Autor Tópico: Test Ride da BMW F 650 GS  (Lida 7630 vezes)

Junho 13, 2017, 20:26:02, 20:26
Lida 7630 vezes

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Não sendo eu um perito em análises e test rides, deixo aqui a minha opinião sobre uma mota que experimentei hoje. A ideia era ir beber um café com um amigo, que me apareceu em casa com esta mota e me disse para trocarmos para ele experimentar a minha Pan European.

A mota em questão não é a da fotografia que se segue mas é igual, pois acabei por não lhe tirar fotografias nenhumas, a não ser ao painel de instrumentos. De qualquer forma fiz quase 50Kms, entre estrada, auto-estrada e localidade o que deu para ficar com uma ideia geral.

Primeiras impressões
  • Muito leve. Ao pé da minha Pan European é um peso pluma mas, ainda tenho na memória o peso da minha anterior T-Max e esta é mais leve do que a T-Max.
  • Acanhada. O proprietário desta mota é uma pessoa de estatura baixa, pelo que modificou o banco para que pudesse chegar com os pés ao chão sem dificuldades. Para mim, com 1,85m de altura, fiqui ali "meio apertado" e com as pernas numa posição pouco natural para mim.
  • Manete da embraiagem muito leve, a pesar de não ser hidraulica.
  • Caixa de velocidades muito macia, e o pedal das mudanças com um curso muito pequeno mas, quando se mete a 1ª toda a gente na rua fica a saber que o fizemos, tal é o barulho que faz.
  • Travagem potente q.b.
  • Uma imensidão de botões espalhados pelos punhos. O pisca da esquerda é feito no punho esquerdo, enquanto o da direita é feito no punho direito... desligar o pisca é feito num outro botão no punho da direita.

Em andamento

O motor é suave pois tem 2 cilindros paralelos mas, achei-o um pouco amorfo a pesar de ter 800cc. Pelo que o meu amigo me disse, este motor tem 70 ou 71cv mas, não me pareceram ser "puro-sangue". Como é leve, ela acaba por se despachar mas obriga a reduções de caixa ou então, a rodar bastante o punho para um andamento mais rápido.

O reduzido peso nota-se em situações de vento lateral, como apanhei hoje. Ia eu ali com a mota inclinada para o lado para compensar o vento, e o meu amigo na Pan European disse-me que não sentiu vento nenhum! Este reduzido peso, torna-se numa vantagem quando se anda dentro de localidades pois as manobras a baixa velocidade (ou à mão) são feitas com uma grande facilidade. Em pisos empedrados, ou mais esburacados, a mota é confortável absorvendo bem as irregularidades.

Andando em estrada ou auto-estrada ela permite andar em velocidades ilegais, com conforto e transmitindo uma sensação de segurança, sendo que a protecção aerodinâmica é aceitável mas não é nenhum para-vento e, num dia de calor como hoje, até sabe bem algum vento para ajudar a arrefecer.

Não vou falar da posição de condução, pois teria de dizer que não gostei devido ao facto do banco estar adaptado às necessidades do proprietário e não às minhas. De qualquer forma, fica-se mais na "vertical" pela posição mais avançada dos pisa pés para permitirem que se ande em pé em cima deles.

Não me consegui adaptar ao sistema dos piscas e, para desliga-los é necessário carregar num botão no punho direito (que fica um pouco "fora de mão"). Sempre que queria desligar os piscas, acabava por rodar um pouco o punho do acelerador... e ele é bem nervosinho. Se já achava o punho do acelerador da T-Max bastante nervoso (leia-se com curso bastante pequeno) este ainda é mais nervoso. No arranque precisa que se abra um pouco mais o acelerador pois, se não se fizer isso, parece que está quase a ir abaixo mas rápidamente nos habituamos a isso.

O painel de instrumentos é de fácil leitura e o LCD onde são apresentados os quilometros, temperatura, nível de combustível e mudança engrenada está bem posicionado bastando olhar de relance para se ter uma noção do "estado da nação".

O motor calmo tem reflexos no consumo que são bastante comedidos. Esta mota apresentava um consumo médio de 3,9L

Em jeito de resumo resta-me dizer que pareceu-me ser uma mota bastante dócil e fácil de conduzir, com um comportamento em curva bastante estável e previsível. Parece-me ser uma mota boa para quem quiser iniciar neste tipo de motas, mas não me apaixonei por ela.

Junho 13, 2017, 21:01:52, 21:01
Responder #1

las650

• Visitante
Boas
É uma F650 GS mas tem 800cc... doidice.  :toma:
Tenho uma F650 Funduro de 96 e não tem nada a ver com esta. É uma mono com, de facto, 650cc.
Esta deve ser bem superior à minha velhinha... gostava de ter uma oportunidade de experimentar. :nice:

Boas curvas
« Última modificação: Junho 13, 2017, 21:03:07, 21:03 por las650 »

Junho 13, 2017, 22:18:40, 22:18
Responder #2

Moto2cool

• 4386
Excelente review :)  fiquei com uma ideia muito clara da mota, não consigo ver as imagens no Tapatalk :(

« Última modificação: Junho 13, 2017, 22:26:06, 22:26 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 13, 2017, 23:13:39, 23:13
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 13, 2017, 23:26:44, 23:26
Responder #4

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Boas
É uma F650 GS mas tem 800cc... doidice.  :toma:
Tenho uma F650 Funduro de 96 e não tem nada a ver com esta. É uma mono com, de facto, 650cc.
Esta deve ser bem superior à minha velhinha... gostava de ter uma oportunidade de experimentar. :nice:

Boas curvas

Por aquilo que li na internet, depois de escrever isto, o motor desta mota é o mesmo da GS 800 mas menos "apimentado" (85cv vrs 71cv).

Junho 13, 2017, 23:27:55, 23:27
Responder #5

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei da review.
Muito bem pjmartinho.  :nice:

A sensação da Pan-European para esta, mesmo havendo uns quantos anos pelo meio, é natural ser diferente q.b.
São motos bastante diferentes e quem se habitua a uma Tourer e ao seu conforto, proteção e até mesmo desempenho mecânico, não deverá ser fácil ficar convencido com outras. :)

Quanto aos piscas da F650GS....já são alguns a quem ouço a mesmíssima estranheza.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 13, 2017, 23:58:49, 23:58
Responder #6

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
A sensação da Pan-European para esta, mesmo havendo uns quantos anos pelo meio, é natural ser diferente q.b.
São motos bastante diferentes e quem se habitua a uma Tourer e ao seu conforto, proteção e até mesmo desempenho mecânico, não deverá ser fácil ficar convencido com outras. :)

Claro que qualquer comparação entre esta e a Pan não faria qualquer sentido pois são conceitos completamente diferentes. Experimentei esta mota com um espirito de "mente aberta" pois como leio, e ouço, comentários de pessoas que falam destas motas (GS) como se fosse o pináculo do motociclismo, a ideia era foi mesmo tentar perceber o que a fazia assim tão especial.

Não sou eu que "vivo" com ela e por isso não sei que problemas/manias possa ter (nem sei o preço que custa) e por isso não posso falar da qualidade da construção e dos materiais, nem de custos de manutenção. A minha review foi baseada numa volta de 50kms, depois foi devolvida ao proprietário, e foi feita meramente sob o ponto de vista de utilização da mesma.

Não me desiludiu, pois podia ser bem pior mas também não me convenceu de uma forma a que me levasse a dizer "esta sim, é que é". Pode ser que a irmã mais crescida, a GS 800, tenha melhores argumentos do que esta, mas não sei. Se estivesse comprador de uma mota deste estilo (Adventure), e se as opções fossem esta GS650 e a X-ADV, iria para a Honda X-ADV, que me encheu mais as medidas do que esta.

Junho 14, 2017, 00:06:47, 00:06
Responder #7

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se ficaste com ideia de que eu estaria a dizer que a tua apreciação "sofreria" com o facto de andares com uma Tourer. Não foi isso...de todo. :) :nice:

Apenas e só (como escrevi...) que a sensação é diferente em praticamente todos os aspectos.
A leveza, o desempenho, a posição de condução, etc...

Cada moto com as suas características, claramente... Apenas isso.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 14, 2017, 10:27:40, 10:27
Responder #8

JViegas

• 4723

Masculino
Obrigado pela review. A questão dos piscas desconhecia por completo. É bastante estranho e pergunto-me porque é que a BMW achou que este sistema era melhor que o tradicional "um só botão para ligar piscas e desligar".

Pessoalmente gosto muito da moto. Não a encontrei no site da BMW:
http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/start.html

...mas sim a GS700 com 75 cv com um custo inicial de 9.629 €, que facilmente chega aos 11 mil, caso se opte por alguns packs (confort/dynamic e rallye??) + um alarme da marca por 250€, fora despesas administrativa e de transporte.    :pensador:

Junho 14, 2017, 13:19:33, 13:19
Responder #9

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Não sendo um motor de origem BMW acho o preço desta moto excessivo e com alguns extras, proibitivo.

João  :scooter: :scooter:

Junho 14, 2017, 14:02:07, 14:02
Responder #10

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Não sei se ficaste com ideia de que eu estaria a dizer que a tua apreciação "sofreria" com o facto de andares com uma Tourer. Não foi isso...de todo. :) :nice:

Apenas e só (como escrevi...) que a sensação é diferente em praticamente todos os aspectos.
A leveza, o desempenho, a posição de condução, etc...

Cada moto com as suas características, claramente... Apenas isso.  :nice:

Entendi perfeitamente o que tinhas dito. Quis foi realçar que na minha review tentei ser o mais isento possivel e analisar a mota por aquilo que ela é, até porque não conhecia nada sobre ela. Agora, se a mesma review for feita por uma outra pessoa, que tenha níveis de exigência diferentes dos meus, a opinião provavelmente será diferente da minha.

Por aquilo que já li pela internet, parece que esta mota é uma "entry level" onde alguns aspectos são melhorados na GS 800 (nomeadamente roda maior à frente, mais potência para o mesmo motor) culminando no topo de gama que é a GS 1200. Quando disse que não me apaixonei por ela, não fazia ideia que era uma "entry level".