Autor Tópico: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?  (Lida 5987 vezes)

Março 18, 2017, 17:35:02, 17:35
Lida 5987 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?






Provavelmente a resposta de cada membro apontará na sua maioria a uma moto dentro do conceito "Adventure Bike", o que é natural e perfeitamente legítimo dadas as capacidades deste tipo de motos.


Mas sabendo nós que existem diversas motos com pretensões ou enquadradas dentro deste conceito Adventure, onde existem diferentes preços, um espectro de cilindrada que vai sensivelmente desde as 125cc até +1200cc., diferentes preparações de série, diferente capacidade ou facilidade em levar "a casa às costas"...a pergunta colocada no título acabará por dar respostas diferentes.


Se acaso se for mesmo ao fundo da questão, haverá por um lado quem não abdique do maior conforto e capacidade em transpor as dificuldades do terreno...e que ficam facilitadas pelas maiores motos no conceito Adventure, assim como há quem não abdique da leveza, manobrabilidade e economia de peças e manutenção possibilitado por uma Adventure...ou mesmo uma Dual Sports de menor motorização e dimensão.


E nisto das voltas ao Mundo, havendo quem as já fez em diferentes tipos de motos, existem igualmente os indefetíveis dos modelos que estejam desprovidos, tanto quanto possível, de grandes tecnologias e ajudas electrónicas.
Aliás, para os mesmos a simplicidade mecânica e a  possibilidade de reparação em qualquer oficina é um trunfo para este que é um desafio a longo termo.


O que levarias tu se algo te impelisse a dar uma volta ao Mundo em 2 rodas, deixando tudo para trás durante meses??


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 18, 2017, 19:34:33, 19:34
Responder #1

jofra

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul
Visto não ter uma equipa de mecânicos ou até mesmo de patrocinadores atrás, teria que levar algo com provas dadas e mecânica algo simples.

Talvez uma transalp 600/650  :cool:

Caso contrario, iria também para a KTM SuperAdventure, va a 1190 adventure chegava.  :megafeliz:
« Última modificação: Março 18, 2017, 19:38:42, 19:38 por jofra »

Março 18, 2017, 20:09:40, 20:09
Responder #2

rodrigues

  • Visitante

Março 18, 2017, 20:34:27, 20:34
Responder #3

Morgas

  • Visitante

Março 18, 2017, 21:09:08, 21:09
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Para uma volta ao Mundo tinha que ser uma genuína todo-o-terreno, de baixo consumo e mecânica fácil .
Algo deste género :  :D
free image host

Março 18, 2017, 22:30:46, 22:30
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda ninguém referiu uma que, pelo menos para mim, está entre as que melhor se adaptariam a uma volta ao Mundo em 2 rodas...

A fantástica Dual Purpose Kawasaki KLR 650.


Nem GS's, nem KTM's Adventure, nem nada...esta seria a minha escolha.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2017, 00:55:40, 00:55
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Bmw GS 1200... com suspensao mecanica  ;)


Ou entao KTM 1290  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 19, 2017, 01:37:25, 01:37
Responder #7

meneses85

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 142
GSA 1200, 1290 ADVENTURE ou Super Teneré...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Março 19, 2017, 09:21:03, 09:21
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Visto não ter uma equipa de mecânicos ou até mesmo de patrocinadores atrás, teria que levar algo com provas dadas e mecânica algo simples.

Talvez uma transalp 600/650  :cool:

Caso contrario, iria também para a KTM SuperAdventure, va a 1190 adventure chegava.  :megafeliz:


Sim, com equipa de mecânicos atrás também iria direitinho para uma Big Adventure.  :nice:

Mas não sendo tal possível, a opção algo mais simples faria todo o sentido.

Referi uma Kawasaki KLR 650 por ser um modelo com excelentes provas dadas em percursos variados (infelizmente deixou de se vender por cá...e quanto muito consegue-se por encomenda), mas uma leve e eficaz Ténéré 660 também a colocaria facilmente nas candidatas. Isto sem esquecer que uma CRF250L também o faria bem, ainda que no seu ritmo.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2017, 09:43:49, 09:43
Responder #9

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Com muita sinceridade☺seria com o que tenho  só bastava ter dinheiro para tal ,fica o sonho/desejo!
membro numero 16

Março 19, 2017, 11:05:51, 11:05
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, a bem dizer qualquer motociclo, por mais improvável que seja, conseguirá fazê-lo.
Assim de repente lembro-me de uma Vespa que, mesmo com a sua roda pequena e os muitos contratempos, percorreu milhares de Kms numa viagem épica. Existe por cá um tópico que retrata a sua viagem... :)

Mas existem modelos que naturalmente conseguem um desafio destes de forma mais facilitada que outros. No entanto, se surgem problemas p.ex. no meio do coração Africano, a simplicidade mecânica é uma ajuda...

Muitos seguem com uma viagem para a frente levando unidades usadas, umas com comprovadas capacidades e outras nem tanto, mas sendo comum a elas o facto de terem mecânicas que se resolvem em "qualquer barracão" no meio do deserto.

