Autor Tópico: BMW R1200GS Rallye VS Honda CRF1000L Africa Twin  (Lida 16399 vezes)

Agosto 02, 2017, 14:40:55, 14:40
Lida 16399 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
BMW R1200GS Rallye VS Honda CRF1000L Africa Twin

A publicação DriveMag Riders decidiu levar a cabo um teste que fosse bem para lá do normal encontrado na maioria das revistas da especialidade e colocou assim em comparativo estas duas fabulosas máquinas numa viagem de 2.000kms, que os levou a percorrer todo o tipo de caminhos e com diferentes graus de dificuldade para máquinas e pilotos.

Auto-estradas, estradas de montanha, zonas citadinas e caminhos mais ligados ao off-road...tudo isto enfrentaram numa longa viagem que os levou a ficar com uma ideia bem mais segura sobre o valor de cada uma destas máquinas e que, mesmo apelando sensivelmente ao mesmo tipo de clientes, nao deixam de ter diferenças na cilindrada, potência e preço.

Cerca de meia-hora de um vídeo que prende a atenção e que acaba por ajudar a cimentar o valor de cada uma destas propostas...

O site da publicação é este (DriveMag Riders):  https://riders.drivemag.com/news/bmw-r1200gs-vs-honda-crf1000l-africa-twin-in-depth-review

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 17:55:25, 17:55
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Já tinha visto este vídeo, o inglês não é do melhor, resulta num empate entre os modelos mas achei a diferença de preços mais curta que em Portugal
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 02, 2017, 18:00:51, 18:00
Responder #2

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Já tinha visto este vídeo, o inglês não é do melhor, resulta num empate entre os modelos mas achei a diferença de preços mais curta que em Portugal

Boas

eu tb já conhecia o video, mas não sabia quem saída vencedor, sei agora que há um empate, sempre pensei que a BMW ganhava

em Portugal é tudo mais caro do que em qualquer parte da Europa, os portugueses são ricos  :diabolico:

:convivio:
« Última modificação: Agosto 31, 2017, 04:54:46, 04:54 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 02, 2017, 18:34:48, 18:34
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O resultado acho secundario, pois penso que o objectivo sao fazer 30 minutos que colem um amante de motos ao ecra do monitor.

Em relacao as maquinas, penso que o comparativo é um pouco descabido. Sao motos diferentes, com pesos diferentes, cilindradas diferentes, transmissoes diferentes, niveis de equipamento diferentes e precos diferentes.

Faria mais sentido comparar a AT com a GS800 (ou a nova GS900)... mas ai penso que o "tema" ja nao seria tao apelativo  :D 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 02, 2017, 18:36:10, 18:36
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Os resultados são sempre discutíveis, até porque se uma é melhor em estrada e A.E. e apresenta todo um conjunto de argumentos para tal, a outra oferece um desempenho superior noutro tipo de terrenos e as características para tal.

Diria que se trata quase de uma escolha em que o consumidor dá mais relevo a certas qualidades de um modelo em determinados aspectos do que outros. Depende do que se procura...

Acho o look desta versão Rallye muito bem conseguido. Aquelas cores conseguem dar-lhe um ar bem distinto da "all black".

Quanto à Africa Twin, tem reconhecidas qualidades "campestres", com a sua tecnologia DCT apurada para off-road (equipamento este em opção) a facilitar e muito a condução em diversas situações.

Belas máquinas.  8)

Existem muitos mais testes a colocá-las em confronto. Este tem apenas dias desde a sua publicação e levou a que fizessem 2.000kms :nice:
« Última modificação: Agosto 02, 2017, 18:38:23, 18:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 18:54:20, 18:54
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Em relacao as maquinas, penso que o comparativo é um pouco descabido. Sao motos diferentes, com pesos diferentes, cilindradas diferentes, transmissoes diferentes, niveis de equipamento diferentes e precos diferentes.
(....)

Não me parece descabido.  :)
Acho que se associa em demasia a questão da cilindrada e potência (principalmente estas) para justificar que não são do mesmo "segmento". Mas em termos práticos será mesmo assim??

Quem sou eu para estar a argumentar diferenças, até porque só conduzi (já por 2x) uma das que aqui estão em compita, mas havendo tantos comparativos a colocá-las frente a frente, fico com ideia que não será assim tão descabido.  :nice:

Creio que haverá méritos de ambas as máquinas para que sejam vistas a jogar de igual para igual nos mesmos terrenos.

Descabido seria (e perdoa-me o exemplo) comparar a R1200GS com a CRF250 Rally. Hehe  :convivio:

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 19:44:27, 19:44
Responder #6

Moto2cool

• 4386
A questão da comparação provavelmente não tem tanto a ver com aquilo que as motas oferecem mas sim com o facto de serem alternativas válidas para o consumidor. Acredito que o comprador da GS possa encarar como alternativa a AT, o engraçado é que pensava que a AT teria melhor comportamento off road e perdia flagrantemente no asfalto. E não é isso que aparece aqui.

