Autor Tópico: Os autocolantes não colam na top case.  (Lida 2855 vezes)

Dezembro 16, 2016, 22:18:13, 22:18
Lida 2855 vezes

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas pessoal,

Gostaria de perguntar  se existe algum produto que se passe/coloque nas top-case para que os autocolantes consigam colar bem....É que quero colar na minha e eles não agarram...Ela é um pouco rugosa.

Agradecia a vossa ajuda.

Um abraço

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...

Dezembro 17, 2016, 08:25:16, 08:25
Responder #1

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Só se for com uma ligeirinha camada de cola de contacto transparente por exemplo.
membro numero 16

Dezembro 17, 2016, 10:25:24, 10:25
Responder #2

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
""Ela é um pouco rugosa.""

Carlos é por isso mesmo que não cola e com colas, seja qual for, vai ficar sempre mal colado.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 17, 2016, 15:34:22, 15:34
Responder #3

rodrigues

  • Visitante
Desengordura bem com álcool a zona onde vais colar e depois de colocado dás calor com secador de cabelo ao mesmo tempo que vais calcando por cima do autocolante com um pano úmido.

O pano úmido é para não deixar o autocolante voltar a encolher, desta forma molda-se ás rugas do plástico.

No inverno, a cola dos autocolantes fica mais dura e não adere tão bem.
« Última modificação: Dezembro 17, 2016, 21:05:17, 21:05 por rodrigues »

Dezembro 17, 2016, 16:22:19, 16:22
Responder #4

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Explicação dada por um Profissional Qualificado.  :nice: :nice:

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 18, 2016, 20:50:43, 20:50
Responder #5

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas,

Obrigado pelas opiniões pessoal.
Vou testar algumas e depois darei feedback.

Um abraço

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...

Dezembro 26, 2016, 14:19:45, 14:19
Responder #6

Scooterado

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 129
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
Mete cimento que o Tó vai colar de certeza,hehe :tornarseanjinho:

Dezembro 26, 2016, 16:47:30, 16:47
Responder #7

rodrigues

  • Visitante
Mete cimento que o Tó vai colar de certeza,hehe :tornarseanjinho:

Foi comprar outra Top, aquela não dava para colar o Tó  :lolol:

Por acaso até fico triste nestas situações em que nos pedem ajuda e depois ficamos sem saber de nada, perde-se a vontade de colaborar.

Dezembro 26, 2016, 21:20:38, 21:20
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Vamos presumir que a ausência de notícias são boas notícias e o problema ficou ultrapassado :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 28, 2016, 21:10:49, 21:10
Responder #9

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
BOAS PESSOAL !!!!!

Não se passa nada de especial.... :bandeiraportugal: :bandeiraportugal: :bandeiraportugal:

Apenas não dei noticias porque estou á espera que chova...literalmente !!
Eu explico.
 Tal como sugerido aqui e noutros lados, limpei bem com álcool,  e depois com a ajuda do secador de cabelo e dum pano tentei colar o dito cujo...Está colado...mas... parece-me que quando vier a chuva...vai á vida... Aquela porra do plástico da top case da Kappa  é danada...

Obrigado pela ajuda e desculpem-me  ter demorado a dar noticias ( que isto quase  pegava fogo )  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:


Um abraço

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...

Dezembro 28, 2016, 23:36:17, 23:36
Responder #10

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tens de dar secador, o calor obriga não só  a cola a aderir e como o plastico do autolcolante se deforma ele acaba por ficar com mais área colada
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 29, 2016, 12:28:19, 12:28
Responder #11

pedroareias

  • Visitante
Como aplicar um autocolante:

Tens de lixar (progressivamente com grãos de 600 a 1000), usar uma chama de Camping Gaz para remover o desmoldante, aplicar acetona e depois álcool isopropílico (AGA por exemplo), promotor de aderência para plásticos e finalmente pões o autocolante. O ideal é usares um "squeege" da 3M para remover as bolhas de ar. Depois plastificas com vinil transparente, com cuidado para evitar as bolhas, lixas suavemente com lixas 1000 e 1200 e aplicas várias camadas de verniz de 2 componentes para embutir o autocolante plastificado na top case.

Finalmente, lixas o verniz com grãos de 1000 a 3000, fazes um polimento com massa de corte 3m. Passados 2 meses podes aplicar polish.

Há mais passos intermédios, mas é fastidioso descrevê-los.

Boa sorte
« Última modificação: Dezembro 29, 2016, 13:17:56, 13:17 por pedroareias »

Dezembro 29, 2016, 18:35:00, 18:35
Responder #12

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Pedroareias uma explicação que mais parece da NASA, altamente, parabéns.

João  :scooter: :scooter:

Janeiro 01, 2017, 22:25:00, 22:25
Responder #13

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
 :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Tudo muito complicado....Vou mas é trocar de top case !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

A sério, obrigado companheiros, vou tentar com cola para plásticos quando precisar de colar mais alguns  "tós"... A ver vamos.

Um abraço e bom ano para todos vós com muitos kms em duas rodas com segurança.

 :scooter: :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...

Janeiro 02, 2017, 00:08:07, 00:08
Responder #14

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Boa noite e antes de mais...Bom Ano 2017 a todos.

Gostaria de aproveitar o tópico....roubando um pouco do espaço do Carlos Pirra, seu autor..para pedir ajuda ao pessoal mais conhecedor (Rodrigues, PedroAreias, etc...) exatamente sobre o processo contrário, como retirar um autocolante. Neste caso é o autocolante que vem junto ao bocal do depósito a aconselhar para lermos o manual de utilizador. Eu comecei por aquecer o autocolante com um secador de cabelo e depois com muito cuidado tentei levantar uma ponta. Acabou por sair uma capa plástica transparente do mesmo mas ficou o resto em papel (parece papel mas aquilo é meio papel/plástico) e completamente colado. Para já não mexo mais pois não sei como retirar o resto e obviamente que não quero andar ali com as unhas a tentar puxar o dito papel....Por isso a ajuda que peço aos entendidos é mesmo como hei-de retirar o dito autocolante sem andar a "riscar" para que ele descole do depósito.

