Autor Tópico: Porque razão nas fotos se ocultam as matrículas dos veículos...?  (Lida 11882 vezes)

Agosto 28, 2017, 15:18:21, 15:18
Lida 11882 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Porque razão nas fotos se ocultam as matrículas dos veículos...?

P.f. não levem a mal trazer este tipo de assunto para o fórum e que, para o caso dos motociclos ou mesmo de outros veículos, só com boa vontade alguns verão relevância...

...mas eu estou aberto a perceber a razão que está afinal por trás da atitude regular de se ocultar a matrícula, nomeadamente sempre que se capta uma foto e se coloca a mesma p.ex. num fórum, ou facebook.

Este tipo de prática vejo-a regularmente...e de tal forma que até já eu acabei por o fazer no passado, sem perceber muito bem porque raio o fazia. :D

Se formos a pensar bem nisto, se tanta gente mete tudo e mais alguma coisa no Facebook sem pensar em consequências ou recear o que quer que seja (...pelo menos à partida), então "porque carga de água" existe este tipo de prática para com as matrículas??

Apesar de isto não ser a primeira vez que se discute em fóruns, creio que isto nunca chegou a lado algum, não se percebendo bem afinal porque se faz, ou que motivos podem conduzir a tal!

E aquilo que se "diz por aí", é que se deve a receio...

Ou seja, na maioria dos casos quem tira uma foto e oculta a matrícula é porque se trata do veículo de que se é proprietário, ocorrendo a ocultação da mesma por receio.
E este receio parece estar assente no pressuposto de que através da visualização da mesma na Internet, poderão assim ser obtidos facilmente alguns dados pessoais (nome completo, morada, ...), além de que...diz-se igualmente, com a visualização da mesma poderá alguém porventura fazer uso da foto - colocando-a a circular na web - sem a devida autorização do seu legítimo dono e para fins menos próprios. E este último argumento na verdade até me parece fazer algum sentido!

Ainda existe também o argumento de que essa visualização desimpedida da matrícula pode levar à utilização dos números para falsificar uma outra, seja de modelo de veículo igual ou não.

Enfim, o tema acho que gera algumas opiniões divididas e entendi que aqui a malta poderia pronunciar-se sobre isto, trazendo-se quiçá alguma luz adicional ao tema e que aqui dei um certo "empurrão" a que se inicie. :)

NOTA: Não se preocupem com o ter ocultado a matrícula da moto colocada neste tópico. Foi apenas e só para exemplificar e tratou-se de uma unidade de test-ride em que andei...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2017, 16:46:19, 16:46
Responder #1

JPA

• Visitante
Já li opiniões tão diversas, mas respeito quem publica com as ditas tapadas.

Presumo que é tudo por uma questão de privacidade pois subentende-se que um chapa de matrícula deve ser algo sagrado cuja legitimidade da mesma não pode ou deve ser divulgada a terceiros ou publicitada na net.

No entanto, quando querem vender a moto ou o carro, ou em caso de roubo da viatura, isso já não interessa a ninguém...

Tenho alguma resistência em ter uma opinião mais elaborada sobre este tema...  :confused:

Agosto 28, 2017, 16:47:12, 16:47
Responder #2

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Enumeraste-as todas, caro Sapiens: para além da possibilidade de receberes uma multa em casa porque alguém usou a tua matrícula, aquela de alguém saber por onde anda uma mota com "X" características que "o mercado" pode andar à procura, e a outra, mais prosaica e desvalorizada nos tempos que correm: o Direito à Privacidade.
« Última modificação: Agosto 28, 2017, 16:48:36, 16:48 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 28, 2017, 16:47:45, 16:47
Responder #3

dfelix

• 5006
Há várias razões!

Uma delas é o direito à privacidade.
Algo que este fórum por exemplo não respeita. Pois actualmente obriga os seus participantes a colocar publicamente informação pessoal que facilmente passa a estar disponível nos motores de pesquisa.

Existem leis bastante dúbias no que diz respeito ao direito à imagem.
Não sei existe por aqui algum fotógrafo amador ou mesmo profissional. Normalmente esta malta está muito mais dentro destas leis e regras...
Precisamente porque muito desse trabalho "artístico" implica captura imagens de pessoas ou veículos em locais sejam eles publico ou privados.

Uma matricula exposta publicamente facilmente permite associar o veículo a um proprietário.
E esses dados, tal como indicado, permite muito facilmente se associar a informação de carácter privado.

Há o forte motivo do veículo estar associado a todos os relatos que o proprietário faça publicamente.

Outro motivo pouco ingénuo é quando mais tarde o feliz ou infeliz proprietário decide vender a viatura.

Há ainda toda uma serie de problemas surreais que podem acontecer:
Há 13 anos atrás num forum já extinto (mas sucedido por outro em que alguns membros daqui também estão inscrito) surgiu uma discussão sobre noticias publicadas em jornais indicando que membros de um famoso gang de motociclistas que foram identificados por tráfico de armas e prostituição...
Um tópico que gerou páginas contendo os mais diversos tipos de opinião sobre a imagem que davam e bla bla bla.
Alguns desses comentários chegaram ás mãos de membros desse grupo. O que levou a que alguns membros serem abordados devido a coisas que escreveram que não os agradou...

« Última modificação: Agosto 29, 2017, 01:40:49, 01:40 por dfelix »

Agosto 28, 2017, 19:39:59, 19:39
Responder #4

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Compreendo a questão do direito à privacidade.
Está tudo muito certo...

