Autor Tópico: Intervalo das Revisões por marcas e modelos , qual a marca que mete mais mão  (Lida 5827 vezes)

Abril 14, 2017, 18:09:19, 18:09
Lida 5827 vezes

catb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Piaggio Beverly
1a Revisão 1000km
Intervalo seguinte das revisões 10.000km

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Abril 14, 2017, 20:45:38, 20:45
Responder #1

rodrigues

• Visitante
Bom tópico, ajuda a decidir caso a carteira não estique.

Cb500x

Primeira revisão aos 1000, seguintes a cada 12000 incluindo mudança de óleo.

Abril 15, 2017, 21:04:43, 21:04
Responder #2

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
É para lançar ao as revisões feitas ou como devem ser feitas? É que é normal o concessionário mudar o óleo com frequência maior que a fábrica recomenda
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 20, 2017, 21:23:24, 21:23
Responder #3

Manhas

• **

• 253

Masculino
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
É que é normal o concessionário mudar o óleo com frequência maior que a fábrica recomenda

Esta tua frase é uma afirmação, uma questão ou uma exclamação?

Pergunto isto porque não considero normal um concessionário, enquanto representante oficial de uma marca, estabeleça normas por seu livre-arbítrio.

Abril 21, 2017, 00:04:06, 00:04
Responder #4

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Pergunto isto porque não considero normal um concessionário, enquanto representante oficial de uma marca, estabeleça normas por seu livre-arbítrio.

Representante é uma coisa. Concessionário é outra.

O representante tem um papel administrativo.
É responsável pela logística, garantias, marketing, etc.
Pode ser uma subsidiária da própria marca como durante anos aconteceu com a Honda Portugal que chegou a ter mesmo um presidente Japonês.
Tal como pode ser uma empresa privada, como acontece com a Suzuki através da Veículos Casal.

Um concessionário é como próprio nome indica... uma concessão.
Uma empresa autorizada a explorar um negócio. Que neste caso é o comércio e assistência de veículos de uma marca.
E como já se tinha falado aqui, o mercado foi se tornado mais exigente e as regras do jogo também. O que faz com que hoje em dia alguns concessionários sejam mais oficiais que outros!

A situação que o Moto2cool referiu é (ou foi) recorrente!
E para alguns modelos Honda isto era extremamente fácil de praticar!
Pois apesar da substituição do lubrificante estar indicada aos 12K havia uma revisão intermédia aos 6K. E já que lá iam... porque não mudar o óleo?
Muita gente alinhava nisto porque o mecânico sugeria. E afinal... queriam o "melhor" para a sua moto!

Mas não penses que só o consumidor final era enganado...
Muitos representantes/importadores foram totalmente enterrados por concessionários/agentes às custas de trafulhices sobretudo envolvendo esquemas com garantias.
« Última modificação: Abril 21, 2017, 00:07:14, 00:07 por dfelix »

Abril 21, 2017, 10:24:41, 10:24
Responder #5

Manhas

• **

• 253

Masculino
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
Compreendo o que referes sobre representante e concessionário. No entanto, vou colocar a questão de forma um pouco transversal.

Na prática, o dono de uma moto tende a ir a um local (oficina, representante, concessionário, ...) onde façam a revisão oficial da marca para a sua moto não só por questões de salvaguarda de garantia de fabrico como de fiabilidade, segurança, rigor (porque é suposto estes profissionais cumprirem com todos os requisitos exigidos pelo fabricante).

A mim parece-me razoável partir do princípio que se vou a agente que consta da rede oficial da marca (novamente oficina, representante, concessionário, reparador, ...) devo ter a expectatitva de ser servido de acordo com os requisitos da marca definidos para a minha moto. Podem dizer que sou ingénuo mas é isso que espero que uma qualquer entidade que conste da rede oficial de assistência de uma marca, independentemente de ser importador, concessionário, representante ou outra coisa qualquer.

Nesta medida, sinto-me defraudado sempre que um mecânico chico-esperto escudado pelo facto de fazer parte da rede de assistência oficial da marca, se lembre que inventar operações de manutenção que não têm suporte no estipulado pelo fabricante, apenas com o objetivo de faturar mais. Então o argumento de "...mal não faz" tira-me do sério.

Em síntese, até posso compreender que os concessionários/agentes sejam trafulhas mas não posso tolerar esta prática. Se representantes/importadores foram enterrados por maus profissionais destes, não tiveram o zelo que deviam ter enquanto tiveram tempo e oportunidade para corrigir os problemas. Eu fui um dos que reportou uma situação destas ao representante/importador, não tendo ficado nada satisfeito pela resposta dada por ele.

Abril 21, 2017, 12:02:02, 12:02
Responder #6

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Honda CBF600SA, inspeccionar a cada 6 mil, mudas de óleo (ou outras) a cada 12 mil ou anuais (o meu caso)

Abril 21, 2017, 12:04:26, 12:04
Responder #7

dfelix

• 5006
Na prática, o dono de uma moto tende a ir a um local (oficina, representante, concessionário, ...) onde façam a revisão oficial da marca para a sua moto não só por questões de salvaguarda de garantia de fabrico como de fiabilidade, segurança, rigor (porque é suposto estes profissionais cumprirem com todos os requisitos exigidos pelo fabricante).

O cliente informado, sim.
Mas será esse o cenário mais habitual?
Não me parece!

Pelo que tenho lido por aqui, fico com a ideia que:
A generalidade das pessoas assume que lidar com um concessionário é exactamente o mesmo que lidar com a marca.
A generalidade das pessoas não parece preocupada em perceber porque diferentes concessionários da mesma marca praticam preços tão diferentes. Em alguns casos o valor da mão-de-obra chega a ser o dobro.

10 em 10 como manda p fabricante mas fazer de 5 em 5...nao é por 20€ em casa que nao se fará uma intermédia (oleo e filtro)

Por um orçamento de 20 euros óleo e filtro... fico com sérias dúvidas até que ponto a qualidade dos consumíveis escolhidos acrescentará saúde à máquina.
Um lubrificante de qualidade custa quase isso por litro.

Abril 21, 2017, 13:31:19, 13:31
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
Eu:
Esta na garantia portanto pelos menos vai lá 2 revisões.
Tem a primeira feita , dos 1000km onde levou silkolene 5w40 sintético.
As restantes são de 5 em 5000km o óleo e filtro , ar também. Óleo recomendado 5w50 .
membro numero 16

Abril 21, 2017, 16:25:22, 16:25
Responder #9

dfelix

• 5006
Castrol racing 10w40 100% sintetico 4lts no ebay.es a 25€

Sim, com tempo e calma mandando vir pela net consegue-se bons preços...
Mas penso que tens perfeita noção que esse preço está abaixo do "normal" praticado nas lojas.  ;)

Não costumo trocar com tanta regularidade.
Até porque normalmente com 5K o lubrificante ainda nem mudou de cor...

...entre dois trabalhos é um descanso que a mota tivesse sido revista da forma que foi. Não me importei de pagar esse extra, que no fundo nao énextra nenhum, dá é saúde à besta :)

Sim, muitas vezes o trabalho que dá e o tempo que se perde não justifica.

Abril 23, 2017, 01:10:07, 01:10
Responder #10

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
A F 800 ST faz revisões (caras) de 10.000 em 10.000 km ou anualmente.
As 10/30/50/70/90 k km são quase só mudar oleo e filtro
As 20/40/60/80/100 k km são mais profundas (quase todas >200/300 eur) e implicam afinações/mudanças consumíveis.

Como a minha é usada (fora garantia) ou faço de 15.000/15.000 km, ou faço eu as fáceis e levo ao concessionário para as complicadas.