Lá vai o Alex Chacon... :palmas:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2017, 16:16:41, 16:16
Responder #11

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1205
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Arranjava uma moto de mecânica simples e sem electrónicas, como as primeiras R80 ou R100GS ou alguma moto equivalente. Algo que qualquer mecânico em qualquer lugar conseguisse arranjar em caso de necessidade!

E levava na mochila muitas embalagens de UL250 e Imodium... :lolol:
« Última modificação: Março 19, 2017, 16:42:12, 16:42 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Março 19, 2017, 18:06:31, 18:06
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A questão é que uma volta ao Mundo implica circular durante milhares de Kms em diferentes tipos de terreno e por vezes acontecem coisas (perfeitamente normais) que, em determinados modelos, não se resolvem facilmente com ferramentas normais, ou com atilhos, ou com WD-40...

E nessas alturas podemos estar num local que desconhecemos e de difícil acesso, a +500kms da oficina mais próxima...pelo menos de uma que realmente consiga mexer no nosso motociclo Hi-Tech.

Claro que pode até correr razoavelmente bem e sem grandes azares, mas a simplicidade mecânica ajuda muito nessas alturas e recordo-me p.ex. do Ed March que levou uma C90 com 30 anos a fazer uma volta ao Mundo.

Parece um vídeo "fatela" no início, mas garanto que depois vão gostar do que este tipo fez.  :nice:


Se pesquisarem por Ed March, vão depois encontrar mais... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2017, 22:34:06, 22:34
Responder #13

JPA

  • Visitante
Eu numa hipotética volta ao mundo, ia na minha Suzuki .

22litros de gasolina no mínimo de 87 octanas  , eletrónica q.b. com poucos artifícios, e um motor com um excelente binário, apto para tudo...


---mas se pudesse escolher outra, seria a XTZ1200 Super Teneré.  :tornarseanjinho:


Março 19, 2017, 23:48:46, 23:48
Responder #14

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1169
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Africa Twin seria a minha escolha. Na opção mais simples com moto actual.
Senão uma "scrambler" da moda.

Também acho que com toda a eletrotécnica e dependendo dos sítios da viagem, sem assistência mecânica hoje em dia nenhuma dava a volta :)

Voltando ao passado...Lembro-me das Suzuki DR e as Yamaha XT 500, que seria acho que as primeiras a combinar o off-road/Road. Sendo a BMW o mesmo "Gelände/Straße" G/S tradizindo "terra/Estrada" com a 80 salvo erro.

 
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 20, 2017, 12:15:03, 12:15
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Se pudesse escolher...  provavelmente seria uma Tiger 800!  :)


Senão uma "scrambler" da moda.

Daria perfeitamente.
Só que... tinhas de levar uns jerrycans auxiliares.
E nem é pelo consumo! Estas "scramblers" da moda não deixam de ser motos sobretudo citadinas... logo os depósitos de combustível são minúsculos.


Março 20, 2017, 17:38:00, 17:38
Responder #16

RbAfonso

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 118
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Localidade: Estocolmo
A solo e com orçamento apertado, muito provavelmente levaria uma  honda cbf 125. Barata, mecanica fácil, versátil, boa autonomia e com alguma capacidade de carga. Isto pensando em passar por países asiáticos, sul americanos e até africanos. Com alguns trocos talvez seguisse numa teneré ou até na minha NC :)

Março 20, 2017, 18:31:22, 18:31
Responder #17

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto  eu levaria? Levava a minha BtC (para os desatentos uma Suzuki SV 650)  porque que é minha e eu sei lá quem já andou com as outras motas, e em cada paragem tirava-a do comboio e visitava esse lugar ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 19, 2017, 13:36:01, 13:36
Responder #18

marb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Sem sombra de dúvida, a Honda Africa Twin ou a BMW R 1200 GS
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Agosto 19, 2017, 17:32:55, 17:32
Responder #19

jpcontreiras

  • Global Moderator
  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • *****

  • 104
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750 X DCT
Levava uma Gold Wing com kit trike e reboque.  :nice:
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Agosto 19, 2017, 17:59:44, 17:59
Responder #20

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Existem alguns viajantes que já fizeram várias voltas ao Mundo de CUB 110 tendo percorrido um deles mais de 400.000 klms.

Eu optaria pela CB500X e de certeza não ficaria pelo caminho.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 19, 2017, 22:59:57, 22:59
Responder #21

Black

  • Visitante
Dar a volta ao mundo!?
Isso num dos círculos polares deve ser perto não!?
Eu pessoalmente levava uma CRF250L para imitar a miúda que fez a volta ao mundo com uma.

Agosto 19, 2017, 23:10:33, 23:10
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice:

Escolha sensata.
A CRF 250 também estaria entre as minhas eleitas.

Se bem que tenho a Kawasaki KLR 650 como algo de muito especial para partir à aventura.
E já são alguns os que foram bem longe com uma.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2017, 09:08:33, 09:08
Responder #23

Black

  • Visitante
As KLR eram excelentes meninas sim senhor.
 :nice:

Agosto 20, 2017, 13:58:41, 13:58
Responder #24

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu