Autor Tópico: Uma Adventure nos Alpes 2017 ITA : das Dolomiti ao Lago Garda  (Lida 5799 vezes)

Agosto 05, 2017, 18:26:01, 18:26
Lida 5799 vezes

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Depois uma volta turística por Lienz e de um passeio no teleférico para uma vista do vale, estava na altura de fazer uns kilometros até a fronteira Italiana. A estrada é nacional e cruza mais alguns vales e passa por algumas pequenas cidades engraçadas.

Tomando partido dos 100 KmH permitidos, cheguei em Itália rapidamente. A paisagem foi tornando cada vez mais dramática, com os cumes rochosos das Dolomites a fazerem mais a sua aparência e os vales a tornarem-se cada vez mais cavados.

A quantidade de companheiros, montados em todo o tipo de maquina aumentou exponencialmente à medida que  indicacao “Drei Zinnen” se começava a tornar mais comum, deixando antever que muitos estavam a dirigir-se para lá.

E nós também íamos... mas é um complexo de estrada fabulosas... alias, FABULOSAS!!! para se conduzir e decidir ir um pouco mais para Oeste passando Brunico e Terenteno para apanhar a SS22  que corre paralelo ao “Brennerero” (via que liga Modena a Innsbruck e que ganha o seu nome da fronteira Italo-Austriaca -  Brenner Pass)

Da ss22, sai para a SS242... uma “típica” estrada do Norte de Italia: bom piso, estreita, sinuosa e cruzando serras e vales por entre túneis e vistas espetaculares.

Estava na hora de umas curvas a serio...

A consulta ao GPS é dispensavel: é so seguir a lista de “passos”

Depois de passar a pitoresca vila de Ortizei, estamos oficialmente no Vale Gardena e somos brindados com vistas verdadeiramente idilicas sobre a parte da cadeia montanhosa das Dolomites.

A primeira paregem do dia era em Wolkenstein Groden ou Selva di Vale Gardena.

Tudo tem 2 nomes no sul do Tirol... (ou Tirol Italiano). É meu objectivo que o texto seja o mais conciso possivel e por isso nao me vou perder em explicacoes historicas, mas se pequisaem vao descobrir que esta zona foi disputada ferozmente durante um largo periodo, tendo sido um dos campos de batalha mais sanguinarios da 1 Grande Guerra. Esta ligacao vai-vos estar presente em muitos momentos da viagem. As boas notícias é que deste lado da fronteira ainda é possivel comer um bom apfelstrudel, mas do outro lado tambem é perfeitamente possível comer uma boa pizza.

Wolkenstein é uma pequena cidade, muito arranjada e muito aprazível de ser visitada apesar de manter uma traça histórica no seu centro.

os kilometros ja somavam e um pretzel veio mesmo a calhar

Uma simpatica policia veio-me dizer para colocar aqui a GS pois nao estrovava, apesar de nao estar nos espacos marcados. Lembrei-me do episodio de um companheiro que foi multado pois o policia disse que “motos em cima do passeio davam ma imagem aos turistas”  :D

E estava na altura de seguir viagem... e que viagem! Wolkenstein é o vertice de um triangulo que tem 3 das melhores estradas do mundo para andar de moto: passo Gardena, Passo Sella e Passo Pordoi!!! a tarde seria passada a queimar pneu nestes 3 passes!

O plano seria comecar logo pelo passo Gardena e ir ate Corvara e depois passar para o Pordoi, regressando a Val Gardena pelo passo Sella.

« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:27:53, 12:27 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 05, 2017, 18:29:24, 18:29
Responder #1

TMXR

• 4156

Masculino

Em Arabba e depois de 3 ou 4 passagens no passo para apurar as trajectorias, estava na altura de atestar o estomago... e como estavamos em Italia, nada como uma bela...

...

...

Estavam a pensar em Pizza, certo????

« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:29:09, 12:29 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 05, 2017, 18:32:54, 18:32
Responder #2

TMXR

• 4156

Masculino
O início da tarde nao era facil... 33 tornantis com um gradiente de respeito para subir para o passo Pordoi. Os ganchos e a estrada quase deserta eram um convite quase irresistível para rodar o punho na totalidade e ver o controlo de tração a piscar à saída de cada curva encurtando as já não muito longas rectas até à travagem para a próxima curva.

Ja no passo Sella, o ritmo diabolico imposto deixou de ser divertimento e passou a ser necessidade pois encaixei num grupo de uns 20 companheiros que ia em andamento “allegro” a puxar pelas suas Ducatis e Kawa Z 900 montanha acima

« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 16:50:50, 16:50 por TMaxer »

Agosto 05, 2017, 18:35:38, 18:35
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
A meio da tarde, parei um pouco pela estância de ski de Canazei... nao só a pequena cidade é bastante bela, como estava na altura de abastecer a GS. A gasolina em Itália acompanha os precos Portugueses (1,5/litro). Tanto a GS como eu estávamos a precisar de arrefecer um pouco e fui comer um “gelato” para me preparar para a última etapa do dia que me deixaria em Cortina D´Ampezzo.

A viagem para Cortina foi feita por uma rota alternativa que passava pelo Passo Fedaia, aqui junto ao lago com o mesmo nome. Posteriormente apontei a Cernadoi e fiz o passo Falzarego, de todas as estradas que conheco em Italia é o meu passo preferido.

Ja no final junto a Cortina apareceu a chuva, uma daquelas trovoadas de final de tarde de verao que me fez precipitar a escolha do hotel (villa Argentina) que se revelou uma excelente escolha

http://www.hotelargentinacortina.it/index.php/en/

Depois de um dia destes... precisava de calorias... uma belissima pizza com speck di Sauris (regional) foi o ponto final perfeito num dos melhores dias que tive o prazer de passar em 2 rodas!

« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:30:28, 12:30 por TMaxer »

Agosto 05, 2017, 20:04:16, 20:04
Responder #4

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
 Arghhhh... Speechless...

Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Agosto 05, 2017, 21:18:33, 21:18
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
Twins: ha mais... o loop de Cortina com um pequeno desvio ao Drei Zinnen e um dia inteiro a arrebentar pneus nos passes di Giau e Falzarego.

Sao 2 passes fabulosos... o de Giau mais estreito e tecnico e o de Falzagero, um passe para fazer a muito bom ritmo, com muuuuuuuuuita conducao e a dar muuuuuuuuito gozo.

Depois a saida do Belluno, passagem pelo Veneto e entrada na Lombardia com direcao ao Lago Garda, passando pelo Passo Rolle e Maghen, e pela KaiserJager Strasse.

Do Lago Garda, o plano era seguir pelo passo Croce Domini e pelo passo di Gavia em direcao ao Bormio e posteriormente Solden  :nice:

Esta parte de Italia esta a demorar mais tempo pela quantidade de fotos  :pcbloqueado:

Agosto 05, 2017, 21:40:30, 21:40
Responder #6

Black

• Visitante
Se vais a Bormio é para fazer os 58 tournantes não é!?

Agosto 05, 2017, 21:55:23, 21:55
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
Ah pois é, Passo di Stelvio, vira a esquerda para o Umbrail e dá uma gazada, volta ao a Bormio, despacha um wiener carregado de sauerkraut e uma coca-cola na tenda Bruno, refaz o passo ate Prato al Stelvio e segue para Merano... daí saimos em Italia de forma inesquecivel: o Timmeljocks ou Passo Rombo...

Dai cruzar o vale de Otzi, fazer uma volta muito interesante à volta de Landeck até Reutte ou Innsbruck.  :nice: e quase tinha sido devolvido ao ponto de inicio: Lago Constança.

O plano original era este... mas...  :D :D

« Última modificação: Agosto 12, 2017, 13:38:38, 13:38 por TMaxer »

Agosto 06, 2017, 00:56:45, 00:56
Responder #8

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como dizia um dos grandes cartazes fotografados e colocados neste tópico..."Breathtaking".  :tirarchapeu:

Li tudo e fiquei preso a esta experiência narrada na primeira pessoa.
Fabuloso...é o que me ocorre dizer. Esta é uma viagem que adoraria fazer, fosse de 125cc (demorando muito mais) ou de 1200cc...

É o destino...os vários destinos, que conquistam o viajante e o marcam ao ponto de guardar muito na memória (e não me refiro àquela que fica nos sd-cards).

Parabéns. Belo contributo para o fórum.  :palmas:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 06, 2017, 16:21:20, 16:21
Responder #9

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Tmaxer, andaste a correr as estâncias de ski todas...
Eu conheço e fiz essas estradas, mas de carro, há já uns 7-9 anos.
São muito muito fixes. E a história da 1°guerra mundial ainda está muito presente, pois no cimo dessas montanhas decorreram grandes batalhas. Ficaram conhecidas pela guerra das trincheiras e há vários museus e monumentos espalhados pela zona.
Estão a imaginar, no princípio do século passado, em pleno inverno e tudo coberto de neve, o que seria o sofrimento de estar com 10 e 20° C negativos.
Até em história essa região é fantástica.
Um abraço,
JpC

Agosto 06, 2017, 19:19:08, 19:19
Responder #10

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
TMaxer....2 palavras...
TANTA BOM

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 10, 2017, 11:11:11, 11:11
Responder #11

LeoLopes

• 668

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha/Vespa
  • Modelo Motociclo: Nmax /Primavera 125
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Agosto 10, 2017, 15:03:00, 15:03
Responder #12

JMC

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 82
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Quem sabe, sabe  :palmas:

Gostaria ainda de referir que essa foto e história das motos em cima do passeio, ficava bem em algumas páginas das nossas redes sociais...principalmente de daquelas que se dizem  "entidade fiscalizadora do trânsito" ou responsáveis , por exemplo de "Uma optimização ao nível da organização e da utilização de todos os meios de transporte colectivo e individual (automóvel, motorizada, bicicleta, e deslocações a pé);"
Isto porque todos nós sabemos que em Portugal, nenhuma cidade está preparada para o crescente aumento de motos que se está a registar.

Obrigado pela partilha.  :convivio:

Agosto 10, 2017, 15:13:35, 15:13
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
JMC  :nice:

Sim, sempre defendi isso em foruns.

Lá fora nao ha qualquer problema em estacionar em cima do passeio. Tanto no inicio do post em Wolkenstein como neste ultimo em Canazei fui encaminhado para "cima do passeio" pela própria policia.

Por cá já li uma serie de argumentação para nao se estacionar dessa forma, a mais habitual que é usada nas redes sociais é de que "pode ir a passar um invisual e bater na moto". Epa, tenho imenso respeito pelas pessoas com deficiência, se pudesse e tivesse a capacidade trabalharia num projecto que lhes pudesse resolver os problemas de saude ou fazer alguma ajuda social, mas é um argumento obtuso. Ha inumeros obstaculos nas ruas e passeios e estas pessoas conseguem ultrapassa-los.

Desde que haja largura para passarem 3 ou 4 pessoas lado a lado não vejo porque motivo se ha de estar a castigar o cidadão que apenas quer a sua mobilidade em 2 rodas e que infelizmente apesar de pagar de pagar os seus impostos, o estado não lhe fornece locais de estacionamento em quantidade suficiente. (ainda ontem um conhecido companheiro me confessava que nao conseguia arranjar lugar para estacionar a moto junto ao el corte ingles  :nice:)

Restantes companheiros, obrigado pelos vossos posts... tenho a continuacao e mais fotos para postar, vamos ver se este fim de semana consigo adiantar mais um pouco  :nice:
« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:30:50, 12:30 por TMaxer »

Agosto 10, 2017, 16:55:00, 16:55
Responder #14

APereira

• Visitante

Agosto 10, 2017, 17:00:24, 17:00
Responder #15

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Manda p'ra cá as restantes fotos para a malta apreciar.

Essas paisagens são marcantes e dá gosto ver essas estradas e diferentes paragens.

As locais não tiveram direito a foto, ou guardaste-as só para ti??  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2017, 17:21:58, 17:21
Responder #16

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Isaac, não entres por aí. As memórias eu tenho das italianas no final da minha adolescência ainda me fazem ter um sorriso enorme de orelha a orelha... :lolol:

Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 19:14:52, 19:14 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
X-ADV 750 (RC95):

Agosto 10, 2017, 18:59:20, 18:59
Responder #17

TMXR

• 4156

Masculino
 :D :D :D

Ciau bella  ;) ;)

Material de topo de gama  :love0001: :love0001:

Estava a ler o teu post e estava a recordar quando estava a comer essa ultima pizza...

Eu até devia parecer o Twins no stand da BMW da Motoshow  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Agosto 10, 2017, 19:15:40, 19:15
Responder #18

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Eu até devia parecer o Twins no stand da BMW da Motoshow  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Hã?

Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
X-ADV 750 (RC95):

Agosto 12, 2017, 12:48:40, 12:48
Responder #19

TMXR

• 4156

Masculino
Este dia foi um dia atípico pois o ponto de partida ia coincidir com o de chegada.

De Cortina podia desenhar 2 loops muito interessantes sobre o ponto de vista de condução e turismo. O primeiro entre o Passo Falzarego e o Passo de Giau e o segundo à volta do parque natural tre cime, começando e terminando em Cortina.

Mas antes disso resolvi tirar um outro dia fora da moto, em primeiro lugar para visitar o “Drei Zinnen” (em italiano tre cume di lavaredo) que é talvez a formacao rochosa mais famosa das Dolomites. É uma caminhada de cerca de 4 ou 5 horas, a 2500 metros de altitude. Os cume mais alto atinge precisamente os 3000 metros e como podem ver sao 500 metros de escarpa praticamente vertical. A paisagem envolvente é fabulosa e é um dia bem passado.

Como o Joao Cruz dizia atras, esta zona tem uma longa história de guerra, perto da entrada do Drei Zinnen (ja agora e antes que me esqueca: sao 15 ou 20€ para entrar) podem encontrar um enorme cemitério de guerra, e em alguns locais vão ver placas a indicar “Via Ferrata”.

Estas “Vias Ferratas” (=de ferro) sao vias de escalada que foram criadas na 1 grande guerra para os soldados acederem ao terrenos mais elevado e que vão poder visitar. Para além da caminhada, esta zona também convida a umas grandes voltas de BTT. O resto do dia, passa com muita facilidade numa deambulação turística por Cortina, Misurina ou a admirar a beleza e tranquilidade da paisagem.

Deixo mais um pouco de trivia: Dolomites vem do nome da pedra... que é uma derivação calcária e que tem uma característica que acho de particular beleza: a luz do por do sol transforma o tom da pedra num tom rosado.. aconselho pois um tour ao final da tarde para apreciarem este belo fenômeno.

Regressando as 2 rodas, o loop de Cortina tem alguma condução, mas é mais interessante sob o ponto de vista da paisagem, já os passos Falzarego e Giau tem muita... mas mesmo muita condução e também vistas que merecem uma paragem e ser apreciadas.

O Falzarego é talvez de todos os passes que conheço destas paragens o que gosto mais de fazer pois alterna a parte sinuosa com outras em que podemos esticar um pouco mais as pernas. O passo de Giau também é muito interessante, mas sobretudo na subida de quem vem de Cortina exige muita mao de obra pois os ganchos de 1ª sucedem-se.

Mas podiam-me deixar aqui por uma semana que as minhas necessidades iam apenas ser gasolina, comida e uma cama... nao ia chatear ninguem por mais nada

Sem grandes surpresas, a BMW chegou ao final deste dia com o pneu traseiro a dar ultimos sinais de vida... e ainda faltavam 3500 Kms para chegar a casa... 

