Autor Tópico: Estacionar em locais para deficientes tira dois pontos à carta  (Lida 2086 vezes)

Julho 07, 2017, 17:02:35, 17:02
Lida 2086 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estacionar em locais para deficientes tira dois pontos à carta

Notícia obtida em: Autoportal.iol.pt

A partir deste sábado, 8 de julho, quem estacionar em lugar reservado a veículos de pessoas com deficiência incorre numa contraordenação grave, segundo uma lei hoje publicada em Diário da República.

A lei da Assembleia da República, que entra em vigor no dia seguinte à sua publicação, estabelece como contraordenação grave a paragem e o estacionamento em lugar reservado a pessoa com deficiência condicionada na sua mobilidade.

Além da multa pecuniária, que para estacionamento em lugares reservados varia entre 60 e 300 euros, as contra-ordenações graves dão lugar a uma sanção acessória de retirada de dois a três pontos na carta de condução.

Esta sexta-feira, dia 7 de julho, foi também publicado em Diário da República o diploma que vem obrigar todas as entidades públicas a passarem a dispor de lugares mínimos obrigatórios para pessoas com deficiência.

Esta obrigação estende-se às entidades em parceria público-privada e tem de ser assegurada no prazo máximo de 30 dias após a entrada em vigor do diploma.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 07, 2017, 18:51:28, 18:51
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Eu aplaudo a medida, já basta a deficiência ainda não ter onde parar perto do destino deslocando-se de cadeira de rodas era inadmissível. Agora espero que o esforço para controlar o estacionamento seja coerente com o aumento de lugares de duas rodas, que é a única forma de deslocação privada com economia na ocupação do espaço ( até dá para colocarem mais lugares para deficientes) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 07, 2017, 19:26:47, 19:26
Responder #2

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Era bom que fizessem o mesmo aos condutores de automóveis que estacionam no lugar das Motos.

João  :scooter: :scooter:

Julho 07, 2017, 19:57:18, 19:57
Responder #3

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Excelente medida, mas...quem fiscaliza?
Até podia tirar 3000 pontos da carta e dar direito a uma multa de um milhão de euros...
Se não houver quem fiscalize, de pouco vai adiantar. Nunca vi ninguém a ser multado por isso e, no outro dia, ao ver um "pintas" a estacionar no lugar dos deficientes, abanei a cabeça em reprovação. Ele viu o meu gesto e começou logo a "mandar vir", perguntando se eu tinha algum problema. Felizmente para a situação se eu ia com a mulher e os 3 filhos e segui o meu caminho, senão a coisa tinha descambado.
Isto passou-se num parque de estacionamento de um centro comercial.
Nestes casos quem tem jurisdição? A quem me posso queixar se tal caso?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 07, 2017, 20:14:35, 20:14
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu apesar de ver sempre um pouco de lado o "castigo" dos pontos, tenho de admitir - por constatação quase diária - que existem muitos abusos no que toca ao estacionamento destinado a pessoas de facto portadoras de deficiência.

Se o lugar está vazio…não quer dizer que daí a pouco assim continuasse.
Os abusos são demais…

Esta foto tirei-a hoje num estacionamento do AKI…

Um dos lugares para pessoas portadoras de deficiência está ocupado por um Mini que não tem qualquer dístico ou preparação que indique ser conduzido por alguém com uma qualquer limitação física.
Mas não deixa igualmente de ser clamoroso ver o veículo comercial no lugar para famílias numerosas… :D

Nota: Propositadamente não me quis dar ao trabalho de editar as matrículas... >:(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 08, 2017, 10:07:22, 10:07
Responder #5

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
É uma práctica tão comum que, se eu quisesse, saia de casa e andava apenas 10 metros que tinha a GARANTIA de encontrar um caso destes no estacionamento do Lidl aqui da minha rua.
Mais uns metros e no Almada Fórum teria uma overdose destes casos.
Se então falarmos dos lugares destinados a famílias numerosas (a lei também os abrange?), então é um fartote de riso. Desportivos/descapotáveis nesses lugares é mato...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 08, 2017, 13:49:52, 13:49
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, é muito habitual...
Mas tenho visto de tudo e não apenas desportivos e descapotáveis (ainda que esses de facto tenham geralmente uma atracção pelos lugares para deficientes).  :D

Pick-up's, furgões e pequenos comerciais...é também regular vê-los onde não deviam estar.

Dalai Lama