Autor Tópico: Chave de filtro de óleo  (Lida 8039 vezes)

Maio 16, 2017, 15:56:55, 15:56
Lida 8039 vezes

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Olá a todos.
Na minha demanda por reunir o material necessário para a realização de pequenas intervenções na minha máquina, tenho procurado por chaves de filtro de óleo, tendo encontrado esta:

http://www.kroftools.com/pt/loja/1567-chave-de-filtro-para-motas-detail.html

Alguém com experiência no uso de uma chave destas?

Está à venda aqui:

http://www.ruiemendes.pt/loja/index.php?route=product/product&path=222&product_id=1315

Maio 16, 2017, 16:28:12, 16:28
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Nunca usei nenhuma dessas.

Para a bmw cujo filtro está enfiado num buraco, acabei por ter que comprar uma destas.
Tenho acabado por a usar em várias outras motos que usam o mesmo socket.

Dantes usava uma destas...

Cumpre a função se houver espaço para isso.
Apenas com a desvantagem face à anterior de não poder usar a chave dinamometrica e portanto o aperto ser "a olho".

Maio 16, 2017, 18:18:17, 18:18
Responder #2

César Pereira

• Visitante
tenho uma chave dinamométrica nova ,embalada ainda por estrear, que vendo por bom preço a quem estiver interessado

Maio 16, 2017, 19:47:43, 19:47
Responder #3

rodrigues

• Visitante
Tenho 3 chaves e uma delas é parecida com a que pretendes, é muito boa  :nice:

Também depende do local onde o filtro se encontra, por isso tenho 3

A chave em L é para tirar o bujão, assim nunca cai para o recipiente nem sujo a mão de óleo.

« Última modificação: Maio 18, 2017, 15:59:45, 15:59 por rodrigues »

Maio 17, 2017, 12:21:01, 12:21
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Obrigado a todos pelas respostas.

Também estou a considerar comprar uma chave das que o companheiro dfelix indicou:a Buzzetti 5180, mas não encontro em lojas portuguesas, pelo que a mandar vir do estrangeiro acrescem custos de expedição.

Ainda ontem uma loja on line Italiana vendia-me a ferramenta por 4 € mas com 25 € de envio para Portugal (custos simulados no site deles).

Relativamente à peça que referi no início e por o filtro estar na lateral da maxi, será fácil (em principio) retirar o filtro. Apenas precisava de algum feedback.

Já vi em outros vídeos (o ultimo um australiano que tem uma NC750X) que ao colocar o filtro de óleo novo "apenas" o aperta à mão. Segundo ele, será mais fácil depois desapertar o filtro aquando da muda do filtro.

Do que tenho lido existe por vezes alguma dificuldade em retirar o filtro de óleo. Já aconteceu com alguns dos companheiros?

Maio 17, 2017, 12:46:05, 12:46
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tambem costumo apertar à mao.

O filtro sai bem, mas obviamente depende sempre da forca com que foi colocado.

O filtro para mim é uma daquelas peças que temos de apertar com o mínimo de forca possível desde que fique bem instalado e vede bem  :nice:

Em relacao á chave, a primeira pergunta que se impõe é qual o diâmetro do teu filtro e na zona onde ele está tens espaco para trabalhar.

A chave de fita como o dfelix postou é otima, nao é muito cara e tem aplicação quase universal... se o teu filtro tem um diâmetro maior do que o valor minimo de aperto dela (para aí uns 80) eu optaria por essa.

No caso de ter menos do que 60 tens de ir para uma de corrente  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 17, 2017, 14:00:31, 14:00
Responder #6

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

eu já era para ter comentado á mais tempo, mas não deu.

Essa chave experimentei uma vez e não gostei, a partir daí nunca mais a utilizei.

A chave de cinta como aparece na foto DFelix, é o melhor compromisso/resultado, por vezes as cintas não são lá grande coisa e acabam por partir, ma existem só a cinta á venda.

esta mesma chave mas com corrente, não é boa, porque por vezes não existe espaço para entrar a corrente, porque a corrente é grossa e a cinta não.

geralmente alguns  mecânicos, dizem, e eu já á muitos anos que o pratico tb este sistema, mas nunca dispensando a chave,  apertam os filtros á mão com uma lixa á volta do filtro que é para não escorregar e geralmente esse aperto é o exato .

Não li os restantes comentários ,não sei se já tinha alguém referido esta técnica.

:convivio:

« Última modificação: Maio 17, 2017, 14:04:00, 14:04 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 17, 2017, 14:08:47, 14:08
Responder #7

JViegas

• 4723

Masculino
Obrigado Clemente pela dica e informações.

Miguel, o filtro tem o diâmetro de 65 e a chave de fita ou corrente que referes também dará bem.

