A estratégia comercial é vender e vender com o maior lucro possível, e o "possível" muitas vezes implica um desconto face ao PVP indicado.
Citação de: TMaxer em Abril 18, 2017, 15:23:14, 15:23A estratégia comercial é vender e vender com o maior lucro possível, e o "possível" muitas vezes implica um desconto face ao PVP indicado.Sim... mas não há uma fórmula exacta.Houve tempos de vacas gordas em que vender uma moto era um favor que nos estavam a fazer. Tal de repente passou a ser quase um assédio com margens de lucro baixas só para poderem realizar vendas tentando depois ir buscar algum lucro extra nas revisões.Isto dos concessionários tem mudado muito.Sobretudo no que diz respeito á representação das marcas japonesas.Houve tempos em que era uma balburdia! O que parecia ser uma enorme rede de distribuição por todo o país era na realidade uma palhaçada em que cada um fazia o que bem entendia.Muitas das casas eram negócios familiares que outrora vendiam motorizadas e aos poucos passaram a vender também motos.Representavam a marca e tinham acesso aos produtos... mas depois trabalhavam como mais lhes convinha.Só que... isto já foi chão que deu uvas.As reduções de custo junto com a necessidade de ter produtos competitivos no mercado a tempo e horas e contemplar garantias veio obrigar a um enorme investimento no serviço pós-venda.Por isso muitos espaços pelo país fora apesar de continuarem a vender motos de determinada marca... não são considerados concessionários por não respeitarem estes requisitos.E muitos são porque...continuam a vender bem! E isso é conveniente!Abrir um concessionário hoje funciona como um franchise. Implica estar sujeito a imensas regras desde a imagem ao equipamento, formação, etc.Por isso a tendência será as redes oficiais terem cada vez menos representações oficiais e estas serem cada vez mais parecidas no que diz respeito a preços.
Concordo, e enquanto isso não acontece há que aproveitar as ofertas dos ditos concessionários que ainda vão oferecendo ovos da Páscoa enquanto não ficam debaixo de olho das marcas que os obrigam a cumprir os seus requisitos.
Citação de: TMaxer em Abril 18, 2017, 15:23:14, 15:23A estratégia comercial é vender e vender com o maior lucro possível, e o "possível" muitas vezes implica um desconto face ao PVP indicado.Abrir um concessionário hoje funciona como um franchise. Implica estar sujeito a imensas regras desde a imagem ao equipamento, formação, etc.Por isso a tendência será as redes oficiais terem cada vez menos representações oficiais e estas serem cada vez mais parecidas no que diz respeito a preços.