Autor Tópico: Sabem o quão importante é estar atento a este sinal de perigo?  (Lida 5068 vezes)

Junho 08, 2017, 22:07:00, 22:07
Lida 5068 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sabem o quão importante é estar atento a este sinal de perigo?

Este sinal de perigo, designado por "A2B Depressão" é, aparentemente, mais um como tantos outros a que muitas vezes não prestamos atenção...ou pelo menos a que deveríamos.

Porém, esta indicação na estrada é especialmente importante para um motociclista, pois a passagem por um troço de estrada onde exista uma depressão na via de trânsito ou até mesmo a apanhar toda a faixa de rodagem - algo difícil de avaliar visualmente e em andamento - pode levar a uma perda momentânea do controlo da moto ou até mesmo resultar num acidente de consequências imprevisíveis...

Quanto maior a depressão existente em termos de profundidade, pior o resultado, se bem que no que se refere à sua extensão também existe a agravante de poder levar a um ressalto que leva a uma compressão da suspensão....e já estão a ver o "filme". Ou dão um valente salto e até têm a sorte de aterrar razoavelmente bem, ou perde-se por completo o controlo da moto e o salto pode até atirar-nos para fora da moto.

A atenção à sinalética ao passar por um destes locais, onde existe deformação côncava no pavimento, deve merecer da nossa parte um certo cuidado...

Não ligar muito ao sinal e "passar à abrir" pode sair caro a qualquer incauto motociclista... :nempenses:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 08, 2017, 22:56:26, 22:56
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Só imagino se metessem um sinal destes em cada depressão/falha do pavimento quantos milhares seriam necessários, só para a cidade de Lisboa :lolol:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 08, 2017, 23:06:48, 23:06
Responder #2

dfelix

• 5004
Só imagino se metessem um sinal destes em cada depressão/falha do pavimento quantos milhares seriam necessários, só para a cidade de Lisboa :lolol:

Sai mais barato um destes...

:D

Junho 08, 2017, 23:25:43, 23:25
Responder #3

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Em alguns  lugares em vez de lombas usam as depressoes para o control de velocidade. Talvez seja mais agressivo para a suspensão se formos apanhados de surpresa.
A ver se paro quieto?! 🏍

Junho 09, 2017, 07:37:51, 07:37
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A depressão no pavimento pode ter as suas diferenças de um piso em mau estado, pois podemos estar a falar de um excelente "tapete" de estrada com Kms a fio e que convida a andar bem e depressa...até que repentinamente surge essa deformação côncava que manda tudo a perder se não acautela a velocidade à sua passagem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 09, 2017, 10:37:08, 10:37
Responder #5

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Existe um pequeno troço rápido quando estou perto do meu emprego.

Nos dias em que me atraso tenho por hábito vir a conduzir mais depressa... E já tenho passado por um determinado ponto da faixa de rodagem que tem 3 vias no mesmo sentido (a depressão está na via mais à esquerda) e de vez enquanto lá me esqueço e passo por cima.

Tenho tido sorte.  :-X

A porcaria da depressão não é visível mas sente-se até de carro pois já por lá passei, no entanto se de carro nada é afetado, mas de maxi sente-se e bem.

Junho 09, 2017, 19:25:03, 19:25
Responder #6

rodrigues

• Visitante
O problema das nossas estradas é que não podemos tirar os olhos do chão por isso é que muitos sinais passam despercebidos.

Por falar em depressões ( alguns camionistas estavam quase a apanhá-las ) ainda bem que o troço entre Alcácer e Grândola está a ser arranjado, passei por lá na 5ª feira passada a caminho de Albufeira e as lombas nas bermas desapareceram.

Brevemente a A2 vai sofrer um rombo. :palmas:

Junho 09, 2017, 19:40:48, 19:40
Responder #7

las650

• Visitante
Boas,
Esse sinal na zona onde moro seria uma anedota! :D
Estamos tão mal habituados (ou tão bem, dependendo do ponto de vista :-\) que em França colocam por todo o lado o triângulo com o aviso 'chausseé deformeé' e para mim estão quase perfeitas.  :D