Mas não quero me alongar muito nos textos... ficam as fotos, depois atualizarei com a parte até ao Lago Garda

Cortina D´Ampezzo

Misurina

« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:31:52, 12:31 por TMaxer »

Agosto 12, 2017, 12:51:54, 12:51
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino

Esta tem uma história: este acesso é apenas para caminhada, mas 3 turistas chinesas acharam que a limitação não se aplicava a elas e entraram pelo trilho adentro de carro, enquanto se iam ouvindo algumas palavras menos simpaticas em varias linguas  :D

« Última modificação: Junho 28, 2018, 12:47:41, 12:47 por TMaxer »

Agosto 12, 2017, 12:53:51, 12:53
Responder #21

TMXR

• 4156

Masculino
« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 16:53:49, 16:53 por TMaxer »

Agosto 12, 2017, 12:56:17, 12:56
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
« Última modificação: Junho 28, 2018, 13:02:57, 13:02 por TMaxer »

Agosto 12, 2017, 12:59:59, 12:59
Responder #23

TMXR

• 4156

Masculino

A circulação nos Passos é praticamente livre, nao havendo grande presença policial. Mas no Passo di Giau havia 2 radares fixos em rectas bastante longas que convidavam a velocidades de autobahn.

Diet Break

Nesta foto ve-se o fenomeno da mudanca de tom da pedra

Tive 2 encontros imediatos com este belo Lancia Statos... neste dia um encontro / rali de classicos estava a decorrer e aproveitei para fotografar o Statos e ver os restantes veiculos  :love0001:

E estava na altura de ir olhar para a metereologia e para os mapas.... carreguei o percurso que me levava ate Luvico Terme e posteriormente para o Lago Garda  :nice:
« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 16:55:20, 16:55 por TMaxer »

Agosto 14, 2017, 11:10:41, 11:10
Responder #24

JViegas

• 4723

Masculino
É fantástico ler o teu relato e sonhar com as tuas fotos TMaxer.
Obrigado por isso. Graças a ti adquiro sempre mais conhecimentos sobre os locais que visitas e de onde tiras o máximo de prazer em duas rodas. Com uma GS nas mãos não imagino melhor satisfação.

Estás num outro nível, o upgrade que fizeste foi o melhor possível entre o compromisso da máquina e aquilo que pretendias.

Não me parece que te arrependas da escolha feita.

Acho que fazer essas estradas parece ser uma espécie de "batismo de fogo" onde o prazer é da mesma proporção da exigência técnica de controlo de uma maquina de duas rodas. Fico contente que obtiveste altos resultados com ambos os items: prazer em duas rodas em estradas desafiantes.

Sonho um dia fazer tal demanda por estradas semelhantes na medida das minhas capacidades físicas e monetárias. Obrigado pelo desafio.

Agosto 18, 2017, 15:09:53, 15:09
Responder #25

TMXR

• 4156

Masculino
No dia seguinte deixei Cortina pela manhã, tendo de repetir novamente o Passo de Giau para tomar o caminho em direção a Caprile e depois a Falcade onde ficaria aos pes de outro passo de 1 categoria: o passo Rolle.

Apesar de a estrada a tomar ter um aspecto discreto e insuspeito no mapa, o percurso acabou por se revelar uma muito agradável surpresa, alternando entre algumas belas vilas à beira de lagos ou em vales espectaculares ou então cruzavam alguns passos mais pequenos, mas que alguns eram bastante difíceis (relembro o de San Pelegrino)

Depois da passagem da praxe pelo passo Rolle, seguia-se o ponto elevado do dia: o passo Maghen.

Esta é uma daquelas estradas que justificava plenamente a viagem de Portugal a Itália. O passo não é particularmente interessante pela condução como acontece no Falzarego pois este passo tem uma particularidade: tanto as rectas, como as curvas, como a largura da estrada parece que foi encolhido, é uma espécie de “Portugal dos Pequenitos”. Talvez seja melhor dar outra comparação: se o Falzarego é o autódromo do Estoril, o Maghen é a pista de kart do Bombarral.

Se entrarem por cavalese, vão ter um início de passo pouco inclinado e onde é fácil andar rápido... mesmo muito rápido, mas de repente o passo entra por uma floresta que até parece Sintra e fica muito lento, até ao topo. Se apanharem um carro estão feitos pois mesmo com colaboração é difícil ultrapassar. Do topo para baixo em direção a Telve “c´est de la folie”. Uma autêntica pista de karting onde nao rodar punho só pode ser considerado crime!

