Autor Tópico: Motos para viajar...o que escolher face a diferentes conceitos no mercado?  (Lida 4376 vezes)

Maio 25, 2017, 13:19:03, 13:19
Lida 4376 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos para viajar...o que escolher face a diferentes conceitos no mercado?

Com um mercado vastíssimo onde não faltam modelos com preços para "todas as carteiras" e com diferentes designações (e porque não dizê-lo, propósitos), a pergunta que se coloca talvez faça algum sentido...

Para viajar, parecem não faltar tipos de máquinas capazes de o fazer bem e se é certo que nem todas o farão de maneira igual, também não deixa de ser verdade que nem sempre é preciso gastar uma fortuna para se "andar bem" (expressão que cada um entenderá de forma diferente).

» Com uma moto Sport Touring faz-se uma viagem de 800Kms/dia de forma muito mais estafante do que com uma moto Touring?

» Com uma moto Big Adventure devidamente equipada, a viagem será muito "inferior" no prazer e comodidade do que fazê-la numa moto Sport Touring?

» Com uma moto Touring, uma viagem pela Europa faz-se de forma muito mais "descansada" face a uma Big Adventure devidamente artilhada e a oferecer um óptimo package de protecção aerodinâmica?

São conceitos diferentes, mas para viajar e fazer grandes tiradas/dia, será que nada sequer se aproxima às motos Touring...ou não é bem assim??  8)

Deixo-vos assim este tópico à disposição para darem a vossa opinião e justificações da mesma... :nice:
« Última modificação: Maio 25, 2017, 13:20:27, 13:20 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 25, 2017, 13:43:47, 13:43
Responder #1

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Para Viajar qualquer moto serve, desde que o condutor, saiba adaptar a viagem com o estilo e cilindrada da Moto que tripula. Já fiz percursos de 200 klms seguidos com a minha Forza 125 e foram cumpridos com uma facilidade impressionante.

Uma foto do Local mais distante que fiz - Longroiva/Mêda.

Aldeia Lindíssima com umas Termas de deixar Água na Boca.

João  :scooter: :scooter:

Maio 25, 2017, 13:49:46, 13:49
Responder #2

rodrigues

• Visitante
Por acaso tenho pensado muito neste assunto, o meu sonho é sair de casa para comprar pão ( não fumo ) e nunca mais aparecer.

Escolher o conceito depende se queremos conhecer o mundo em 15 dias ou sair e não ter data de regresso, se é tudo com pressa mais vale uma Pan e não se preocupar com o consumo nem revisões pois é máquina para fazer 30.000 sem mexer em nada.

Se nos esquecemos onde moramos então é melhor uma mota o mais simples possível a carburador, económica e não passar dos 500 cc que permita ser reparada em qualquer oficina do mundo até com arames e haja medida de pneus para ela seja que marca for.

Já me perguntei a mim próprio se trocaria a CB500X por uma de ferro sem tecnologia e a carburador caso me esqueça onde moro, talvez um dia,...quem sabe !...a vida dá muita volta.

Maio 25, 2017, 14:25:54, 14:25
Responder #3

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
"[...]Então é melhor uma mota o mais simples possível a carburador, económica e não passar dos 500 cc que permita ser reparada em qualquer oficina do mundo até com arames e haja medida de pneus para ela seja que marca for.[...]", uma opinião com (mesmo) muito sentido.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 25, 2017, 14:32:28, 14:32
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Para mim diferentes máquinas sugerem-me diferentes aventuras.
Projetos que são adiados pelos compromissos profissionais e familiares, no entanto...
... no entanto o projeto de sair e rolar pelo mundo é cada vez maior... talvez por ser moda... talvez pela idade em que cheguei e não quero mais perder tempo com coisas insignificantes e fazer-me à estrada e talvez encontrar-me... sei lá...

Como fazia a viagem?
Pela Europa, uma cilindrada "musculada", talvez uma Sport Touring
Pelo mundo, algo forte e feio com assistência e mecânica "simples"
Por Portugal, algo como o que tenho agora ou de cilindrada pequena (até 500 ou 650cc), pronto para acampar em qualquer lugar e poder carregar que nem um burro...

Por loucura? Uma 125 à volta do mundo...

Maio 25, 2017, 14:37:37, 14:37
Responder #5

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Este caso que aqui deixo é a prova mais que suficiente para que cada um tire as suas duvidas.

Qualquer moto nos leva a todo o lado e esta que creio já fez mais de 400.000 klms nas mãos deste Yago, é a melhor prova do que disse.

Até a Amazónia já atravessou!

videos

João  :scooter: :scooter:

« Última modificação: Maio 25, 2017, 14:39:05, 14:39 por João Santos »

Maio 25, 2017, 15:35:53, 15:35
Responder #6

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Acho que a melhor mota para viajar é aquela que se tem. Desde que exista vontade real de ir passear, ela chegará para o efeito.

Poder-se-á demorar mais um pouco a chegar ao destino final, se o motor for mais modesto... poder-se-á chegar com mais umas dores daqui, e dali, se não tiver banco em gel e outras coisas do género mas, o que realmente importa, é a vontade e determinação da pessoa em ir viajar. Se não houver essa vontade e determinação, qualquer GT ficará na garagem.

Maio 25, 2017, 18:26:10, 18:26
Responder #7

dfelix

• 5004
As Sport Tourers foram nos seus tempos de glória máquinas desportivas com algum conforto.
Uma opção intermédia entre as Tourers habitualmente gordas e pastelonas e as desportivas cada vez mais desconfortáveis e radicais.

Porém isto levou a uma crise de identidade:
O público demonstrava maior interesse pelas Sport Tourers mais sport.
Mas eram as vendas das Sport Tourers mais Tourer que vendiam.
E por esta razão assistiu-se ST virar GT.

Depois apareceram as ADV para complicar a escolha...
E mais recentemente estas novas "crossovers" para complicar mais ainda!
 :D

Maio 25, 2017, 18:47:50, 18:47
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
Nada melhor do que o João Santos referiu .
Para mim um belo sofá de 600 cc scooter chega  bem....
membro numero 16

Maio 25, 2017, 20:09:38, 20:09
Responder #9

Moto2cool

• 4386
Qualquer mota/scooter serve para viajar. Se for para andar depressa/AE a potência, o peso e a proteção fazem diferença. Se for para andar em viagens com etapas muito longas, o conforto também é importante. Se for para todo o terreno uma Adv é a melhor opção. Se for para viajar com calma, gozar a paisagem, todas dão, melhor as de média cilindrada mais manobráveis, mais versáteis, mais económicas
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 25, 2017, 23:00:13, 23:00
Responder #10

Joao_Cruz

• 1572

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu também estou de acordo que a melhor moto para viajar é....a que temos.
O que mais custa é juntar o dinheiro e sair de casa.
Depois, a aventura maior é, quanto mais baixa for a cilindrada.
Diverti-me tanto ou mais tendo ido aos Lobos da Neve de DT 50 ou concentração de Faro de Vespa 50, do que fazer Pirenéus ou Alpes de FJR ou Thundercat.
Boas curvas,
JpC

Maio 25, 2017, 23:51:33, 23:51
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Depende da viagem  :nice: do tamanho, do percurso, e4tc

Qualquer maquina serve para comer quilómetros...  agora depende do tipo de viagem que se quer ter... mais rápida, mais confortável, com maior capacidade de carga, como capacidade para circular em todo o tipo de terreno, etc

para mim o que procuro numa moto para viagem é um bom compromisso: capacidade de carga e capacidade de despachar as partes chatas de AE de forma o mais confortavel possível e que tenha boa capacidade dinamica para poder gozar o maximo possivel nas zonas mais divertida

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 26, 2017, 00:10:39, 00:10
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
para mim o que procuro numa moto para viagem é um bom compromisso: capacidade de carga e (....)

Tocaste no "ponto chave" e estava à espera do primeiro a abordar essa questão.

De facto todas o conseguem fazer, melhor ou pior, com mais ou menos dificuldade, mais lentamente ou de forma rápida, mas ser muito boa numa coisa pode implicar não o ser noutra e é aí mesmo que entra o compromisso.

Não sendo um conceito de moto que tenha ou já tivesse tido no passado, não deixo de olhar para as motos Adventure de média cilindrada como as ideais para esse compromisso.
Uma V-Strom 650, uma Transalp (já é tempo de voltar à gama), uma Ténéré 660, uma F800GS...são máquinas que sem brilhar em algo específico, acabam por ser muito boas na maioria dos desafios que lhes forem colocados, com algum conforto de rolamento em terreno variado e uma boa capacidade de carga.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 26, 2017, 00:21:51, 00:21
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
Ha outra coisa: de preferencia que nao tenha de andar a meter spray todos os dias

Nao me saiu o €milhoes, mas essas motos da gama dos 600cc nao me convencem para muitos Kms... (esta a falar viagens longas 2500 a 7000 Kms, como diaria de 500 kms dia para cima)... para viagens  mais pequenas tudo bem  :nice:

Outra coisa que é indispensavel é o Cruise Control  :nice: (para mim... isto tudo depende da fase da vida em que estamos, aos 18 até damos a volta ao mundo de PCX  :megafeliz:)

Dizia eu: para mim maquina para viajar era a Ducati Multistrada, BMW GS1200, ou KTM SA 1290 (a Super Duke tambem gosto  ::P:)... é o conforto, o facto de terem potencia e binário em toda a gama de regimes, as suspensões semi-activas, o cruise control e a capacidade de carga ja incorporada na moto  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 26, 2017, 00:28:54, 00:28
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Podem não te convencer a ti...mas que o fazem, fazem.  :)  :nice:

Podem não chegar ao destino de forma tão rápida, mas têm as suas qualidades.

Eu via-me bem (...e confiante para enfrentar uma viagem longa) numa V-Strom 650.  :cool:

Dalai Lama

Maio 26, 2017, 01:47:08, 01:47
Responder #15

dfelix

• 5004
Se hoje fosse escolher uma moto para viajar não olhando a orçamentos, ficaria indeciso entre:

Ducati Multistrada. Obrigatoriamente na versão S.
Sou fã deste modelo. É para mim uma das motos mais bem concebidas actualmente no mercado.
Porém vejo a MTS como uma excelente moto pela facilidade com que carregando num botão rapidamente solta a Panigale que tem escondida lá dentro.
Especificamente no contexto de viagens perde um pouco relativamente a opções de bagagem.

Tiger 800.
Considero a opção mais racional.
Tem as dimensões das Adventure de média cilindrada com a performance da gama superior.
E o triple não vibra! Ao contrário da generalidade das concorrentes, não há o risco de ao fim de 200km sair da moto com a próstata dormente.
O preço é adequado. O equipamento base é muito bom e completo. E a oferta de acessórios touring enorme.

Porque é que não optaria por uma sport-touring?
Porque a generalidade destas motos têm uma posição de condução que embora seja mais relaxada que as desportivas continua a ser penosa para os pulsos.
Porque são propícias a fazer velocidades cruzeiro acima do desejável. Ou mesmo a entrar numa pilotagem mais sport... e aí curiosamente a Multistrada facillmente leva a melhor!

Porque é que não optaria por uma tourer?
Porque todas as que conduzi até hoje oferecem uma experiência mais parecida à de conduzir um carro que propriamente uma moto.
E se for para isso, prefiro ir de carro. Sai mais económico e consigo transportar mais coisas.

Maio 26, 2017, 11:02:53, 11:02
Responder #16

JViegas

• 4723

Masculino
Até a mais "simples" das Tiger (a XR) custa 10.800 €.

Não é cara considerando o que já oferece e vem com depósito cheio (uma simpatia da marca)... quase quase que me leva a desistir da Bonneville ...  :smiley:

Maio 26, 2017, 11:06:32, 11:06
Responder #17

rodrigues

• Visitante
Julgo tratar-se de um tópico sobre viagens que pode ser interpretado de diversas maneiras o que naturalmente terá de ser escolhida a mota para o fim a que se destina.

Falando por mim que gosto de ver o que me rodeia por onde passo está fora de questão fazer 1000 kms de uma virada, o máximo dos máximos seria 400 kms para sobrar tempo de apreciar o mundo onde vivo.

Sendo assim penso que nunca vou trocar a CB500x serve perfeitamente para o meu ideal, gasta tanto ou menos que uma 125, não cansa o esqueleto, só tenho de me preocupar em mudar o óleo a cada 12.000, limpar e lubrificar a corrente entre uma mini e outra em frente da tenda ao luar até serve de distração.

Além disso já está equipada com porta bagagem suficiente, só falta mesmo a oportunidade.

Maio 26, 2017, 13:12:11, 13:12
Responder #18

TMXR

• 4156

Masculino
Devo fazer TD a tiger 800 na próxima semana, é excelente em termos de motor e ciclistica mas a suspensão não é electronica e parece-me ter uma taragem um bocado macia  :nice:

E as sport tourer não me convencem pelos motivos apresentados: posição de condução e demasiado rapidas

Maio 26, 2017, 13:18:21, 13:18
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Espero que o coloques por cá...mesmo que de forma sucinta.   :nice: :nice:

Estas opiniões na 1ª pessoa são sempre muito positivas para este espaço.  :convivio:

Dalai Lama

Junho 10, 2017, 17:16:40, 17:16
Responder #20

AVPrendas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 48

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
Nada melhor do que o João Santos referiu .
Para mim um belo sofá de 600 cc scooter chega  bem....

Uma só de acelerar não... Já tive (e ainda tenho uma pcx) e foram os piores 8000 (+/-) Km's da minha vida!
Sem caixa/embraigaem não...
ducati escreve-se com letra pequena

Junho 10, 2017, 17:46:40, 17:46
Responder #21

AVPrendas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 48

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
Se hoje fosse escolher uma moto para viajar não olhando a orçamentos, ficaria indeciso entre:

Ducati Multistrada. Obrigatoriamente na versão S.
Sou fã deste modelo. É para mim uma das motos mais bem concebidas actualmente no mercado.
Porém vejo a MTS como uma excelente moto pela facilidade com que carregando num botão rapidamente solta a Panigale que tem escondida lá dentro.
Especificamente no contexto de viagens perde um pouco relativamente a opções de bagagem.

E fazias muito bem! Apesar de todos os dissabores que tenho com a minha, é uma besta bestial.
Conforto, segurança e performance de top.
Mas das equivalentes não testei nenhuma, até porque desde sempre gostei (estética) indiscutivelmente da multi e/ou porque não "ofereciam" o mesmo em termos de prestações, tecnologia, inovações como as concorrentes.
A nível de carga, para mim os 58Lts - laterais - e os 48 Lts - top case - são o suficientes. E depois o pormenor de não ter que andar com os ferros dos suportes laterais à mostra, é a cereja no topo do bolo.
ducati escreve-se com letra pequena