Autor Tópico: E se por engano metessem Gasóleo?  (Lida 11076 vezes)

Junho 13, 2017, 10:19:41, 10:19
Lida 11076 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Fiel aos seus hábitos automobilísticos, recorre ao combustível que normalmente usa mas assim que termina o abastecimento dá conta que afinal ia de moto e não de carro, e o combustível que usa no carro é afinal diferente daquele que colocou. E agora? O que fazer?

A colocação de combustível errado não é tão invulgar quanto possa parecer, ainda que os construtores tenham criado alguns mecanismos para que isso não aconteça. Desde logo a cor das mangueiras do combustível, com o preto a indicar o gasóleo, pretende diminuir a probabilidade de erro. Só que ainda assim o erro continua a acontecer e os sofredores, nesse caso, são os motores, e a sua carteira!

Perante uma situação de erro, com a colocação de gasóleo num veículo a gasolina, a primeira atitude a tomar será manter a moto desligada e procurar, se possível, retirar o combustível errado do depósito e circuito de alimentação do motor. Todavia, esta ação nem sempre se torna possível, principalmente porque quem comete o erro da troca de combustível, normalmente, só se apercebe disso já com o veículo em andamento, quando este começa a falhar “acusando” a troca feita. Nesse momento, o melhor mesmo será parar, desligar o motor, e recorrer a uma oficina. Pontualmente, porém, poderá adoptar outras atitudes. Em termos práticos, as complicações são maiores para quem colocar gasóleo num veículo a gasolina do que o inverso.

Porque a gasolina é um fluido mais fino do que o gasóleo, e também porque tem uma capacidade de explosão maior, pode causar graves danos num motor diesel. Em jeito de curiosidade, saiba que tal como o óleo, também o gasóleo não evapora como a gasolina, até porque se trata de um fluído mais pesado. Um litro de gasóleo é cerca de 120 gramas mais pesado do que um litro de gasolina.
Assim, logo após o abastecimento de combustível de forma errada, e caso se detete o erro antes de se colocar de novo no veículo em funcionamento, será imperativo nem sequer tentar fazê-lo. Porém, se der conta do erro já depois de ter colocado o veículo em marcha, não hesite em apontar para a necessidade de “parar a marcha e desligar o motor logo que possível”.

“Independentemente do erro cometido pelo combustível usado, a atitude mais correta a tomar será sempre não colocar o veículo em funcionamento ou, se isso já tiver acontecido, desligar o carro logo que possível para evitar danos maiores. A partir daqui, os passos seguintes a seguir já poderão estar dependentes do tipo de erro que se cometeu”, e dependendo das quantidades, “tudo poderá não passar apenas de um grande susto de consequências menores”.

“Perante uma pequena colocação gasóleo num veiculo a gasolina, e se for de todo impossível retirar o combustível, nomeadamente porque já se colocou em funcionamento, uma das soluções poderá passar por parar de novo no posto de abastecimento mais próximo e completar o abastecimento agora de forma correta, atestando o depósito, isto havendo a certeza de que a proporção naquele mesmo depósito não irá ultrapassar os 20 por cento do combustível errado. Se assim for, certamente que o motor irá ‘acusar’ a presença de um fluido errado, isto porque passará a funcionar graças a um combustível “adulterado”, irá soluçar um pouco e deitar muito fumo, mas poderá ainda assim funcionar”.

Aconselha-se a necessidade de abastecimentos sucessivos de gasóleo, para diminuir gradualmente e tão rapidamente quanto possível a proporção da gasóleo no total do depósito. Depois, será de todo aconselhável recorrer a uma oficina para que o motor possa ser revisto, verificando de facto a possibilidade de algum dano provocado pela troca de combustíveis.

Em muitos casos, porém, o erro é de facto grande, nomeadamente quando o automobilista coloca uma grande quantidade de gasóleo num veículo a gasolina. Perante essa situação, a única solução será mesmo parar e avançar para a retirada do fluído errado do depósito e do circuito de alimentação do motor.

A presença de um combustível errado, resultará em danos ao nível das válvulas, pistões, injetores e outros componentes que, porque não estão dimensionados para as prestações de fluídos com outras características, acabam por se ressentir e acusar o erro cometido. Perante isto, torna-se assim necessário em muitos casos retirar o depósito do veículo, extrair todo o combustível, proceder à limpeza dos injetores e verificar a eventual presença de danos na câmara de combustão ou em alguma válvula.

A presença de gasóleo nos motores a gasolina, porque se trata de um combustível menos comburente, teria consequências menos gravosas, mas a verdade é exatamente inversa. O que se passa é que o gasóleo é um fluido mais espesso que, quando colocado no depósito, começa logo por provocar falhas na bomba do combustível entupindo todo o sistema e não permitindo que o veículo trabalhe.
Resulta assim desta realidade que o primeiro erro, pelo qual foi colocada gasolina num depósito de um veículo a gasóleo, ainda é aceitável e pode ser ultrapassado com alguns procedimentos caso o erro seja menor e detetado a tempo. Já o segundo erro, cometido pela colocação de gasóleo num depósito de gasolina, obriga mesmo à paragem e a uma limpeza mais cuidada sob pena dos danos serem graves e com custos financeiros elevados na resolução dessa situação.

Junho 13, 2017, 11:37:22, 11:37
Responder #1

rodrigues

• Visitante
Eu nunca me engano, 95 simples para tudo até para a motosserra e isqueiro do meu cunhado  :lolol:

Junho 13, 2017, 12:45:22, 12:45
Responder #2

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Bom post.

Já me aconteceu, mas ao contrário.
Depois de emprestar um carro a diesel à minha filha, por causa da revisão do dela, ela devolveu-mo e diz que meteu "gasolina".
Agradeci a atenção. E a mulher ao lado: "Mas o carro não é a gasóleo?!"

O que valeu foi que ela não meteu muita gasolina.
Preocupado todavia, fui pesquisar na Internet. Li de tudo, até que os nórdicos têm o hábito de meter um pouco de gasolina nos carros a diesel no inverno...
Não me  tranquilizou. Andei debaixo do carro a ver se havia alguma purga (tontice, se houvesse bem poderia estar preocupado com os ladrões de gasolina...). Até arranjei um tubo de "PVC cristal" para tentar "aspirar" o combustível (qual quê, o carro tem um sistema anti-roubo de combustível).
Solução: Encher o depósito até cima e meter-lhe um líquido limpa-injectores.
Conforme se diz acima, mantive sempre o depósito quase cheio durante vários meses (também não gosto de andar próximo da reserva)
Já lá vai uns anos e os injectores ainda são os mesmos (os de origem).
Trata-se de um motor Isuzu 1.7 num chassis da Honda.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Junho 13, 2017, 13:17:09, 13:17
Responder #3

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Já o fiz mas propositadamente, coloquei 5 eur de gasolina num depósito de 80 de gasóleo.
Ao contrário nunca, agora cá em casa já nao se usa a máquina de azeite(diesel),sendo tudo com 95 aditivada  e do mesmo posto.
membro numero 16

Junho 13, 2017, 13:58:53, 13:58
Responder #4

rodrigues

• Visitante
Aqui o vizinho do lado mete sempre um litro de 95 em cada depósito de gasóleo, o 190 D fez fez 800.000 sem ser aberto.

Junho 13, 2017, 14:15:59, 14:15
Responder #5

JViegas

• 4723

Masculino
Quando tinha carro a gasóleo ainda tive algumas "paragens mentais" para observar bem o que estava a fazer, mas nunca me aconteceu enganar.

Agora com o carro a gasolina é sempre da mesma: 95 para dentro de ambos e já está.

Junho 13, 2017, 14:46:56, 14:46
Responder #6

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Com meus jipes sempre meti gasolina misturada com gasoleo, mas em percentagens pequenas. Tive um jipe que levava 100litros de combustivel e nesse, era habitual meter uns 6 ou 7 litros de gasolina e o resto de gasóleo, nos outros que só levavam uns 66/70 litros metia uns 3 ou 4 de gasolina e o resto de gasóleo. Nunca tive problemas de bombas injectoras, nem de injectores.

Atestar o deposito de um motor a gasoleo com gasolina, é uma forma de se mandar o motor para a sucata se se insistir em andar, mas o contrário é menos problemático.

Junho 17, 2017, 15:13:50, 15:13
Responder #7

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Afinal esta situação acontece mais do que parece. Ainda ontem presenciei um rapaz que se tinha enganado. A sorte foi que se apercebeu a tempo e apenas tinha metido 2€ e tal. Encheu o resto com gasolina e lá seguiu viagem.

Junho 18, 2017, 11:00:57, 11:00
Responder #8

Moto2cool

• 4386
É muito fácil o erro para quem tem veículos que consomem esses combustíveis. Como o meu caso. Tenho todo o cuidado e até agora nada aconteceu,  mas nas bombas não ficava mal uma diferenciação maior, inclusive com afastamento das "pistolas"
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 18, 2017, 17:04:50, 17:04
Responder #9

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Acontece com muita frequência, são 4 e 5 mangueiras bem escostadas.

João  :scooter: :scooter:

Junho 18, 2017, 22:08:59, 22:08
Responder #10

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Acontece com frequência mas existe um poka-yoka para a situação mais gravosa que foi introduzido à muitos anos já, que é o de a mangueira do gasóleo alem de ser preta a ponteira não entra no bocal de um carro a gasolina porque é mais larga.

O inverso ou seja colocar uma pequena percentagem de gasolina num carro a gasóleo é curiosamente muito comum e na gíria popular diz-se que "é bom para limpar os injetores"...

Só me aconteceu uma vez e telefonei para a assistência em viagem da VW no qual me perguntaram de imediato quantos litros tinha metido e como estava o depósito se estava vazio... disse que 6 euros... disseram que não faziam mal que acabasse de encher e seguir viagem sem problema.
Curioso porque a resposta foi imediata e  preocupado se tinha que fazer algo... perguntei se era comum... disseram que todos os dias pelo menos uma pessoa telefonava para a linha sobre o mesmo problema...
Desconfiado fui procurar e então descubro que a prática comum de utilizar a gasolina como se fosse um aditivo.

Nos modernos sistemas de injeção e Centralinas com mil sensores (adulteradas ou não para enganar as medidas dos poluentes nos testes ;) hehe ... ) acho que não será aconselhável mas nos velhinhos motores diesel acredito que funcione isto dito sem experiência nenhuma pessoal. Acho que quando me aconteceu aprendi a lição. Até um dia :)

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 19, 2017, 01:48:38, 01:48
Responder #11

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aquilo que te disseram Cross é precisamente aquilo que também já ouvi mecânicos a dizer.
Desde que não seja muita quantidade de gasolina e se ateste o restante com gasóleo, não haverá problema. Fazê-lo de forma sistemática é que já será outra conversa...
Já o contrário...gasóleo num motor a gasolina.  :o A evitar de todo!!

Mas também acredito (novamente a falar do gasóleo) que a "tolerância" de motores de há 10-15 anos não seja exactamente a mesma dos actuais.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 19, 2017, 01:54:53, 01:54
Responder #12

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5005
Acontece com frequência mas existe um poka-yoka para a situação mais gravosa que foi introduzido à muitos anos já, que é o de a mangueira do gasóleo alem de ser preta a ponteira não entra no bocal de um carro a gasolina porque é mais larga.

No caso das motos já não sei se será bem assim...
A generalidade tem um bocal bastante largo.

Mas enfiar diesel numa moto... é preciso estar mesmo a dormir.  :)

Aquilo que te disseram Cross é precisamente aquilo que também já ouvi mecânicos a dizer.

Tem a ver com o próprio funcionamento do diesel.
Ao contrário do otto (gasolina) em que a ignição dá-se pela faísca da vela, no diesel ocorre por compressão.

O que acontece colocando gasolina é que vai detonar muito antes do momento exacto.
Daí que baste apenas diluir ao máximo a gasolina presente para que o efeito se deixe de sentir.

« Última modificação: Junho 19, 2017, 01:59:51, 01:59 por dfelix »