É precisamente esta pare que eu aproveitei para repetir umas quantas vezes, rondando o mais rápido que conseguia, sem cair (nao dava jeito) e sem correr grandes riscos (era domingo e o passo estava cheio de malucos das 2 rodas).

O passo não fica muito longe de um dos meus poisos preferidos do norte de Itália: Levico Terme, nos arredores de Trento e nesta zona há várias opções para rodar punho, uma delas extremamente pitoresca é a Kaiser-Jager-strasse. Pelo nome já perceberam que foi construída na altura da guerra e tem a particularidade de ser uma estrada que foi esculpida na lateral de uma montanha, mas de uma forma que em certas altura parece que foram feitas “passarelas” para a sua construção. Deve ser uma das estradas mais difíceis que já fiz pois é tão estreita que ultrapassar uma bicicleta é quase tão difícil como passar um camião numa qualquer estrada secundária.

Esta estrada tem uma oportunidade de foto que é incrível pois um dos túneis escavados na rocha tem 90 graus e à saída dele temos uma vista brutal sobre o vale e sobre Levico.

Do lado esquerdo do mapa, temos o Monte Bondone... é uma estrada que leva 5 estrelas em todas as apreciações possíveis.

Ao final da tarde rumei ao Lago Garda, visitando Riva del Garda e correndo a estrada que circunda o lago, excelente em termos de vistas, mas péssima em termos de intensidade trânsito. Mesmo ao final do dia fiz várias passagens na famosa “strada della forra” que passa literalmente dentro da montanha.

No dia seguinte o programa era o passo Croce Domini e seguir para Bormio, fazendo o passo di Gavia, o Stelvio e sair de Itália pelo Timmelsjoch e terminar o dia em Solden (Áustria).

Até aquele momento tinha sido bafejado pela sorte em termos de metereologia, mas infelizmente nao so comecou a chover como a meteorologia dava chuva para os próximos 2 dias.

Resolvi mudar o mapa e dar uma volta pelo Monte Baldo e pela borda do Lago Garda onde foi filmado o filme do James Bond (início do Quantum Solace), mas o dia começou mal com mais chuva e depois de 3 ou 4 sustos estava na altura de começar a rodar para Oeste.

Não era o final que tinha planeado, mas nem por sombras isso não me aborreceu pois a viagem era sobre andar de moto, sem stress, sem destino, apenas a aproveitar o que a vida tem de melhor e depois de tantos anos a planear um regresso aos Alpes, em 2017 tinha conseguido. Pena foi só nao ter tido 2 ou 3 semanas para poder lá ficar um pouco mais e desfrutar.

O regresso era uma tirada de 2400 Kms que parti em 2 dias, tendo ainda feito um pequeno desvio para fazer umas curvas (e umas compras) nos Pirineus.

A quilometragem total rondou os 8 mil Kms e conforme ja tinha escrito atras o valor de despesa diária deve ter rondado os 150 a 200€ (hoteis, gasolina, portagens, comida, etc), mas cada um gasta aquilo que quer e pode e se tivesse recorrido ao campismo e supermercado esta teria baixado drasticamente. A juntar a esta despesa foi feita uma troca de oleo e os 2 pneus chegaram nas últimas (novamente, se não andasse na palhaçada nos passos ainda teria chegado com borracha...mas, como diz aquele slogan “nao seria a mesma coisa”). A média de consumo da GS foi de 5,4 litros/100

2018 novamente nos Alpes??? sim, talvez... mas as “adventures” em 2017 ainda não terminaram... vamos ver que curvas ainda trarão 2017

A unidade de medida dos passos nao é o Km... é o tornanti

Inicio do Passo Maghen

Este cafe é a meca de tudo em 2 rodas... num raio de 20 kms ;-)
« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 16:58:41, 16:58 por TMaxer »

Agosto 18, 2017, 15:20:17, 15:20
Responder #26

TMXR

• 4156

Masculino

uma das "artes" do norte de Italia

Nao basta a pista ser estreita e bem inclinada, ainda ha o risco de levar com calhaus  ;) :D

um Integrale Final Edition verdadeiro...  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Na Kaiser-Jager-Strasse... ao fundo Levico Terme

