Autor Tópico: Maior "sentimento de protecção" para com...a moto ou o carro??  (Lida 1761 vezes)

Janeiro 16, 2017, 22:44:51, 22:44
Lida 1761 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Maior "sentimento de protecção" para com...a moto ou o carro??

Tenho andado para criar um tópico de discussão em torno do título que encabeça este tema...e por uma simples razão: Acho que a maioria dos que têm carro e moto lá por casa, sente algo mais e de forma especial pela sua moto do que pelo carro.

Aqui há dias e quando chegava a casa vindo do supermercado, paro na garagem e a minha mulher após sair do carro, diz-me: "Está uma esfoladela no puxador da porta".

E aqui a minha reacção acreditem que me estranha a mim próprio, agora que penso no assunto....pois imaginando que me a terá feito alguém a abrir a porta do seu carro e sem cuidado algum (coisas infelizmente habituais em muita gente), ainda assim a situação não me fez soltar mais do que um desinteressado "eu depois já vejo isso..".

Com a moto não se passa, nem nunca se passou desta forma a que chamarei de "impassibilidade" (pelo menos no meu caso) e sinto algo tão diferente, mas tão diferente, que como exemplo posso até dizer que quando a minha filha mais velha faz intenção de se sentar no banco da Forza - e ocorre algumas vezes - eu automaticamente entro noutro "modo" e recomendo-lhe onde deve colocar os pés, a forma como deverá subir ou como descer para não "estragar a pintura", o recomendar constante que não carregue nos botões, ou que rode o acelerador, ou que mexa nos espelhos...enfim...acho que percebem a ideia.

Não sei se isto se passa somente comigo, mas acredito perfeitamente que não estou sozinho nesta sensação de que dou mais atenção e sou mais "protector" ou preocupado com a moto do que com o carro... 

Não digo que não ligue ao carro (nada disso!), mas é diferente... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 16, 2017, 22:54:08, 22:54
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Boa ideia esta discussão :)
Partilho inteiramente desta sensação. Cá em casa, embora cada um tenha o seu carro, levamos o que estiver mais disponível quando saímos, é assim como uma causa comum. Mas a mota só eu é que lhe mexo, e se estiver no caminho dos carros só têm é que esperar que eu a vá tirar da frente, porque ninguém lhe mexe   :zangadoplus:  :tornarseanjinho:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 17, 2017, 08:10:33, 08:10
Responder #2

mneves

• 3092

Masculino
Eu sou assim com os carros e com a mota, consigo distinguir se algo está mal em poucos olhares, sei os riscos ou marcas que tem e onde estão, sei a sujidade que tem no tapete , sei como estão todos os níveis  e similares, sei como o carro ( a mota ainda nao) se comporta com determinada temperatura ou trajeto e com isto distinguir logo algo do tipo pressão de pneus a menos!!!
Estão a rir-se? Então ainda digo mais: recentemente fui buscar a mulher ao trabalho  com o meu carro, o dela ficaria lá umas horas a mais e só de olhar para as rodas vi que as tinham despertado por maldade, já não tinha um perno, andava 100mt e perdia tudo e sim foi de propósito pois eu tinha pintado as jantes a 1 dia e sabia como estava tudo.
Eu sempre fui ensinado assim , se é  demais eu só respondo, sou eu que faço,sou eu que pago e sou eu que mexo só a mim me custa e o que é  meu é  meu.
Com isto a minha mulher já tem muito mais cuidado e sabem quem ganha?
A carteira.
membro numero 16

Janeiro 17, 2017, 09:32:15, 09:32
Responder #3

nuno

• Visitante

A minha experiência diz que quanto mais cuidamos, mais "azares" acontecem...  :(

Janeiro 17, 2017, 09:45:46, 09:45
Responder #4

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Eu sou assim com os carros e com a mota, consigo distinguir se algo está mal em poucos olhares, sei os riscos ou marcas que tem e onde estão, sei a sujidade que tem no tapete , sei como estão todos os níveis  e similares, sei como o carro ( a mota ainda nao) se comporta com determinada temperatura ou trajeto e com isto distinguir logo algo do tipo pressão de pneus a menos!!!
Estão a rir-se? Então ainda digo mais: recentemente fui buscar a mulher ao trabalho  com o meu carro, o dela ficaria lá umas horas a mais e só de olhar para as rodas vi que as tinham despertado por maldade, já não tinha um perno, andava 100mt e perdia tudo e sim foi de propósito pois eu tinha pintado as jantes a 1 dia e sabia como estava tudo.
Eu sempre fui ensinado assim , se é  demais eu só respondo, sou eu que faço,sou eu que pago e sou eu que mexo só a mim me custa e o que é  meu é  meu.
Com isto a minha mulher já tem muito mais cuidado e sabem quem ganha?
A carteira.

Eu também sou assim, não sou tão meticuloso, mas cuido bem do carro e Moto.

João  :scooter: :scooter:

Janeiro 17, 2017, 12:15:24, 12:15
Responder #5

mneves

• 3092

Masculino

A minha experiência diz que quanto mais cuidamos, mais "azares" acontecem...  :(
O motor do meu carro está sempre assim e tem mais de 10 anos , se ouver alguma fuga  ou algo de mal consigo ver melhor assim ou todo sujo?
membro numero 16

Janeiro 17, 2017, 13:53:28, 13:53
Responder #6

dfelix

• 4988
É perfeitamente normal existir uma ligação mais afectuosa a objectos de "lazer" do que propriamente aos de utilização recorrente.

Isso explica um comportamento muito comum (que me faz imensa confusão) sobretudo nos motociclistas de fim-de-semana:
Não conseguir estar longe da moto!
Parar numa explanada ou ir a uma praia tem de obedecer a critérios rigorosos de estacionamento!
É imperativo que o motociclo fique estacionado em em linha de vista! :D

Mais do que um transporte, torna-se um hobbie!
E portanto é perfeitamente normal muita malta andar de volta da sua moto como se estivesse a podar um bonsai.  :D

Talvez por utilizar moto como veículo do dia-a-dia não dou assim tanta importância.
Há mais de 15 anos que não uso um cadeado. E até me esqueço de ligar o alarme que uma delas tem porque.. já trazia de série.
E estacionar... desde que não seja em sítios demasiado suspeitos... siga!

Também já fui muito mais viciado nas motos que hoje em dia.
Ainda assim... é verdade! Sou mais rigoroso com motos do que com o carro que apesar de velhinho, terá de continuar a aguentar pois está lá sobretudo por necessidade.

« Última modificação: Janeiro 17, 2017, 13:55:14, 13:55 por dfelix »

Janeiro 17, 2017, 16:53:45, 16:53
Responder #7

JViegas

• 4723

Masculino
Confesso que com o primeiro risco na maxi fiquei furioso. No entanto e no decorrer do dia à dia, com a pendura a montar e desmontar da maquina vão aparecendo mais uns risco aqui e ali, fui me "acomodando".

"Apenas" exijo da máquina que ligue todos os dias e ande sem falhas. E nisso tento manter a maquina nas melhores condições de funcionamento.

O mesmo exijo do enlatado cá de casa. Se algo não está bem vai ao mecânico.

Como ando pouco com o mesmo, quando o conduzo aos fins de semana, por exemplo, consigo detetar alguns "tiques" que a mulher durante a semana não se apercebe mais rapidamente e isso já nos valeu: uma bateria nova (sintomas no rádio a "desmomerizar" as estações de rádio e a ligar de manhã a carrinha) e embraiagem nova, sintoma detetado aquando na passagem da caixa.

Os cuidados mais especiais que tenho com a maxi e que não tenho com a carrinha é o facto de colocar uma capa na maxi todos os dias, com os respetivos cadeados e uma dose de enxofre no chão para que os cães dos vizinhos não lhe mijem em cima.

Janeiro 17, 2017, 17:24:45, 17:24
Responder #8

dfelix

• 4988

...que a mulher durante a semana não se apercebe mais rapidamente...

... e isso já nos valeu: (...) embraiagem nova...

Tão típico!  :D