas indecisões), mas por pouco não tiveram um acidente porque o carro fez uma mudança de direcção muito tosca e  'não viu' um poste.
Para não perderem tempo a ver tudo, concentrem-se no que ocorreu entre o minuto 5:30 e 6:00.

Dalai Lama