Autor Tópico: Andar de moto com +40°...  (Lida 16711 vezes)

Agosto 04, 2018, 19:09:00, 19:09
Responder #50

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se achares que vale a pena e estiveres a pensar mantê-la...porque não!? :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 04, 2018, 22:31:56, 22:31
Responder #51

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Isaac
A tua ex Forza ontem saiu de casa ás 2 horas e com 45 graus de temperatura a caminho do Redondo para ver passar os ciclistas da volta a Portugal e depois  foi a caminho de Estremoz para os ver novamente e de seguida para Évora e sempre bem tanto ela como eu, quando tirei o blusão e as  calças o suor escorria pelo corpo mas como nós dizemos que quem corre por gosto não cansa não me custou nada

Depois da grande chuvada que apanhámos a caminho de Olivença e do calor de ontem estou preparado para tudo, só não queria era ter quase 70 anos mas aí não há volta a dar

Agosto 04, 2018, 22:58:59, 22:58
Responder #52

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
 :nice: :nice:

Mas isso foi um bocado a arriscar...

É verdade que o ditado tem o seu fundo de verdade (sem dúvida), mas de carro teria sido a melhor solução. Aliás, é o que recomendo perante este ar seco e temperaturas acima de 40°.

Obviamente que de 2 rodas consegue-me parar em qualquer lado, mas arriscar pode correr mal. Os ciclistas então... :o

Não pretendo ser "chato" nos alertas, mas deixo aqui as recomendações da protecção civil para todos os condutores (veículos de 2 e 4  rodas, assim como crianças, idosos e animais, que entendo não cortar e deixar sem alterações):

"Viaje nas horas de menos calor.
· Evite percursos longos.
· Ingira muitos líquidos (de preferência água e sumos naturais).
· Proteja-se do sol.
· Cubra as janelas do veículo em condução, com telas apropriadas para não dificultar a condução;

· Não feche totalmente as janelas, a não ser que tenha o ar condicionado ligado.

· Redobre os cuidados com bebés, crianças e idosos:
· dê-lhes água frequentemente;
· mantenha-os arejados;
· vista-lhes roupa com as características recomendadas.

· Se transportar animais domésticos dê-lhes água e não os deixe fechados.
"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 06, 2018, 14:39:15, 14:39
Responder #53

tmr

• Visitante

Agosto 06, 2018, 15:31:41, 15:31
Responder #54

fabianafao

• **

• 50

Feminino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX
  • Localidade: Lisboa
Pois é... Desde 6ª feira que estava para vir aqui falar-vos deste tema.

Eu, do alto da minha falta de experiência, fui de Alfragide ao aeroporto na 6ª feira às 14:00h. Não foi por mera opção, até porque só saio do trabalho às 18:00h, mas ligaram-me de casa para uma emergência e o meu único meio de tranporte era a PCX pelo que foi pura necessidade.

Lembro-me perfeitamente da sensação de cortar aquele ar quente, parecia que estava a ir de encontro a um incêndio. Extremamente desconfortável! Não sabia se devia diminuir a velocidade para não sentir tanto o ar quente e abafado a bater e queimar o corpo, se haveria de acelerar para chegar mais depressa ao destino... Chegou a ser desesperante :'(

Nesse mesmo dia à noite fui para o Porto - de carro, claro - e desforrei-me com o ar condicionado ligado o caminho todo  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:
FF

Agosto 06, 2018, 18:09:56, 18:09
Responder #55

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Percebo perfeitamente já que passei pelo mesmo.

Diria até que não só se torna bastante desconfortável para o corpo essa massa de ar quente e que nos faz transpirar imenso, como acaba por também causar muito desconforto visual....

E o encerrar completo da viseira (dependendo do tipo de capacete) também não é opção, já que a respiração no interior do mesmo - já de si quentíssimo - obriga a que tenhamos de deixar passar alguma aragem....

Com este tipo temperaturas de 40° e mais, é mesmo de deixar as 2 rodas para outras alturas...
Pelo menos a certas horas, claro.  :nice:

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 20:14:23, 20:14
Responder #56

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Passava pouco das 17h30 e penso para mim que a temperatura já deveria começar a estar suficientemente agradável para ir dar uma boa volta em estradas por mim bem conhecidas.
Fecho o portátil, visto o casaco, coloco capacete e luvas (não...não levei as botas desta vez) e...passados uns Kms l começava a ser insuportável. Insuportável...

Ar seco, quente e abafado levaram a que ficasse a pingar e com a roupa literalmente colada ao corpo.
Passados apenas 30min. estava já a sentir ter perdido 1L em transpiração.

Isto por aqui só com a noite a começar a cair. Por muito que se queira, torna-se insuportável.  :(

Basta colocar a mão no asfalto e percebe-se logo... Está a ferver! Com as devidas diferenças....havia momentos em que a estrada parecia aquelas imagens que se conhecem do Dubai. :)

« Última modificação: Agosto 22, 2018, 20:24:29, 20:24 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 20:53:28, 20:53
Responder #57

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Como te percebo, é por isso que vou pelo lado inconsequente da coisa e não uso qualquer outra protecção sem ser luvas e capacete.
Gosto demasiado de andar de mota para não andar pela temperatura, ah e claro, night rides, também fundamentais.

Agosto 22, 2018, 23:02:49, 23:02
Responder #58

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Com este calor sem casaco não dá que o calor até queima (isto no trajeto que faço) agora ja tenho andado sem o casaco e sem as luvas qd ando apenas na cidade Evora....
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 23, 2018, 08:43:27, 08:43
Responder #59

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma curiosidade para a perda de faculdades/ capacidade de reacção (segundo estudo), sempre qu as temperaturas atingem 35° ou +....

https://observador.pt/2018/08/19/guiar-com-35o-no-carro-e-como-conduzir-embriagado/

Tenho a impressão que não existirá uma relação igual, já que a condução automóvel é diferente da condução de um motociclo.

Mas o que é certo é que levamos com temperaturas loucas no corpo e o interior do capacete também aquece imenso...imenso.
Portanto... não sei até que ponto, pelo menos em parte, não haverá também essa relação e que leva a que sob condições de muito calor, nos sejam diminuídas as velocidades de reacção. Vejo como possível...

Dalai Lama

Maio 31, 2019, 12:51:06, 12:51
Responder #60

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
As temperaturas estão em alguns locais ridiculamente altas.
Estamos em finais de Maio e a generalidade do país tem temperaturas bem altas...e com tendência para subir.

Dalai Lama

Maio 31, 2019, 13:27:36, 13:27
Responder #61

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Ontem foi chegar a casa, no final do dia, e ir diretamente para o duche.

A miúda quando tirou o capacete, até lhe corria suor pela cara. Apanhamos uma fila daquelas... foge   :'(

Amanhã é dia de lavar capacetes e casacos.

Junho 01, 2019, 17:23:23, 17:23
Responder #62

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A temperatura está ofegante...
Causa mesmo dificuldades respiratórias.

Se tivesse um medidor de temperatura digital para verificar temperatura das carenagens da moto, não estranharia ver bem +50° por ali marcados.

Mais um pouco e estrelava um ovo.  :-X

Dalai Lama

Junho 01, 2019, 20:50:38, 20:50
Responder #63

Moto2cool

• 4386
Andar de mota nesta altura ou cedo ou tarde.
Outras alturas só de carro, com ar condicionado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 17, 2020, 22:52:16, 22:52
Responder #64

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Este tópico mantém-se tão actual no que toca a temperaturas horrivelmente altas para se andar de moto... :zangadoregras:

Por aqui na minha zona, têm oscilando há demasiado tempo entre os 38° e os 41°, além de que mesmo em horas teoricamente mais "frescas", os termómetros fazem uma pessoa transpirar imenso. Inclusivamente à sombra.  :(

Bem sei que se trata de uma altura do ano em que o casaco de moto parece cozer um tipo, mas...entre perder 1 ou 2L por transpiração e perder a pele no alcatrão, talvez a 1a hipótese seja mais favorável.  :)

Dalai Lama

Julho 18, 2020, 09:59:25, 09:59
Responder #65

Rodrigues1

• Visitante
Eu suporto melhor o frio e consigo sair a bater os dentes porque sei que a roupa vai reduzir o sofrimento mas com o calor nem andar nú se consegue melhorar o conforto e o pior é que a tensão pode baixar repentinamente devido à desidratação sem nos apercebermos e nesse caso será um homem martelo a ir ao chão.

Acima de 36º ( temperatura aproximada do nosso corpo ) costumo parar de hora a hora para beber água e muita.

Almoço regado com duas imperiais no máximo para que o blusão sirva por muito tempo  :D

Nestes dias e porque também sofro bastante com o calor na minha profissão quando trabalho na rua a decorar montras ou montar Reclamos Luminosos tenho andado mais de carro, a idade também já não perdoa certos desvaneios.

Só espero que Agosto esteja mais fresco

Julho 18, 2020, 10:10:54, 10:10
Responder #66

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Habitualmente também tolero melhor o frio do que temperaturas extremas.
Temperaturas de 40°-41° até à sombra se tornam insuportáveis.  :curtocircuito:

A própria respiração, secura da garganta, a vermelhidão nos olhos, enfim...é muito complicado quando as temperaturas estão repetitivamente a atingir números elevados.

(....)
Só espero que Agosto esteja mais fresco

Talvez seja melhor esperar outra coisa, a avaliar pelo que foi dito até há bem poucos dias...  :-X

https://www.tempo.pt/noticias/previsao/vem-ai-canicula-2020-previsao-portugal-o-que-e-e-como-sera.html

Dalai Lama

Julho 18, 2020, 10:15:48, 10:15
Responder #67

Rodrigues1

• Visitante
Já li sobre isso mas não estipulam as máximas, só afirmam que vai estar calor

Só costumo ir para Trás os Montes nos últimos 15 dias de Agosto ou Setembro, vamos ver se me safo  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Julho 18, 2020, 17:37:51, 17:37
Responder #68

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Nestes últimos dias andei pelo Gerês mas de carro, ainda assim foi duro.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 23, 2020, 11:40:43, 11:40
Responder #69

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Para mim é a pior época do ano para andar de moto. Excepto à noite, claro.
Acabo de dar uma volta de 4 dias em que andei pela zona Centro e por Espanha e utilizei uma técnica muito útil nos dias de quentes: parar em fontes ou rios, encharcar o casaco, gola e luvas, e seguir viagem. Nos dias mais quentes cheguei a fazer isto 4 vezes. A verdade é que o fresco nos permite reduzir o cansaço, respirar, pensar e agir melhor. 

Julho 23, 2020, 13:00:57, 13:00
Responder #70

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
... parar em fontes ou rios, encharcar o casaco, gola e luvas, e seguir viagem...

Anteontem tive de ir a Oeiras logo de manhã... o dia amanheceu cinzento e nada de sol... que bem me ia saber aquela viagem com fresquinho só que, desde a descida da A2 para a ponte e até ao estádio do Jamor fui debaixo de chuva... o resultado foram as calças todas sujas do spray dos carros e molhadas e o casaco de verão todo ensopado.

Chegado ao local, deixei o casaco dentro da mala da mota, e fui à minha vida fazer o que tinha para fazer e quase 2 horas depois, já o sol brilhava e estava calor (um pouco abafado). Só me lembrei do casaco molhado quando o vesti, mas soube-me muito bem o fresquinho proporcionado pela humidade do casaco... pena que tenha secado relativamente rápido e a meio do caminho para casa já não refrescava nada  :zangadoplus:

Julho 23, 2020, 13:20:18, 13:20
Responder #71

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Provavelmente terás de o lavar assim que possível, pois imagino que deva ganhar por aí também um odor desagradável muito rapidamente.  :)

Mas essa técnica indicada atrás pelo VCS é muito interessante, de facto. :nice:

Que bom seria ter sabido disso quando vinha de Faro numa NSS300 (tratou-se de um desafio inédito aos combustíveis) e passei por uma terrinha de nome Aljustrel, com os termómetros bem acima dos 40°.  :curtocircuito:

Dalai Lama

Julho 23, 2020, 13:26:09, 13:26
Responder #72

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Que bom seria ter sabido disso quando vinha de Faro numa NSS300 (tratou-se de um desafio inédito aos combustíveis) e passei por uma terrinha de nome Aljustrel, com os termómetros bem acima dos 40°.  :curtocircuito:

Imagino como te sentias dentro do casaco preto e do capacete da mesma cor  ;)

Julho 23, 2020, 13:36:21, 13:36
Responder #73

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Posso dizer-te que em cerca de 300Kms (de regresso), foram perdidos certamente 2 ou 3L através do suor.
Sem exagero algum...

É indescritível.
E o pior de tudo é a secura da garganta e dos olhos, pois o ar quente do Alentejo, no pico do Verão, é uma coisa que (e desculpem pela comparação, mas sou Alentejano pela parte do meu pai), só mesmo povos árabes e berberes que habitam o Deserto do Saara, conseguem aguentar de forma prolongada.

Naquela situação, creio que mesmo de capacete e casaco de cor branca, o resultado não seria muito diferente.

Dalai Lama

Julho 23, 2020, 13:42:17, 13:42
Responder #74

Rodrigues1

• Visitante
Mas vossemecês têm alguma coisa contra o branco ?   :lolol:

Já andei de casaco de verão preto e branco e podem crer que a diferença é abismal, em andamento claro porque parado é despir logo seja de que cor for.

Capacete Branco é bom quando paramos em semáforos, aí nota-se e bem a diferença

Uma vez quando regressei de Trás os Montes ainda tinha a Sym gts 125i  e vim por Castelo Branco vi um placar marcar 42º mas o mais engraçado é que nem me preocupei comigo mas sim com o coitado do motor da Sym e lá tive de parar várias vezes debaixo de Corticeiros, sim corticeiros...! se dá cortiça para mim são corticeiros de forma a dar algum arrefecimento áquele desgraçado.

O meu azar foi ter arrancado de tarde depois de almoço com a barriga bem recheada,...nunca mais.

Se bebi 3 litros de água foi pouco  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Julho 23, 2020, 14:52:36, 14:52
Responder #75

Jorge Vale

• **

• 80

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM; Benelli
  • Modelo Motociclo: GTS I; TRK 502
  • Localidade: Povoa Santa Iria
Para mim é a pior época do ano para andar de moto. Excepto à noite, claro.
Acabo de dar uma volta de 4 dias em que andei pela zona Centro e por Espanha e utilizei uma técnica muito útil nos dias de quentes: parar em fontes ou rios, encharcar o casaco, gola e luvas, e seguir viagem. Nos dias mais quentes cheguei a fazer isto 4 vezes. A verdade é que o fresco nos permite reduzir o cansaço, respirar, pensar e agir melhor.

Boa dica  :cool:

:sportbike: