Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»
Compra de equipamento pela net...e o "problema" das Alfândegas.
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Compra de equipamento pela net...e o "problema" das Alfândegas. (Lida 4973 vezes)
Abril 17, 2017, 13:35:01, 13:35
Lida 4973 vezes
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
18501
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As compras pela Internet não são uma novidade e os preços conseguidos por vezes compensam de tal forma face a uma loja física, que a tentação de o fazer...e voltar a fazer depois repetidamente, é muita.
Só do Ebay apenas e sem entrar em detalhe para com outros sites, já encomendei quase centena e meia de coisas desde 2009 e tão díspares que vão desde Infacol para alívio de cólicas a bebés, até um capacete ou cadeado com alarme sonoro.
Mas por vezes também escolho alguns produtos diferentes com origem asiática, como pequenos gadgets, capas para telemóvel, bolsa para GPS, iluminação LED que tenho em diversas divisões de casa, entre muitas outras coisas.
Ao contrário de produtos com origem de expedição na União Europeia - onde tudo decorre com normalidade e sem problemas alfandegários (pelo menos na maioria dos casos), já o mesmo não acontece se a expedição se faz de outro país que não está na União Europeia.
Nessa altura deixa de ser um envio com passagem desimpedida, para poder vir a ter a acção da Autoridade Tributária, onde existe uma boa probabilidade - conforme alguns pressupostos (entre os quais o valor) - de haver verificação e consequente cobrança de taxas alfandegárias.
Porém e verdade seja dita, face ao volume diário de encomendas, há muitas coisas que passam e é preciso ter um bocado de sorte...
Existem filtragens do tipo aleatório que levam a que haja o desempacotamento e verificação do conteúdo, mas enquanto que para um destinatário passa o mesmo produto e sem problemas, para o outro que até foi encomendado no mesmo dia..."bate" na Alfândega.
Não vou dizer que sempre tive sorte, pois não é o caso e já me ficaram coisas paradas na Alfândega para pagamento / envio de comprovativo de valor.
Sei que vocês também já compraram e continuam a comprar coisas pela net (Ebay, Amazon, Aliexpress...) e muito possivelmente entre elas estarão também equipamentos ou acessórios de motociclismo
pelo que creio aqui poderão dizer algo quanto a este tema...
«
Última modificação: Abril 17, 2017, 14:14:53, 14:14 por Sapiens21
»
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Abril 17, 2017, 13:57:44, 13:57
Responder #1
rodrigues
Visitante
Re: Compra de equipamento pela net...e o "problema" das Alfândegas.
O maior problema ou contrariedade das compras pela net é que somos obrigados a encomendar de outro continente porque infelizmente a Europa do Euro não tem nada de nada.
Eu comprei a máquina de diagnóstico vindo da China porque simplesmente não há fornecedores do equipamento que queria na Europa, claro que tive de pagar 70 euros na alfândega e tudo porque houve erro de diálogo, eu nem os Espanhois entendo quanto mais os Chineses, se tivesse pedido fatura inferior a 50 euros evitaria ser roubado por cá.
Registado
Abril 17, 2017, 14:15:04, 14:15
Responder #2
Luis Salgueiro
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
1797
Marca Motociclo: BMW
Modelo Motociclo: R1200 RT
Pois ...ás vezes é esta situação descrita pelo Rodrigues , ..só há 'made in Hong Kong' ! Aconteceu comigo quando quis comprar umas peseiras extensíveis para ficar com as pernas mais 'direitas' na condução. Só havia no Ebay vindo da China !
Registado
Abril 17, 2017, 14:19:37, 14:19
Responder #3
Clemente Vicente
1780
Marca Motociclo: Honda
Modelo Motociclo: Integra 750
Localidade: Bela Vista-Lisboa
boas,,
ora bem eu todos os meses entre 5 a 6 coisas recebo vinda de vários países , não só europeus como tb de outros sitios como a China e mesmo os EUA .
Dito isto, tenho a relatar até agora o seguinte, da Europa incluindo Estónia que é o país que tem mais tecnologia, de onde vieram as minhas lâmpadas IPF, ou um deles, nunca tive qualquer problema mesmo de Inglaterra que mandei vir um Power no valor de 1000 euros (Mil) .
Da China estou farto de mandar vir desde porta chaves, lâmpadas, fichas Shuco e IEC e nunca passou pela anfandega.
Dos EUA mandei vir uns ténis no dia 17 de fevereiro, custavam $15 mais o transporte $40 dolares e isto tudo fez um total de 51,54 euros, passaram na alfandega quando fui para levantar aos correios paguei mais 23 euros +/- .
Segundo uma reportagem na RTP já em fevereiro +/- sobre este mesmo assunto, mostraram o armazém atulhado, que até metia dó e o jornalista perguntava porque é que umas coisas eram taxadas e outras não, eles diziam que não tinham tempo para fiscalizar tudo porque era imenso material conforme estava á vista.
Ora bem, eles que até aqui não viam tudo e muita coisa passava, após esta reportagem parece-me que as encomendas estão a demorar imenso tempo e todas a bater na alfandega, eu espero já á algum tempo de umas fichas e mais algumas coisas da China.
Neste momento é bom não se encomendar nada que possa por lá passar .
«
Última modificação: Abril 17, 2017, 14:23:26, 14:23 por Clemente Vicente
»
Registado
--------------------------------------------- " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! " -----------------------------------------
Abril 17, 2017, 16:03:13, 16:03
Responder #4
rodrigues
Visitante
Se a o valor total incluindo os portes forem inferiores a 22 € recebem em casa numa boa mas acima disso teremos de pagar o IVA 23% sobre a totalidade incluindo taxas de transporte e seguros.
Nem sempre é cobrada armazenagem mas já tenho ouvido que sim.
Como podem ler abaixo, eu não me entendi com o valor da fatura que o fornecedor passava, só mais tarde é que soube que se eu quisesse o fornecedor emitia a fatura abaixo do valor que a alfandega cobra e evitaria pagar taxas.
Quando não existe fatura a alfandega calcula o valor do produto e vai de cobrar taxas a seu gosto.
Sendo assim é melhor existir fatura real do que ser a alfandega a calcular o preço que será sempre para mais e nunca para menos
http://www.mundoemalerta.com/como-desalfandegar-uma-encomenda-vinda-da-china
Registado
Abril 17, 2017, 16:46:38, 16:46
Responder #5
TMXR
4156
Marca Motociclo: Ducati
Modelo Motociclo: MTS 1260S
Localidade: Lisboa
A alfandega é uma chatice... demora quase 15 dias a mandarem a carta para casa e depois é ir para lá e "espera-galego".
As ultimas lampadas custaram-me umas 2 horas em 2 visitas a alfandega e ainda tive de pagar uma pipa de massa... 23% de IVA mais uns quantos euros de desalfadegagem
Por outro lado, todos os dias vejo esquemas em que as coisas nao passam pela alfandega
o que lesa o pais em milhares, senao milhoes de €s.
Uma loja chinesa (a gearbest) tem inclusive um esquema em que mandam a mercadoria para Espanha e depois reencaminham para portugal pelos "correos" e tem a lata de emitir uma fatura falsa de 20 USD para se esquivarem ao pagamento de direitos...
E isto acontece nas barbas das autoridades e ninguem faz nada...
Se um tuga qualquer que tivesse um cafe e trabalhasse das 7 da manha as 9 da noite de pé para ganhar o seu pao, nao faltaria visitas da ASAE e da AT e se fosse apanhado a nao passar a factura de uma bica estava bem tramado.
Enfim...
Registado
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS * Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro * Kawazaki Z900 * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l
Abril 17, 2017, 17:13:44, 17:13
Responder #6
Clemente Vicente
1780
Dos meus ténis, não me enviaram carta nenhuma para casa, o correio simplesmente tocou á porta e está aqui a encomenda e o amigo tem a pagar 23 euros .
Penso que já não há tempo para mandarem cartas, agora seguem logo as contas feitas e o correio a entregar á porta ou levantar na estação a que pertence.
Registado
--------------------------------------------- " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! " -----------------------------------------
Abril 17, 2017, 17:32:55, 17:32
Responder #7
TMXR
4156
Ainda mandam a carta para apresentarmos a factura e o comprovativo de pagamento.
Entretanto como o correio com que a encomenda geralmente sai da Asia nao é o mesmo que é usado na Europa, ha mudanca de numeros de tracking e tens de ouvir as simpaticas senhoras reclamar e duvidarem se o documento é correcto ou nao
Tambem ha situacoes em que a encomenda ja é expedida com toda a documentacao agregada, o que lhes permite fazer logo as contas... nao é o caso dos Chineses em que eles desconfiam dos valores declarados.
Existem tambem alguns paises que pagam para ter prioridade nos desalfandegamentos... é tipo um convenio que os correios de 2 países celebram e que é pago, os paises que nao pagam, os funcionarios fazem questao de atrasar os desalfandegamentos dessa proveniência...
Registado
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS * Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro * Kawazaki Z900 * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l
Abril 17, 2017, 17:35:42, 17:35
Responder #8
Moto2cool
4386
Uso as compras online há seculos, com duas atitudes, fora da UE ( quase sempre China e congeneres) compro produtos de baixo valor, cuja utilização não carece de exigências de qualidade. Da UE compro as coisas com valor mais relevante e as que preciso de garantia de qualidade (aplica-se a lei europeia). E existem coisas que não compro online, como medicamentos e semelhantes, ou ligados a alimentação. Nunca tive nenhum problema respeitando estes limites, algumas compras não correram bem mas sempre fui reembolsado (por alguma coisa uso quase exclusivamente o paypal o que quer dizer que uma loja que não aceite o paypal está fora do meu cabaz). Apenas uma vez os serviços alfandegários pediram factura, que prontamente enviei e como estava abaixo do limiar poucos dias depois recebi o artigo sem comentários.
Mais uma coisa, sempre que a diferença entre a compra online e a loja fisica em portugal ( muitas vezes consultada online
) não era elevada dei preferência à loja fisica.
Estas são as minhas regras de compras online :ok:
Registado
Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
Abril 17, 2017, 18:00:37, 18:00
Responder #9
Clemente Vicente
1780
Esqueceu-me de citar isso tb, Paypal sempre, se não tem , está fora de questão.
Registado
Abril 17, 2017, 18:27:45, 18:27
Responder #10
TMXR
4156
O aliexpress nao tem paypal e é confiável
Mas concordo, um site individual de uma loja ou um vendedor que nao esteja numa plataforma de vendas como o Ebay ou Aliexpress nao transmite o minimo de confianca.
Registado
Abril 17, 2017, 18:29:11, 18:29
Responder #11
Sapiens21
18501
Texto Pessoal
Citação de: Clemente Vicente em Abril 17, 2017, 18:00:37, 18:00
Esqueceu-me de citar isso tb, Paypal sempre, se não tem , está fora de questão.
Comigo - falando do EBAY - passa-se da mesma forma...só com Paypal.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Dalai Lama
Abril 17, 2017, 18:30:45, 18:30
Responder #12
TMXR
4156
Sempre que clico neste topico, so me lembro é deste gajo que mandou vir este conta-kilometros da China
tenho a certeza que nao parou na alfandega
Registado
Abril 17, 2017, 18:42:13, 18:42
Responder #13
Sapiens21
18501
Texto Pessoal
Muito muito bom.
Obrigado pela partilha. Muito fixe.
Registado
Dalai Lama
Abril 17, 2017, 20:14:24, 20:14
Responder #14
mneves
3092
A 10 anos que compro de tudo pelo ebay via paypal e que me lembro tive de justificar a compra de imitações de ipods no valor de 20 eur , enviei fatura e mais nada.
E quando passa dos 50 eur aí sim já tive de pagar alfândega, até lá nunca me pediram nada.
Registado
membro numero 16
Maio 13, 2017, 11:23:19, 11:23
Responder #15
Clemente Vicente
1780
Boas,
penso que este video ainda não existe aqui, e é bem esclarecedor de como fazer para fugir á alfandega,
Registado
Maio 13, 2017, 12:47:34, 12:47
Responder #16
TMXR
4156
Confirmo... ja tinha referido isto no meu primeiro post...
A Gearbest e outras lojas arranjaram um esquema para fugir à alfandega, basta escolher "priority shipping"
Eles enviam a encomenda para espanha e tem um convenio com os correios espanhóis que depois lhe reenviam as encomendas...
Independemente do valor da mercadoria, eles emitem uma factura falsa com o valor de 20 USD para se esquivarem ao pagamento dos portes... a encomenda é depois cá entregue pela Adicional
Comprei esta box que custou 65 €
Mandaram a factura como se fosse apenas 20 USD
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»