Autor Tópico: Afinar suspensões-Um quebra cabeças?  (Lida 5671 vezes)

Agosto 16, 2017, 13:59:31, 13:59
Lida 5671 vezes

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1572

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,

Não se riam, mas...ao fim de + 20 anos de moto, mexi ontem no afinador de suspensão de uma moto!
Para mim, sempre foi até ao momento um quebra cabeças.
Ou porque as motos que tinha, não se afinavam
Ou ...porque há o parafuso A, o B, o C e ...nem queria estragar nada.

Ontem, mexi na pré-carga da mola traseira da BMW F 800 e...que diferença!
Parece que tenho outra moto. Vai certinha/direitinha na trajetoria com pendura, mas sinto-a MUUUITO mais dura.

Como costumo usar pendura frequentemente, vou ver agora qual o melhor compromisso (para não estar a mexer sempre na pré-carga da mola) entre o andar sozinho e o com pendura.
E falta ainda mexer na parte do hidráulico.

Um conselho desde já, para quem nunca mexeu. Memorizem sempre em que posição estava a suspensão antes de terem mexido.
Contem sempre os "clicks" até apertarem ao máximo (sentido ponteiro relógios) e depois vão estudando as várias posições.
Já sabem que se não gostarem, voltam a colocar na posição inicial.

Quem é expert neste assunto, que coloque as dicas que acha pertinentes de como acertar a moto.

Deixo algumas dúvidas:
-Há diferença entre Verão (+ calor) e Inverno (mais frio)?
-O mexer frequentemente nas afinações, pode levar a algum problema?
-O não mexer nas afinações, leva a algum problema a logo prazo (tipo a dureza da mola esvai-se)?
-Vão alterando as afinações, com o desgaste do pneu?
-O ter uma suspensão mais dura, provoca um desgaste maior do pneu?
...

Um abraço,
JPC

Agosto 16, 2017, 16:15:09, 16:15
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Quem é expert neste assunto, que coloque as dicas que acha pertinentes de como acertar a moto.

Olha que não há muitos experts neste assunto.
E mesmo no âmbito da competição nacional contam-se pelos dedos os indivíduos que realmente percebem da poda.
Tenho boas referências duma empresa de Beja (RNM) de quem já fui "cliente".
Mas tendo em conta que já foi há mais de uma década, não sei se sequer ainda existem.

Duma perspectiva mais amadora, tenho seguido sempre esta fórmula.

Basta imprimir, dobrar e guardar na carteira.  :D

Claro que daqui a uns tempos quando quando se popularizar os sistemas DDC como o ESA ou o Skyhook ... todo deste tema passa fazer parte do jurássico!

-Há diferença entre Verão (+ calor) e Inverno (mais frio)?

Pode haver diferença ao nível do funcionamento hidráulico.
Mas para uma utilização normal em estrada é totalmente irrelevante.

-O mexer frequentemente nas afinações, pode levar a algum problema?

Desde que não se force os limites mínimos e máximos do afinador e use ferramentas de qualidade e adequadas para não degradar os parafusos... não vejo que problema possa ocorrer.

-O não mexer nas afinações, leva a algum problema a logo prazo (tipo a dureza da mola esvai-se)?

As suspensões reguláveis vêm afinadas com settings predefinidos.
O não mexer nelas só evita que se retire melhor proveito das mesmas.
Desde que se saiba o que se está a fazer, claro!

-Vão alterando as afinações, com o desgaste do pneu?

Em competição, o desgaste do pneu é um indicador do estado de afinação.
No mundo real, é muito mais difícil tomar estas decisões pois não existe a possibilidade de testar diferentes settings sob as mesmas condições.

-O ter uma suspensão mais dura, provoca um desgaste maior do pneu?

A afinação de uma suspensão faz-se no sentido de melhorar a dinâmica na moto.
Não é uma estratégia de conservar pneus.

A pressão utilizada nos pneus também afecta ambas as partes.
Não esquecer que o pneu é o primeiro elemento a contribuir no amortecimento através da deformação.

...

Aproveito a reticencias para lembrar que no caso da forquilha a manutenção tem um papel fundamental.
Refiro-me á substituição do óleo.
Sobretudo em motos recentes. Pois muitos construtores compensam os baixos custos de produção das suspensões recorrendo a óleos muito eficientes mas cuja durabilidade é reduzida.

Agosto 16, 2017, 16:22:30, 16:22
Responder #2

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Tenho a ideia de que a pré-carga da mola é para se mexer sempre que existam grandes variações no peso que vai em cima da mota.

Se a pessoa anda sempre sozinha e sem carga, então a pré-carga deve estar numa posição diferente de quando se anda com 2 pessoas e peso dentro das malas/top case. Outra coisa que também anda de mãos dadas com a pré-carga é a velocidade do amortecimento (dampening)... como menos peso, este ajuste pode estar numa posição mais Soft enquanto que, com mais peso, deverá estar numa posição mais Hard.

No caso da BMW F 800 ST/GT penso que na base do amortecedor (junto ao ponto de fixação do amortecedor ao braço) tem um parafuso que serve para fazer a afinação da velocidade de amortecimento, enquanto a pré-carga é feita no manípulo que está no meio do quadro da mota.

Normalmente, nos manuais das motas, eles indicam quais as posições de um e outro ajuste em função do peso que vai em cima da mota. Para mim, o maior problema é quando não se tem o manual da mota e se tem 20 posições de regulação para cada coisa. Consegue-se uma afinação mais exacta mas, por outro lado, pode ser uma dor de cabeça conseguir essa afinação exacta.

No caso da ST1100 a pré-carga só tem 5 posições, sendo que a posição 1 e 2 é para quando se anda sozinho e dependendo do peso do condutor. A posição 3 é para 1 pessoa com peso nas malas, a 4 para duas pessoas e a 5 para 2 pessoas com peso nas malas. Quanto ao dampening, tem um parafuso que só se roda no máximo 360º... na posição 0 (soft) é para 1 pessoa sem peso e na posição de 360º (hard) é para 2 pessoas com peso nas malas.

O que noto quando a suspensão está mais dura e ando sozinho, é que as costas sentem mais as irregularidades do chão e sinto a mota mais "nervosa" (este nervosismo não se refere ao motor).

Tirando isto, a explicação do dfelix é bastante mais detalhada para quando se anda nos "limites" e necessita que também se possa afinar a suspensão dianteira (penso que a 800 ST não permite).

Agosto 16, 2017, 16:33:54, 16:33
Responder #3

JViegas

• 4723

Masculino
Lembro-me de em tempos ter mexido nos amortecedores traseiros da minha maxi co uma chave que vinha com a mota, pois como andava com pendura e top case carregada, sentia e bastante qualquer irregularidade do piso.

Ao ter aumentado o curso da mola por via da regulação, a maxi ficou mais "alta" atrás o que aumentou o conformo mas piorou no comportamento quando conduzia sozinho e sem top case.

Voltei a colocar na medida intermédia (existem 5 níveis) abdicando do conforto em detrimento da segurança a dois.

Lembro-me que foi algo complicado arranjar o melhor compromisso, mas como andava 90% acompanhado pensei que a mudança de tipo de pneus (Dunlop por Bridgestone) pudesse influenciar a opção pela medida intermédia da suspensão que escolhi.

Atualmente, e com os pneus já com alguns milhares de kms, a ideia de voltar a subir um nível da suspensão na próxima lavagem da maxi está já na lista, na tentativa de minimizar a dureza que esta borracha que tenho agora na maxi não seja tão penalizadora, agora que em setembro começam as aulas da mais pequena, logo maxi mais carregada.

Agosto 16, 2017, 19:16:45, 19:16
Responder #4

JPA

• Visitante
Viva João

Tive recentemente um stress num dos retentores da suspensão da frente, e teve de levar todo um conjunto de retentores e casquilhos e a afinação recomendada pelo mecânico foi o ajuste para "hard", pelo menos durante os primeiros 1000 Km com óleo novo e com outra densidade

Não deixou de ser curioso, pois tive de acertar ( mais pré carga ) o amortecedor traseiro e assim compensar a dureza do conjunto da frente.

Ficou comprometido algum conforto, mas ganha-se outra dinâmica, sobretudo numa travagem que fica mais assertiva o que me levou a ter uma outra postura e "tacto" até no esforço a travar na roda de trás que ficou mais exigente.

Num acerto mais duro, a entrada e saída de um curva ficam obviamente diferentes, e é um "apelo" a enfrentar outros limites !

Nada melhor que experimentar... pode ser desafiante!

Agosto 26, 2017, 18:01:09, 18:01
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1572

Masculino
Obrigado a todos pelas dicas.
Aqui está um video em ingles e legendado em espanhol que explica um pouco mais da afinação  da pré  carga.

Eu voltei a mexer na afinação e coloquei um pouco menos dura (menos pré  carga).
Sugiro que tentem perder algum tempo  neste capitulo, pois  os ganhos são imensos.
Até  em altura  (porque  a moto "afunda" mais ou menos ao mexer na precarga) se pode ganhar.
Falta agora mexer no ...hidráulico...capitulo 2...

Agosto 26, 2017, 22:34:48, 22:34
Responder #6

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Para a BMW F800ST, de acordo com o manual de utilizador temos:

Pré-Carga

Damping (velocidade de movimento do amortecedor)

Isto é a configuração base para um peso de 85Kg em cima da mota (condutor, equipamento, pendura, peso dentro da top case e malas). O manual também indica que o peso máximo a transportar em cima da mota são 204Kg. Pelo que li na iternet, a pré-carga vai até um máximo de 40 clicks (desde o "tudo à esquerda" ao "tudo à direita"). A partir daqui dá para chegar a ajustes (mais ou menos) exactos para cada caso dependendo do peso que vai em cima da mota.

Ou então... usar este configurador para a F800ST que tem um ficheiro em PDF que dá para imprimir e guardar no bolso como cábula para ajudar à afinação.

Agosto 27, 2017, 20:49:55, 20:49
Responder #7

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1572

Masculino
Pjmartinho fantástico.
Eu tinha já  visto no forum bmw espanha algumas dicas.
Vamos  ver agora como funcionam as alterações  no hidráulico.
Um grande abraço
JpC