Possivelmente o local mais cénico de Trentino

spaghetti all'aglio... possivelmente o prato mais Italiano de Italia  :D

« Última modificação: Junho 28, 2018, 13:04:51, 13:04 por TMaxer »

Agosto 18, 2017, 15:26:09, 15:26
Responder #27

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
João Mestre / twin-pt
X-ADV 750 (RC95):

Agosto 18, 2017, 15:35:03, 15:35
Responder #28

TMXR

• 4156

Masculino

Um dos meus momentos preferidos da viagem... se gostarem viagem... de 125, de MILF, de CB500X, de TRK502... estar no sofa a teclar banalidades quando se tem a cabeca a fazer curvas dos Alpes nao é o modo mais saudavel de viver a paixao das 2 rodas  :nice:

Lago Garda

Riva del Garda

Na Strada della Forra...

Em Italia ainda se encontram estas bombas com super "100 ottani"  :scooter:

Chuva... boa para agricultura... má para as curvas  ::P:

Na Riviera esticam-se um bocado nos precos da gasosa... mais vale sair da AE e ir à procura de um supermercado 

Ja nos Pirineus... o Solaire de Mont Louis num dia sem sol

No topo do Puymorens... este col de 1200 é um perigo, pois da para faze-lo todo a velocidades de auto-Bahn...   :???: :???:

not for sale

Gasosa a 1,05... curiosamente, atestei em Madrid a precisamente o mesmo valor  :ok:
« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 16:57:25, 16:57 por TMaxer »

Agosto 18, 2017, 15:42:16, 15:42
Responder #29

TMXR

• 4156

Masculino
Twins  :nice: :nice: para quando a X ADV por estes maus caminhos???

Jviegas: obrigado e um abraco!

Sim, fazer esta viagem ja é uma sorte, de GS é um sonho  :D

Mas é um sonho concretizavel... Tem de ser assim, senao a vida passa e nos passamos por ela sem viver  :nice:

Espero que te inspire para concretizar os teus  :scooter:  :convivio:

Agosto 18, 2017, 16:23:45, 16:23
Responder #30

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
João Mestre / twin-pt
X-ADV 750 (RC95):

Agosto 18, 2017, 16:44:59, 16:44
Responder #31

TMXR

• 4156

Masculino

Agosto 18, 2017, 21:06:22, 21:06
Responder #32

APereira

• Visitante
Hei-de lá chegar...se não for aos Alpes pelo menos aos Picos ;)

É um programa que me agrada . Se pensar ir em grupo eu 'faço número' .  :sportbike:

Agosto 18, 2017, 23:31:31, 23:31
Responder #33

TMXR

• 4156

Masculino
Velasquez... bons olhos te vejam  :nice: :nice: :convivio:

Sim, os Alpes sao a Champions League das curvas... a quantidade e variadade de estradas é brutal e o cenario nunca desilude.

Regressarei lá para fazer alguns outros percursos: Nice - Geneve, os Alpes Suicos e o percurso de Reutte/Innsbruck até Trieste cruzando os vales Austriacos e a Eslovenia  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Para alem dos Picos, aqui mais perto ainda tens os Pirineus que sao uns Alpes mais pequeninos, mas mesmo assim sao um excelente destino para as curvas. No final do mes ainda vou lá queimar um bocado de pneu  :nice:

Apereira... é comecar a planear. Profissionalmente a minha vida é um bocado complicada e é complicado estar a combinar coisas com antecedência pois o risco de falhar é enorme. Era suposto ter feito esta viagem no inicio de Junho e so consegui a tirar so 10 dias 5 semanas depois  :zangadoplus: :napodeser: 

Deixo 2 videos da viagem... um deles da Strada della Forra que ja tinha postado como teaser e outro do Passo  Maghen, onde se ve bem o percurso "mickey mouse". Na imagem o que não se consegue perceber é a diferença de nível entre a entrada e a saída dos ganchos... é enorme e as vezes torna-se muito difícil negocia-los  :toma:

Strada della Forra
&t=45s

Passo Maghen

:scooter: :scooter: :convivio: