Autor Tópico: Motos de cortesia...para todos os gostos  (Lida 5511 vezes)

Maio 29, 2017, 01:37:51, 01:37
Lida 5511 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos de cortesia...para todos os gostos

Este sábado fui deixar no concessionário (mais propriamente na oficina) a minha DN-01 para uma revisão que marquei antecipadamente e em que descrevi tudo quanto queria substituído/verificado.

Acontece que o chefe dos mecânicos - pessoa que conheço há uns anos a esta parte - me disse que no dia do Check-Up gratuito Honda (poucas semanas antes), existia uma anotação relativamente às válvulas, as quais poderia ser necessário terem de ser inspecionadas.

Ligou a moto nesse momento, acelerou-a gradualmente algumas vezes e depois deixou-a ao relantim. Novamente umas aceleradelas e passado 1min. a escutar o motor, disse-me que apesar de nao estar a ouvir nada de estranho desta vez, aconselhava a verificação das válvulas.
A mera inspeção das mesmas já eu sabia pelo "estudo do manual" que estava programada pelo fabricante a cada 12.000kms (valve clearance).

Ora eu que ia para uma revisão para mudança de fluídos e filtros, percebi naquele momento que não iria ser coisa para se fazer tudo numas horas da manhã de sábado...e teria de lá a deixar para a ir buscar segunda-feira.

E é aqui que entra a chamada "moto de cortesia".
E tenho de sorrir perante isto, pois devo ser dos clientes mais azarados neste tocante... :D

Não é que alguma vez me tenham recusado essa possibilidade (bem pelo contrário, pois nem sequer tenho de pedir...), mas tenho tido um bocado de "azar" porque me calham sempre as mais piquenas que por lá andam ou por lá já passaram com essas funções.

Quando me dizem "Ah, mas a mim emprestaram-me no fim de semana a Africa Twin" eu até fico a cerrar os dentes... :D

Pois bem! Sobre as cortesias...
Depois de já ter andado de Honda Today (amarelinha) um par de vezes, de Honda Vision mais um par de vezes, de CBF125 e de CB125F, desta vez calhou-me uma velhinha e bem estafada PCX de 2010 ou 2011.
Marcas de guerra por tudo quanto era sítio, quilómetros de tortura com fartura aos comandos de muitos que a terão esmifrado sem grandes cuidados e ali estava...pronta para servir mais um cliente.

Tenho o maior respeito por estas unidades, que recebem autênticos tratamentos de choque desde o primeiro dia em que são "amaldiçoadas" com uns autocolantes a indicarem serem de teste.
Esta que recebi vou tratá-la como se fosse minha, vai ser guardada na garagem até a devolver, fui-lhe já ver a pressão dos pneus e não a irei submeter aos abusos que deve receber há pelo menos 6 anos.

E tu??
Que motos de cortesia já te emprestaram??

Este tópico fica assim aberto a todos os casos de motos de cortesia e onde queiram partilhar uma foto daquilo que vos foi emprestado enquanto faziam a revisão da vossa moto, seja o "empréstimo" por dias ou umas horas... :)

« Última modificação: Outubro 01, 2018, 18:50:58, 18:50 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 29, 2017, 08:36:40, 08:36
Responder #1

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Depois desta, até me apetece ficar caladinho.

A única vez que tive mota de substituição foi uma Sym 125 Simfony( se não for assim é parecido o nome) para vir almoçar a casa, pois atrasaram a entrega da minha. Não passava dos 70 e já era demasiado, tive medo de não a ter devolvido completa.😄
A ver se paro quieto?! 🏍

Maio 29, 2017, 11:50:22, 11:50
Responder #2

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Ainda nos tempos das Maxsym (não me lembro se a 400 ou já a 600), foi-me atribuída uma magnífica SYM Fiddle (II) 125cc com a qual andei por Lisboa em situações de trânsito intenso e lembro-me que me diverti imenso!
É perfeita para esta situação e, por vezes, até dava a sensação que podia agarrar nela, levantá-la e dar-lhe a volta para passar entre os carros!

Só não achei tão divertido quando me disseram que a minha mota não ia ficar pronta e teria que regressar a casa, pela ponte 25 de abril, num dia chuvoso com a Fiddle.

Já não tenho idade para essas aventuras...telefonei logo à minha esposa para me vir buscar de carro! Hehehe
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 29, 2017, 12:18:11, 12:18
Responder #3

Bruno Gomes

• Visitante
Das vezes que pus a minha loba nas revisão, ou me calha uma Sym Symphony 125cc toda "escafiada" ou me calha um Sym Allo 125cc novinha (é gorda a scoorter  :lolol:) ou me calha a Sym Fiddle III 125cc semi nova também.