Obrigado

Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Janeiro 02, 2017, 09:47:23, 09:47
Responder #15

rodrigues

  • Visitante
Para retirar a cola ou restos de papel com cola uso o Spray da 3M da foto abaixo.

Não danifica as pinturas nem plásticos, aplica-se e espera-se uns minutos antes de retirar com um pano, tem a ação de amolecer o papel e a cola



Quanto à colocação dos autocolantes nas Top-case mais rugosas existem vinis mais finos para esse fim com outro tipo de cola, obviamente muito mais caros, os autocolantes foram feitos em vinil de impressão normal.

Desconheço o grau de rugosidade da Top do @carlospira, neste caso aconselho a usar cola de contacto nas duas superfícies, Autocolante e Top, a cola de contacto vai preencher as rugas permitido melhor aderência.

Retira o papel do autocolante, coloca numa base limpa virado para cima e espalha a cola de contacto por cima da cola do autocolante.

Existe cola de contacto em spray mas é um investimento avultado apenas para um autocolante, uma bisnaga pequena chega bem.

Marca primeiro um circulo com caneta o local do autocolante e espalha a cola com pincel apenas nesse local.

Pela minha parte não posso ajudar mais.

Bom ano 2017

Janeiro 02, 2017, 10:42:51, 10:42
Responder #16

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Viva Rodrigues

Parece ser isso mesmo que eu preciso para fazer um trabalho correto. Já agora onde se pode comprar esse spray? Custo? É que só tenho mesmo aquele autocolante para tirar!!

Mas muito obrigado pela indicação.

Cumps

Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Janeiro 02, 2017, 11:10:19, 11:10
Responder #17

rodrigues

  • Visitante
Viva Rodrigues

Parece ser isso mesmo que eu preciso para fazer um trabalho correto. Já agora onde se pode comprar esse spray? Custo? É que só tenho mesmo aquele autocolante para tirar!!

Mas muito obrigado pela indicação.

Cumps

Nesse caso fica caro só para um autocolante pois custa 16 € mais IVA.

É preferível colocar algodão umedecido com álcool em cima até sair, mas não esfregues antes de amolecer.

Se ficar uma marca ligeiramente baça na zona retirada passa com polish.





Janeiro 02, 2017, 12:51:10, 12:51
Responder #18

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Viva

Confesso que agora fiquei assustado com essa ideia do alcool mas ok. Ver se ganho coragem. Vou tentar humedecer mesmo só em cima do autocolante e o menos possível. Quem me mandou andar a tentar tirar aquilo??? Estava lá tão bem!

Obrigado Rodrigues. Depois conto como correu.

Cumps
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Janeiro 02, 2017, 13:29:12, 13:29
Responder #19

rodrigues

  • Visitante
Eu já desengordurei muitos carros com álcool para colocar vinil e até agora só me aconteceu um problema com um por não terem avisado que tinha levado um banho em sintético sem endurecedor nem verniz, claro que deparei logo com o caso assim que o pano ficou com tinta, por acaso levava letras na zona onde comecei a limpar  ;).

Se o depósito aguenta com derrames de gasolina melhor aguenta com um pouco de álcool.


Janeiro 02, 2017, 13:49:15, 13:49
Responder #20

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
Pois, realmente. Vou tentar.

Cumps
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Janeiro 02, 2017, 23:07:36, 23:07
Responder #21

carly

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR 1300 AS 2014 (Black)
  • Localidade: Caldas da Rainha
E pronto, já tentei.

Correu bem mas não foi logo com o alcool. Eu bem tentei mas não dava porque o papel era plastificado ou coisa do género e não absorvia nada. Só se lá ficasse uns dias com o alccol em cima e mesmo assim não sei. Assim peguei no secador de cabelo e aqueci o raio do papel e com a unha (  :???:) lá fui tirando mas ainda deu bastante trabalho. Sempre que tentava agarrar uma ponta ele partia e nada feito. Mas com muita paciência e cuidado consegui tirar todo o papel. Agora tinha ficado imensa cola e foi a vez de tentar com um microfibras embebido em alcool remover aquela pasta toda. E resultou. Sempre sem fazer muita força e tal mas lá tirei aquela papa toda. Depois limpei com um quick detail e fui buscar o liquido de polimento, Poorboy SSR-01 (será?), e poli e limpei aquela zona. E depois acabei com mais uma aplicação do quick detail....ficou otimo.

Rodrigues, como prometido aqui deixo o relato. Agradeço a ajuda e o apoio.

Peço também desculpa ao CarlosPira por lhe ter "roubado" um pouco o tópico. Sorry

Cumps

 
Yamaha FJR 1300 AS 2014 - Black
Triumph Street Twin 2017 - Red
Piaggio MP3 500 Sport Advance 2021 - Black

Janeiro 03, 2017, 22:07:03, 22:07
Responder #22

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas,

 "Peço também desculpa ao CarlosPira por lhe ter "roubado" um pouco o tópico. Sorry"  --Carly , sem stress, isto é um espaço de ajuda e partilha de conhecimentos entre companheiros, por  isso , sempre que fôr necessário, pergunta !!  Sendo ou não um tópico meu.

Rodrigues, obrigado pela ajuda, ( vou tentar no próximo colar nas duas superfícies tal como sugeres).

Um abraço e boas curvas.

 :scooter: :scooter: :scooter:


Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...