Pois isso é o que farei...aqui o problema foi a marca nem sequer se preocupar com o cliente nem apresentar-lhe soluções...simplesmente ignoraram um cliente, daí o meu desabafo e alerta para futuros compradores.
BoasTive mesmo para comprar um desses suportes mas a sorte caiu para um da givi.Pois é a marca não assumir o erro fica mal e talvez não seja o primeiro caso. Mas se te enviassem um novo igual certamente iria acontecer o mesmo.Cagada no desenho e materiais utilizados, acontece. Por vezes só se sabe depois de testar. Mas no entanto apenas de olhar sobre como está o desenho da peça leva a suspeitar.Estes casos de rutura por fadiga são frequentes quando existe tensões elevadas, concentrações com vibrações constantes a coisa acelera. Parece que também debaixo da tinta nota-se corrosão acentuada. Tudo a ajudar...Se as vibrações entraram em ressonância então nada a fazer estar lá essa peça ou uma outra com o dobro da grossura é o mesmo que nao estar, parte de qualquer maneira. Nada que talvez umas anilhas não resolvesse como amortecimento pois basta isto para provocar a fractura.No que respeita ao uso do alumínio em vez do aço na peça da mesma forma pois é de pensar melhor. Pois o alumínio mesmo de liga comun tem muito menos resistência à fadiga que o aço "normal". Ou melhor não tem quase nenhuma.A resolução aqui passa por aplicar um material mais resistente e com desenho diferente na zona se concentração de tensões ou ir para outro tipo de suporte com diferente pontos de apoio de modo a distribuir as tensões e amortecimento das vibracoes.Blábláblá... já sei O importante aqui é a partilha deste caso para quem tiver um igual ir dando uma olhada de vez em quando.Boas curvas companheiro e melhores sortes para a proxima.Sent from my SM-G935F using Tapatalk
As peças que me fizeram foi em aço inox. Agora tenho que tentar pintar aquilo de preto e depois aplico.No kit inicial não trazia nem anilhas e nem sequer porcas. Entretanto comprei umas porcas antiblocantes porque numa viagem 3 dos 4 parafusos desapertaram-se e perderam-se pelo caminho
Se for o mesmo volume de material a massa de Alumínio é 2700/7850=0.346 o peso do Aço. Ou seja, menos de metade.A questão é que normalmente é necessário mais volume de Alumínio do que aço. Nem sempre é claro que fique mais leve.Citação de: RbAfonso em Maio 20, 2017, 12:10:42, 12:10As peças que me fizeram foi em aço inox. Agora tenho que tentar pintar aquilo de preto e depois aplico.No kit inicial não trazia nem anilhas e nem sequer porcas. Entretanto comprei umas porcas antiblocantes porque numa viagem 3 dos 4 parafusos desapertaram-se e perderam-se pelo caminho Eu compreendo que não tinhas outra solução, mas a diferença de peso para o aluminio quw é utilizado nos aviões é brutal, eu sei isso pelo meu queo tive quase feito em aço e após esse meu amigo fazer em aluminio o peso é menos de metade.
Tenho que tentar arranjar umas anilhas dessas e colocar entre o suporte/base e estas estruturas. Com este tópico já deu para aprender umas coisas
É só técnicos O que falta aí é anilha de borracha nas fixações à estrutura da mota para absorver as vibrações e andar com a top vazia é pior que carregada.Opinião de um técnico sem canudo
Citação de: rodrigues em Maio 20, 2017, 13:51:56, 13:51É só técnicos O que falta aí é anilha de borracha nas fixações à estrutura da mota para absorver as vibrações e andar com a top vazia é pior que carregada.Opinião de um técnico sem canudo Pois eu não sou técnico nem tenho anilha de borracha, mas o aluminio é de longe superior ao ferro neste caso concreto.
Porquê? A massa só é menor se usarem um volume semelhante. Como é óbvio é necessário menos volume de aço. O alumínio (2700 kg/m3) é menos denso que o aço (7850-8000 kg/m3) mas a esferovite ainda é menos densa.Tem de se fazer as contas. É um problema clássico de selecção de materiais, cf. http://www.sciencedirect.com/science/book/9781856176637.Sem contas não há conclusões.Citação de: Clemente Vicente em Maio 20, 2017, 22:07:54, 22:07Citação de: rodrigues em Maio 20, 2017, 13:51:56, 13:51É só técnicos O que falta aí é anilha de borracha nas fixações à estrutura da mota para absorver as vibrações e andar com a top vazia é pior que carregada.Opinião de um técnico sem canudo Pois eu não sou técnico nem tenho anilha de borracha, mas o aluminio é de longe superior ao ferro neste caso concreto.
Citação de: pedroareias em Maio 20, 2017, 22:12:55, 22:12Porquê? A massa só é menor se usarem um volume semelhante. Como é óbvio é necessário menos volume de aço. O alumínio (2700 kg/m3) é menos denso que o aço (7850-8000 kg/m3) mas a esferovite ainda é menos densa.Tem de se fazer as contas. É um problema clássico de selecção de materiais, cf. http://www.sciencedirect.com/science/book/9781856176637.Sem contas não há conclusões.Citação de: Clemente Vicente em Maio 20, 2017, 22:07:54, 22:07Citação de: rodrigues em Maio 20, 2017, 13:51:56, 13:51É só técnicos O que falta aí é anilha de borracha nas fixações à estrutura da mota para absorver as vibrações e andar com a top vazia é pior que carregada.Opinião de um técnico sem canudo Pois eu não sou técnico nem tenho anilha de borracha, mas o aluminio é de longe superior ao ferro neste caso concreto. Pedro compra um bicho de contas então mas eu não tive as duas peças na mão uma em aluminio e a outra em aço ?estão a brincar comigo, só pode....
Com volumes semelhantes? A peça de alumínio é menos pesada.Mas em aço pode fazer-se uma peça com a mesma 'resistência' e muito menos volume.A maioria dos novos quadros em aço é mais leve que muitos quadros em alumínio.As KTM 1290 por exemplo têm quadros levíssimos em aço.Volume de materialCitação de: Clemente Vicente em Maio 20, 2017, 22:18:33, 22:18Citação de: pedroareias em Maio 20, 2017, 22:12:55, 22:12Porquê? A massa só é menor se usarem um volume semelhante. Como é óbvio é necessário menos volume de aço. O alumínio (2700 kg/m3) é menos denso que o aço (7850-8000 kg/m3) mas a esferovite ainda é menos densa.Tem de se fazer as contas. É um problema clássico de selecção de materiais, cf. http://www.sciencedirect.com/science/book/9781856176637.Sem contas não há conclusões.Citação de: Clemente Vicente em Maio 20, 2017, 22:07:54, 22:07Citação de: rodrigues em Maio 20, 2017, 13:51:56, 13:51É só técnicos O que falta aí é anilha de borracha nas fixações à estrutura da mota para absorver as vibrações e andar com a top vazia é pior que carregada.Opinião de um técnico sem canudo Pois eu não sou técnico nem tenho anilha de borracha, mas o aluminio é de longe superior ao ferro neste caso concreto. Pedro compra um bicho de contas então mas eu não tive as duas peças na mão uma em aluminio e a outra em aço ?estão a brincar comigo, só pode....
Clemente: Estás desculpado, não és o único a cometer erros. Até eu, embora mais raramente e de forma mais subtil, também os cometo.Se estiveres interessado, a Wikipedia ajuda-te nesses problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/Material_selection
Clemente: já não te percebo. És um personagem complexo.Já reparaste que há aços inox de alta resistência à venda, ou ainda não? Reynolds 953: http://www.reynoldstechnology.biz/materials/steel/s-953/
Citação de: pedroareias em Maio 20, 2017, 22:56:20, 22:56Clemente: já não te percebo. És um personagem complexo.Já reparaste que há aços inox de alta resistência à venda, ou ainda não? Reynolds 953: http://www.reynoldstechnology.biz/materials/steel/s-953/Não vi, porque agora vou-me dedicar á pintura de automóveis e motociclos...
É sensacional como hobby! Extremamente relaxante. E uma boa alternativa ao Sym-bashing.Estou aqui a fazer um paperzito e depois envio-te.Todas as áreas do conhecimento são interessantes e merecem atenção. Por vezes perde-se tempo, mas há lições aprendidas na pintura que servem noutras áreas.A paciência, por exemplo.Citação de: Clemente Vicente em Maio 20, 2017, 23:02:03, 23:02Citação de: pedroareias em Maio 20, 2017, 22:56:20, 22:56Clemente: já não te percebo. És um personagem complexo.Já reparaste que há aços inox de alta resistência à venda, ou ainda não? Reynolds 953: http://www.reynoldstechnology.biz/materials/steel/s-953/Não vi, porque agora vou-me dedicar á pintura de automóveis e motociclos...