Agosto 02, 2017, 22:02:37, 22:02
Responder #7

Black

• Visitante
(....)Em relacao as maquinas, penso que o comparativo é um pouco descabido. Sao motos diferentes, com pesos diferentes, cilindradas diferentes, transmissoes diferentes, niveis de equipamento diferentes e precos diferentes.
(....)

Descabido seria (e perdoa-me o exemplo) comparar a R1200GS com a CRF250 Rally. Hehe  :convivio:

Obviamente.

A CRF ganhava sem espinhas!

Agosto 02, 2017, 22:32:03, 22:32
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
LOL
Mas há que ter consciência que aquilo é basicamente uma cabra do mato. Off-road é de facto com ela.  :nice:

Mas a esta GS Rallye é outra coisa. Mais completa, capaz de ir do ponto A ao B (mesmo que a distância seja de 5.000kms), com elevado conforto, capacidade de carga, protecção aerodinâmica e excelentes velocidades de cruzeiro.

Dentro das GS's, acho esta versão Rallye bastante apelativa.

Quanto a equipamento é inquestionável que não só tem de tudo....como a própria lista de opcionais deve ser extensíssima. 
Mas aí o GSMaxer melhor o confirmará...  :convivio:

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 23:10:58, 23:10
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
Lol

Tenho a AT em alta consideração, e sim, a AT parece-me muito mais vocacionada para todo o terreno. Basta 1 km ao guiador para sentir a a suspensão dianteira para tirar a prova dos 9 que aquilo está ali para ensopar as irregularidades dos trilhos mais trialeiros.

Parece-me ser uma boa máquina em estrada, mas o motor não chega ao boxear 1200.

A grande diferença está no facto de lhe faltarem as suspensões semi activas, esta pequena diferença multiplica na minha opinião as personalidades que podemos ter numa só moto.

Confesso já a minha inexperiência em offroad. A minha utilização e 100% road e apesar de acreditar que a gs consiga fazer algum offroad, se eventualmente o meu Hobby fosse fazer terra... Optava por uma máquina dedicada. A gs e a própria AT parece-me um brinquedos demasiado caros e pesados para andar a fazer enduro

Como digo, acredito que faça e até faça bem.... Mas... Do meu ponto de vista, de quem já fez ralis e todos os dias convive com a preparação de carros de corrida, tenho o conhecimento e experiência que a terra arrebenta com tudo.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 03, 2017, 01:05:42, 01:05
Responder #10

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Acho que não estão no mesmo patamar.
A GS e a XTZ1200 super tenere, sim, bem como a AT e a GS 800, p.ex., se seriam comparativos mais equilibrados.

A meu ver e se estivesse no mercado à procura de uma moto de litro, ou à volta disso, este comparativo servia para me fazer pensar se valeria a pena gastar x ou y.
Provavelmente iria para a AT, ainda não a conduzi, mas aparenta-me ser mais àgil e versátil, sendo a GS uma moto que dá mais trabalho a conduzir se os percursos forem mais sinuosos. ( confesso que detestei o peso e contra peso dos cilindros do boxer nas curvas, e não me venham com o baixo centro de gravidade, que aquela gaita está ao nível quase dos meus joelhos) :)

Africa Twin bem artilhada e dinheiro no bolso, seria certamente a minha opção ( e quanto menos electrónica, para mim, melhor)

Agosto 03, 2017, 04:45:46, 04:45
Responder #11

Black

• Visitante
LOL
Mas há que ter consciência que aquilo é basicamente uma cabra do mato. Off-road é de facto com ela.  :nice:

Esta frase fez-me rir bastante.
A CRF250L Rally é um cordeirinho manso (e indefeso) se comparado com as versões R, X e RX.
Reconheço muitos genes para o todo terreno e bem conduzida é capaz de algum brilharete, mas está pesada para um utilização utilitária, coisa que não é compatível com uma utilização desportiva (enduro, mx, etc)

Mas sim!

Se me pedissem para fazer 5000km de viagem (por exemplo na Mongólia) eu escolhia primeiro esta pero pluma que qualquer outra moto com mais motor, conforto, capacidade de carga ou personalidade cambiante e instável decido ao seu pack electrónico.

Agosto 03, 2017, 12:20:25, 12:20
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Ainda bem que pude contribuir para um teu momento de satisfação e bem estar. :nice:

Mas repara que os teus exemplos são um bocado extremistas...

E além disso foste buscar exemplos de motos que nem sequer iluminação têm (450R e 450RX), não lhes sendo possibilitada uma utilização legal para lá do fora de estrada e da referida competição.
Inclusivamente a CRF250X (a única que até tem iluminação de série das que te poderias estar a referir como "X"), nem sequer é por cá vendida. Nem em toda a Península Ibérica.

Eu ao ter referido mais atrás a CRF250 Rally pretendia assim trazer para a conversa um modelo mais "adequado".

