Academias pelo Mundo...para se ser polícia motociclista
Já vi alguns vídeos sobre as academias destinadas a forças de autoridade e aquilo por que passam em algumas delas, vai muito para lá do que se possa julgar.
Não são invulgares quedas valentes, alguns hematomas, motos destruídas e outras coisas mais, ilustrando não se tratar de uma mera aprendizagem de noções básicas de condução.
Estamos a falar de formadores com imensa experiência e com técnicas especiais de condução, por forma a promover nos candidatos o desempenho de uma profissão que exige também alguma dose de coragem.
Em Nova Iorque por ex., os candidatos passam 10 dias em provas (a maioria dos dias práticas) e com modelos de moto que não são propriamente leves (...são na verdade pesadas Harley-Davidson's com uns quantos anos).
A Yonkers Police Motorcycle School leva a coisa a sério, havendo ainda assim momentos de descontracção para os candidatos e que saem dali, garantidamente, com técnicas de condução que lhes permite levar a cabo a sua profissão de forma muito mais competente e eficaz.
Em Portugal e no resto da Europa sei que também existe este tipo de preparação prévia, desconhecendo no entanto o quão exaustiva é ou mesmo a sua duração, para se poderem considerar aptos os seus candidatos.
E por vezes as coisas também correm mal, quando se tentam fazer certas manobras a dois, em cima da moto. Como aliás se pode ver neste segundo vídeo...