Sempre dá para matar saudades de rolar só o punho direito sem ter caixa  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Maio 29, 2017, 12:38:07, 12:38
Responder #4

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Também já me calhou essa PCX Sapiens21. A revisão durou mais do que previsto e lá fui almoçar por Évora com a mesma. Apesar de "abusada" ainda tem a genica que caracteriza esse modelo.

Em Lisboa pelo recall da Honda relativamente à bomba de gasolina, a Motorway emprestou-me uma SH110. Lembro-me de vir no eixo-norte sul e chegar a Odivelas todo encolhido pelo "abanar" da máquina cada vez que um enlatado passava por mim.

Tremia por todos os lados cada vez que travava, o que me levou a pensar se vale a pena aceitar uma viatura que poderá não estar nas melhores condições de funcionamento...

É claro que existem exceções e já temos o caso dos companheiros Velasquez ou Pianoman que receberam viaturas semi novas.

Maio 29, 2017, 14:12:20, 14:12
Responder #5

mneves

• 3092

Masculino
Bom eu da primeira revisão da xciting tive a kxct 300 😈que fiz os videos( que canhao).
Na Honda tive a Vision 110 que também gostei e fiz vídeo,isto na linhaway.
Na l e l tive a cb125f nova a estreia também numa revisão.
Na Yamaha das muitas vezes que lá fui tive uma nmax , X-enter  , majesty s , tudo novo .
Já me esquecia que da revisão dos 5k na kymco kxct andei 2 dias (devido a minha disponibilidade) de keeway  cityblade que também gostei e fiz vídeo.
membro numero 16

Maio 29, 2017, 14:18:40, 14:18
Responder #6

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
E terem direito a Moto de substituição já é bom. Só querem bife do Lombo? Comam uma isca de Porco que também é bom.

João  :scooter: :scooter:

Maio 29, 2017, 15:08:30, 15:08
Responder #7

dfelix

• 5006
Já perdi a conta, mas a única "moto de cortesia" digna de registo foi quando me encaminharam á Yamaha Portugal devido a uma cascata de problemas numa FZ6 que comprei nova.
As motos de serviço andavam a rodar alguns eventos para test drive e não havia nada disponível...
Então sugeriram uma XT660 que tinham lá parada, e que tinham modificado para um concurso público do Inem!

Igualzinha a esta.

Sim... liguei várias vezes os pirilampos no transito!
Não deu para resistir!  :D

Maio 29, 2017, 15:10:11, 15:10
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
membro numero 16

Maio 29, 2017, 15:42:15, 15:42
Responder #9

Scooterado

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
......Comigo só por uma vez me emprestaram uma scooter de cortesia quando deixei lá a minha ex ( T500 ) para a revisão e na altura lembro-me que fiquei bastante agradado com aquela 125 maneirinha mas muito segura e poupada.....Foi uma Yamaha majesty 125 e comparando com a Pcx e a Nmax que já tinha experimentado antes a majesty pareceu-me a melhor das 3 ( seja pelo sistema de travagem e excelente suspensão traseira como pelos consumos 2,5 l/100 nada mau !! )
Espero da próxima vez sacar uma AT ou X ADV :megafeliz:
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB 36

Maio 29, 2017, 17:30:55, 17:30
Responder #10

Moto2cool

• 4386
A única vez que fiquei com uma mota de cortesia foi uma Kawasaki J 125 ( aproveitei para fazer uma crónica do test ride ;) )
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 29, 2017, 19:00:51, 19:00
Responder #11

jacreis

• **

• 106

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Enquanto tive a CBF , na Lopes e Lopes calhava-me quase sempre uma velhinha SH300 cujo odometro ficou parado nos 97000km e o velocímetro não funcionava! Mas aquele motor era bem despachado  :cool: :cool: :cool:
Das vezes que não me calhou a SH tive direito a uma pcx e a cb125f ambas relativamente novas
Agora com a VStrom, no João Santos tive direito a uma velhinha GS500  :ok: :ok:

Maio 30, 2017, 05:15:30, 05:15
Responder #12

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Na Motomil, não me posso queixar.
Só uma vez não havia moto de substituição.
Já me calhou uma F800 GS e uma R 1250 RS :love0001:
Boa sorte Sapiens.
JpC

Maio 30, 2017, 10:17:46, 10:17
Responder #13

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Isto sim são motos de substituição.  :feliz: :feliz: :feliz:

João  :scooter: :scooter:

Junho 02, 2017, 20:09:49, 20:09
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Vejo que a malta já por aqui teve motos do mais variado....

Pronto, tenho de chegar à conclusão que tenho sido mesmo eu que ando em maré de azar e levam sempre as melhores "de cortesia", quando chega a minha vez.  :D

Mas verdade seja dita, andei o que quis e não tive de lhe colocar uma gota...ao menos era poupadinha pr'ra caramba .  :lolol:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 02, 2017, 20:40:35, 20:40
Responder #15

TG

• **

• 67

Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Como o Isaac e outros companheiros sabem também sou cliente da MOTODIANA, portanto também as scooters de cortesia (PCX e VISON 110) já por cá passaram.
Na penultima vez a PCX recusou abrir o baú com a chave. Porque tinha o capacete lá dentro, tive que telefonar para a MOTODIANA a pedir socorro. Lá veio então um mecânico noutra moto, mas como não trouxe ferramentas, teve que voltar á oficina.
Trouxe então outro capacete e lá levei a PCX a rodar. Chegados lá a motinha foi para dentro da oficina e saíu já com o banco aberto não voltando até hoje a trancar. Problema resolvido.
Na ultima vez,  a minha foi fazer a revisão e houve qualquer peça que faltou. Teve que ficar 2 dias e eu novamente com a PCX tiver que alinhar com 5 € para a gasosa senão ficava a pé. Depois pediram-me a fatura para me darem o dinheiro, mas tenho andado tantas vezes em motos deles que até ficaria envergonhado e como tal nem sequer pedi a fatura e o talão deitei fora.
Tudo isto é só para dizer ao Isaac que não é o único.

Cumprimentos
TG

Junho 03, 2017, 08:08:26, 08:08
Responder #16

jacare

• Visitante
Da Santogal em Alfragide onde vou com  a RT, já trouxe uma PCX125, que até me assustou quando ia a tentar ultrapassar um carro e constatei que aquilo não passa dos 100  :scooter: - e andei com ela uma semana, pois a mota tive que esperar por algum material - e também uma CBF 600.

Junho 03, 2017, 10:21:49, 10:21
Responder #17

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Eu até agora só tive direito a 125cc: a uma PCX de serviço que deixou más recordações (não da PCX em si, nas do concessionário), uma NMAX (uma PCX vitaminada) e uma Xenter...

Mas quando for fazer a primeira revisão da XADV está prometida uma AT...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Outubro 01, 2018, 19:04:27, 19:04
Responder #18

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Aquele momento em que estás fora do concessionário, na zona do parque de motos, a pensar que é desta que levas uma África Twin, uma X-ADV ou a nova Gold Wing como moto de cortesia...

Mas quando chegas a casa, depois de ter preenchido a papelada e deixado a tua moto para a revisão, a realidade é a de afinal teres trazido.... "a de sempre".  :-\

Ok...eu admito que poderia ter pedido para trazer outra e até havia umas 5 ou 6 unidades de teste. Mas preferi não mudar o rumo àquilo que estava já traçado, ou seja, trazer a bem batida e mais do que abusada PCX que deve ter uns 6 ou 7 anos em cima. :)

Dalai Lama

Outubro 01, 2018, 20:09:29, 20:09
Responder #19

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
é caso para dizer:

[mas a PCX dura e dura…uma boa prova de fiabilidade!]

Outubro 01, 2018, 20:33:18, 20:33
Responder #20

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Mas não pagam nada pela mota de substituição?

Outubro 01, 2018, 20:38:29, 20:38
Responder #21

pedroareias

• Visitante
Indirectamente, os clientes pagam.

A conveniência é grande e psicologicamente resulta: ficamos com vontade de voltar.

É uma das técnicas da Motodiana muito conveniente para o cliente. Na conveniência e no atendimento profissional, não brincam em serviço.

Mas não pagam nada pela mota de substituição?

Outubro 01, 2018, 20:42:00, 20:42
Responder #22

JViegas

• 4723

Masculino
Nesse representante já me calhou essa PCX diabólica. Já me ofereceram outras e só me falta experimentar a AT com DCT. Não a experimento com o grande risco de não a largar.

Num stand aqui de Lx, onde deixei a maxiscooter um dia, emprestaram-me uma 110cc que abanava por todo o lado e a travar, "Jasus"!!!

Como é que se pode fazer publicidade a mota de cortesia, tem que se agendar com antecedência para podermos "usufruir" desta simpatia do stand e depois montamos uma maquina que aparenta desmanchar-se a qualquer momento.
Para mim, nesse setand, NUNCA mais. Vou de Uber.

Outubro 01, 2018, 22:02:59, 22:02
Responder #23

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
A mim foi directamente. Disseram quanto era e que vinha na factura da revisão.
Mas não quis.
:D

Outubro 01, 2018, 22:37:34, 22:37
Responder #24

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S

O meu último empréstimo. O recepcionista perguntou: quer uma 650 ou uma 1200?

E momentos depois lá estava a olhar para os 130 mil kms que tinha marcado no odômetro.

Pegou a primeira e passado 5 kilometros tinha a certeza que não só aquela era a melhor moto que algum dia tinha experimentado, como tinha a certeza que era a que estava em melhores condições mecânicas  :D :feliz:

Máquina do aço:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l