Mas como justificá-la perante um actual comportamento da sociedade que tudo faz para, ao invés de a esconder/preservar, ter a atitude de a divulgar??

Não condeno quem o faça e de alguma forma compreendo esse direito a partilhar o que se faz, o que pensa, que objectivos tem, o que gosta... Eu por ex. tenho facebook, mas só lá vou "quando o Rei faz anos", o que não invalida que por isso deixe de entender quem tem uma abordagem mais diária para com essa rede social.

Estranha-me é um pouco o argumento da privacidade na questão das matrículas, quando ao invés disso existem milhões de outras coisas que o são (do foro privado) e sem haver propriamente grande preocupação em esconder o que quer que seja.

Acho que +/- fiz entender o meu ponto de vista sobre o tema... :corado:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2017, 20:11:26, 20:11
Responder #5

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Depois ainda há aqueles que dobram a matrícula para cima ao ponto de não se conseguir ler, era capaz de jurar que não será pelo direito à privacidade que o fazem...
Lembram-se de quando era obrigatório haver uma etiqueta com o nome e morada no "tablier" do carro? Depois chegaram à conclusão que isso era um convite...

Percebo a contradição que o Sapiens aponta. É verdade que há pessoas que não presam a sua privacidade, os miúdos, então, sujeitam-se a tudo na forma como usam os novos meios de comunicação. O que levanta uma questão de Educação, mais aguda do que era no "nosso tempo", em que parecia bizantina, a discussão de ensinar a distinguir entre o que é da Esfera Pública ou da Esfera Privada.

Não tenho "Facebook", costumo dizer que não gosto amigos virtuais, é uma escolha, não critico quem tem obviamente. Mas quem tem também não tem de exibir a sua vida...
"Olhem lá pra mim e a famelga de férias no Algarve!"... e depois chegam a casa e do LCD nem o telecomando...

Há tempos, após uma reunião, uma senhora simpática dirigiu-se-me perguntando-me pela minha morada do "Facebook", quando eu lhe disse que não usava a "rede social", olhou-me de uma forma como se eu lhe tivesse dito que era "gay"...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 28, 2017, 22:11:59, 22:11
Responder #6

Lone Wolf

• Visitante
há coisas que se fazem ou algumas pessoas fazem e nem sabem bem porque (como mencionado pelo amigo Sapiens21), outras porque faz sentido mesmo que não seja fácil explicar ou explanar as razões para...

No meu caso quando oculto matriculas tem mais a ver com terceiros do que comigo próprio, e vou dar um exemplo.
Tenho alguns vídeos onde aparecem veículos de outras pessoas e por principio (meu), como não sei qual a posição dos próprios sobre o assunto, salvo se me esquecer, oculto as referidas matriculas... e olhem que em vídeo dá uma trabalheira desgraçada.... inclusive se houver crianças oculto a face dos mesmos... certo ou errado, lógico ou não é a minha postura sobre o assunto e não é mais nem menos valida do que outra qualquer... é apenas a minha...

De uma forma generalizada acho que a ocultação da matricula, funciona um pouco por prevenção, ou seja é uma forma pro-activa de minimizar uma possível/eventual má utilização da informação da mesma... se faz sentido tendo em conta que a maioria das pessoas se expõe deliberada e exageradamente?!... pois não sei mas isso cabe a cada um avaliar e decidir.... uma coisa sei é que a partir do momento em que tornas publico seja o que for perdes o controlo sobre o(a) mesmo(a)...

Agosto 28, 2017, 22:23:43, 22:23
Responder #7

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Pessoalmente, tenho encontrado 3 motivos para esse comportamento:

1. Medo de que se saiba onde a moto pernoita, logo, mefo de roubo.

2. Medo de alguma coisa, mas não sabem bem o quê.

3. Perfeita consciência que têem de esconder a matrícula pois o veículo está a ser alvo de penhora p. Ex. ( embora pareça estranho, nos últimos 5 anos, comprei e vendi algumas motos usadas para negócio e ócio, e posso vos dizer que 80% dos casos em q não mostravam ou não queriam fornecer a matrícula, vieram a comprava-se que as mesmas eram alvo de penhoras.

Hoje em dia, se quiser comprar alguma moto usada e o proprietário não mostrar a matrícula, pergunto por email ou telefone. Se não quiserem dar, já nem perco o meu tempo a ir vê-la pessoalmente.

Quanto ao saber a morada e nome do proprietário pela matrícula, isso não é assim tão fácil para o comum dos mortais. E mesmo sabendo, em 99.8% dos casos isso não implica risco nenhum. De qq forma estão no seu direito, mas como se costuma dizer....quem não deve....não teme.

Agosto 29, 2017, 00:17:06, 00:17
Responder #8

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
É como já disseram. Compreendo quem quer ocultar mas, no meu caso, estou-lhe a borrifar para isso.
Faço vídeos, coloco-me no meu canal de YouTube, tenho Facebook, mostro a matrícula da minha mota e de tudo o que aparece nos vídeos e fotos e, cúmulo da imprudência, é raro o dia onde não público fotos dos meus filhos no Facebook. O a gémeos em particular até já têm uma espécie de legião de fãs!
Obviamente quem quiser que eu oculte alguma coisa nos vídeos ou fotos que público, se me disserem eu faço-o.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14