O "problema" deste modelo - e que por acaso partilho com a tua ideia de ser o ideal para partir à aventura - é que é feio que nem uma bota da tropa.

Não sei o que se passou na cabecinha daquela malta no departamento de design para seguir o estrabismo de ópticas presente em modelos da BMW de há uns amigos atrás.
Ou até sei, se calhar... :D

Olha que mesmo assim era tipo para ter como segunda moto uma CRF250 Rally, companheiro Capa Negra. :nice:
Para partir sem destino certo e numa de ir em busca do lugar onde a civilização ainda rareia, essa seria uma das motos talhada para o fazer.

E os 157Kg em ordem de marcha até que nem são nada por aí além.
A Steph Jeavons lá saberá bem, porque é que decidiu partir para uma volta ao Mundo aos comandos de uma CRF250L e por sinal bem carregada... :nice:

Dalai Lama

Agosto 03, 2017, 12:52:59, 12:52
Responder #13

Black

• Visitante
Caro Sapiens.

Tem razão quando diz que as versões R da CRF250 e respectiva homóloga de 450 não se podem homologar.
No entanto o mesmo não acontece com a X e a RX, ambas bases de enduro, pelo que, para poderem participar nas provas de Enduro tem que estar aptas e homologadas para a estrada.

Mas mesmo assim, mantendo-me na circunscrição da 250L Rally é uma mota do faz de conta, que peca por ter uma ciclistica quase sem regulação, um motor pequeno para o seu peso e tanto plástico que não encoraja a ninguém a fazer um caminho na parte de trás do quintal (como diria o Félix).
Para essas aventuras temos a sua base, a 250L que é um excelente compromisso para umas brincadeiras sem grandes aspirações desportivas como as das suas irmãs R e X (RX).
A L ganha em peso, material para a equipar/proteger e ao ser mais esguia aleija menos a carteira quando for ao chão.

A senhora que deu a volta ao mundo, fez-o com uma L e não com uma Rally.
O meu caro Sapiens quando tenha 10h de todo terreno nos punhos verá que todo esse mundo mágico do marketing é tão falso que vai desejar cortar os pulsos.

Agosto 03, 2017, 13:49:10, 13:49
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Mas mesmo assim, mantendo-me na circunscrição da 250L Rally é uma mota do faz de conta, que peca por ter uma ciclistica quase sem regulação, um motor pequeno para o seu peso e tanto plástico que não encoraja a ninguém a fazer um caminho na parte de trás do quintal (como diria o Félix).
Para essas aventuras temos a sua base, a 250L que é um excelente compromisso para umas brincadeiras sem grandes aspirações desportivas como as das suas irmãs R e X (RX).
A L ganha em peso, material para a equipar/proteger e ao ser mais esguia aleija menos a carteira quando for ao chão.
(....)

Hã???  :???:

A diferença para a L é bem menor do que aquela que queres dar a entender em determinados aspectos e bem maior noutros a que não dás relevância... e que só compreendo numa empatia que tens com a "normal" versão L.
A CRF250 RALLY tem por base a CRF250L e adiciona-lhe toda uma preparação que eleva ainda mais longe a designação Dual Purpose.

E mesmo tendo alguns Kgs a mais, têm de ser entendidos pela preparação e proteções adicionais que já trás de série. De outro modo, a L para se aventurar a andar pelos mesmos caminhos, também o teria de fazer....e acrescentar-lhe esse peso.

Acho que isto é por demais evidente e querer dar a entender o contrário, só por alguma casmurrice. :)

Basta vir um bocadinho atrás e ler o que tu próprio escreveste quanto à Rally:  "Mas sim!

Se me pedissem para fazer 5000km de viagem (por exemplo na Mongólia) eu escolhia primeiro esta peso pluma que qualquer outra moto com mais motor, conforto, capacidade de carga ou personalidade cambiante e instável decido ao seu pack electrónico.
".

Afinal em que ficamos??
Só dá para andar no quintal ou até dá para mais do que se quer admitir...!?

Sim, sei que o marketing existe! Claro que sim!
Mas também existe em boa medida quem o faça maior ou menor do que a realidade, conforme a conveniência...

(....)
A senhora que deu a volta ao mundo, fez-o com uma L e não com uma Rally.
(....)

E acaso sabes porquê??

É que quando ela partiu de Inglaterra nesta aventura, a Rally nem sequer existia... Não foi por outra razão, pois de outro modo e tendo essa possibilidade de escolha, iria para a Rally.

----------------------------------------------

Mas como não faço qualquer intenção de continuar nesta onda de argumentação para quem vê o modelo ora como apto a ir à Mongólia, ora como um cepo para "brincar" no quintal, fico-me por aqui.  :nice:

E nem digo que tenha mais ou menos razão que tu. Apresentei a minha ideia (argumentos) e tu a tua. Na boa, sem stress.  :convivio:

Back to BMW R1200GS Rallye VS Honda CRF1000L Africa Twin... :convivio:

Dalai Lama

Agosto 03, 2017, 14:17:04, 14:17
Responder #15

Black

• Visitante
O quote que referiste esta fora de contexto pois referia-me a que preferia a Rally que o mamute da BMW para fazer 5000km na Mongolia por exemplo.

No entanto a L é bem melhor que a Rally para as primeiras aventuras no enduro.
Como já disse a Rally é uma mota do faz de conta, e explico porquê.

Aquele frontal/carenado tão volumoso, num trilho português ia arranhar aquilo tudo, deixando a mota irreconhecível.
A protecção de cárter é plástico pelo que terias que adaptar um protector de alumínio que encaixasse no resto da vestimenta, as proteções das mãos são em plástico, o guiador em ferro, volátil contra as quedas, os plásticos presa fácil de uma pedra proeminente.....

A L tem plásticos?
Sim!
Muitos menos, plásticos, o que a faz menos volumosa, para a deixar operacional para (aquase) qualquer coisa basta com por um protector de mãos com aro em alumínio e um protector de cárter e já está.

Voltando à BMW e à Honda, ambas duas motas do faz de conta, reconheço na CRF mais aptidão para ir à Mongólia, menos electrónica a estorvar e a pesar, jantes como têm que ser, para rodas de verdade.  Uma mota pensada para fazer estradas sem asfalto, com uma ciclistica equilibrada e uma destruição de pesos mais para o off-road.
Mas do suave, porque para o agreste 200kg é muito peso.
A outra....
É pá uma jante 19 à frente diz tudo.
Para ser boa numa coisa não se pode ser boa noutra....
Da cartas  em autoestrada?
Para isso compro uma RT e tenho mais conforto e não é uma mota do faz de conta.

Agosto 03, 2017, 14:26:07, 14:26
Responder #16

dfelix

• 5004
Não são motos "faz de conta"...
São turísticas!
Com a vantagem de poderem entrar em trilhos que... ok...  até uma goldwing com jeitinho os faz...   :D

E do que tenho visto de expedições à Mongolia as estradas são longas estiradas de gravilha ou terra batida... e não propriamente pistas de MX.

Penso que para o comum mortal a "aventura" é visitar os locais.
Não passar por eles como se estivesse a lutar pelo pódio duma etapa do Dakar.
« Última modificação: Agosto 03, 2017, 14:29:34, 14:29 por dfelix »

Agosto 03, 2017, 14:34:13, 14:34
Responder #17

Black

• Visitante
Amigo Félix!
Um aventureiro não é um comum mortal.
E neste caso, temos pena do comum mortal que se quer fazer passar por um aventureiro.

Agosto 03, 2017, 14:43:11, 14:43
Responder #18

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
(....)

Não....está à vista que são super-heróis.  :-X

Por vezes faz falta vermos aquilo que gente comum (coitados...) é capaz de fazer, indo à aventura em motociclos que logo à partida são vistos um bocado de lado.

Ah e tal os plásticos, o motor fraco, as suspensões e o catano... :lolol:

Dalai Lama

Agosto 03, 2017, 15:35:36, 15:35
Responder #19

Black

• Visitante
Acabas de dar um excelente exemplo de pessoa pouco comum.

Uma mota fácil de conduzir, fiável e económica.

Uma boa escolha.

Tu pouco a pouco vais lá.
De tantos aventureiros que já deste como exemplo por aí só andava com uma BMW.
E se tiveres um pouco mais de experiência nisto das duas rodas, visto que não te negó inteligencia e sensatez, rápido vais perceber que motos como a BMW não são para aventuras...

Agosto 03, 2017, 15:59:45, 15:59
Responder #20

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sabes o que me parece?

A definição ou entendimento de "aventura" é visto, consoante cada pessoa, mais duro ou mais soft de ser levado a cabo...  :)
E estando essa definição tão variavel na sua interpretação e necessidade, também o tipo de motociclo é escolhido nessa base. E não vejo porque razão uma Adventure da BMW não o possa fazer, mesmo sabendo que poderá ter (como tem!) os seus inconvenientes.

Uma coisa é certa e era nisso que pretendia dar o exemplo mais atrás neste tópico: Não é preciso ser muito criterioso com as preparações para se conseguir ir muito longe, se bem que (e isso é inegável), ajuda muito... ;)

Dalai Lama

Agosto 03, 2017, 18:02:24, 18:02
Responder #21

TMXR

• 4156

Masculino
Esta compatriota vai de Suzuki DR650  :nice:

https://portugalalerta.pt/mulher-portuguesa-vai-tentar-volta-ao-mundo-mota/

O grupo que fez Lisboa Pequim, vai fazer o Polo Norte - Polo Sul novamente de GSA  :nice:

E ha quem faca a "sua" aventura de bicleta ou a pé  :nice:

Cada um leva aquilo que quer. tanto se pode dar a volta ao mundo de Boeing 777 como de Cesna 172  :nice: Nao ha nenhuma marca que tenha um exclusivo de modelo de aventura para viagens "e qualquer moto pode servir para fazer qualquer viagem... é tudo uma questão de orçamento, de tempo e de espírito de sacrifício  :nice:

Como o Isaac diz... sao aventuras diferentes  :convivio:

Agosto 04, 2017, 00:55:27, 00:55
Responder #22

dfelix

• 5004
E neste caso, temos pena do comum mortal que se quer fazer passar por um aventureiro.

O mercado não se guia pelo que tu consideras ou não de "aventura".
Vês a coisa de forma talvez demasiado... purista.
E não há mal nenhum disso.

Mas é uma visão não muito diferente de olhar para o segmento das superdesportivas e passar atestado de incompetência a tudo o que não tiver preparação ao nível das superbikes e o utilizador não for capaz de menos de 1:50 minutos no Estoril.  :)

Podes procurar todos os defeitos como se tornou bastante usual nos últimos tempos desde que se tornaram moda.
Que para o mundo real, estas motos são um excelente pack turístico para este tipo de utilização pelo utilizador comum.

E o utilizador não-comum até acredito que coloque menos defeitos que qualquer hater.  ;)

Agosto 06, 2017, 15:51:47, 15:51
Responder #23

Moto2cool

• 4386

Acabas de dar um excelente exemplo de pessoa pouco comum.

Uma mota fácil de conduzir, fiável e económica.

Uma boa escolha.

Tu pouco a pouco vais lá.
De tantos aventureiros que já deste como exemplo por aí só andava com uma BMW.
E se tiveres um pouco mais de experiência nisto das duas rodas, visto que não te negó inteligencia e sensatez, rápido vais perceber que motos como a BMW não são para aventuras...

"E se tiveres um pouco mais de experiência nisto das duas rodas, visto que não te negó inteligencia e sensatez"
Tenho a certeza que o resultado não é o desejado, terá sido um lapso linguae, mas atitudes paternalista que têm como único resultado minimizar outrem, não são a colaboração mais bem vinda em qualquer forum, do meu ponto de vista, desde já ressalvo que não sou moderador, porque já me acusaram de assumir esse papel.
Por mim interessa-me mais ler o que escreve quem tem inteligência e sensatez que quem tem muita experiência em duas rodas, Se puder ter quem tem tudo, melhor ainda, muito bem vindo.
 Mas posso colocar o Gervásio no lugar do pendura, fazer com ele 1.000.000 km o que o torna muito experiente em duas rodas e mesmo assim terá pouco para escrever ( escreve?) :)
Desculpem o off-topic, prometo não sair se a moderação apagar o meu post ;)

Agosto 06, 2017, 19:47:10, 19:47
Responder #24

Black

• Visitante
A minha experiência, sensatez e (alguma) inteligência aconselha-o é a não entrar por aí.
A afirmação foi feita no contexto que o senhor pode ler, não tem portanto qualquer ataque pessoal ou intenção de ofender.
Tenho pena que o caro companheiro tenha entendido como tal, pelo que peço, desde já e por adianta, as minhas desculpas a quem se possa ver agredido pelas minhas palavras.

Agosto 07, 2017, 13:35:20, 13:35
Responder #25

Moto2cool

• 4386
A GS até parece estar a ter sucesso na China, quem diria, com crescimento superior a 50%, o que mostra aquele país cada vez mais rendido ao capitalismo e a marca cada vez mais eclética.

https://ultimatemotorcycling.com/2017/01/24/2016-bmw-motorcycle-sales-6th-straight-yearly-record-led-r-1200-gs/

Agosto 07, 2017, 14:00:55, 14:00
Responder #26

TMXR

• 4156

Masculino
Notavel, se pensarmos que os Asiaticos sao todos mais baixos do que os Europeus e Americanos  :D

Agosto 07, 2017, 14:13:08, 14:13
Responder #27

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Desde que não haja a venda de um rim ou outro órgão, para que seja possibilitada a compra...então tudo bem. (Estava a lembrar-me do rapaz que o fez para comprar um Ipad e um Iphone)  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Agora mais a sério.
A China está super consumista e a procura do melhor que existe vem de um número cada vez maior de chineses. Acontece nos automóveis (onde inclusivamente as grandes marcas já têm modelos específicos para esse mercado), nos telemóveis, nos computadores e em tudo o que seja gadgets ou alta relojoaria.
Os motociclos não deixam de fazer parte desse movimento consumista, pelo que a compra da boa e capaz GS, aparece de forma natural...

É para comprar, compra-se do que de melhor existe. Mai nada...

Dalai Lama

Agosto 07, 2017, 17:05:26, 17:05
Responder #28

Moto2cool

• 4386

Agosto 07, 2017, 17:13:34, 17:13
Responder #29

TMXR

• 4156

Masculino
Nao é assim tao directo Isaac, pois creio que eles por la tem uma lei que penaliza fortemente as cilindradas mais elevadas  :nice:

Esse Lego está muito fixe. No Aliexpress encontram-se copias muito baratas  :D :D deve ser assim que eles ganham os $$ para as comprar  ;)

Agosto 07, 2017, 17:40:43, 17:40
Responder #30

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Podem ter a lei que o dificulte (não se coloca isso em causa), mas as vendas de veículos de alta cilindrada, de luxo e por sinal bastante caros à venda na China, tem sofrido um incremento absurdo...

http://money.cnn.com/galleries/2012/autos/1205/gallery.china-ultra-luxury-cars/index.html

Há várias notícias que o confirmam.
O que é caro, de conhecida marca ocidental e capaz de chamar á atenção...vende muito bem no mercado Chinês. E cada vez melhor...

Dalai Lama

Agosto 07, 2017, 18:08:20, 18:08
Responder #31

TMXR

• 4156

Masculino
Sim... o numero de milionarios per capita é absurdo.

Apenas chegaram a este ponto pois lhes entregamos os nossos negócios e os nossos empregos de mão beijada.

Agosto 30, 2017, 22:20:55, 22:20
Responder #32

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Não pesco nada de todo-o-terreno com motas (somente com jipes) mas, ao ver este video parece-me que a R1200GS é uma mota bem competente para andar fora de estrada "à séria" pois há locais onde, até de jipe é dificil passar.

Houve por aqui uma discussão onde se dizia que este tipo de motas eram a "fingir" ou a "fazer de conta" e para uns estradões de terra batida e já está... parece que afinal não é bem assim.

Agosto 30, 2017, 22:42:07, 22:42
Responder #33

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
'Quer-se dizer' ... elas fazer , fazem ... desde que vás sempre acompanhado para as ajudar a levantar de 15 em 15 minutos e que não te importes de ficar com as carenagens  todas riscadas . São motas muito pesadas para andar naquele tipo de pisos.
Atenção que aqueles pilotos também não são 'amadores' por isso nas mãos de um piloto 'normal' tinham caído o triplo das vezes (no mínimo) .

Agosto 30, 2017, 23:49:36, 23:49
Responder #34

jmartins13

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Para quê gastarem 20.000 euros numa moto para isto e nem gozam nada com o peso parvo e volume de uma moto dessas. Gastavam 2000 euros numa XR e faziam melhor figura.
A origem desta Adventure bike surgiu com a 850cc, certo? a que ficou conhecida na volta ao mundo. Mas dessa a estas vai muita diferença....

A africa twin ainda acredito que seja mais ou menos um ambiente possível para ela. Já a GS é só mais para a fotografia.
« Última modificação: Agosto 30, 2017, 23:50:48, 23:50 por jmartins13 »

Agosto 31, 2017, 00:05:16, 00:05
Responder #35

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Certo.
Aquilo que o Luís Salgueiro diz acima está correcto.

Nas mãos de quem as saiba conduzir neste tipo de terrenos, a coisa desenvolve de outra forma.
Quem sabe extrair o seu potencial, é logo outra coisa.

Mas claro, se estivermos a falar de motos com 170kg para cima (artilhadas), já é peso a mais para estas andanças. Nada como uma moto leve e bem preparada, para se tornar eficaz.

Não quer dizer que estas não o façam. Apenas digo que as há que o fazem bem melhor...

Dalai Lama

Agosto 31, 2017, 00:21:42, 00:21
Responder #36

TMXR

• 4156

Masculino
A volta ao mundo = Long Way Round??? essa era a GS 1150

A R80GS fabricou-se ate mais ou menos 93, altura em que saiu a avo da GS: a 1100

Na altura tiveram ainda a R100 e uma R65... a R80 tinha 798 e a R100 tinha 980ccs

Goste-se ou não da GS, eu noto nestas comparacoes uma terrivel falta: um dos factores que torna a GS tao boa, facil de usar e confortável é o sistema telelever que lhe permite levar com uma mola relativamente macia sem sofrer dos problemas dinâmicos que isso acarreta, tais como o excessivo afundar da suspensão dianteira nas travagens.

Com o telelever, os engenheiros controlam quanto é que a suspensão afunda na travagem e se mudarem os pontos de rotacao ate provavelmente conseguem que a suspensão da frente se elevasse quando travamos... mas isso era contra intuitivo e também nao interessa agora para o caso.  :D

Logo ao se poder usar a mola mais macia e tendo o amortecedor electrónico, evita-se o erro da maioria das motos que tem molas que são muito duras ou muito moles (na minha opiniao a da AT para asfalto) e depois vão atenuar o problema no bound do amortecedor. Por acaso justica seja feita, no caso da AT ate gosto muito da suspensao dianteira mas nao tem a taragem que escolheria para o meu uso (100% asfalto)

Numa semana nos Pirineus dificilmente seria mota que escolheria. Preferiria a minha 530 apesar do deficit de power. Mas tambem nao era perfeita... taragem das molas dianteiras demasiado duras, em muitos cols ou estradas com mau piso, a dinamica fica completamente off. Nao é que a suspensao seja ma pois vai-me ficar na memoria passagens em algumas estradas em que estava perfeita... mas em outras...  :toma:

Mas o que a GS é na verdade é uma serie de motos... a suspensão semi activa é uma ENORME vantagem quando se muda muito frequentemente de pisos e se quer manter um ritmo "allegro" ou fazer uma grande quantidade de Kms diarios. O alcatrao esta mau ou não existe basta dar um toque num botão para soft que imediatamente tem-se um "magic carpet ride". Quer-se fazer Kms em AE a velocidade elevada ou atacar numa estrada que se esta a gostar muda-se para hard e fica-se com uma GS(R), quer-se rolar...então o "normal" toma conta da moto e das nossas costas adaptando o amortecimento ao ritmo e a estrada.

Conforme a viagem ou estado de espírito podemos alterar a moto para o nosso gosto e necessidade, e ainda podia juntar os riding modes, e a experiencia que é comprar uma moto que traz logo tudo ou a possibilidade de se montar tudo aquilo que queremos e precisamos (GPS, punhos aquecidos, malas, cruise control, etc etc etc)... e isso so ha 3 motos que fazem bem: GS, MS e SA  :nice: tudo o resto podem ser boas motos mas são de geração "analógica".

Não estou a dizer isto por ter ser dono de uma GS. Estou a dizer porque queria comprar uma moto deste tipo e experimentei uma serie de outras motos e a GS foi a mais tangivel e a que mais agradou. Nunca tinha pensado que um dia viria a comprar uma GS (o Twins é testemunha) :D e para a semana tambem a devo meter a venda  :D :D

Por isso e nao tirando o valor a essas outras boas motos, digo que na minha opiniao estar a comprar uma GS com uma AT ou uma VStrom ou outra qualquer que nao as outras 2 mencionadas (sao as 3 diferentes) nao faz o menor sentido.   :nice: :nice:
« Última modificação: Agosto 31, 2017, 00:27:21, 00:27 por TMaxer »

Agosto 31, 2017, 00:23:53, 00:23
Responder #37

TMXR

• 4156

Masculino
Certo.
Aquilo que o Luís Salgueiro diz acima está correcto.

Nas mãos de quem as saiba conduzir neste tipo de terrenos, a coisa desenvolve de outra forma.
Quem sabe extrair o seu potencial, é logo outra coisa.

Estas a querer dizer o que, Isaac???  :lolol: :lolol: :lolol:

Agosto 31, 2017, 00:27:59, 00:27
Responder #38

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Exactamente aquilo que escrevi....nas mãos de quem saiba extrair o seu potencial, é logo outra coisa. Inclusivamente uma scooter "traçada" de adventure.

Tanto a GS como a AT fazem bom figurino se o piloto for bom, mas off-road quer-se é com motos mais leves. Quanto muito poderemos apelidá-las como Dual-Purpose.
Ou quase....vá.
« Última modificação: Agosto 31, 2017, 00:29:53, 00:29 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 31, 2017, 00:35:38, 00:35
Responder #39

TMXR

• 4156

Masculino
Ja disse isto uma boa serie de vezes, mas as que entendo como Dual andam nos 600/700 CCs.

É uma boa cilindrada para um compromisso terra - alcatrao, em tamanho de moto, potencia, etc etc...

Estas com mais cilindrada acho que sao boas Tourings que podem circular em qualquer terreno. A GS é claramente uma boa moto de asfalto, mas isso nao a impede de poder circular (basta trocar os pneus e meter o modo em Enduro) numa estrada de terra. Andar em corridas ou a "dar gas a serio" em offroad nao é para uma moto de 230 KG  :nempenses:

A AT é uma excepção pois acho que é uma 1000 que é Dual, mas que na minha opiniao o projecto de nascimento da moto privilegiou o comportamento em offroad.

Agosto 31, 2017, 08:18:59, 08:18
Responder #40

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Nunca tinha pensado que um dia viria a comprar uma GS (o Twins é testemunha) :D e para a semana tambem a devo meter a venda  :D :D
(....)

What???  :???:

Ainda não tinha lido o que escreveste mais acima...
Presumo que não seja por desagrado com a mesma.  :nice:  Apenas terás voltado as atenções para outra "Sara Sampaio".  :D

E essa vende-se sempre bem. Quem sabe se não o fazes até com algum ganho. Falta de procura não há... :tornarseanjinho: :cool:

Dalai Lama

Agosto 31, 2017, 08:51:44, 08:51
Responder #41

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas
Vender a bicicleta eléctrica já... lol lol :)

Tirando as malas e até dá para um dual purpose citadino com jeitinho. :)

Agora sobre o comparativo são duas motos que dificilmente se pode comparar genericamente já que fazem um pouco de tudo mas nada 100%.

Cada um tem que encontrar o que mais lhe agrada e escolher nesse nicho de opções.

Mais estrada/touring ou mais terrenos mais complicados tais como linhas do eléctrico, passeios para subir e descer além dos buracos/crateras já tradicionais depois das chuvadas ;)

Para mim o que mais me apela neste tipo de moto é o porte dos bichos devido à minha estatura. Gosto da roda alta sem dúvida e a condução e "segurança" que isso acarreta.

O resto ... pois é... não me interessa nada ;)

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 31, 2017, 10:14:11, 10:14
Responder #42

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
(....)Nunca tinha pensado que um dia viria a comprar uma GS (o Twins é testemunha) :D e para a semana tambem a devo meter a venda  :D :D
(....)

What???  :???:

Ainda não tinha lido o que escreveste mais acima...
Presumo que não seja por desagrado com a mesma.  :nice:  Apenas terás voltado as atenções para outra "Sara Sampaio".  :D

E essa vende-se sempre bem. Quem sabe se não o fazes até com algum ganho. Falta de procura não há... :tornarseanjinho: :cool:

A dele não tem nem se pode montar o Quick-shift (só nos modelos 2014 ou mais recentes), pelo que vai trocar por uma compatível...

:festa:
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Agosto 31, 2017, 10:39:03, 10:39
Responder #43

TMXR

• 4156

Masculino
Por acaso João... quando a comprei é que reparei a minha já é MY2014... e descobri porque reparei que tinha amortecedor de direcção e achei estranho  :D :D

E depois fui comprar umas pecas à BMW e pedi para verificar e confirmou-se: era 2014 e podia levar o Quick Shift :D :D

Claro que fiquei aborrecidissimo com a BMW... vendem-me uma moto de 2013 que afinal é modelo de 2014????   :pcbloqueado: :pcbloqueado:

Mas a venda desta é irrevogável (onde é que eu ja ouvi isto  :D :D) MAS nao estou com pressa nenhuma para a vender... enquanto aparece outro sortudo para ficar com ela, ainda vou gozando uns KMs com ela  :scooter: :scooter: :megafeliz: :megafeliz:

De resto ja sabem como é... quando um gajo começa a imaginar-se meter em trabalhos e despesas... nao ha nada a fazer  :D :D
« Última modificação: Agosto 31, 2017, 10:44:12, 10:44 por TMaxer »

Agosto 31, 2017, 10:47:41, 10:47
Responder #44

dfelix

• 5004
Não se sobrevive sem quick-shift numa GS!  :D

Agosto 31, 2017, 10:51:30, 10:51
Responder #45

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Hum...então a venda é mesmo certa!
Fico na expectativa em saber o que depois por ai virá.

Tu até andaste recentemente a rondar a Áustria...  :pensador:
Querem ver que a próxima tem "selo" de lá??  :feliz:

Dalai Lama

Agosto 31, 2017, 10:57:56, 10:57
Responder #46

TMXR

• 4156

Masculino
Não se sobrevive sem quick-shift numa GS!  :D

Vai passar a ser a nova de definição de "Drama Queen" cá no CPMotos  :D :D

A questao da venda nao é o QS... é que a partir de agora nao quero ter nenhuma moto durante muito tempo na minha mao  :nice: quero ir rodando motos e modelos  :nice:

Isaac... estive na Alemanha, Áustria e Itália... 100% seguro que será originaria de um destes 3 países  :D :D

Agosto 31, 2017, 11:01:10, 11:01
Responder #47

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

cá para mim o Tmaxer ainda vai acabar por adquirir uma Honda X-ADV, é como ele diz uma 600 ou 700 cc  ou até mesmo uma 800, é um excelente compromisso, eu sou da mesma opinião, nem 8 nem 80 .

Se adquirisse uma KTM ia dar ao mesmo, moto e peso a mais, na realidade para nada.

« Última modificação: Agosto 31, 2017, 11:02:14, 11:02 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 31, 2017, 11:14:19, 11:14
Responder #48

pedroareias

• Visitante
Clemente: a KTM 1090 Adventure está magnífica, também com 125 cavalos, e pesa apenas 228 kg com combustível e óleo (207 Kg a seco).

Entre as duas esta é menos comum e portanto destaca-se entre a "carneirada GS".

Do ponto de vista social também, evita-se a suspeita do Leasing e a intrínseca imagem de "poser" associada à GS.

Claro que quem gosta da GS está-se nas tintas, mas a KTM 1090 também é uma concorrente válida.

Boas,

cá para mim o Tmaxer ainda vai acabar por adquirir uma Honda X-ADV, é como ele diz uma 600 ou 700 cc  ou até mesmo uma 800, é um excelente compromisso, eu sou da mesma opinião, nem 8 nem 80 .

Se adquirisse uma KTM ia dar ao mesmo, moto e peso a mais, na realidade para nada.

Agosto 31, 2017, 11:18:01, 11:18
Responder #49

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama