Autor Tópico: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin  (Lida 17476 vezes)

Maio 26, 2017, 00:01:29, 00:01
Responder #50

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas nem sempre foi assim, acredita...

O meu irmão já deve ir na sua oitava ou nona moto... e nesta demanda de conceitos diferentes comprou algures em 2012 uma NC700XA DCT nova.

E a 700 apareceu com uma geração DCT ainda algo indecisa na forma como se revelava o funcionamento em determinados momentos de condução, isto apesar de ser muito prática (...isso é inegável).

Ele fez os Pirenéus passados poucos meses após a comprar e revelou que era incapaz de andar em D (Drive) sempre que atravessava localidades ou tinha de baixar a velocidade, pois a caixa tornava-se em alguns momentos indecisa entre a 2a e 3a velocidades, tornando-se incómodo.

Agora passados estes anos e com a caixa DCT com parâmetros muito mais "afinados" e mais inteligente na forma de passagem de caixa, a diferença sente-se para melhor.

Em Sport é uma delícia a forma como extrai os 55cv e lhe dá acelerações fortes e decididas. É um sistema muito bom, rápido e fiável.
Quanto a velocidade máxima não há milagres, mas para multas bastam os números que ela alcança e ultrapassa....  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 26, 2017, 00:25:02, 00:25
Responder #51

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Concordo com o Isaac, o software do DCT evoluiu muito.

Mesmo na 750 que foi a minha estreia no sistema em 2 rodas, o DCT era extremamente errático... passar uma rotunda era sempre uma aventura  :D

Hoje em dia está mais proximo da perfeicao, embora para mim perfeito mesmo é a utilizacao das patilhas em modo manual  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 26, 2017, 15:15:50, 15:15
Responder #52

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Ontem foi a minha vez de ir fazer um test drive há X-ADV. No final, não acabei o teste com vontade de ter uma, mas alguns pontos específicos surpreenderam bem pela positiva.
O modelo em causa era uma inteira novidade para mim, tanto pela alta cilindrada numa scooter, como pela ciclística e design da mesma. As suas dimensões são grandes, com um volume bastante considerável. A sua altura também um pouco alta para pessoas como eu, 1.72 cm, mas chegando para a frente do banco, facilmente se chega com os pés ao chão e o seu manuseamento torna-se facilitado, e a posição do condutor tornem o modelo consensual, mas não deixando de ser algo volumosa, mas que também não compromete a sua estética.
Em relação à posição das pernas fiquei com uma sensação de não andar numa maxiscooter, e ao fazer longas viagens, não haja muito cansaço, o mesmo acontece com a postura de costas que apresenta uma posição correta e uma posição dos braços relaxada que deprendo que não cansará com o tempo.
A proteção aerodinâmica também é bastante favorável, protegendo a maioria das partes do corpo. Tem a vantagem do para-brisas ser regulável e se poder escolher a posição ideal protegendo mais o condutor em altura e largura. Também ia com um bom capacete schuberth  modular, por isso não tive bem a noção da quantidade de vento que se apanha e do ruido do mesmo.
O painel de instrumentos é bastante generoso e de fácil leitura, apresentando simultaneamente toda a informação necessária para o percurso, inclusive a informação da mudança engrenada.
A estabilidade e parte da suspensão, achei que se agarra bem à estrada, comportando-se bem, fazendo uma boa leitura do terreno e ultrapassando todos os desníveis que as estradas apresentam. Não tive oportunidade de a experimentar no campo, mas certamente também se comportará de igual modo.
Relativamente à travagem foi um dos pontos fortes que achei, mostrou-se muito potente e rapidamente se habitua a dosear da mesma. Ao menos tampo que as manetes são suaves ao travar, tem um grande poder de travagem.
A caixa DCT foi a minha maior surpresa, primeiro por ainda não ter experimentado esta tecnologia e gostei bastante e segundo pela suavidade que esta apresenta na mudança de relações com respostas precisas. Experimentei no modo manual e no modo automático, no modo automático na opção “S” a moto responde bem e as passagens são muito mais rápidas. No modo manual é bastante fácil de usar, bastando para tal premir os dois botões (+ ou -) no lado esquerdo do guiador, podendo contar com 6 relações. Um contra, que pode não ser contra é não deixar reduzir duas velocidades em simultâneo, tendo de esperar uns segundos para baixar a próxima.
A potência e a capacidade da moto de responder a acelerações mais fortes desiludiu-me um bocado, pois nunca senti uma moto com “pica”, mas nas subidas ou ultrapassagens esteve sempre altura. Em relação a esta falta de potência, também não sei como se comportará em terreno misto ou mesmo offroad, mas possivelmente trará bons momentos de prazer também.
 Algumas fotos da maquina

« Última modificação: Maio 26, 2017, 15:18:33, 15:18 por lmferreira »

Junho 03, 2017, 13:42:51, 13:42
Responder #53

marb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 335

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Aproveitando a minha ida à OndaCoimbra para uma reparação em garantia na minha CB500X, fui fazer um mini Test-ride às aventureiras X-Adv e Africa Twin. Não foram muitos quilómetros mas deu ficar com uma ideia... e com água na boca.

Honda X-Adv:

Estava um pouco receoso por causa da altura e largura do banco que me impediam de colocar bem os pés no chão. Quando a vi no Motoshow senti que isso iria ser um ponto negativo. Mas quando me sentei em cima dela e comecei a andar senti que afinal não era problemático, era só uma questão de me posicionar bem nela e que seria fácil de a utilizar no trânsito citadino.

Os poucos km's que fiz com ela deram para perceber que se trata de uma excelente moto, confortável, fácil de guiar, tanto na cidade como em estrada.

Em relação à Integra nota-se menor proteção aerodinâmica mesmo com o vidro na posição mais alta. Apesar de ter o mesmo peso da Integra, parece menos pesada pois é muito levezinha na condução. O motor conheço-o bem e combina bem com esta moto, responde bem às acelerações e proporciona boas prestações.

Os travões (de disco duplo) são uma grande vantagem em relação à Integra, sente-se muito mais confiança na hora de apertar o gatilho.

O espaço debaixo do banco é suficiente para um integral e também é uma vantagem mas não gostei muito da qualidade do sistema de elevação (amortecedor) e do encaixe do banco, achei-os algo frágeis.

A comando sem chave também é um extra muito bom (o meu carro tem e adoro) e o painel de instrumentos é completo embora a muita informação possa atrapalhar um pouco no início.

Não gostei nada de ir com os pés para a frente (agora que estou rotinado para as motos...), tentei várias vezes coloca-los mais atrás mas não dá por causa do motor (na Integra conseguia).

Resumindo, a X-Adv é uma boa moto (scooter), "levezinha", fácil de guiar, embora o preço seja um pouco elevado!

Por mim, recomendo!!! Se a compraria? Não, pois não daria tanto dinheiro por uma scooter, talvez optasse pela Integra que custa menos 2200 euros e já não é barata. Por mais 2000 euros, optaria sem dúvida pela Africa Twin.

Honda Africa Twin:

Pouco depois de ter experimentado a X-Adv, fui testar também a fantástica Africa Twin DCT. Igualmente receoso, pelo porte, motor e altura do banco, assim que me sentei em cima dela o nervosismo desapareceu, muito por causa do banco estar na posição mais baixa, permitindo-me estar "mais à vontade" mesmo em relação à X-Adv. Parecia que estava na minha CB500X.

Iniciei a marcha e nota-se logo a pujança do motor. Chegado ao semáforo também deu para ver a força dos travões.
Não foram muitos os km's rodados mas deu para ver que é uma moto muito equilibrada, muto estável e muito confortável!!! O motor de facto é muito pujante e convida a acelerações e velocidades elevadas.

A proteção aerodinâmica é muito boa e com um vidro maior será perfeita!!

Apesar de gostar muito do DCT não gostei nada do modo D nesta moto, pois faz a moto soluçar, em especial entre as 1ª e a 2ª velocidades e a baixa velocidade.  Esta moto quer é punho vigoroso e  nada de calmaria!!! Por isso acho que a utilização dela em meio urbano não é muito recomendável, até porque aquece um pouco, sentindo-se o calor nas pernas, nas voltinhas!

Em condução a moto é muito intuitiva, não me senti nada intimidado a curvar ou a passar nas rotundas. Nunca pensei que fosse tão fácil de conduzir, talvez pelo facto do banco estar baixo. Lembro-me de há uns 3 anos ter experimentado a Crossrunner (VFR800X) e de não me ter sentido nada à vontade em cima dela, mas a Africa Twin não me causou nenhum constrangimento, parecia que andava nela há meses, parecia que estava a conduzir uma CB500X mais estável e pesada.

Duas ou três ultrapassagens deram para ver a força e poder do motor, que nos proporciona belas sensações.

Em suma, a Africa Twin é uma excelente moto, e vale cada cêntimo do seu preço (um pouco elevado)! É estúpidamente fácil de conduzir e por isso não tenho dúvidas de a recomendar a quem queira e possa investir.

Se a compraria? Claaaaro...se tivesse €€€€, embora pudesse ponderar também a Crosstourer (VFR1200X) pois o objetivo é fazer viagens pela Europa, mas não sair muito do asfalto.

Vou começar a poupar e quando puder fazer um upgrade, esta será (provavelmete) a escolhida!!! Provavelemnte, pois a Crosstourer, a Tiger800 ou a GS1200 serão sempre ponderadas!!! Parece cada vez menos provável que um dia opte por uma FJR1300 ou uma R1200 pois as trails são mais confortáveis, mais leves e permitem outros ambientes.

O meu agradecimento à OndaCoimbra e ao Sr. Carlos Pinto pela oportunidade que me deram para experimentar estes dois modelos que me proporcionaram alguns minutos de muito prazer!!!!
« Última modificação: Junho 03, 2017, 13:52:50, 13:52 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Junho 03, 2017, 14:36:50, 14:36
Responder #54

Limpinho

• 590

Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Excelente teste companheiro. Partilho das mesma opiniões.

Também testei a ADV e em breve espero conseguir dar a minha opinião também.

Cumps

Junho 03, 2017, 16:12:32, 16:12
Responder #55

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Concordo com ambas as analises... 2 excelentes maquinas... a X ADV uma NC com roupagem mais premium e a AT um brinquedo para todo o servico que é uma autentica arma na terra e que no alcatrao tanto pode servir de "trail-tourer" como de "trail-sport"  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 03, 2017, 17:11:39, 17:11
Responder #56

mneves

• 3092

Masculino
Os tópicos de teste a mesma mota foram unidos de forma a ser só um.
Pedimos o favor de não repetirem os tópicos.
Pelo CDC
membro numero 16

Junho 06, 2017, 23:35:38, 23:35
Responder #57

jmartins13

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Se a compraria? Claaaaro...se tivesse €€€€, embora pudesse ponderar também a Crosstourer (VFR1200X) pois o objetivo é fazer viagens pela Europa, mas não sair muito do asfalto.

Vou começar a poupar e quando puder fazer um upgrade, esta será (provavelmete) a escolhida!!! Provavelemnte, pois a Crosstourer, a Tiger800 ou a GS1200 serão sempre ponderadas!!! Parece cada vez menos provável que um dia opte por uma FJR1300 ou uma R1200 pois as trails são mais confortáveis, mais leves e permitem outros ambientes.

Em relação à Croostourer, com muita pena, nunca a consegui conduzir, mas há algumas reviews que apontam fraca protecção aerodinâmica, peso excessivo, sistema de controlo de tracção arcaico. Não foi um modelo muito aceite, mas confesso que o motor V4 e transmissão por veio, numa trail, também me atrai bastante.

Não deixes de experimentar a KTM 1090, deixa a AfricaTwin num patamar abaixo em fora de estrada, iguala em estrada e tem um motor muito divertido, e a qualidade é fora de série.
 :nice:

Junho 06, 2017, 23:54:19, 23:54
Responder #58

marb

• **

• 335

Masculino
Sim a KTM 1090 é uma boa opção também, embora segundo li, a 1300 é um must, segundo dizem, melhor  que a BMW GS 1200!!

O que eu gosto na Crosstourer é mesmo isso, o veio de transmissão e os 4 cilindros!!! Mas nos stands têm-me dito que a Africa Twin, em especial para quem quiser fazer um pouco de off-road, é muito superior à VFR1200X! Aliás a única vantagem mesmo é o veio de transmissão!!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Junho 07, 2017, 00:33:21, 00:33
Responder #59

jmartins13

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Sim a KTM 1090 é uma boa opção também, embora segundo li, a 1300 é um must, segundo dizem, melhor  que a BMW GS 1200!!

O que eu gosto na Crosstourer é mesmo isso, o veio de transmissão e os 4 cilindros!!! Mas nos stands têm-me dito que a Africa Twin, em especial para quem quiser fazer um pouco de off-road, é muito superior à VFR1200X! Aliás a única vantagem mesmo é o veio de transmissão!!!!

A KTM 1090 em relação à Africa Twin, na minha opinião, vale bem os 1000 euros a mais, com a vantagem de que se se quizer fazer TT à séria, ela cumpre e é melhor que a Africa Twin nesse ambiente.

Crosstourer na terra? Essa moto não é para isso, só se viveres numa quinta e tens a estrada de terra batida desde a nacional até ao portão da quinta. Os stands às vezes...tss..tss...

A 1290 super adventure S, segundo o teste do andar de moto e outros na web é excelente!
O ano passado, testei a 1290 Super Adventure T e confesso que não me surpreendeu muito, mas no geral gostei. O melhor compromisso com o preço em mente, foi mesmo a 1050, que agora evoluiu e chama-se 1090.
Testei na Lismotor as duas, pessoal 5 estrelas!

Junho 07, 2017, 09:48:39, 09:48
Responder #60

carlos fonseca

• Visitante

A Crosstourer é sobretudo uma estradista, uma ótima estradista e em termos de motor bem superior a AT.
Não é a mota indicada para fazer TT.

Junho 07, 2017, 19:27:41, 19:27
Responder #61

marb

• **

• 335

Masculino
Pessoal, não perceberam o que eu disse: A Africa Twin é que é boa para off-road, a CrossTourer não!!! Nos stand's o uqe me disseram que a única vantagem da Crosstourer em relação à Africa twin seria o veio de transmissão e eventualmente o V4 e que esta era mais indicada para grandes viagens...apenas em estrada!!!