Autor Tópico: Bagagem numa super-desportiva? Sim...  (Lida 6355 vezes)

Dezembro 29, 2016, 16:34:10, 16:34
Lida 6355 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bagagem numa super-desportiva?
Sim...

Quem pensar que colocar bagagem numa super-desportiva é algo impensável ou que não há forma de o fazer com o intuito de levar muita coisa, é porque provavelmente nunca viu aquilo que este tipo já fez, tendo o mesmo já realizado milhares de kms em todos os continentes a bordo da sua Suzuki GSX R-1000.  :nice:

O homem tem uma montanha de experiência e dedica num vídeo de alguns minutos de duração, umas quantas dicas do que usar, como usar, o que colocar, etc...

Um vídeo imperdível que vos convido a ver e que mostra que não é preciso ter uma grande tourer ou uma adventure "artilhada até aos dentes" para fazer grandes viagens com a casa às costas...    :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 29, 2016, 18:28:49, 18:28
Responder #1

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Existem no mercado actualmente Mochilas (tipo Escoteiros) para transporte de roupas ou outra coisa qualquer, de muito boa qualidade e que ficam bem justas nas costas e não causam grande turbulência.

São uma muito boa opção. O meu Filho na CBR1000RR utiliza uma de 60 litros.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 29, 2016, 18:44:46, 18:44
Responder #2

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Acredito que de para meter malas, mas... duvido que aquilo nao se intrometa na posicao e na conducao da moto  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 29, 2016, 19:18:27, 19:18
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, a condução sai de facto afectada.

E quanto maior a bagagem transportada, pior...

Ali na zona do depósito então...muda por completo a posição de condução deste tipo de moto, levando mesmo a que se torne incómodo.
Se houver exageros nesse local com tank-bags, torna-se lixado... :sportbike:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 29, 2016, 20:14:17, 20:14
Responder #4

pedroareias

• Visitante
Sim, deve afectar, principalmente quando o quadro racha. Reparem que ele disse isso, que já rachou o quadro uma vez com excesso de bagagem.

Fascinante.

Dezembro 29, 2016, 22:12:52, 22:12
Responder #5

dfelix

• 5004
Sim, deve afectar, principalmente quando o quadro racha. Reparem que ele disse isso, que já rachou o quadro uma vez com excesso de bagagem.

Pode partir o subquadro...
Algo que nas motos superdesportivas não é de estranhar.
Por norma são fabricados em alumínio para serem leves. E consequentemente projectados para o peso do condutor.... e... e... pouco mais.

Há motos que nas suas versões iniciais tinham subquadros de aluminio e passaram a utilizar convencionais em aço por estes motivos.
A Hayabusa é um exemplo.

Dezembro 29, 2016, 22:58:16, 22:58
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Entendo a explicação dada, mas acho inadmissível isso acontecer, independentemente de que marca se tratar. 

Ao que julgo saber e esperando não estar aqui a cometer uma gaffe e pela qual desde já me penitencio se acaso falo erradamente, uma GSX-R1000 está homologada para 2 passageiros e como tal, na mais básica interpretação deste facto, terá de aguentar esse "peso extra". 

Não pode ser justificação para uma marca ou tipo de modelo - neste caso super desportiva - acontecer este tipo de coisas (rachadelas) só porque uma pessoa segue sozinha com carga. 

Se determinado condutor pesar 100kg e levar como pendura alguém que pese 80kg....os 180kg acaso servem como atenuante a uma marca? 
Na minha humilde opinião, NÃO!

Dalai Lama

Dezembro 29, 2016, 23:07:44, 23:07
Responder #7

pedroareias

• Visitante

Tudo depende do dimensionamento. Não é verdade que um componente em aço seja necessariamente mais pesado do que um em alumínio, se forem dimensionados de forma optimizada. A massa volúmica é obviamente diferente (7850-8000 kg/m3 no aço e à volta de 2700 kg/m3 para as ligas de alumínio), mas há muitas outras propriedades a incluir e os volumes de material num e noutro caso nunca são iguais.

Quer as tensões de cedência quer as energias de fractura são muito dependentes da liga específica, cf. as Tabelas na Wikipedia https://en.wikipedia.org/wiki/Fracture_toughness e https://en.wikipedia.org/wiki/Yield_(engineering).

Não vejo porque é que o alumínio é mais susceptível de fracturar. Depende das ligas, do dimensionamento, do processo de fabrico, etc.

Há uns diagramas que permitem comparar materiais, chamam-se diagramas de Ashby, e que envolvem as propriedades mais relevantes.

Pode partir o subquadro...
Algo que nas motos superdesportivas não é de estranhar.
Por norma são fabricados em alumínio para serem leves. E consequentemente projectados para o peso do condutor.... e... e... pouco mais.

Há motos que nas suas versões iniciais tinham subquadros de aluminio e passaram a utilizar convencionais em aço por estes motivos.
A Hayabusa é um exemplo.

Dezembro 30, 2016, 00:34:50, 00:34
Responder #8

dfelix

• 5004
Ao que julgo saber e esperando não estar aqui a cometer uma gaffe e pela qual desde já me penitencio se acaso falo erradamente, uma GSX-R1000 está homologada para 2 passageiros e como tal, na mais básica interpretação deste facto, terá de aguentar esse "peso extra". 

Teoricamente sim...
Na pratica, a realidade poderá não corresponder á expectativa.

Há uns bons anos atrás quando as superdesportivas se tornaram melhores motos de pista do que propriamente de estrada, para alguns construtores o banco do passageiro passou a ser um elemento que está ali porque... pode dar jeito!
Daí que muitas tenham bancos tão pequenos e desconfortáveis que só uma passageira anoréctica poderá sentir conforto.

Certamente que haverá casais obesos a comprar uma superdesportiva para passear a dois...
Mas não acredito que tenham tanta importância para o mercado quanto o cliente que pretende tirar duma superdesportiva proveito daquilo para qual foi verdadeiramente concebida. Ou porque no comparativo de alguma revista era a que apresentava specs mais apetitosas.

Não vejo porque é que o alumínio é mais susceptível de fracturar. Depende das ligas, do dimensionamento, do processo de fabrico, etc.

Más escolhas de engenharia...
Infelizmente algo bastante usual.

« Última modificação: Dezembro 30, 2016, 00:36:07, 00:36 por dfelix »

Janeiro 13, 2017, 21:57:42, 21:57
Responder #9

Moto2cool

• 4386
Confesso que esta história da carregar o banco do pendura é tramada para mim  ;) tenho uma rede para prender a bagagem atrás (não consigo imaginar uma top case numa mota , percebo que é útil, mas... ;) ) Agora alçar a perna para subir com o banco do pendura com caixas é qualquer coisa de acrobático :) já não tenho idade para isso ;) será que tenho mesmo que lhe meter uma top case? Veremos até onde resisto.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 13, 2017, 22:48:26, 22:48
Responder #10

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Janeiro 14, 2017, 02:10:53, 02:10
Responder #11

dfelix

• 5004
...esta foto tem uns 10 anitos!

:)

Janeiro 14, 2017, 07:58:07, 07:58
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Bem visto dfelix :) tenho sempre a opção de malas laterais que me parece muito mais estética. O único problema é que no uso citadino em filtering a mota fica muito gorda
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 14, 2017, 10:39:00, 10:39
Responder #13

pedroareias

• Visitante
Belíssima máquina DFelix. Foi 100% fiável? Como já deves ter percebido adoro as Triumph, então a Tiger 1050 é mesmo paixão.

O descanso era de Alumínio? É nessas coisas que a "attention to detail" da Triumph bate aos pontos as outras marcas.

...esta foto tem uns 10 anitos!

:)

Janeiro 14, 2017, 11:06:58, 11:06
Responder #14

Morgas

• Visitante

Não é uma superdesportiva mas estava bem carregada.  :D 

Algures no interior Alentejano no ano passado.

Janeiro 14, 2017, 12:28:03, 12:28
Responder #15

dfelix

• 5004
Bem visto dfelix :) tenho sempre a opção de malas laterais que me parece muito mais estética. O único problema é que no uso citadino em filtering a mota fica muito gorda

Transportas assim tanta coisa no dia-a-dia que justifique?  :)

Este improviso foi para um passeio em torno da península ibérica que fiz sozinho em 2007.
A mochila grande está no depósito porque tive de dar uma boleia no primeiro dia. Depois saltou para trás onde se portou lindamente sem incomodar nada.
Para uma viagemzita isto serve perfeitamente.
Para o dia-a-dia... indiscutivelmente não é a melhor escolha.

Belíssima máquina DFelix. Foi 100% fiável?

Não conheço nada que seja 100% fiável. :)
Mas das motos que tive foi a que menos aborrecimentos me deu.

Fiz 220.000km entre 2006 e 2011.
Só tive um stress com ela. E por culpa dum filtro de óleo pirata cujo miolo se desintegrou enviando pedaços de papel para todo o lado...
Deu para aprender uma lição.

Fora isso... aparte da manutenção normal, só me recordo de ter substituído a embraiagem do motor de arranque por volta dos 180 mil. E as escovas pouco tempo depois.

O descanso era de Alumínio? É nessas coisas que a "attention to detail" da Triumph bate aos pontos as outras marcas.

Sim, tem as marcas da fundição.
Devem reaproveitar os restos de outras áreas de produção para fabricar estes acessórios.

Estas motos de 2006 ainda eram totalmente feitas em Hinckley.
No ano seguinte abriram a fábrica da Tailândia e imensos dos componentes passaram a ser produzidos lá.
A qualidade subiu imenso e isso notou-se sobretudo nos depósitos e os colectores de escape.

A atenção ao detalhe tem subido imenso.
Estive na Triumph há umas semanas atrás a olhar para a actual e é um mundo completamente aparte do que era a minha.
Está hoje a um nível que há uma década atrás só se encontrava nos modelos mais premium de algumas italianas.
Estou curioso por ver a nova street .

« Última modificação: Janeiro 14, 2017, 12:30:23, 12:30 por dfelix »

Janeiro 14, 2017, 14:49:02, 14:49
Responder #16

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Maio 09, 2017, 23:12:26, 23:12
Responder #17

marb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 335

Masculino
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Viva, alguém aqui do fórum tem a mala TRK52N? Precisava de algumas informações.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS