Autor Tópico: Primeira moto 600cc, ajudem e contem as vossas experiências  (Lida 9007 vezes)

Abril 23, 2017, 00:59:49, 00:59
Lida 9007 vezes

designart2915

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 13
Boa tarde, venho partilhar a minha iniciação no mundo das motos, e de o fato de ter começado numa 600cc com quase nenhuma experiência... Vou tentando assimilando tudo o que possa contribuir para a minha aprendizagem de modo seguro.
Tinha gosto em ler experiências de quem passou pelo mesmo, contrariando o "mito" de começar numa 600 é errado.
A única mota que tive durante apenas uns meses foi uma bws 50 que usava para me deslocar aos treinos, sem carta ás escondidas!!! Já lá vão mais de 12 anos!  Mais tarde tirei carta de carro e mota juntas mas durante estes anos todos apenas averbei a carta para A há uns meses sem nunca ter conduzido desde então!!
Adquiri uma Gsxr 600 de 2005 há uns dias e estou a adorar!! Tipo uma criança que não dorme, esperando a hora de pegar no brinquedo novamente!!
Certo que tenho que ir com calma e consciência, tenho praticando numa VIM com bom asfalto aqui perto com pouco trânsito e curvas longas(de preferência um pouco em subida) onde tenho melhorado gradualmente a maneira de curvar e ganhando confiança...
Quando a María me vê sair, eu desapareço durante horas!! Chego depois a casa todo amassado dos pulsos, é sintoma típico de uma desportiva? Ou ainda estarei muito tenso agarrado ao guiador?
Ainda tenho pouco à vontade nas curvas apertadas de baixa velocidade mas vou melhorando!
É normal aquele som audivel tipo (trec) na troca de velocidade, ou ainda estou "maçarico"  e preciso melhorar e fazer a troca de forma mais suave!?

Gostava que partilhassem um pouco das vossas experiências de quem passou pelo mesmo e ouvir umas dicas que me ajudassem e a outros.

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

Abril 23, 2017, 08:08:29, 08:08
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Olá, essa mota é uma boa escolha, mas precisa de cuidado a enrolar o punho ;), se quiseres passar uns minutos entretido passa pelo nosso tópico de tutoriais, por exemplo este: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1601.0.
Isso dos punhos deve ser mesmo da tensão, o que é muito natural e vai desaparecendo à medida que ganhas confiança, naturalmente a posição numa desportiva é mais exigente dos braços e das costas que numa naked, adventura ou scooter.
As curvas exigem que inclines a mota, o que quando há falta de confiança pode entrar em conflito com os nossos instintos de sobrevivência. O que posso recomendar é que vás testando os limites um pouco de cada vez, com o pé pronto para ir ao chão ajudar o equilíbrio. É uma questão de tempo e hábito. As curvas a muito baixa velocidade ( deves-te lembrar dos oitos ;) ) fazem-se compensando com o corpo para o lado contrário da curva, isto é curvas à esqª e inclinas do corpo para a direita o suficiente para manter o centro de gravidade.
Vai contanto as tuas experiências e abre o DB  :nice:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 23, 2017, 13:09:38, 13:09
Responder #2

designart2915

• *

• 13
Olá, obrigado pela partilha! Estive a ver alguns, ė uma boa seleção de videos.
Ainda hoje de manhã já coloquei mais quase uma centena de km na moto, o vício é tanto!!!
Experimentei também hoje o trajeto mais citadino, no centro da cidade onde há mais trânsito, para, arranca, semáforos etc... É mais difícil um pouco e cansa mais, mas já vou me desenrascado!
Alguem sabe se aqui no norte existe alguma pista\autodromo aberta ao público,  onde principiantes tenham a oportunidade de usufruir desse espaço e praticar\ melhorar a condução?

Abril 23, 2017, 17:19:52, 17:19
Responder #3

Moto2cool

• 4386
Existe um em Braga, vê o calendário  http://camminho.com/wp-content/uploads/2017/04/LISTAGEM-DE-TRACK-DAYS-A-ACONTECER-NO-KIB.pdf

site:
http://camminho.com/

Existe uns planos de aulas em Palmela salvo erro.

Mas nos dias não uteis, levantas-te pelas 7,30 e tens no Porto umas horas de ruas/estradas sem transito para treinares, faz aquela marginal ao Douro que é fixe e tens a AE de Carvalhos a Lavra ( salvo erro) para andar mais depressa sem pagar ( se quiseres andar na AE e com essa mota vais ter que andar porque a velocidade dela não fica satisfeita nas estradas nacionais , tira a via verde que tens desconto de 30% ( é pouco mas melhor que nada).

PS - Já fizeste a tua apresentação ao fórum? é importante para te conhecermos e melhorar a ajuda. Presumi que eras de Gondomar, mas tenho ideia que não existe apresentação tua no fórum
« Última modificação: Abril 23, 2017, 17:23:12, 17:23 por Moto2cool »

Abril 23, 2017, 18:08:29, 18:08
Responder #4

designart2915

• *

• 13
Obrigado, vou então saber o que é necessário para poder usufruir desse espaço através do contato que me fornece-te!
Mas se alguém me souber adiantar alguns requisitos obrigatórios necessários para isso, preços\equipamento obrigatório etc. agradeço.
Como comprei a moto agora, estou limitado€ de equipamento, não tenho macacão(é um requisito obrigatório?).
A minha intenção não é nada de corridas, apenas quero praticar mais as curvas e acelerar um pouco dentro das minhas capacidades, num local em segurança.
« Última modificação: Abril 23, 2017, 18:11:21, 18:11 por designart2915 »

Abril 23, 2017, 21:23:14, 21:23
Responder #5

las650

• Visitante
Boas,
Como complemento estuda a técnica de contra-brekage e vai testando cuidadosamente até tornar-se segunda natureza...👍

Enviado do meu SM-J710F através de Tapatalk

Abril 23, 2017, 21:24:35, 21:24
Responder #6

las650

• Visitante
Vê no youtube em counter steering...

Abril 23, 2017, 21:44:30, 21:44
Responder #7

designart2915

• *

• 13
Vê no youtube em counter steering...

Obrigado pelo feedback, de facto já estive a ver vídeos sobre esse tema e acho que inconscientemente já estava a aplicar isso nas curvas, agora falta perder um pouco mais o receio  ao inclinar a moto, controlar melhor a trajetória ideal e conjugar isso com a dose certa do punho do acelerador.

Abril 23, 2017, 23:23:17, 23:23
Responder #8

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Chego depois a casa todo amassado dos pulsos, é sintoma típico de uma desportiva?

Sim.  E tende a piorar com a idade.  :D

A minha intenção não é nada de corridas, apenas quero praticar mais as curvas e acelerar um pouco dentro das minhas capacidades, num local em segurança.

Os trackdays são para isso mesmo.
Os requisitos habituais de equipamento costumam ser o  fato completo, botas e luvas, e o sistema de fecho do capacete deve ser em duplo D.
Há alguns eventos que aceitam calças+casaco em duas peças além do resto. Mas tendem a ser cada vez menos.

Hoje em dia há imensas marcas económicas a produzir este tipo de equipamento, pelo que facilmente se adquire tudo por valores inferiores ao que há uns 15 anos atrás nem chegava para o fato.

Abril 24, 2017, 17:11:43, 17:11
Responder #9

Tacuara83

• Visitante
Acho que fizeste muito em adquirir já uma 600cc.
Eu iniciei-me numa 500cc e passadas 3 semanas já tinha uma 600cc com a qual estou completamente satisfeito.

Quando aos pulsos, ao inicio também sentia isso, resultado de tensão e más posições.
A técnica que adoptei foi usar mais as pernas, ou seja, apertar o depósito com as pernas em vez de segurares tanto a mota com as mãos/pulsos, e desde aí nunca mais tive dores, sinto-me bastante confortável.

A minha é uma naked semi-carenada, numa GSX, uma R, não sei se funcionar, exprimenta  :nice:

Boas curvas!

Abril 24, 2017, 17:56:55, 17:56
Responder #10

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
A minha é uma naked semi-carenada, numa GSX, uma R, não sei se funcionar, exprimenta  :nice:

A tua moto é de guiador, certo?
É que a do rapaz é de avanços!

Abril 24, 2017, 19:11:39, 19:11
Responder #11

designart2915

• *

• 13
Acho que fizeste muito em adquirir já uma 600cc.
Eu iniciei-me numa 500cc e passadas 3 semanas já tinha uma 600cc com a qual estou completamente satisfeito.

Quando aos pulsos, ao inicio também sentia isso, resultado de tensão e más posições.
A técnica que adoptei foi usar mais as pernas, ou seja, apertar o depósito com as pernas em vez de segurares tanto a mota com as mãos/pulsos, e desde aí nunca mais tive dores, sinto-me bastante confortável.

Boas curvas!
Também estou satisfeito por escolher já  uma 600 sempre gostei dos modelos desportivos e as de CC mais baixo não me agradam esteticamente, (isto os modelos mais antigos) pois só pude comprar usada e os modelos de 2005 para cima ainda são bonitas, parecem modelos actuais! Como também penso mantê-la bastante tempo optei então por este modelo.

Abril 24, 2017, 21:31:33, 21:31
Responder #12

pedroareias

• Visitante
Havia uma rubrica na revista "Maria" que era o "Diário de Maria". Podia-se fazer aqui o Diário do CPMoto.

Exemplo:

"A minha primeira moto é uma humilde Kawasaki H2R com um tuning da brocksperformance para 400 cavalos. Antes disso tinha uma bicicleta de 3 velocidades. Com a H2R tenho dificuldade a subir a Serra da Estrela e por vezes sinto que a partir dos 420 kph na autoestrada A1 a moto não responde como devia. Será que preciso de auxílio psiquiátrico?"

Abril 24, 2017, 23:18:38, 23:18
Responder #13

designart2915

• *

• 13
Diário do Manel;
Antes de me iniciar nas duas rodas, montava num camelo, pelo deserto fora derrapava nas areias, era um modelo economico, Peter 750 série 2... bebia pocuo (acumulava nas bossas)mas para andar mais rápido tinha que lhe dar cada pontapé no cú!! Fonix lá o pt do camelo, era lento como o caraças! Um dia ao contornar uma duna, deitei demais o camelo, as duas patas de trás perderam aderência e posteriormente aconteceu o inevitável... O animal ficou sem reparo, esborrachou-se todo... Era só merd@ pelo ar!
Felizmente saí ileso, aterrei na areia.
Por isso deixei de aturar camelos e virei para as duas rodas!

« Última modificação: Abril 24, 2017, 23:20:43, 23:20 por designart2915 »

Abril 24, 2017, 23:38:08, 23:38
Responder #14

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Diário do Manel;
Antes de me iniciar nas duas rodas, montava num camelo, pelo deserto fora derrapava nas areias, era um modelo economico, Peter 750 série 2... bebia pocuo (acumulava nas bossas)mas para andar mais rápido tinha que lhe dar cada pontapé no cú!! Fonix lá o pt do camelo, era lento como o caraças! Um dia ao contornar uma duna, deitei demais o camelo, as duas patas de trás perderam aderência e posteriormente aconteceu o inevitável... O animal ficou sem reparo, esborrachou-se todo... Era só merd@ pelo ar!
Felizmente saí ileso, aterrei na areia.
Por isso deixei de aturar camelos e virei para as duas rodas!

:D :D :D

Abril 25, 2017, 08:31:32, 08:31
Responder #15

Moto2cool

• 4386
Design, tive um camelo como esse mas um meu andava que se fartava porque lhe pus uma "seta" na cauda, além de aumentar o rendimento os elefantes desviavam-se todos para passar

Abril 25, 2017, 09:22:01, 09:22
Responder #16

designart2915

• *

• 13
Design, tive um camelo como esse mas um meu andava que se fartava porque lhe pus uma "seta" na cauda, além de aumentar o rendimento os elefantes desviavam-se todos para passar
Qua era o modelo? Esse devia ser o série 1, Peter sand 750, com forquetes invertidas!!

Abril 25, 2017, 11:56:30, 11:56
Responder #17

pedroareias

• Visitante
Diário de Maria, parte II:

"Querida Maria, os meninos lá no forum gozam comigo, tive de me zangar muito e fingir que sou mau, mas mesmo pertencendo à GMR (a prima afastada da GNR) eles não respeitam a autoridade. Que devo fazer? Trocar a Kawasaki por um rocket? Tomar mais comprimidos?"

Resposta da Maria:

"Querido agente da GMR: primeiro fazes um curso de Língua Portuguesa e depois aprendes a conviver com os colegas e vais aos passeios que eles organizam. Não adianta continuares cheio de medo. Como disse a Marie Curie em Francês, traduzido aqui para Inglês de forma a todos compreenderem <<Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.>>

Abril 25, 2017, 16:08:28, 16:08
Responder #18

Moto2cool

• 4386
Qua era o modelo? Esse devia ser o série 1, Peter sand 750, com forquetes invertidas!!

Designart, nós aqui temos regras de sã convivência a que todos estamos obrigados. Já te tinha pedido que te apresentasses, mas não vejo a tua apresentação, acho que é inútil esperar que o moderador suspenda a tua conta para fazeres o que todos nós já fizemos.
Vê aqui: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=24.0

Abril 25, 2017, 16:38:01, 16:38
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1797

Designart, nós aqui temos regras de sã convivência a que todos estamos obrigados. Já te tinha pedido que te apresentasses, mas não vejo a tua apresentação, acho que é inútil esperar que o moderador suspenda a tua conta para fazeres o que todos nós já fizemos.

???? Como assim ??? Independentemente da sã convivência (que não foi posta em causa), nem todos os que já se registaram fizeram a apresentação formal e temos o (bom) exemplo  do dfelix que já 'postou' umas centenas de mensagens sem o ter feito. Onde está escrito que isso é obrigatório !?
Acho que o Moto2cool está a exceder as suas competências enquanto user e se está a voluntariamente a substituir à moderação ( ou será que é moderador e eu não sei  :pensador: ).

Abril 25, 2017, 16:41:48, 16:41
Responder #20

pedroareias

• Visitante
Francamente, não vejo nada de mal por aqui. Eu pelo menos estou sempre bem disposto e na palhaçada.

Relaxem e tenham calma, que eu também estou sempre relaxado.

A apresentação é útil, penso que terá sido uma sugestão.

???? Como assim ??? Independentemente da sã convivência (que não foi posta em causa), nem todos os que já se registaram fizeram a apresentação formal e temos o (bom) exemplo  do dfelix que já 'postou' umas centenas de mensagens sem o ter feito. Onde está escrito que isso é obrigatório !?
Acho que o Moto2cool está a exceder as suas competências enquanto user e se está a voluntariamente a substituir à moderação ( ou será que é moderador e eu não sei  :pensador: ).
« Última modificação: Abril 25, 2017, 16:43:24, 16:43 por pedroareias »

Abril 25, 2017, 17:04:26, 17:04
Responder #21

designart2915

• *

• 13
De facto é verdade que existe membros que prezam esse espírito de convivência sã, onde dão o seu contributo com opiniões construtivas em resposta às dúvidas dos novos membros, incentivando-os a participar cada vez mais e desse modo o espírito ser recíproco.

Neste curtíssimo tempo do forum já recebi das duas faces da moeda, pessoal fantástico a quem agradeço as respostas e a outra face que sem razão aparente dá o seu cartão de boas vindas com comentários infelizes, vindos de outro sítio que não a cabeça.

Mas enfim, não somos todos iguais...

Abril 25, 2017, 17:10:28, 17:10
Responder #22

pedroareias

• Visitante
 :tornarseanjinho:

Mais uma iteração do famoso diário:

Diário de Maria III:

"Prezada Maria: recebi um comentário que não veio da cabeça. Será que contraí alguma doença perigosa?"

:festa:

Abril 25, 2017, 17:18:28, 17:18
Responder #23

Moto2cool

• 4386

Luis Salgueiro, desculpe se o ofendi como julgo ter feito com uma resposta tão inflamada a um pedido que foi feito a outro user.
A apresentação é muito importante neste fórum, como noutros.
Como penso que sabe não sou moderador neste fórum, senão não estaria referir a possível intervenção de um. Alíás tive o cuidado de expressar isso na frase que sublinhou, isto é realça a frase que contraria a sua afirmação  :pensador:
Estou aqui apenas para ajudar e sentir-me ajudado, aliás pode comparar por si as contribuições que nós demos para esclarecer o designart.

Designart, desculpa este incidente que espero não te dê má imagem do fórum, continuo a recomendar que faças a apresentação mas não faço depender disso a minha contribuição, como penso receber a tua quando precisar durante os longos anos e longos quilómetros que faremos entretanto e que vimos aqui partilhar :sportbike:
PS - já agora sugiro alterar no perfil o estado de apeado para a maravilhosa GSXR e não esquecer colocar a marca  ::P:
« Última modificação: Abril 25, 2017, 17:28:01, 17:28 por Moto2cool »

Abril 25, 2017, 17:42:10, 17:42
Responder #24

Luis Salgueiro

• 1797

Luis Salgueiro, desculpe se o ofendi como julgo ter feito com uma resposta tão inflamada a um pedido que foi feito a outro user.
A apresentação é muito importante neste fórum, como noutros.

Não coloques a coisa nesse patamar Moto2cool , não me ofendeste nem entendi nada como ofensas , achei só que estavas desnecessáriamente  a 'encostar à parede' o designart2915 com a história da apresentação. Não acho a 'apresentação' assim tão importante embora a considere positiva , cada qual pode lá escrever o que bem entender sem que isso seja necessáriamente verdadeiro, nem importante para o que depois se verá 'no terreno' , isto é, na participação no fórum.

'Siga ! '  ;)