Lembro-me que no passado quando tinha um Nissan100A (primeiro carro que comprei) e um Fiat Punto, tinha uma dessas chaves e de vez em quando, quando fiz algumas mudanças de óleo, aquilo amolgava o filtro (provavelmente por a anterior colocação do filtro em oficina tinha sido feita com ferramenta) - daí a minha pergunta do filtro colocado e apertado com a mão ou então porque a minha habilidade para colocar a chave no filtro não era a melhor.

Lembro-me de ter ajudado um primo meu a mudar um filtro de óleo e tivemos que furar aquilo com uma chave e tentar "alavancar" para desapertar/desenroscar o filtro.

Quanto ao filtro que está na maxi, o mesmo está bem à vista nem está, na minha opinião, em difícil acesso, no entanto penso que consigo mais facilmente retirar o filtro com uma chave daquelas que indico ou que o dfelix referiu do que as de cinta/corrente que certamente também dão, pois a chave consegues colocar uma chave dinométrica e desapertar.

Vamos ver... será a primeira vez.
Conto para a semana já ter o material todo.

Maio 17, 2017, 14:17:03, 14:17
Responder #8

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
 :curtocircuito:

Atenção ao espetar uma chave de fendas ou outra qualquer pelo filtro a dentro, por pode colidir com o tubo roscado que está no interior, penso qué se chama a válvula ???, ou não me recorda o nome agora, onde o filtro de óleo aperta.

Eu fiz esse processo em muitos carros, no Stand de automóveis que tive, porque os filtros ou vinham muito apertados ou já estavam lá á séculos () .

Outros, mais dificeis eram retirados a escoparo e martelo na ponta do filtro.

:bandeiraportugal:
« Última modificação: Maio 17, 2017, 14:22:03, 14:22 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 17, 2017, 16:31:50, 16:31
Responder #9

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A Honda Motor vende uma chave para filtros de óleo, tenho uma é uma maravilha.

João  :scooter: :scooter:

Maio 17, 2017, 16:43:53, 16:43
Responder #10

rodrigues

• Visitante
Eu tive de usar uma destas para retirar o filtro  :napodeser:

Maio 17, 2017, 17:23:04, 17:23
Responder #11

dfelix

• 5006
...mas não encontro em lojas portuguesas, pelo que a mandar vir do estrangeiro acrescem custos de expedição.

Por uma chave que custa 5 a 8 EUR os custos são mínimos, pelo menos no site que indiquei.  :nice:
E provavelmente fica até mais barato que o que devem pedir por uma cá!
(no site junto ao botão de adicionar ao carrinho aparece uma selecção da marca e moto para que enviem a chave correcta dentro dos 3 ou 4 formatos mais comuns)

Podes sempre aproveitar e mandar vir outros items que possam fazer falta.
Anilhas de esmagamento, massa de cobre para os parafusos, desengorurantes de discos, etc...  ;)
Ou mesmo alguns consumíveis que mais tarde ou mais cedo vais acabar por precisar.

Ou mesmo um destes recipientes... que foi das melhores coisas que já comprei!

...ao colocar o filtro de óleo novo "apenas" o aperta à mão. Segundo ele, será mais fácil depois desapertar o filtro aquando da muda do filtro.

Já o fiz algumas vezes, mas fiquei sempre com aquela sensação desconfortável... como se tivesse me esquecido de alguma coisa.  :D

Os manuais de serviço constumam indicar o binário de aperto para a generalidade dos parafusos.
Tendo uma chave dinamométrica (e o César Pereira diz que tá a vender uma nova) não custa assim tanto fazer as coisas "by the book"...

Do que tenho lido existe por vezes alguma dificuldade em retirar o filtro de óleo. Já aconteceu com alguns dos companheiros?

Dizem que os filtros tendem a apertar um pouco mais sozinhos.

Mas a dificuldade pode acontecer sobretudo porque:

-Há malta que tem mais força nas mãos que o binário recomendado pelo fabricante para o aperto.

-Um filtro apertado a frio vai custar mais a desapertar se o motor estiver quente.

-Os filtros piratas podem ter um encaixe identico, mas nem sempre é exactamente igual e nem sempre vedam da mesma forma. Alguns até usam uma anilha de plastico onde deveria estar um o-ring.

No caso de ter menos do que 60 tens de ir para uma de corrente  :nice:

Eu uso um extensor entre a chave dinamométrica e a chave do filtro.
A moto é baixa... e ainda assim cabe perfeitamente sem bater no chão. Além de que dá para usar como pega e apontar o novo filtro ao buraco sem queimar as mãos!

Maio 18, 2017, 11:25:14, 11:25
Responder #12

TMXR

• 4156

Masculino

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D  :nice: :nice: :nice: :nice: :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 18, 2017, 11:30:45, 11:30
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
O filtro tem tendência a apertar sozinho devido aos constantes ciclos termicos  :nice:

Maio 18, 2017, 11:54:01, 11:54
Responder #14

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,

desculpa lá Rodrigues, mas eu cá no meu país já usei uma destas pata tirar o filtro, :napodeser:   :lolol: :lolol: :lolol:   :stuck_out_tongue:

Maio 18, 2017, 12:10:32, 12:10
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
 :lolol:

O que já me ri...

Qualquer dia estou assim:

fonte: http://www.cat.com/pt_BR/products/new/equipment/wheel-excavators/wheel-excavators/18534133.html

Agora on topic:

dfelix
O recipiente que mostras é muito fixe e pelo preço não se encontra por cá nada assim, sem ser DIY.

Vou pesquisar mais demoradamente o site.

Obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos.
« Última modificação: Maio 18, 2017, 12:13:13, 12:13 por JViegas »

Maio 18, 2017, 12:24:59, 12:24
Responder #16

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas

ontopic,  mas que recipiente, que eu não vejo nenhum ...

Maio 18, 2017, 14:49:16, 14:49
Responder #17

dfelix

• 5006
ontopic,  mas que recipiente, que eu não vejo nenhum ...

Não coloquei imagem lá atrás. Apenas deixei o link.

Na pratica é um jerrycan que deitado serve de recipiente/funil para deixar escorrer o oleo...
Depois da revisão feita, basta fechar a rolha... limpar com um papel, e ir entregar a alguém que faça o favor de recolher.

Maio 18, 2017, 15:26:54, 15:26
Responder #18

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Não tem rede na entrada do óleo ?

Maio 18, 2017, 15:31:44, 15:31
Responder #19

dfelix

• 5006
Não.
Mas pelo preço também não se pode pedir mais.

E como tiro o "bujão" com uma chave de caixa nunca tive o problema de cair lá dentro...  :)

Maio 18, 2017, 15:58:01, 15:58
Responder #20

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Não.
Mas pelo preço também não se pode pedir mais.

E como tiro o "bujão" com uma chave de caixa nunca tive o problema de cair lá dentro...  :)

estás a ver como chegaste lá, ao meu pensamento, pode não ser o bujon mas anilha que geralmente fica agarrada ao carter .

talvez não caiba no buraco

Maio 18, 2017, 16:16:42, 16:16
Responder #21

dfelix

• 5006
As anilhas do relógio suiço não são das que esmagam com o aperto?

Maio 18, 2017, 16:17:45, 16:17
Responder #22

rodrigues

• Visitante
Como nesta casa tenho de provar tudo o que digo fui tirar fotos das ferramentas que uso para mudar o filtro.

Tentei tirar com as 4 ferramentas para esse fim mas tive de usar o enrosca tubos, tirei a foto junto da Raposa para PROVAR que são minhas.

Quem o apertou devia levar com ele no focin...

Tive pena de deitar o filtro fora só para verem como ficou, estava a ver que era o motor a andar é roda em vez do filtro  :lolol: :lolol:

« Última modificação: Maio 18, 2017, 16:25:33, 16:25 por rodrigues »

Maio 18, 2017, 19:47:31, 19:47
Responder #23

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
As anilhas do relógio suiço não são das que esmagam com o aperto?

Não, as que te referes são as redondas em cobre que  se esmagam  com o aperto

estas são em aluminio , que geralmente só dá para  usar uma vez , apesar que eu uso-as mais vezes.

« Última modificação: Maio 18, 2017, 23:15:01, 23:15 por Clemente Vicente »

Maio 18, 2017, 23:22:12, 23:22
Responder #24

dfelix

• 5006
Não

são em aluminio

Ó Clemente... elas são em alumínio precisamente para aquilo ser fofinho e esmagar com o aperto!

As Hondas que já tive eram assim. Não acredito que a Integra seja muito diferente...

Fartei-me de procurar pelo manual da integra na net e só descobri da 700.
Os gajos referem substituir...

...o que é normal nas anilhas de esmagamento.

A peça com o respectivo part number tá aqui:nice:

Maio 18, 2017, 23:27:28, 23:27
Responder #25

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

O DFelix

eu não disse o contrário, eu já comprei milhares de anilhas de bujon, sei bem o que me estou a referir

as da Honda sim são de aluminio, mas não esmagam como alguém possa estar a pensar,  esmagar, esmagar são as redondas de cobre que quando se apertam esmagam por completo

as de aluminio tb é considerado esmagamento, mas visualmente a anilha parece intacta .